domingo, 21 de julho de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Colunas / Não! A Dilma não!

Não! A Dilma não!

Matéria publicada em 29 de abril de 2016, 14:19 horas

 


Discussão feminista se encerra com o nome da presidente; histórico feminino, aqui na América Latina, não é muito inspirador

wp-coluna-espaco-aberto-jorge-calife

Andar de ônibus é sempre um bom tema para essas crônicas semanais. Se eu me deslocasse para o trabalho de carro não me divertiria tanto e ainda ficaria estressado com o trânsito. No ônibus de Pinheiral acontecem discussões e casos pitorescos que dariam material até para um programa humorístico. Outro dia rolou um papo feminista entre as passageiras no fundo do coletivo. Falava-se do antigo mito de que as mulheres seriam melhores do que os homens em posições de comando. Elas seriam mais meticulosas e diplomáticas do que seus colegas do sexo masculino.

Empolgada com a ideia uma passageira falou para todos ouvirem. “Precisamos ter mais mulheres na política”. Foi quando um estraga prazer respondeu: “É, mulheres que nem a Dilma”. Ouve um coro de gritos no ônibus de “Não, a Dilma não!”. E a discussão se encerrou. A atual presidente da República queimou o filme das mulheres na política. E até as passageiras feministas concordaram que “A Dilma não é um bom exemplo”.

Na verdade o histórico feminino, aqui na América Latina, não é muito inspirador. Na nossa vizinha do sul, a Argentina, teve a Isabelita Peron, que foi deposta pelos militares no início dos anos 70. E a Cristina Kirchner que levou a Argentina a pior recessão de sua história. Atualmente ela está sendo processada por uma série de irregularidades no seu governo. Que nem a Dilma.

Não que os homens tenham feito melhor. Os militares que tiraram a Isabelita do poder embarcaram na canoa furada da Guerra das Malvinas. E bateram de frente com uma mulher de fibra. A primeira ministra britânica Margareth Tatcher. Que comandou a batalha do Atlântico Sul e expulsou os argentinos das ilhas que os ingleses chamam de Falklands. Isabelita Peron podia ser uma presidente fraca, mas não levaria seu país a uma guerra inútil.

Na verdade não é uma questão de sexo. Assim como há homens competentes e incompetentes, o mesmo acontece com as mulheres. Um bom exemplo de competência na política latino-americana é a atual presidente do Chile, Michelle Bachelet. Como Dilma, Bachelet conquistou um segundo mandato e também é de um partido de esquerda. A diferença é que Bachelet salvou o Chile da crise enquanto a Dilma jogou o Brasil na mais negra recessão.

Deu certo

Outra mulher que deu certo na política é a Park Geun-hye. Se vocês nunca ouviram falar nela fiquem sabendo que é a presidente da Coréia do Sul. Em 2013 e 2014 a senhora Geun-hye esteve na lista das dez mulheres mais poderosas do mundo da revista Forbes. Ela governa um país próspero e razoavelmente tranquilo, mas é sempre ofuscada pelo seu vizinho belicoso do norte. O infame ditador Kim Jong-um que vive ameaçando mandar tudo pelos ares. Para evitar que isso aconteça madame Geun-hye conta com o apoio dos Estados Unidos e um contingente de 20 mil soldados americanos estacionados por lá.

A velha Europa é outro lugar do mundo onde as mulheres vem dando exemplos de competência na política.

Atualmente a Alemanha é comandada pela Angela Merkel que, oficialmente, é a Bundenskanler da Alemanha. O que é isso!? Literalmente significa chanceler federal. Como muitas nações europeias a Alemanha tem um regime parlamentarista. Só que lá o chefe de estado é chamado de chanceler no lugar de primeiro ministro. Há quem acredite que o Brasil deveria seguir o exemplo dos europeus e tentar o parlamentarismo depois de tantos desastres presidencialistas. Pessoalmente acho que o importante não é a forma de governo e sim quem está no governo.

