Mudanças, recomeços, gratidão e renascimento

by Diário do Vale

wp-coluna-um-papo-com-a-vida-aline-stteel
Mesmo que já tenhamos passado a Páscoa, penso que renascimento seja um assunto infinitamente interessante. Existem momentos que recomeçar é realmente a única opção que você tem e talvez, por obra da vida, a melhor. Por qual motivo então ainda que a princípio não consigamos enxergar muito bem o porquê, deixar de agradecer? Agradecer pelo que é desconhecido, o que ainda está por vir me parece ser praticar a fé de verdade.

A ciência vem a cada dia mais comprovando o que muitos de nós já sabemos, reclamar não funciona e torna tudo bem mais difícil. Reclamar, segundo a ciência, provoca alterações reais em nosso cérebro e são de fato, extremamente prejudiciais a nossa saúde e bem-estar. Mesmo que não estejamos conscientes desse processo, estamos a todo momento nos recriando e o cérebro está continuamente em aprendizagem e aprimoramento. Existe uma realidade em si e existe a realidade que nosso cérebro cria para nós baseado em nossas vivências, traumas e experiências de vida. Diante dessa realidade criada por nós, criamos algumas verdades e as tornamos absolutas em nossas crenças pessoais.

Certos estudos apontam que sinapses que disparam juntas, costumam se manter juntas. E o que isso quer dizer? Bem, nossas reclamações produzem em nossa mente mais do mesmo, ou seja, as sinapses são responsáveis por passar as informações de uma célula para outra, quando você produz um pensamento, a sinapse dispara uma reação química para outra sinapse, isso acontece em seu cérebro e constrói nessa comunicação entre as sinapses um caminho. Para facilitar o processo, esse caminho (a fenda sináptica) tende a encurtar-se cada vez que a mesma reação ocorre. Ao “encurtar o caminho”, o cérebro facilita a transmissão dessa informação e o pensamento se propaga mais rapidamente.

Já tendo o caminho traçado e percorrido muitas vezes, ou seja, reclamações a todo instante, essas se tornam as ligações elétricas frequentemente escolhidas, o que reforça o comportamento nada útil de reclamar, facilitando então essa escolha repetidamente, o que gera uma alteração na personalidade e a exagerada descrença em soluções, possibilidades e bons acontecimentos.

É importante que saibamos que todo esse processo criado e reforçado por nós, pode ser alterado se escolhermos pensamentos mais úteis e eficazes como pensamentos de amor, equilíbrio, harmonia, união, perdão e compreensão. Existem então escolhas que podemos fazer através do que pensamos que provavelmente poderão gerar maiores possibilidades de prosperidade e alegria. Ao reclamar, troque o pensamento e se questione, por exemplo, o que teria para agradecer até aqui?

Realidade e mudança

Se você não se considerar capaz de mudar sua realidade, assim será e você continuará reclamando e não conseguindo agir para uma real mudança. Diante disso é essencial sermos gratos a essa capacidade que temos todos de nos reinventarmos e renascermos. Sermos gratos, pois temos a capacidade de nos adaptarmos sempre. A mudança, seja ela, interna e pessoal ou uma mudança de emprego ou de cidade ou de país, seja lá qual for, a necessidade da mudança é colocada para nós e muitas vezes sentida em nosso corpo. Nosso corpo e pensamentos por vezes gritam por mudanças e existem momentos que nossa melhor escolha é mudar. Cabe avaliar de maneira sensata se você está passando por esse momento.

Antes de reclamar e praguejar ou mesmo se vitimizar por que não agradecer, pois somos inegavelmente capazes de sermos muitos ainda que sejamos únicos? Eu mesma tive essa oportunidade de recomeçar e lógico que deu um considerável receio na época em que mudei de cidade, por exemplo. Acho importante compartilhar aqui que minha crença pessoal sempre foi a de que em qualquer caminho que eu tivesse que trilhar, uma mão (ou algumas) me seriam estendidas prontas a abrirem algumas portas para que eu seguisse e isso aconteceria naturalmente. A Clínica Renascer Centro de Saúde que no primeiro dia de abril comemora seus trinta anos, me proporcionou essa oportunidade de renascimento e crescimento em uma nova cidade. Penso que nos tempos de hoje em que tudo pode parecer tão passageiro e superficial, consolidar uma empresa diante das adversidades naturais do caminho da vida de todos nós, seja de fato algo merecedor de muito reconhecimento e comemorações.

Admito até um apreço maior ao próprio nome Renascer diante de minha história pessoal, coincidência ou não, renascer e recomeçar foi o que a vida reservou para mim na época de minha mudança. Certo é que até mesmo sem perceber estamos sempre renascendo e vez ou outra é nossa melhor escolha se estivermos em busca da felicidade e do crescimento.

Juntas, essas quatro palavrinhas costumam funcionar muito bem. Mudança, renascimento, recomeço e gratidão, sem dúvida essa reação específica em meu cérebro já possui um caminho super curtinho e que vem me ajudando a superar os desafios impostos pela vida. Dar esse exemplo pessoal foi apenas com o intuito de ilustrar tudo o que foi dito até aqui. Renascer faz parte de nossas mil e uma capacidades de existir da melhor maneira nesse “mundão”! Sejamos gratos por essa incrível capacidade de recomeçar, deixando de lado o hábito de reclamar e renascendo para uma vida de mais alegrias e conquistas.

ALINE STTEEL  | [email protected]

You may also like

6 comments

Alexsander 4 de abril de 2016, 00:58h - 00:58

Realmente, um texto inspirador! Parabéns e muito obrigado por nos brindar com algo tão especial!
Você e o Alexandre são clicks obrigatórios no DV online!

Nancy 2 de abril de 2016, 17:57h - 17:57

Nossa que refresco para a alma este texto, muito bonito, vou guardar pra sempre como joia rara. Parabéns

Fernando 2 de abril de 2016, 09:50h - 09:50

Linda a matéria. Vou tentar algumas mudanças no meu dia a dia (ter mais paciência, por exemplo) para melhorar minha vida. Obrigado Aline. Esta matéria é um aprendizado.

Henrique de Sousa 2 de abril de 2016, 13:54h - 13:54

Fernando todas as matérias da Aline stteel e do Alexandre Correa são ótimas, um aprendizado atras do outro, eu por exemplo tenho me transformado numa pessoa melhor depois que comecei a ler, na verdade leio todas as colunas passei a ler até sobre moda com Paula, mas esses dois com certeza tem feito muita diferença em minha vida e acredito que de muitas outras pessoas. Muito obrigada Aline e parabéns por tudo de bom que você espalha pelo caminho.

lila 1 de abril de 2016, 17:50h - 17:50

Obrigada Aline, texto maravilhoso, parabéns, muito mais sucesso pra você.

Aline 1 de abril de 2016, 20:41h - 20:41

Você sempre me dando motivação e força sem mesmo nos conhecermos! Eu que tenho muito a agradecer principalmente por pessoas como vc que me acompanham e incentivam a todo tempo! Muita luz pra vc!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996