terça-feira, 18 de junho de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Colunas / O Brasil no campeonato da ignorância

O Brasil no campeonato da ignorância

Matéria publicada em 4 de janeiro de 2019, 07:34 horas

 


Ficamos em quinto lugar no índice Ipsos de percepção da realidade

Júpiter: O planeta das tempestades

O Brasil caiu para quinto lugar no índice Ipsos de percepção da realidade. A pesquisa do Instituto Ipsos-Mori é divulgada todo final de ano e é feita no mundo inteiro. O objetivo é avaliar a percepção que os povos de vários países têm da realidade. Em 2017, o Brasil estava em segundo lugar, perdendo apenas para a África do Sul. Agora, em 2018, demos uma melhorada e estamos em quinto lugar abaixo da África do Sul, que continua a ser a campeã mundial de alienação, da Tailândia; do México; e da Turquia.

O tipo de ignorância medida pelo Ipsos é o mais difícil de ser corrigido. Quando uma pessoa é ignorante por falta de educação ou de instrução isso pode ser modificado. Com programas de ensino básico, mas o que a pesquisa Ipsos mede é a percepção que cada povo tem da realidade, do mundo ao seu redor. E quando um povo tem uma percepção errada da realidade isso é muito difícil de ser corrigido. Porque são pessoas que acham que sabem alguma coisa, mas que tem uma visão equivocada do mundo. O que é muito mais difícil de ser mudado.

No lado oposto da pesquisa, os povos mais cultos e conscientes do mundo estão em Hong Kong, na China, na Suécia, na Nova Zelândia, na Hungria e no Reino Unido. Que por coincidência são países com alto nível de desenvolvimento e um sistema de ensino dos mais eficientes.

Aqui no Brasil tudo colabora para manter o povo ignorante. Desde a baixa qualidade do nosso ensino básico até os meios de comunicação. Que ajudam a manter o povo com uma percepção distorcida da realidade. Já comentei aqui com os meus leitores que não tenho mais televisão em minha casa. Aproveitei a oportunidade do fim do sinal analógico para me desfazer de vez da “máquina de fazer doido”, como dizia o saudoso cronista Sergio Porto.

Antigamente se dizia que a TV de qualidade estava nos canais de TV por assinatura. Assim, se o telespectador quisesse uma programação com maior nível de informação e qualidade era só pagar pelo sinal de um desses canais via satélite ou fibra ótica. Infelizmente hoje em dia esta tudo nivelado por baixo e a boçalidade da TV aberta já se espalhou pelos canais pagos.

Aqui no Diário do Vale tem um aparelho de TV que fica ligado o tempo todo num desses canais pagos, a Globo News, que supostamente é um canal de notícias em informação. E que me deixou estarrecido um dia desses. A agência espacial americana NASA tinha divulgado as novas fotos do planeta Júpiter, tiradas pela sonda espacial Juno. E no final da matéria o comentarista da Globo News disse que a NASA podia ter economizado o dinheiro e tirado fotos de uma bola de gude, porque era tudo a mesma coisa.

Eu não esperava que o comentarista da TV brasileira falasse sobre a importância das fotos de Júpiter para o estudo da dinâmica atmosférica ou da ciência planetária. Mas zombar da pesquisa espacial foi um pouco demais para este cronista. Se eu fosse assinante do referido canal de notícias teria cancelado a assinatura no mesmo dia. Júpiter, o maior dos planetas, é um verdadeiro laboratório para o estudo da formação de tempestades, conhecimento que pode ser aplicado aqui na Terra, num mundo onde o clima esta sendo mudado drasticamente pela ação do homem.

Não, Júpiter não é a mesma coisa que uma bola de gude e seu estudo é tão importante que o governo norte-americano gastou um bilhão de dólares para mandar a Juno para lá. Júpiter tem furacões que duram décadas,  uma das coisas que os cientistas querem saber é o que alimenta e move esses furacões. Porque o aquecimento global está aumentando a intensidade dos furacões terrestres e precisamos saber se sua duração pode aumentar como em Júpiter.

Mas se depender da nossa televisão, o povo vai continuar ignorante e acreditando que a pesquisa espacial é uma bobagem e um desperdício de dinheiro.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

22 comentários

  1. Avatar
    Viajante estupefato

    Quem viaja pelo país sabe o que eu estou falando,ao perguntar qual lugar você mora, respondendo Volta Redonda,cidade que foi marco da industrialização brasileira,a maioria nunca ouviu falar.

  2. Avatar

    Zé da roça, já ouviu dizer que uns nascem para ser águia outros galinha, voe pelo mundo e veja com seus próprios olhos, não fique rastejado sobre opniões alheias.

  3. Avatar
    Pagador de impostos

    Sugiro aos interessados que leiam o ensaio ” O complexo de vira-lata” do Eduardo Giannetti. Dá pra entender e melhorar um pouco a nossa percepção sobre nós mesmos, como cidadãos desse nosso Brasil. E vamos em frente.

    • Avatar

      Deixo a sugestão de “CASA-GRANDE & SENZALA” de Gilberto Freyre. O meu exemplar é atualizado até 51º Edição de 725 páginas (já existe mais atual e mais caro).

      O autor conta como foi a colonização humana no Brasil após 1500, e no primeiro capítulo já dá para saber do povinho de merda que somos. Por isso os pilantras e bandidos se aproveitam e ainda vão se aproveitar por muitas gerações.

      Conhecer a formação do nosso povo é importante para poder sair da zona de conforto e agir para tentar ajudar a nossa nação porque vc mesmo é atingido pelas decisões do povinho.

