sábado, 16 de novembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Colunas / O bilionário que quer ir para Marte

O bilionário que quer ir para Marte

Matéria publicada em 15 de outubro de 2019, 09:06 horas

 


Elon Musk apresenta o protótipo da nave interplanetária Starship; Space X já mostrou que não consegue cumprir seus cronogramas

O bilionário Elon Musk não desiste de seus planos de conquistar o planeta Marte em 2024. Daqui a apenas cinco anos. Na semana passada ele apresentou ao mundo o protótipo de sua nave, a Starship Mark1, toda feita de aço inoxidável. Seus planos são mais ambiciosos do que os do presidente Donald Trump, que, simplesmente, quer mandar um homem e uma mulher para a Lua no mesmo ano. Musk está tão confiante que já ofereceu lugares em sua nave para turistas ricos dispostos a arriscar a vida em um passeio até a Lua ou ao planeta vermelho.
Depois de testes de pouso e decolagem com outro protótipo, no primeiro semestre deste ano, a Mark 1 deve começar a fazer o mesmo. Voando cada vez mais alto até ser capaz de entrar em órbita daqui dois anos, ou seja, em 2021. Para isso ainda é preciso construir e testar o estágio propulsor, que vai ser tão grande quanto a nave em si. O cronograma é apertado. Na década de 1960 a agência espacial americana, Nasa, levou nove anos para construir uma nave capaz de levar três pessoas até a Lua, que fica muito mais perto do que Marte. E três astronautas morreram durante os testes.
Além disso, a Space X, empresa do Elon Musk, já mostrou que não consegue cumprir seus cronogramas. Ela tem um contrato com a Nasa para desenvolver uma pequena cápsula espacial tripulada, a Dragon Crew, capaz de levar os astronautas do governo até a Estação Espacial Internacional. A Dragon Crew devia ter ficado pronta em 2017, mas, sucessivos atrasos adiaram o primeiro voo com astronautas para este ano. Em um teste sem tripulação, em abril passado, a Dragon Crew simplesmente explodiu em mil pedaços. O que adiou o esperado voo com tripulantes para o ano que vem.
Os problemas com a Dragon levaram o diretor da Nasa, Jim Bridenstine, a criticar Musk em um programa de televisão. Bridenstine disse que Musk devia mostrar o mesmo entusiasmo que tem pelo seu projeto pessoal (a Starship Mark 1) pelo investimento pago pelo contribuinte americano. E acrescentou: “É hora de entregar o que foi prometido”. O atraso no projeto da Dragon Crew obrigou o governo americano a gastar milhões de dólares, comprando espaço nas naves russas Soyuz para levar seus astronautas para a ISS. Desde a aposentadoria dos ônibus espaciais, em 2012, que os americanos dependem dos russos para ir ao espaço. Pagando 25 milhões de dólares por cada americano que voa nas antigas Soyuz.

Starship: A nave de aço inoxidável em sua base no Texas

Além disso, os planos do bilionário para colocar humanos em Marte vêm preocupando os exobiólogos – os cientistas que tentam descobrir se existe ou já existiu vida no planeta vermelho. Se turistas começarem a desembarcar em Marte em 2024 eles podem contaminar Marte com os micróbios terrestres. Destruindo qualquer vida marciana que possa existir por lá. Em um fenômeno semelhante ao que aconteceu na época das grandes navegações do século dezesseis. Quando populações indígenas foram exterminadas pelas doenças trazidas pelos colonizadores europeus.
A Nasa é bem mais cautelosa. Ela só pretende enviar pessoas para Marte em 2035. E antes disso, em 2030, um robô completamente esterilizado vai descer em Marte e colher amostras de solo, que serão enviadas para serem examinadas em um laboratório aqui da Terra. Os cientistas querem saber se existe uma fauna microbiológica vivendo no subsolo e nos lagos subterrâneos de Marte.
A preocupação é bem fundamentada. Mas se levarmos em conta o histórico dos projetos da Space X é pouco provável que Musk consiga mandar a sua Starship para Marte em 2024. Sem falar que uma viagem em uma nave não testada, sem proteção contra radiação, tem grandes chances de terminar em uma catástrofe. Com o reluzente Starship Mark 1 virando o Titanic do espaço sideral.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

2 comentários

  1. Avatar

    Bilionário querendo ir para Marte!

    E eu aqui juntando uns trocados para ir nas férias em Minas.

    Em Marte não tem pão de queijo, doce de leite, feijão tropeiro, broa de fubá….

    Já deu até água na boca.

    • Avatar

      Para MG ? Então vc está c grana: estou juntando p ir p Perequê e não consigo……Pelo andar da carruagem vou acabar no Canjão.

Untitled Document