Nem ordem, nem progresso

Por Diário do Vale

Sexta-feira passada, 14 de fevereiro, eu estava dentro de um ônibus, seguindo para a redação, quando a passageira ao lado manifestou sua angustia. A filha dela mora em Vitória, no Espírito Santo, e desde as primeiras horas da manhã que a internet e os telejornais transmitiam imagens ao vivo da baderna que tomara conta daquela cidade. Bandidos colocaram fogo em um ônibus e apedrejaram carros em uma das principais avenidas da cidade. Lançando rojões, obrigaram o comércio a fechar as portas e tentaram destruir uma inofensiva caminhonete dos Correios que tivera a infelicidade de passar pelo local.
O cidadão, que paga impostos, fugia pela contramão ou se trancava dentro de casas e lojas. E a passageira do meu lado desabafou: “Pois é, eu votei nesse presidente que está aí, achando que a nossa segurança ia melhorar. Mas, depois que se aboletou lá naquele palácio, ele só fica em cima do muro e não faz nada. Continua tudo na mesma. Meu marido também está arrependido de ter votado nele”. Depois ela me contou sobre sua irmã, que tem uma casa para alugar em Angra dos Reis. Este ano, nem no verão apareceram pessoas querendo ficar lá. Todos têm medo dos tiroteios que já viraram rotina naquela cidade da Costa Verde. E a casa estava lá, vazia, em plena temporada de verão.
É lá, em Angra dos Reis, que o capitão presidente quer acabar com a reserva ecológica de Tamoios para criar um paraíso turístico. “A Cancun brasileira”. Só esqueceu de combinar isso com os bandidos e facções criminosas que transformaram a Costa Verde em um inferno. Mas, o inferno pode ser aqui bem perto de nós, e não é preciso ir a Vitória ou Angra dos Reis para experimentar o descontrole e a insegurança que estão virando rotina na velha terra das palmeiras e dos sabiás.
Segunda-feira passada eu saí da redação por volta das 19h30. Um temporal se aproximava e relampejava em todas as direções. Fui até a Vila Santa Cecília, onde peguei o ônibus para a pacata cidade de Pinheiral, como faço toda noite. Eram exatamente 20h05 quando chegamos naquele trecho da Avenida Paulo Erlei Alves, que passa em frente a Companhia Estanífera e dali não passou. Uma moradora veio avisar ao motorista que a avenida estava bloqueada devido a uma “manifestação” de protesto contra a falta de água.
Logo se formou uma fila enorme de carros e ônibus. Como já testemunhei uma dessas badernas ali mesmo, naquele trecho chamado Colorado, recostei-me na poltrona e me preparei para esperar umas duas horas até que a coisa se normalizasse. A internet mostrava moradores do conjunto habitacional colocando fogo em caixotes no meio da rua e usando crianças como escudo humano. Havia quatro viaturas da polícia no local e uma do Corpo de Bombeiros. Mas, os militares se limitavam a presenciar a desordem sem intervir.
Os motoristas dos carros de passeio, expertos, fugiram do bloqueio contornando por uma rua que vai dar na Avenida Erica Berbeti. Aquela que passa atrás do campus da UniFoa. De lá eles foram sair diretamente em Pinheiral, evitando o tumulto. Os passageiros do ônibus da Viação Pinheiral sugeriram ao motorista que fizesse o mesmo. Mas ele continuou parado alegando que “não podia sair do itinerário”. Curioso que quando é da conveniência deles eles saem do tal itinerário sem problemas. Outro dia um desses motoristas fez todos os passageiros descerem no bairro São Jorge e passar para um ônibus da linha Quilômetro Nove, que vinha atrás, só porque ele queria largar mais cedo.
E assim ficamos lá, parados no meio da estrada, esperando que a tal bagunça terminasse. Uma manifestação covarde e sem sentido. Se o problema é a falta de água porque eles não vão se manifestar em frente a sede do Saae ou da prefeitura? Para que impedir o trânsito do trabalhador que sai cansado no início da noite e quer chegar em casa para tomar um banho e jantar. Mas, todo mundo sabe quem é que incentiva essas manifestações.
E como a polícia, que é paga pelos nossos impostos, revelou-se impotente, o trânsito só foi liberado uma hora e meia depois. Quando caiu uma chuva torrencial aí por volta das 21h30. Resultado, levei duas horas e trinta minutos para percorrer uma distância de dez quilômetros. Dava para ir ao Rio de Janeiro.