Enquanto isso, lá em cima, na América do Norte, a Hillary Clinton anda com boas chances de se tornar a primeira mulher presidente dos Estados Unidos. E aqui no Brasil podemos contar com a Marina para apagar a má impressão deixada pela Dilma.

Desastre: Dilma anda queimando o filme das feministas (Foto: Fotos Públicas)

Desastre: Dilma anda queimando o filme das feministas (Foto: Fotos Públicas)

 

JORGE LUIZ CALIFE | jorge.calife@diariodovale.com.br


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

31 comentários

  1. Avatar

    Esse colunista não é nem um pouco tendencioso. KKKKKKKKKK

  2. Avatar

    Que materia machista e preconceituosa. Uma ofença as mulheres. Mas não me estranha que essa materia tenha vindo logo desse colunista, que sempre teve fortes vinculos com os coroneis de Pinheiral. Diario do Vale deveria no minimo tirar essa materia do ar.

  3. Avatar

    A Dilma é uma gestora (independente do gênero) incompetente. Foi a fantoche criada pelo Nove Dedos e levou o pais a bancarrota. Essa personagem ganhou a alcunha de “Mãe do PAC” ou “Gerentona”, o que fez com que muitos acreditassem na sua competência. Mas, em verdade mostrou-se incapaz para administração publica e gerenciamento politico, e, não esconder sua antipatia e rancor quando contrariada.. As mulheres são competentes naquilo que fazem, desde que a ação seja verdadeira e espontânea. Não é o caso dessa senhora, que foi moldada às pressas para dar continuidade ao Quarto Império Petista.

  4. Avatar

    Não Arimatéia em pinheiral não.

  5. Avatar

    O congresso sangrando o Brasil, o tempo todo. Como é que vai sair um bom governo. Sinceramente não acho a Dilma é culpada não. Juntou o PMDB e o PSDB e decidiram que não deixariam ela governar. Ai vem um bando de Maria vai com as outras que ficam presos na frente da TV e repassam informações erradas. Ninguém esta vendo que esta provado que um monte de gente roubou dinheiro para suas contas pessoais e estes ainda estão no poder!!!!! Mas não tem que tirar a Dilma 1°. Acho que deveriam tirar 1° os que estão provado que roubaram dinheiro público para suas contas pessoais, depois tirem os administradores ruins. Primeiro deveriam prender os ladrões, depois tirarem os administradores ruins. é só olhar quem tem processo por roubar dinheiro publico. já imaginaram se Dilma tivessem conta na Suíça, Panamá,Liechtenstein… eu conheço um monte que tem e esta lá…já imaginaram se tivesse sido sitada, que tivesse roubado ou recebido indevidamente um centavo… Mas o povo não consegue ver … pois a Globo e o William Bonner mandaram os macacos de imitação tirar a Dilma…

    • Avatar

      Em que pais voce mora, ou morou ?????? A culpa da incompetencia da Dilma é do FHC,, Acorda Brasil
      A questão não é de sexo mas sim de competencia…….ela foi eleita por um cara que se vanglorizava de chegar onde chegou sem estudo………os ministérios montados por ela, quando o pessoa era competente o historico mostrava que advinha do PSDB ou daqueles tempo…..transformaram o pais em um grande sindicato e ainda tem gente que acha que é golpe!!!!!!!

  6. Avatar

    Roedores de pão-com-ovo e pizza frita falando de mortadela. Ah, os paneleiros e paneleiras do brejo…

  7. Avatar

    Todos devem ser investigados, seja de qual partido for, quem tem bandido de estimação é a extrema esquerda. isso de dizer que todos são iguais é um golpe desses porcos imundos que destruirão o Brasil.

