Não preciso de psicólogo, não sou louco

by Diário do Vale

wp-coluna-um-papo-com-a-vida-aline-stteel

Ainda hoje com tanto acesso à informação, algumas pessoas resistem a psicoterapia e repetem que não precisam, que não sou loucas, blá, blá, blá… Bem, quando alguém me diz isso eu até costumo brincar dizendo que nunca nenhum “louco” veio me procurar e só tenho atendido mesmo pessoas normais. O “louco” mesmo se é não tem nem ideia que é louco e nem do que é o conceito de normalidade e loucura.

Algumas pessoas acreditam que o psicólogo dá conselhos e que dirá para você o que você tem que fazer da sua vida e como tem que agir e, por isso, muitas vezes não o procuram, jogam fora essa grande ferramenta da saúde mental para se ter maior qualidade de vida, por puro preconceito ou falta de conhecimento. É como perder a oportunidade de conhecer um mundo novo que mora dentro de si e que pode proporcionar maior consciência e controle sobre suas decisões e comportamentos.

O psicólogo é quem vai com você até a porta do quarto e o ajuda a abrir essa porta fechada por anos, um quarto bagunçado, escuro, cheio de poeira, com coisas e pertences úteis que poderão te ajudar e fortalecer e outros inúteis que você poderá escolher se desfazer e caminhar mais livre e leve.

O psicólogo acenderá a luz e te mostrará como de fato está esse quarto que, talvez, você nunca tenha aberto por medo ou qualquer outro motivo e é você quem vai decidir o que quer que permaneça e o que quer que vá embora, você decidirá como esse quarto será arrumado, organizado e onde colocará cada móvel ali dentro. O psicólogo te ajuda a levantar o tapete e tirar toda a sujeira escondida ali embaixo, simplesmente porque você irá decidir que não precisa manter esse cômodo tão bagunçado e que você pode reaproveitá-lo dentro de sua casa para muitas coisas importantes.

Bem, lógico que esse é somente um exemplo simples e que esse quarto é seu inconsciente e a casa é sua morada, ou seja, seu corpo. Seu inconsciente guarda suas experiências de vida, mesmo aquelas que você não se lembra e nem faz a menor ideia que teve. Algumas experiências e traumas podem estar ditando e direcionando alguns comportamentos que te fazem mal, podem estar ditando muito do que você é hoje e o impedindo de fazer as mudanças que gostaria de fazer.

A Psicoterapia é um processo de busca por ser melhor, mais dono de si, é a busca pelo desenvolvimento pessoal e para quem quer tomar para si a responsabilidade de construir um futuro melhor, sentindo-se mais consciente e inteiro, mais forte para lidar e encarar melhor as dificuldades que a vida nos apresenta.

A Psicologia é uma ciência que busca compreender o comportamento humano através de pesquisas e sérios estudos. O psicólogo em seu campo de trabalho não está ali com suas experiências particulares nem com seus posicionamentos pessoais, não está ali para julgar e nem dizer o que é certo ou não, muito menos para se deixar influenciar por suas crenças. O profissional é treinado e habilitado para conduzir o processo de autoconhecimento e orientar sobre aquilo que pode estar confuso em sua mente e pensamentos, está ali para “abrir a porta e acender a luz” para ajudar você.

Diferenças

Cada pessoa é diferente e tem sua criação, suas próprias experiências e traumas, cada um soube lidar ou não com isso, enfim, apesar de em essência termos um mesmo funcionamento psíquico e sermos humanos, somos constituídos através da vida de forma muito diferente e assim, nos tornamos únicos não existindo ninguém exatamente igual a nós. Cada pessoa sofre a sua maneira e sorri com intensidades e motivos diferentes. Cada um tem seu potencial emocional e recursos intelectuais além de físicos para seguir pela vida.

Tudo isso torna cada um de nós incrivelmente especiais e cada cicatriz e dor servem para lembrar que tivemos momentos difíceis, mas que conseguimos e fomos em frente, superamos!

ALINE STTEEL  | [email protected]

You may also like

6 comments

SURPRESO 28 de janeiro de 2016, 14:21h - 14:21

Aline,meu filho de 17 anos precisa claramente de um apoio psicológico mas se recusa a aceitar.Vou mostrar seu texto para ele e ver se surte efeito.

Joel 28 de janeiro de 2016, 16:49h - 16:49

SURPRESO, leia todos os textos da Aline, você vai adorar, não perco mais nenhum, tem me ajudado muito, depois escreve aqui o que achou tá.

bocó 26 de janeiro de 2016, 15:30h - 15:30

eu ja penso em procurar,mas as pessoas falam ; para com isso ,vc nao é louco.. o q eu faço?

lila 26 de janeiro de 2016, 21:07h - 21:07

bocó, essa decisão diz respeito a você e não das pessoas.

atormentado 25 de janeiro de 2016, 17:03h - 17:03

O problema é que quem mais precisa não procura e prefere atormentar os outros com suas lamurias e chantagens emocionais.

lila 23 de janeiro de 2016, 09:57h - 09:57

Aline, texto impecável e o último paragrafo descreve como eu levo minha vida, não deixo crise e nem uma pedra me derrubar, quando me sinto fragilizada e com alguns porques que as vezes acontece, procuro profissionais de confiança e que falam a língua da simplicidade assim como você, por isso acho tão importante sua coluna, seus textos e te parabenizo mais uma vez. Que bom que você existe, um abraço e obrigada.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996