Nasa testa motores para viagem à Lua

by Diário do Vale

Sucesso: Os motores funcionaram por oito minutos

A nova corrida para a Lua começa a acelerar. Na quinta feira passada, dia 18 de março, a agência espacial americana testou no solo os quatro motores RS-25 que vão impulsionar o foguete SLS. Os motores funcionaram durante 8 minutos e 19 segundos, equivalente ao tempo que será necessário para impulsionar a nave Orion até o espaço. A Orion vai conduzir os astronautas do projeto Artemis até a Lua em 2024. Durante o tempo de ignição o conjunto desenvolveu 1,6 milhões de libras de empuxo e queimou cerca de 733 mil galões (2,6 milhões de litros) de hidrogênio e oxigênio líquidos resfriados a mais de cem graus negativos.

O teste dos propulsores aconteceu no Centro Espacial Stennis, as margens do rio Mississipi, cujas águas ondularam com as ondas de choque geradas pelos motores. A torre de teste, onde são fixados os motores, é a mesma que foi usada para testar os motores F-1 do foguete Saturno 5, que levou astronautas para a Lua entre 1968 e 1972. A mesma estrutura foi usada nos testes dos motores do antigo ônibus espacial, usado nas décadas de 1980 e 1990. Os motores do SLS foram reaproveitados do ônibus espacial, quando essas naves foram aposentadas em 2012.

No primeiro teste, no dia 16 de janeiro, os motores funcionaram por cerca de um minuto, e o teste foi interrompido antes do esperado devido a um defeito no sistema hidráulico de um dos motores. A interrupção prematura não permitiu que os engenheiros testassem o sistema que move as tubeiras dos motores, ajustando a trajetória do foguete. Dessa vez tudo ocorreu como esperado. Agora os motores vão passar por uma inspeção e serão enviados para Cabo Canaveral, na Flórida, onde serão montados na cauda do primeiro estágio do foguete SLS. Se tudo correr bem o SLS vai lançar a nave Orion para um voo de teste, ao redor da Lua, no final deste ano. É a missão Artemis 1 onde a nave não levará tripulação. O primeiro voo tripulado por três astronautas deve acontecer no ano que vem e também inclui um passeio ao redor da Lua.

O auge do projeto Artemis será a missão Artemis 4, que colocará um homem e uma mulher na superfície lunar no final de 2024. Esse era o objetivo proposto pelo presidente Donald Trump quando lançou o projeto em 2018. O novo presidente, Joe Biden, deve adiar essa data, já que é muito difícil que todo o equipamento necessário fique pronto nos próximos três anos. Biden nomeou um novo diretor para a agência espacial americana. É o ex-senador Bill Nelson, da Florida, que tem um longo histórico de apoio ao programa espacial americano.

Na mesma semana em que a Nasa testou os motores do seu foguete lunar, a empresa Space X, do bilionário Ellon Musk, apresentou o propulsor Super Pesado que vai levar ao espaço a nave Starship. O objetivo da Starship também é a Lua, mas enquanto a Orion da Nasa pode levar de quatro a cinco astronautas, a Starship será capaz de carregar mais de vinte tripulantes. Três protótipos dessa nave fizeram voos de teste na atmosfera da Terra, subindo até uma altura de 10 quilômetros e realizando uma série de manobras por controle remoto. Infelizmente todos os três protótipos explodiram durante a manobra de pouso.

Ao contrário dos foguetes da Nasa, que são descartáveis e usados apenas uma vez, os foguetes da Space X retornam a base e pousam suavemente em uma plataforma ao final de suas missões. Isso já é feito rotineiramente com os Falcon 9, mas a Space x ainda não conseguiu fazer a mesma coisa com os Starships.

Concorrendo com os americanos, na disputa pela conquista da Lua, estão os russos e os chineses. Que assinaram um acordo de cooperação para montar uma base lunar até o final desta década. Todavia os russos não tem um foguete capaz de enviar suas naves até a  Lua. Por isso se aliaram aos chineses, que estão projetando um foguete pesado, semelhante ao SLS americano. Mas esse foguete, o Longa Marcha CZ-9 ainda não foi construído e muito menos testado.

 

Jorge Luiz Calife

 

You may also like

2 comments

Jorge Lucas 27 de março de 2021, 14:43h - 14:43

Não entendo: se os Americanos realmente foram à lua em 1968, basta repetir a proeza utilizando a mesma tecnologia. Por que tantos testes, experimentando propulsores e etc. Basta fazer novamente, o que já fizeram. Fizeram mesmo ????

RICARDO 25 de março de 2021, 14:58h - 14:58

MUITO INTERESSANTE…. Tanta coisa para ser consertada aqui na Terra e gastando dinheiro para ir à Lua!!!
Haja MUITA paciencia…

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996