O alcance de suas publicações estão cada vez menores?

Por Diário do Vale

Dá uma saudade de quando nossas postagens tinham um alcance absurdo e as pessoas interagiam cada vez mais, não é?
Agora, pelo contrário, a sensação é de estarmos perdendo forças cada vez mais , e por mais que tenhamos criatividade, todo aquele trabalhão de lindas postagens e vídeos vão por água abaixo se não utilizarmos estratégias diferentes.
Nem toda divulgação é assim, mas a verdade é que como as pessoas começaram a utilizar de uma forma exagerada e todo mundo resolveu virar designer, digital influencer, blogueiro, dono de agência de publicidade, o mercado foi ficando saturado, os resultados foram caindo e o próprio Facebook foi colocando regras e realizando mudanças em seus algoritmos para que o orgânico ficasse cada vez menor.
Vamos lá!
Eu acompanho esse mercado há muitos anos, sou formada em comunicação e levei muito tempo para ter meu próprio negócio. Busco diariamente me aperfeiçoar, tiro dúvidas com amigos, invisto em cursos e mesmo assim não saio prometendo um monte de coisas que talvez eu não consiga cumprir, mas…
Passei a observar que quando começaram a enxergar o Marketing Digital como uma fonte de renda certa, várias pessoas ‘montaram’ agência sem qualificação nenhuma e saíram fazendo ‘posts’ por aí. Vamos deixar uma coisa bem clara: designer não é profissional de publicidade (embora muitos publicitários também não são publicitários, enfim…)
Eu sempre deixo bem claro que sou jornalista, trabalhei como cerimonialista, e hoje trabalho com a comunicação integrada, que incluem as três áreas, como também a publicidade. Sim, eu estudei para isso, ainda estudo e na minha equipe tem publicitário formado. Já pensou se eu resolvo ser médica, pesquiso no google e saio receitando remédios por aí?
É de suma importância ter conhecimento no assunto, estudar e principalmente a prática que faz com que cada dia possamos nos tornar profissionais cada vez mais assertivos.
Se o seu alcance está caindo cada vez mais é preciso tomar uma atitude. O que fazer?
A primeira coisa é contratar um profissional qualificado que não te ofereça promessas mirabolantes, encha você de teoria, e que vai simplesmente fazer com o que você gaste dinheiro atoa. Invista certo, que com certeza será um investimento poderoso.
Um detalhe importante é que o público já é naturalmente desconfiado da publicidade e busca, cada vez mais, empresas autênticas para se relacionar. Então, SEJA AUTENTICO em suas postagens .
Pesquisas indicam que os consumidores têm 3 vezes mais chances de considerar um conteúdo autêntico se ele for feito por uma pessoa do que por uma marca.
Outra dica importante é você otimizar buscas por vozes no seu site.
Todos os dias, cerca de 3,5 bilhões de pesquisas são feitas no Google e 1/3 delas são realizadas por comando de voz, com perspectiva desse número aumentar para 50% em 2020.
Isso significa que, se o seu site não está otimizado para as pesquisas por voz, você está perdendo um enorme fluxo de usuários.

É de grande importância você se adaptar e otimizar para as novidades que estão sempre surgindo nas redes sociais.
Como eu disse no início do nosso bate-papo , o Facebook, com a mudança de algoritmo trouxe mais posts de familiares e amigos para a timeline das pessoas, ignorando os conteúdos de páginas e marcas. Isso diminuiu o alcance orgânico de muitas empresas.
A solução é reformular a sua estratégia de conteúdo com maior foco em engajar o público, o que aumenta seu alcance orgânico na rede social.
Uma novidade que as pessoas estão aceitando bem é o IGTV, uma plataforma de vídeos interna de até 1 hora de duração, em formato vertical, que ficam armazenados para sempre, a não ser que você queira excluí-lo.
Vamos usar mais a criatividade e personalizar a sua forma de divulgar sua marca porque as pessoas estão cada vez mais cansadas de ver tanta propaganda. Invista em conteúdos, dicas, fotos interessantes e vídeos de boa qualidade.
Uma dica super bacana é utilizar os influenciadores locais para alavancar sua marca e na sua estratégia de marketing
Chegou a ser uma febre e todo mundo achou poderia ser um influenciador digital. Resumindo: os que são mesmo ficaram e os outros já sumiram, até porque ninguém vira influncer de um dia para o outro.
Ele vivem disso, então eles também estudam muito e buscam gerar cada vez mais resultados para as empresas. Eles agregam valor para divulgar seu produto e além disso tem um custo-benefício bem acessível.
É preciso saber qual deles carrega o seu público em seus seguidores e faz também o estilo da sua marca, depois disso é só aguardar o resultado, que muitas vezes é bem satisfatório. Na nossa região temos vários que são excelentes e podem somar bastante.
A ideia é que eles influenciem as pessoas a adquirir aquele serviço ou produto.
Para isso, o 1° passo é fazer um mapeamento dos pontos de influência na sua área de atuação, seja um nicho de interesse ou local e analise se realmente essa estratégia faz sentido para o seu negócio.

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2 Comentários

Luiza Soares 31 de julho de 2019, 17:51h - 17:51

Hugo, você está certíssimo. Erro crasso de concordância. Deveriam arrumar em respeito aos leitores!!!

Hugo 29 de julho de 2019, 14:16h - 14:16

Não seria “O alcance de suas publicações ESTÁ cada vez MENOR”?

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