Mistério do asteroide Ceres ainda não foi solucionado

by Diário do Vale

 

wp-cabeca-ciencia

Enigma: Sua origem e composição ainda são um mistério  (Foto: Divulgação)

Enigma: Sua origem e composição ainda são um mistério
(Foto: Divulgação)

Há dois meses a sonda espacial Dawn se aproximou do asteroide Ceres e descobriu pontos brilhantes na superfície do pequeno mundo. Várias teorias foram apresentadas, mas o mistério continua. Esta semana a nave robô completou as manobras de aproximação com o mini mundo. E tirou novas fotos das manchas brilhantes. No Laboratório de Propulsão a Jato de Pasadena, na Califórnia os cientistas continuam perplexos. Ninguém sabe o que são aquelas manchas brilhantes.
A aventura da Dawn lembra alguns dos melhores momentos da ficção científica. No romance “2001 Uma Odisseia no Espaço” o astronauta Dave Bowman se aproxima da lua Japeto do planeta Saturno. E encontra um enorme monólito negro na superfície gelada. Olhando para dentro do objeto ele vê outro universo e exclama: “Meu Deus! Está cheio de estrelas”.
Ceres também está cheia de estrelas, e a teoria mais simples diz que são depósitos de gelo que brotaram na superfície cheia de crateras. Movida por motores iônicos a Dawn (Aurora) encontra-se atualmente a uma distancia de 22 mil quilômetros acima do polo norte do asteroide.

Dawn em órbita

Ao contrário dos asteroides menores, que parecem enormes rochas, Ceres é um mini planeta, com forma esférica e superfície crivada de crateras. O que indica que se trata de um astro muito velho, que passou bilhões de anos sendo bombardeado por meteoritos. Segundo a Nasa todas as manobras de aproximação foram terminadas com sucesso e a nave encontra-se no curso planejado e dentro do cronograma. Até agora as fotos enviadas para a Terra serviram para ajudar o controle da missão a guiar a nave até a sua orbita de pesquisa. Essa fase terminou no dia 23 de abril, colocando a sonda em uma orbita circular em torno do misterioso mundo.
Com seus motores iônicos brilhando azulados a nave vai continuar a aproximação até chegar a uma altura de 13.500 quilômetros. Depois vai descer ainda mais, para melhorar a vista dos detalhes de superfície e conseguir imagens de alta resolução. Essa parte da missão começou no sábado dia 9 de maio. “As imagens obtidas durante a manobra de aproximação nos deram uma visão instigante de um mundo que vamos começar a explorar em detalhes” disse o engenheiro chefe da missão, Marc Rayman. A Dawn entrou em órbita ao redor de Ceres no dia 9 de março e foi a primeira nave a orbitar um planeta anão. Plutão também é considerado um planeta anão e vai receber a visita da sonda New Horizons, mas a nave vai apenas passar por Plutão, sem entrar em órbita.

Resultados inesperados

A missão a Ceres produziu resultados inesperados. Ninguém esperava encontrar mais do que um mundo cinzento e sem vida. No século passado os asteroides eram apenas pontos de luz mesmo na ampliação dos melhores telescópios. Os desenhistas de histórias em quadrinhos imaginavam viagens a essas “ilhas celestes” e as povoavam com plantas e seres estranhos. Como em uma HQ do herói britânico Jeff Hawke, que descobre uma inteligência vegetal vivendo em um desses minimundos.
Hoje sabemos que Ceres e outros asteroides são muito pequenos para ter uma atmosfera densa e vida como a conhecemos. Mas geologicamente são astros muito interessantes. Marc Rayman, escrevendo sobre os pontos brilhantes em Ceres, no site da Nasa, disse que “sua origem e composição ainda são um mistério”. São quase as mesmas palavras que o personagem de “2001” usou ao se referir ao monólito negro. “Sua origem e proposito ainda são um mistério”.
É a vida imitando a arte.

Jorge Luiz Calife[email protected]

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996