segunda-feira, 26 de agosto de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Colunas / O Brasil atolado na lama

O Brasil atolado na lama

Matéria publicada em 1 de fevereiro de 2019, 08:00 horas

 


Tragédia de Brumadinho é mais uma típica catástrofe made in Brasil

Lama: Nossos desastres são feitos pelos brasileiros – Foto Ricardo Stuckert

Quando eu era estudante do segundo grau, na década de 1960, época da ditadura, meus colegas se divertiam contando uma piada sobre a criação do mundo. Deus ia criando os vários países com um anjo ao lado dele, atuando como assessor. O anjo logo notava que para cada país havia um flagelo, uma catástrofe natural para testar a fé do seu povo. (O Deus da piada é aquele Deus do Velho Testamento, mau que nem o Pica Pau dos desenhos animados). No Japão tinha os tsunamis, nos Estados Unidos os tornados e furacões. Na Itália, Grécia, Chile e Peru, os terremotos. Os países africanos teriam que enfrentar a seca e as nuvens de gafanhotos.
Só no Brasil não havia nenhuma catástrofe natural. Nem vulcão, nem terremoto, nem furacão. O anjo acha injusto e reclama: “Senhor, todos os povos enfrentam desastres naturais, porque só no Brasil não tem cataclismas”. E Deus responde: “Você ainda não viu o povinho que eu vou colocar lá.” Essa é uma piada de 1966, mas de lá para cá nada mudou. Não precisamos de desastres naturais, os desastres provocados pelo descaso, incompetência e ganancia dos brasileiros já são suficientes. E eles ocorrem com frequência maior do que os grandes terremotos e tsunamis de outras terras.
E o caso do desastre de Brumadinho, remake da tragédia de Mariana, que matou dezenove pessoas, poluiu o rio Doce e uma parte da costa do Espirito Santo em novembro de 2015. Desta vez o estrago foi maior em termos de vidas humanas e o número de mortos e desaparecidos neste janeiro de 2019 deve passar de trezentos. Uma pousada, um restaurante e um posto médico cheios de gente foram engolidos pela lama. O pessoal da Vale do Rio Doce não aprendeu nada com a tragédia de 2015 e com isso um número ainda maior de brasileiros morreu afogado em lama.
Um engenheiro da UERJ, ouvido por uma agência de notícias estrangeira disse que 10% das barragens de rejeitos no Brasil estão com a estabilidade comprometida. E previu outros desastres ainda maiores que os de Mariana e Brumadinho. Podiam pelo menos tirar as pessoas das regiões que ficam embaixo dessas barragens. Mas medida preventiva não é coisa de brasileiro. Aqui esperam o desastre acontecer e aí contam os mortos.
E não foram só as barragens. O descaso e a incompetência nacionais estão por trás de algumas das maiores catástrofes nacionais dos últimos quinze anos. Como aquele Airbus da TAM que colidiu com um prédio no aeroporto de Congonhas, cremando vivos os 187 passageiros e tripulantes em julho de 2007. Durante o governo Lula, quando a diretoria da aeronáutica civil era ocupada por uma advogada que não sabia a diferença entre um turbofan e um turbohélice.
Antes do avião decolar de Porto Alegre, o comandante foi informado que havia um problema no reversor da turbina. Sua resposta foi: “Esse avião voa, não voa?” E ignorou o problema. Mas a irresponsabilidade não estava apenas no cockpit do Airbus. Naquela noite o aeroporto de Congonhas operava sob chuva intensa, sem que o sistema de ranhura (grooving) que ajuda na frenagem das aeronaves tivesse sido instalado. Resultado, o avião não conseguiu parar e foi explodir no final da pista, causando a maior tragédia aérea da história do Brasil. E a culpa não foi do tempo nem do avião, foi dos brasileiros no controle da situação.
E para encerrar tem a história do foguete brasileiro, o VLS, que devia lançar um modesto satélite em órbita da Terra. Algo que Indianos, iranianos, sem falar nos chineses e japoneses já fizeram sem maiores dificuldade. Mas no Brasil foi diferente, em agosto de 2003 o foguete explodiu na torre de lançamento e matou os 29 técnicos que atuavam no programa.
E agora querem fazer um submarino nuclear. Dá até medo de pensar no que pode acontecer.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

18 comentários

  1. Avatar

    Atualizando a piada, Deus, após tantas catástrofes em outros países e nenhuma no Brasil, decidiu então colocar aqui o PT. A esquerda no poder é pior que um tsunami, terremoto, queda de asteroide ou explosão de uma bomba atômica.