Rotina: Ordem e Progresso só na bandeira (Foto: Divulgação)

VOCÊ PODE GOSTAR

23 Comentários

Edmur Silva 27 de fevereiro de 2020, 11:40h - 11:40

Já tentou escrever um livrinho de estorinhas para crianças?
Com uma imaginação dessas, está desperdiçando, inventando uma senhora no ônibus, uma filha no ES, uma irmã que não consegue alugar a casa em Angra….
Todo esse enredo para demonstrar sua insatisfação com o resultado das eleições. Chora na cama que é lugar quente, otário!

Micheque Queiroz 27 de fevereiro de 2020, 23:06h - 23:06

Caro bolsomínion revoltado, as eleições foram há mais de um ano. Estamos chorando na cama é de rir de pobre de direita.
Faz sinal de arminha e dancinha do bozo que melhora.

guto 23 de fevereiro de 2020, 23:12h - 23:12

Bolsonaro é o pai de todos nós, é um iluminado, a pessoa mais inteligente do Brasil, é o presidente mais melhor que já tivemos, nunca mais vai ter um presida igual a ele.

Emir Cicutiano 23 de fevereiro de 2020, 13:44h - 13:44

Segurança pública é obrigação constitucional do ente federativo chamado estado. É triste ver que o analfabetismo político aflige não só a plebe rude, como também pessoas com formação acadêmica e boa bagagem cultural… Todos cobram o prefeito e o presidente, mas não cobram o principal responsável, que é o governador… O Witzel, ao menos aqui no interior, exerce papel secundário no filme das reivindicações populares…

VAI VENDO 23 de fevereiro de 2020, 18:30h - 18:30

E o prefeito em vez de cobrar o governador ainda vai ajudar. Certamente o governador vai tirar efetivo da cidade sem devolver retorno financeiro.

Marreco de Maringá, Min.da Justiça e SEGURANÇA PÚBLICA 23 de fevereiro de 2020, 21:00h - 21:00

Valeu por mais uma passada de pano, Emir. É nóis, Queiroz.

Tricolor 23 de fevereiro de 2020, 11:53h - 11:53

Todos vcs. preocupados em dar opiniões sobre o artigo escrito por esse asno. Esse cara só escreve M…Viúva do partido que mais roubou o país nos últimos anos. Vimos o caso da Petrobras. IDIOTA.

Micheque Queiroz 23 de fevereiro de 2020, 14:21h - 14:21

O cara não falou de partido nenhum, bovino revoltado, bolsomínion vítima do Efeito Mamadeira de Piroca, que se “informa” com Tiazonas do Zap e boatos do MBL.
Pobre de direita é a barata que aplaude o inseticida…

#fui tapeado 22 de fevereiro de 2020, 22:46h - 22:46

Somente os idiotas, os alienados, os levianos e os inconsequentes poderiam acreditar que estavam elegendo um mito e não um boçal despreparado quando votaram para presidente, um ex-deputado que, em 28 anos de mandato, nada de útil fez pelo país, a não ser dormir em plenário, arrumar emprego para toda a família e homenagear milicianos cúmplices no esquema de rachadinhas. E ainda tem leitor imbecil que comemora lucro da Petrobrás, enquanto a população paga altos preços pelos combustíveis; leitor sem noção, legítimo representante de um gado juntado em torno de fake news.