  8. Avatar

    Pelo raciocínio do Sr. Sergio, mostrar a podridão dos caciques do PMDB, PSDB e PP é a mesma coisa que defender o PT, ou seja, ele é da turma que não se importa com os corruptos, o importante é só tirar os petistas do governo. Em tempo: o PMDB-RJ do Eduardo Cunha não fez coligação com o PT em 2014 e sim com o PTB do Deley, entre outros partidos. Depois do Fora Dilma, agora é Fora Temer, Fora Cunha, Fora Família Sarney, Fora Jucá, Fora Moreira Franco, Fora Eliseu Padilha, Fora Aécio, Fora Serra, Fora Alckmin, Fora FHC entre outros citados em escândalos de corrupção. Tão citados quanto os barbudinhos vermelhos.

  9. Avatar

    É Sr Calife foi mexer com a turma da mortadela deu nisso , mimimi quase que geral dizendo que todos são iguais na política, Aécio,Cunha,Temer, só que defender esse governo e o mesmo que defender bandidos , o que é bem próprio da extrema esquerda ou simplesmente de idiotas úteis .

  10. Avatar

    Sim ! O Cunha Sim !

    kkkkkkk……..

  11. Avatar

    kkkkkkk…..coxinhas FASCISTA, daqui pra frente vocês vão comer o que plantaram, agora se preparerm o que vem por aí……….kkkkkkk

    • Avatar

      Você sabe o que é ser fascista?

    • Avatar
      tigreblz@hotmail.com

      radicalismo político autoritário (não aceitação as ordens democráticas e adversidades). Quando o fascismo se estabelece no poder, aceita a presença do grande capital e se impõe de forma disciplinadora, impedindo que as organizações operárias defendam a luta de classes (sindicatos, partidos políticos). Tomada do poder por forças não democráticas, agressão moral e física a partidos, cidadãos adversos. O Fascismo é uma verdente do comunismo, liberalismo, capitalismo juntando tudo de ruim que eles tem.

  12. Avatar

    Que venha cunha ladrão como presidente do Brasiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiil.

  13. Avatar

    Temer abrirá a conferência da ONU em Junho, em consequência vem aí: Cunha Presidente do Brasil. Todo castigo para coxinha é pouco.KKKKKKKKKKKKK

    • Avatar

      Foram os petistas que elegeram eles.

      Ou você tbm não sabia que votando na Dilma estaria elegendo o Temer tbm? Votando no PT e aliados (PMDB no meio) estaria dando voto ao Cunha. Você não sabia disto?

  14. Avatar

    É só dar uma “brechinha” que esses comunistas logo se espalham com argumentos factotides sobre a ditadura do proletariado.

    Esse dueto catástrofe Lula/Dilma continua enganando ou mantendo a boquinha de muita gente adocicada pra que eles logo se insurjam quando a verdadeira face comunista alá Fidel é desmascarada.

    FORA DILMA!

    • Avatar

      Vc deve viver em outro mundo para falar tamanha asneira. Cunha presidente do Brasil e tinha coxinha achando que teria novas eleições , natural coxinha normalmente é um cidadão desinformado. Aécio continuará na fila.E deem um jeito de tornar Lula inelegível, pq se não vcs já sabem o que irá acontecer.

    • Avatar

      Não é à toa que seu nick é “Zero”… Zero estudo, zero consciência política, zero informação, aliás como todo coxinha…