  2. Avatar
    Colega do Mextlado da Ministra Damares Goiaba.

    Tem comentário aqui , uma aberração, que parece a Damaris goiaba, só que da igreja católica. Cristo aparecer para três criancinhas, dizendo que se a Rússia não se convertesse iria arruinar o mundo ??? O que é isso ? De onde essa besta tirou isso ?. Perto dessa afirmativa, a ministra pastora goiaba fica menos grotesca. Mas, ao final, parecem ambos é com bichos da goiaba, que usam o nome de Deus em vão. Sepulcros caiados por fora e podres por dentro. E mentes permeadas de merda.

  3. Avatar

    O Maior acidente aéreo que teve no Brasil aconteceu em julho de 2007, quando 199 pessoas morreram!
    Esse atentado contra a segurança do transporte aéreo condenou pelo menos dez repersentantes da Infraero, da Anac, da TAM e da Airbus!
    O governo Lula teve culpa pelo acidente, pois tanto a ANAC quanto a Infraero são estatais e estavam nas mãos dos indicados dos petistas desde a eleição de Lula em 2002, ou seja, de 2002 a 2007 foram cinco anos em que Lula não fez nada para tirar as indicações políticas do MDB na Infraero e do PT na ANAC e colocar pessoas técnicas com conduta ilibada na gestão desses órgãos públicos!
    O que dizer da irresponsabilidade da gestão petista que ocasionou o Maior Acidente Aéreo já ocorrido no Brasil?!
    Como diria o jornalista Boris Casoy: “Isso é uma vergonha!”…

    • Avatar

      Em dezembro de 2019 a TV Globo relembrará o impeachment do bolsonaro e será impossível encontrar o time de verde amarelo do guto.

  4. Avatar

    Bela crônica. Esse episódio do vôo de 2007 eu não tinha conhecimento, onde o piloto ignorou os avisos e, PIOR, foi autorizado a decolar. Uma decisão infeliz e arbitrária que custou a vida de dezenas de pessoas… Ele não deveria ter esse poder, e quem identificou o problema deveria ser INDICIADO por crime culposo, por não impedir a decolagem! Não sei se há lei, normas ou regulamentos regendo essas práticas, mas se não tem, deveria ser implementada…

  5. Avatar

    O lamaçal não está somente nesta barragem,o pântano está nas milhares de pessoas que morrem todo ano por falta de assistência médica,assassinadas, acidentes de trabalho e trânsito,afogadas e por todo azar da omissão dos governos em todas as esferas.

  6. Avatar
    Asninho enrustidinho

    Muamar kadaffi seu burro!!!!!!!!!!!!!!!

  7. Avatar
    Colega do Mextlado da Ministra Damares Goiaba.

    Um bom texto, relembrando as mazelas consequentes da idiotice do povinho que Deus colocou nesse paraíso natural. Apenas duas ressalvas : em primeiro, parece que o colunista e muitos desconhecem que o presidente da República, no caso o Lula à época do acidente da aviação, não tem ou não tinha nenhuma interferência para escolher o Diretor de Agências Reguladoras ( no caso a ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil), criada com estatuto imutável no governo FHC ( o “Rei dos Coxinhas”). O próprio Lula declarou, quando assumiu a presidência, que as agências reguladoras, criadas para ” “fiscalizar as operações dos setores privatizados”,na verdade, atuavam a favor dos empresários que exploravam tais serviços e serviam como cabide de empregos.Como , aliás, acontece até hoje ( e por falar nisso cadê a agência que fiscalizava as minerações, heinn? Sumiu, como o Laranja Queiróz). Segundo, a explosão da plataforma de lançamento de foguetes não foi devidamente investigada, sendo suspeita de ter sido consequência de um boicote americano para acabar com o programa brasileiro. É bom rever os fatos, pois é importante que as novas gerações conheçam melhor a história desse nosso país, dominado pelo imperialismo.

    • Avatar

      Que teoria da conspiração essa de que os EUA nós sabotaram…como de praxe, servem pra justificar a nossa incompetência!

  8. Avatar

    Correto. O q temos de pior nesse país é de fato seu povo. Político são seres provenientes da sociedade, do povo. Logo, representam o caráter, a conduta e cultura da sociedade a que pertence. Enquanto a ganância, o dinheiro, via de regra a tentação de levar vantagem na primeira oportunidade, nós, o povo seremos a catástrofe não natural do Brasil.