VAI VENDO 23 de fevereiro de 2020, 11:35h - 11:35

O Bozo reduziu o preço da gasolina três vezes. O dono do posto que Vc abastece é que não reduziu.

Quando for comprar o gás de cozinha exija a redução do seu fornecedor. Em outras palavras: De quem Vc abastece e compra ficou com o seu dinheiro. Literalmente Vc foi tapeado pq não lê o DV. Se informar pelas redes sociais é aprender receitas de bolos através de figurinhas.

Alexsander 25 de fevereiro de 2020, 01:58h - 01:58

Esse povo faz baderna porque são herança do desgoverno de Lula e Dilma, que são quem o colunista defende!!!

VAI VENDO 22 de fevereiro de 2020, 20:27h - 20:27

Fabio Tubbs

PORTE de armas pelo cidadão de bem é quase impossível, SIM; não existe a menor possibilidade de todos andarem pelas ruas armados. Acho que Vc quis dizer POSSE de armas.

Por várias vezes o DV já colocou matéria sobre essa diferença. Vamos ler mais o DIÁRIO DO VALE, o maior, mais lido, mais comentado e mais compartilhado jornal da cidade e região. Ultimamente está sendo canal de informação contra bandidos.

Quem não lê o DV não sabe o que acontece na região, e certamente votará errado novamente em outubro.

VAI VENDO muitos votarão em candidatos que estão APRENDENDO POLÍTICAS PÚBLICAS EM PALESTRAS DE 36 HORAS.

Charlie Urso 23 de fevereiro de 2020, 12:29h - 12:29

VAI VENDO, o cabo eleitoral mais pé-frio do planeta, que candidato vai querer apoio de um aspone folclórico como vc?

Carlos 21 de fevereiro de 2020, 14:38h - 14:38

É só tirar a Dilma que tudo melhora. kkkkkkkkkkkk

Micheque Queiroz 21 de fevereiro de 2020, 14:30h - 14:30

O gado defensor de bozo e sua quadrilha parece não ser dotado de inteligência ou ombridade suficiente para reconhecer o fracasso retumbante que tem sido esse atual governo de milicianos, damares, guedes, moros, weintraubs, helenos…
A segurança pública é apenas um dos itens que têm piorado. Vamos ver até quando as fake news e boatos compartilhados pelas Tiazonas do Zap, que serviram para eleger o capitão bunda-suja expulso pelo Exército, vão servir para dourar a pílula da Era Bozo.
Ao gado iludido, resta espernear com o “chora mais”e/ou “mas e o PT?”

VAI VENDO 21 de fevereiro de 2020, 20:51h - 20:51

Petrobrás acaba de revelar o maior lucro da história. Em apenas um ano sem o PT estamos bem.

Charlie Urso 22 de fevereiro de 2020, 11:29h - 11:29

Por favor, alguém ofereça um CC-3 pro VAI VENDO, ou o Diário do Vale arranje uma vaga de entregador de jornais de assinantes (se bem que pela idade ele não consiga mais andar de bike pela cidade), ou um esquema de rachadinha do partido do Bozo.
Precisamos ocupar o tempo desse senhor, pra ele ficar menos tempo aqui escrevendo besteiras.
Ninguém aguenta mais esse aspone desempregado tentando recuperar a boquinha perdida.
Esse VAI VENDO é o cabo eleitoral mais pé-frio do planeta.

VAI VENDO 22 de fevereiro de 2020, 20:33h - 20:33

Charlie Urso

Eu trabalho usando computador como poucos, pois a maioria fica andando caminhando ou dirigindo olhando figurinhas de receitas de bolos pelo celular. No serviço ou em casa o DV fica aberto o tempo todo. Por isso sou bem informado sobre o que acontece na cidade e região.

