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Não confunda marketing com vendas

Matéria publicada em 27 de outubro de 2019, 07:00 horas

 


Se a sua empresa tem um marketing eficaz o seu cliente irá lembrar de você quando surgir uma necessidade de compra

O trabalho do marketing é, muitas vezes, confundido com o de vendas. É um grande equívoco esperar que o profissional dessa área seja o responsável por fechar negócios para a sua empresa. O marketing trabalha com fortalecimento de marca. Esse profissional é o responsável por fazer sua marca ser vista e ser lembrada. Parece redundante, mas não é. Quantas coisas você vê no dia a dia e não nota? Não é marcante para você? Muitas, certo? Quando o trabalho de publicidade é feito da forma certa, isso nunca irá acontecer com a sua empresa, pois sua marca será marcante!
Conversando com amigos jornalistas, publicitários e até influencers, chegamos neste assunto durante a semana, porque um cliente contrata o profissional, ele vai a sua loja ou empresa e reclama que não vendeu. Ora, não somos vendedores, temos a função de lembrar da sua marca, dizer que ela existe, mostrar o seu produto e quando o cliente vai até você, é o seu vendedor que faz essa função.
Uma vez fomos contratados por uma loja de carros. Isso ficou bem marcado para mim, porque cheguei a me incomodar algumas vezes porque o empresário na primeira semana reclamou que não vendeu nenhum carro anunciado. E daí? Nós anunciamos, respondemos todas as mensagens, houve procura pelos veículos, mas ele disse que não efetivou a venda, então, o problema é dele e não nosso! Não somos vendedores, trabalhamos com marketing.
Agora que você entendeu para que serve o marketing, é preciso dizer que as vendas também dependem dele e ele das vendas. As duas áreas devem encontrar um equilíbrio e atingir a harmonia para que os resultados sejam alcançados. Veja bem, as vendas dão continuidade ao trabalho de marketing. Se uma empresa tem marketing, mas não tem vendas, então, o trabalho feito inicialmente não chega a ser finalizado. Por outro lado, se falta publicidade, a dificuldade em fechar negócios pode ser bem maior.
Além de ter foco nos resultados financeiros do seu negócio, nenhum empresário quer que sua empresa seja apenas mais uma no mercado, ou seja, sem identidade. Como está a sua empresa? Você já se perguntou o que tem feito para reforçar a sua marca? Copiar as ações desenvolvidas por empresas do mesmo setor não irá produzir o efeito que você pensa, uma vez que será apenas um clone do concorrente. Assim, você não irá chamar a atenção do seu cliente. Ao contrário, pode até causar aversão, pois tudo em você irá lembrar o outro que chegou primeiro e isso pode afastar os clientes. É preciso agregar valor ao seu negócio, mostrar o seu diferencial.
Se a sua empresa tem um marketing eficaz, o seu cliente irá lembrar de você quando surgir uma necessidade de compra. É por isso que o marketing deve ser constante, não apenas para promover determinadas campanhas. E não se esqueça, quem é lembrado primeiro acaba levando a venda. Conheça o seu cliente e saiba o que ele busca, isso vai ajudar muito na hora de decidir como direcionar o marketing da sua empresa. E por último, e não menos importante, saiba o que você quer, pois se você não sabe aonde quer chegar, qualquer lugar serve.

Dica: Se você não sabe aonde quer chegar, qualquer lugar serve

 


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