  9. Avatar

    Lula-Dilma enviaram mais de 12 bilhões de dólares para ditaduras amigas, elas não estão pagando, estão dando calote no povo brasileiro…. Imagine se isso ia acontecer nos EUA, é claro que não, pois lá o povo antes que o primeiro dólar fosse enviado teria impeachado o presidente!
    Dilma comprou uma refinaria nos EUA com valor muito acima do mercado, se isso tivesse ocorrido na Finlândia e na Noruega, ela já estaria na prisão a muito tempo!
    O deputado estadual André Ceciliano movimentou mais de 40 milhões de reais e tudo fica assim, enquanto se ele fosse um deputado estadual japonês já teria cometido suicidio por vergonha!
    O PT recebeu um milhão de dólares do ditador líbio Muammar Gaddafi nas eleições de 2002, se estivesse tivesse ocorrido com o Partido Republicano dos EUA ele já estaria extinto nos EUA, pois lá os partidos políticos são proibidos de receber dinheiro de ditadura sanguinária!!!…. No entanto, aqui no Brasil também tem essa lei, contudo brasileiro não liga para nenhuma lei mesmo!!!
    Na Europa ou nos EUA se o presidente interfere nas eleições de outro país, ele logo sofre processo de impeachment, contudo, no Brasil Lula não apenas enviou dinheiro para a Venezuela, como fez vídeos aconselhando o voto no Maduro e mandou seus próprios marqueteiros João Santana e Mônica Moura para ajudá-lo a vencer as eleições e continuar a construir a maior ditadura que a América Latina teve, depois da cubana!!!
    O que dizer do povo brasileiro que votou em Lula quatro vezes?!

  10. Avatar

    A lama esta em uma grande barragem e vai destruir o Brasil com a damares que mente dizendo que tem mestrado e pega filha de índio. Com o flávio bolsonaro que foi funcionário fantasma e operador de laranjas. Com o ministro do meio ambiente condenado por improbidade. Com o onyx caixa 2. Com a ministra raínha do veneno colocando agrotóxico na mesa do brasileiro. Com o moro relevando tudo isso.

  11. Avatar

    Já passamos da fase da lama, agora é a da areia movediça.

  12. Avatar

    Lembro-me também da referida piada, o que realmente vem se confirmando através dos tempos. A minha opinião é de que a ganância por maiores lucros, reduzindo os custos sem quaisquer critérios voltados para a vida humana, figura como a principal responsável por estas tragédias. Prestem atenção, se já não o fizeram, nos lucros dos bancos (Santander e Bradesco, por exemplo). É uma vergonha. Para finalizar, uma pergunta pertinente: onde estava deus quando a barragem de Brumadinho rompeu-se? Dormindo?? Parece-me que o cidadão divino toma rivotril em excesso.

    • Avatar

      Se esse deus for o Deus, criador de todas as coisas, eu posso te ajudar: Deus já escreveu na bíblia tudo isso que aconteceu em Brumadinho. Basta pegar uma bíblia e dizer em voz alta com muita sinceridade no coração: Senhor, me mostre as causas do acidente de Brumadinho. Só depois desse desejo humilde e sedento de conhecimento das coisas divinas, abra a bíblia e se surpreenderá com a resposta. Eu não vou indicar a página ou versículo pq sei que Deus escolherá melhor para Vc respostas mais convincentes.

      Caso a sua pergunta não seja sincera, NÃO SIGA em frente pq Deus esconde a sabedoria daqueles que se consideram sabichões justamente para eles continuarem pagando micos.

    • Avatar

      Amigo, respondendo á sua pergunta acerca de onde Deus está, afirmo em primeiro lugar, que sendo Deus e criador Ele está muitíssimo acima de nossa finita compreensão humana, e Ele não está sujeito ás vontades e anseios mesquinhos de seres humanos como vc, e tb Ele não é como uma babá que tem que vigiar e consertar todas as travessuras e irresponsabilidades que as pessoas fazem!
      Outra coisa, vc nunca deve ter ouvido falar da Lei da causa e efeito. Essa tragédia não foi Deus que causou, mas sim como disse o autor do artigo, foi causado pelo descaso, incompetência e ganância dos brasileiros desde os políticos corruptos atè os responsáveis da empresa e dos órgãos reguladores de barragens. Sendo assim, pense bem antes de falar asneiras e por a culpa de tudo em Deus!

    • Avatar

      Em 1917 a Mãe de Deus apareceu para três crianças em Fátima no país de Portugal, e Ela disse que se a Rússia não convertesse, ou seja, se não abandonasse o comunismo, essa loucura se espalharia para o mundo inteiro e teríamos uma Guerra muito pior do que foi a I Guerra Mundial…
      Aí a Rússia não se converteu, o erro da Rússia se espalhou para metade do mundo… e veio a II Guerra Mundial! Conclusão: As tragédias no mundo acontecem devido à maldade do coração humano, que geram sociedades más, nações más, etc… e recebem castigos de Deus!
      O castigo vem, contudo não é culpa divina, mas culpa humana!
      O que dizer do PT que queria implantar o comunismo aqui no Brasil?!
      Que o PT abandone o deus Lula e aceite Nosso Senhor Jesus Cristo como Senhor e Salvador!!!

Untitled Document