Edmur Silva 28 de fevereiro de 2020, 13:24h - 13:24

Diz pra gente qual cargo vc perdeu quando a quadrilha que vc idolatra perdeu as eleições. É muita dor pela perda de uma boquinha ou está disfarçando algum desejo secreto por algum lider de direita. Típico de imbecis, mula de lula que não sabe o que é democracia e vai ficar esse governo inteiro se roendo de raiva. Enquanto vc perde seu tempo esperneando contra a trolha que já entrou, seus lideres amados torram o dinheiro que roubaram por 20 anos e riem da sua cara de hiena que comeu merda todo esse tempo e está com saudades do banquete.

Guto duplo 21 de fevereiro de 2020, 13:37h - 13:37

Jair Messias Bolsonaro, é nosso messias, nosso salvador, um homem santo que nem deveria estar aqui, deveria estar nos braços de Jesus lá céu. Mas aceitou o sacrifício e veio nos salvar. Se tivermos paciêcia tudo se resolverá, viveremos no paraíso aqui neste impávido país. Os brasileiros de bem estão arrependidos por enquanto, mas logo logo se arrependerão de terem se arrependido e viverão as maravilhas que nos serão dadas pelo super Paulo Guedes, o nosso posto de maná. Com o super Sergio Moro teremos um país de segurança e tranquilidade, muita justiça imparcial e de graça para todos, ricos e pobres, brancos e não brancos. Com a fabulosa Damares teremos a igualdade social, a santa castidade da Virgem Maria para todos os solteiros e solteiras; porque se as meninas tem que se manter virgens, os meninos também tem, senão vão praticar zoofilia ou homossexualismo.Rei rei Bolsonaro é nosso rei.

VAI VENDO 21 de fevereiro de 2020, 11:57h - 11:57

A PM já era para ter sido extinta há décadas. Eles não conseguem nem mais colocar ordem na população fazendo cumprir o direito de ir e vir.

Interessante e não é novidade a passageira do lado que desabafou: “Mas, depois que se aboletou lá naquele palácio, ele só fica em cima do muro e não faz nada.” E ainda colocou o marido no meio.

Um caso recorrente de quem não lê jornais para saber que o Bolsonaro está travando uma luta desigual com os pilantras e bandidos do Congresso Nacional liderado pelo Rodrigo Maia sendo ajudado pela grande mídia.

E olhe que eles estão nas redes sociais. Será que ela está só copiando e colando figurinhas de receitas de bolos? Ou será que ela e seu marido estavam no OBA OBA do técnico do VOLTAÇO como estavam os “sócios do clube” que não enxergaram o time indo para o buraco?

O certo mesmo é que ela, seu marido e os “sócios do clube” não leem o DIÁRIO DO VALE. Isso eu não tenho dúvidas. E como ela, assim como outros eleitores que não leem o DV, certamente votarão errado novamente em outubro.

Pagador de impostos 21 de fevereiro de 2020, 11:15h - 11:15

Bom dia Calife ! Todo esse problema grave de segurança que nos afeta é fruto de anos e anos de desmandos e falhas dos governos nas esferas estaduais e federal. Não se trata aqui de defender o atual governo central ou estadual, mas isso deve ficar bem claro, para evitar e também esclarecer aos mais ingênuos ou desavisados ou mal informados, que podem intuir que tudo começou agora. E ouvirmos e lermos que “…me arrependi de votar ” ou ” …não voto mais nesse ou naquele”. Cobrança sim. Maior eficiência sim, devem e precisam ser cobrados. Mas, todos sabemos que em poucos meses não se resolvem problemas criados e mantidos sem combate por anos a fio.

É Leitor 21 de fevereiro de 2020, 17:49h - 17:49

Li rapidamente e entendi Pagador de promessas. Desculpe. É tudo Fake News com viés ideológico. Quem tá reclamando, com certeza é um(a) boçal do furo, ou delicado ou outros defeitos detectados por El Capitán. Acho que ele é um grande entendido de comportamento humano, sabe detectar os pontos fracos dos humanos e tudo que se refere à raça. Me lembra alguém, que não me recordo mais, ou melhor tento esquecer.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996