sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Colunas / Mulheres Incríveis chega a Volta Redonda

Mulheres Incríveis chega a Volta Redonda

Matéria publicada em 13 de setembro de 2018, 08:00 horas

 


Foto: Fabiola Ito

Devido à projeção da mostra “Mulheres Incríveis” exposta em vários centros culturais do Sul Fluminense, a fotógrafa Fabíola Ito recebeu o convite, feito pela cidade de Volta Redonda, para expandir este trabalho, porém com ênfase em retratar mulheres que passaram pela experiência do câncer de mama e tiveram seus seios mastectomizados.
O câncer de mama vem atingindo grande parte da população mundial, independente de histórico familiar e idade. O projeto “Mulheres Incríveis” edição Outubro Rosa traz como proposta criar uma mensagem de otimismo e superação, conscientizando a população a respeito da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.
Boa parte das pessoas não conhecem realmente esta doença. Senti no coração a necessidade de redigir os relatos das retratadas em um livro e dividir com o público as informações adquiridas durante o período em que as retratei. Foram 30 mulheres retratadas, com relatos totalmente diferentes uns dos outros. Queremos com este trabalho desmistificar o câncer de mama, que quando diagnosticado no começo é curável. Temos que fazer nossa parte, realizando o autoexame e visitando o medico regularmente, diz a fotógrafa.
Além do enfoque dado a prevenção, a fotógrafa explica que o período de tratamento que muitas vezes envolve a quimioterapia e resulta na queda dos cabelos, abala a autoestima da mulher.
“Muitas mulheres tratam a queda dos cabelos, cílios e sobrancelhas com naturalidade, outras não. Sabemos que por natureza somos vaidosas e amamos nos sentir bonitas, porém algumas mulheres que já estão fragilizadas com a doença tem dificuldade em passar por esta fase. Este trabalho também tem como objetivo despertar estas mulheres, resgatando sua identidade e empoderando outras que possam estar passando por uma situação semelhante”.

Serviço:
O trabalho “Mulheres Incríveis – Outubro Rosa” tem a coordenação de Kátia Salles e a curadoria de Carla Giovanna Rolim. A exposição fotográfica estará aberta ao público para visitação do dia 09 ao dia 20 de outubro (de segunda a sexta-feira), de 09h às 17 h no Espaço das Artes Zélia Arbex em Volta Redonda.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Projeto lindo, eu estou apaixonada.

Untitled Document