sábado, 17 de agosto de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Colunas / O alcance de suas publicações estão cada vez menores?

O alcance de suas publicações estão cada vez menores?

Matéria publicada em 14 de julho de 2019, 12:00 horas

 


Veja algumas dicas para divulgar sua marca!

Dá uma saudade de quando nossas postagens tinham um alcance absurdo e as pessoas interagiam cada vez mais, não é?
Agora, pelo contrário, a sensação é de estarmos perdendo forças cada vez mais , e por mais que tenhamos criatividade, todo aquele trabalhão de lindas postagens e vídeos vão por água abaixo se não utilizarmos estratégias diferentes.
Nem toda divulgação é assim, mas a verdade é que como as pessoas começaram a utilizar de uma forma exagerada e todo mundo resolveu virar designer, digital influencer, blogueiro, dono de agência de publicidade, o mercado foi ficando saturado, os resultados foram caindo e o próprio Facebook foi colocando regras e realizando mudanças em seus algoritmos para que o orgânico ficasse cada vez menor.
Vamos lá!
Eu acompanho esse mercado há muitos anos, sou formada em comunicação e levei muito tempo para ter meu próprio negócio. Busco diariamente me aperfeiçoar, tiro dúvidas com amigos, invisto em cursos e mesmo assim não saio prometendo um monte de coisas que talvez eu não consiga cumprir, mas…
Passei a observar que quando começaram a enxergar o Marketing Digital como uma fonte de renda certa, várias pessoas ‘montaram’ agência sem qualificação nenhuma e saíram fazendo ‘posts’ por aí. Vamos deixar uma coisa bem clara: designer não é profissional de publicidade (embora muitos publicitários também não são publicitários, enfim…)
Eu sempre deixo bem claro que sou jornalista, trabalhei como cerimonialista, e hoje trabalho com a comunicação integrada, que incluem as três áreas, como também a publicidade. Sim, eu estudei para isso, ainda estudo e na minha equipe tem publicitário formado. Já pensou se eu resolvo ser médica, pesquiso no google e saio receitando remédios por aí?
É de suma importância ter conhecimento no assunto, estudar e principalmente a prática que faz com que cada dia possamos nos tornar profissionais cada vez mais assertivos.
Se o seu alcance está caindo cada vez mais é preciso tomar uma atitude. O que fazer?
A primeira coisa é contratar um profissional qualificado que não te ofereça promessas mirabolantes, encha você de teoria, e que vai simplesmente fazer com o que você gaste dinheiro atoa. Invista certo, que com certeza será um investimento poderoso.
Um detalhe importante é que o público já é naturalmente desconfiado da publicidade e busca, cada vez mais, empresas autênticas para se relacionar. Então, SEJA AUTENTICO em suas postagens .
Pesquisas indicam que os consumidores têm 3 vezes mais chances de considerar um conteúdo autêntico se ele for feito por uma pessoa do que por uma marca.
Outra dica importante é você otimizar buscas por vozes no seu site.
Todos os dias, cerca de 3,5 bilhões de pesquisas são feitas no Google e 1/3 delas são realizadas por comando de voz, com perspectiva desse número aumentar para 50% em 2020.
Isso significa que, se o seu site não está otimizado para as pesquisas por voz, você está perdendo um enorme fluxo de usuários.

É de grande importância você se adaptar e otimizar para as novidades que estão sempre surgindo nas redes sociais.
Como eu disse no início do nosso bate-papo , o Facebook, com a mudança de algoritmo trouxe mais posts de familiares e amigos para a timeline das pessoas, ignorando os conteúdos de páginas e marcas. Isso diminuiu o alcance orgânico de muitas empresas.
A solução é reformular a sua estratégia de conteúdo com maior foco em engajar o público, o que aumenta seu alcance orgânico na rede social.
Uma novidade que as pessoas estão aceitando bem é o IGTV, uma plataforma de vídeos interna de até 1 hora de duração, em formato vertical, que ficam armazenados para sempre, a não ser que você queira excluí-lo.
Vamos usar mais a criatividade e personalizar a sua forma de divulgar sua marca porque as pessoas estão cada vez mais cansadas de ver tanta propaganda. Invista em conteúdos, dicas, fotos interessantes e vídeos de boa qualidade.
Uma dica super bacana é utilizar os influenciadores locais para alavancar sua marca e na sua estratégia de marketing
Chegou a ser uma febre e todo mundo achou poderia ser um influenciador digital. Resumindo: os que são mesmo ficaram e os outros já sumiram, até porque ninguém vira influncer de um dia para o outro.
Ele vivem disso, então eles também estudam muito e buscam gerar cada vez mais resultados para as empresas. Eles agregam valor para divulgar seu produto e além disso tem um custo-benefício bem acessível.
É preciso saber qual deles carrega o seu público em seus seguidores e faz também o estilo da sua marca, depois disso é só aguardar o resultado, que muitas vezes é bem satisfatório. Na nossa região temos vários que são excelentes e podem somar bastante.
A ideia é que eles influenciem as pessoas a adquirir aquele serviço ou produto.
Para isso, o 1° passo é fazer um mapeamento dos pontos de influência na sua área de atuação, seja um nicho de interesse ou local e analise se realmente essa estratégia faz sentido para o seu negócio.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

2 comentários

  1. Avatar

    Hugo, você está certíssimo. Erro crasso de concordância. Deveriam arrumar em respeito aos leitores!!!

  2. Avatar

    Não seria “O alcance de suas publicações ESTÁ cada vez MENOR”?

Untitled Document