  15. Avatar

    Que o governo Dilma está sendo um desastre isso é indiscutível, talvez seja por ser mulher e o homem sendo um animal covarde esteja aproveitando da sua fraqueza, ou quem sabe, pelo fato dela não ter entrado na roda dos maiores corruptores que esse país já conheceu, pra se safarem, estão fazendo de tudo pra tirá-la do poder e sentar na sua cadeira (leiam comentários dos maiores jornais da mídia internacional). Nesse nosso país pessoas honestas e trabalhadoras não tem valor nenhum, Dilma e Lula estão pagando caro por ser brasileiros. Onde estão as contas secretas na Suiça e paraísos fiscais da Dilma, Lula e familiares ? Onde estão os imóveis, fazendas e terras de Dilma e Lula ? Qual a colocação de Dilma e Lula na revista Forbes entre os mais ricos do mundo ?
    Conforme a mídia internacional disse: Esse nosso país nunca vai deixar de ser a República das bananas porque a elite aqui é burra, egoista e democracia pra eles é uma ditadura seletiva.
    A mesma onda que anos atrás promoveram as privatizações e roubaram bilhões do país, agora tá de volta colocando o país nas mãos do Temer, Renan, Cunha e nomeando a FIESP como presidente do Brasil.
    Temos vivência aqui o que se pode esperar o que vem por aí, e quem diz que aqui no Brasil está havendo um golpe de estado é a mídia internacional, não é a Dilma, o Lula ou os cabeças de bagre dos petistas não.
    Essa quadrilha do PSDB deu o empurrão pra jogar o país pro fundo do poço e estão chegando pra jogar 1 pá de cal em cima.
    Todo povo tem o governo que merece…..

  16. Avatar
    contribuinte indignado

    Sugiro que escrevas somente sobre astronomia. Sua pena nesse assunto é muito boa! Já sobre outros temas…

  17. Avatar

    Isabel Perón, Cristina Kirchner e Dilma se elegeram na sombra de homens que a precederam, não tinham brilho próprio, isso sem entrar no mérito de que foram boas ou ruins. O mesmo pode-se-á dizer de Hillary Clinton, caso se eleja…

    Uma grande estadista foi Margaret Thatcher. Essa sim fez brilhar sua própria estrela, não fez valer seu sobrenome nem serviu de títere…

    • Avatar

      Nos EUA até a Hillary Clinton pode ter sucesso como na Inglaterra com a Margareth Teacher. Em ambos os países os governos são tocados pelos partidos e não como projeto pessoal como é no Brasil.

      Até com o partido PT a Dilma não se acerta. Os programas de governos são muito diferentes.

      O ideal seria o parlamentarismo, mas aqui já foi demonstrado diversas vezes que não funciona. Com D. João VI não funcionou. com D. Pedro I e D. Pedro II não funcionou. Com João Goulart não funcionou. A CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL de 1988 abril plebiscito alguns anos depois e a parlamentarismo foi recusado.

      O Brasil é muito disperso na questão republicana (diferente dos países desenvolvidos) devido a mistura de raças e pela imigração a partir da escravatura e depois da crise de 1929 quando levou muitos países europeus a bancarrota e muitos vieram para o Brasil. Assim fica difícil uma maioria de pensamento.

      A solução seria a educação desse povo brasileiro disperso no pensamento, penso eu, mas isto é outra história.

      Quem sabe o CALIFE ou o Aurélio conte para nós?

    • Avatar

      É piada um cidadão cogitar sistema parlamentarista com a corja que temos no congresso.

  18. Avatar

    >>>>>>> DA-LHE PAULAO….. INCOMODOU MUITA GENTE

  19. Avatar

    No parlamentarismo o chefe de governo pode até ser trocado assim que se mostrar incompetente. No presidencialismo não! Se incompetência fosse motivo para impeachment no Brasil, o Sarney teria sido saído com menos de 2 anos de governo (e no entanto está aí com a família, querendo participar do virtual governo Temer), Collor sairia com menos de 1 ano, após o fracasso do Plano Collor, e não depois de 2 anos e meio e por outro motivo e FHC sairia depois da grande desvalorização do Real, mesmo depois de promessa em contrário, durante a sua campanha pela reeleição em 1998. Sem falar no altos índices de desemprego com os Tucanos no poder. Mas nada disso configurou crime dos presidentes e por isso não eram justificativa para impeachment. Já as pedaladas fiscais… teria que sair muito governador também.

  20. Avatar
    A César o que é de César

    Pesoas como vc merecem ser governadas por temers, aécios e cunhas.

Untitled Document