      Ah, qualquer semelhança com a atualidade REALMENTE NÃO É mera semelhança do passado.

  4. Avatar

    As vivandeiras persistem no furor uterino,quem apagará este fogo?

  5. Avatar

    O Brasil nunca teve um projeto de país mas sim de poder,todos que sentaram naquela cadeira abençoada quiseram aniquilar a oposição e perpetuar as suas convicções.Lembro do gato angorá que em sua campanha disse que iria acabar com a violência em 6 meses e na verdade acabou com os CIEPS,segundo o delator da fetranspor ,o único governo que não recebeu caixinha foi do ,………….. será que o país dos ignorantes sabe a resposta?

  6. Avatar

    Nada melhor para comprovar a alienação do povo brasileiro foram os resultados da última eleição, os deputados e senadores eleitos, e os ministros empossados.Parece um elenco do reality ” A Fazenda”, um bando de indivíduos bizarros e tragicômicos. O problema maior não é a televisão, mas sim as redes sociais, onde são disparadas fake news alienantes que são propagadas por idiotas e imbecis., que não sabem o que exatamente estão passando para frente.Quase todos os dias, uma colega recebe esse tipo de mensagem , pró-governo, de uma pessoa reconhecida como ignorante e alienada, solicitando sua propagação.Nota-se que o texto da mensagem não foi escrito pela ignorante, mas sim por canalhas sabichões, que estão por trás da propaganda, provavelmente pagos para isso, certos que é muito fácil manipular um povo sem noção.

  7. Avatar

    Concordo com o artigo, mas tenho esperança no futuro. A mudança ocorrerá quando o Brasil se livrar do lixo marxista bombardeado diariamente nas cabeças de nossas crianças e adolescentes. O país que tem Paulo Freire como patrono da educação não poderia ter resultados diferentes. Vamos decolar quando adotarmos o capitalismo e abandonarmos esse ranço esquerdista do século 19. Quando isto ocorrer seremos um país livre e próspero como as democracias liberais capitalistas do ocidente.

    • Avatar

      Sr. Anderson, só rindo de seu comentário, pare de ser como um papagaio que repete o que ouve, aliás é maldade com o pássaro esta comparação. Vá ler e deixar de ser alienado. Fica uma dica de livro do cineasta e escritor Oliver Stone : A História Não Contada dos Estados Unidos.

    • Avatar

      A História Não Contada dos Estados Unidos, do Oliver Stone, é um lixo ideológico. Como levar a sério um cara que faz elogios à Venezuela e considera este país um exemplo de democracia? Se você quiser saber um pouco da história dos EUA, melhor ler A History of the American People, do Paul Johnson.

  8. Avatar

    Nossos líderes máximos são os mais ignorantes:
    FHC, em 2005, disse que não ia pedir o impeachment de Lula, pois ele ia sangrar até morrer… Todos sabemos que além de não sofrer impeachment, Lula foi reeleito e ajudou a eleger a Anta….
    Lula que realizou reformas de mais de um milhão de reais no tripléx do Guarujá, que ele disse que não era dele, ou seja, é burro mesmo! Também fez reformas de mais de três milhões num sítio em Atibaia, que ele disse que não era dele, ou seja, é muito idiota mesmo!
    Dilma Roussef comprou uma empresa americana nos EUA que não valia nem 50 milhões de dólares e ela pagou 1 bilhão de dólares, ou seja, o dinheiro nem dela era, pois era do povo brasileiro, ela jogou fora uma quantidade de dinheiro que podia construir milhares de hospitais ou várias rodovias!!!
    Como diria o ex-Senador Mão Santa: “A ignorância é audaciosa!”…

  9. Avatar
    Don Roger dos Prazeres

    Infelizmente tenho que concordar com a matéria, olhe o que o Brasil tem e o que somos!!! O nível de inversão de valores absurdos, crises agudas da economia, sem a livre concorrência de mercado, estamos parados no tempo, políticas ultrapassadas, onde elege-se palhaços como representantes do povo, presidiário sendo idolatrado, onde o bandido tem mais direito que a vítima, o país onde se pregam muito a democracia e ao mesmo tempo, ficam torcendo para o barco afundar, mas se esquecem que estamos todos neles.
    O Brasil perdeu o rumo faz tempo, independente dos eleitos, poderíamos ter a genialidade de torcer a favor não dos partidos, e sim pelo Brasil.
    Por esses e outros milhares de motivos que concordo com a pesquisa. Infelizmente.

  10. Avatar

    O povinho saiu de frente da TV para se isolar dentro das redes sociais, onde tbm só recebem informações dos que pensam iguais.

    Petistas repetindo informações e notícias falsas postadas por outros petistas ou pelo petista mor comunista.

    Bolsominus repetindo informações e notícias falsas postadas por outros Bolsominus ou pelo Bolsonaro.

    Ambos fora da realidade.

    Lá em casa é a TV (antiga) que me assiste passar para lá e para cá. Noutros lugares tbm. Vou a restaurantes e barbearia e só vejo a TV ligada para ninguém. Nos salões de beleza acredito que só serve para as mulheradas verem receitas de doces. kkkk

    Aqui perto tem uma padaria que a TV tbm fica ligada para ninguém. Só serve para colaborar com a audiência irreal.

  11. Avatar

    O mundo tem mais de 200 nações soberanas, aí pegam os mais ricos e juntam a eles alguns poucos em desenvolvimento (como o Brasil) para dizer que temos o pior desempenho do “mundo inteiro”… É o mesmo que colocar o Barra Mansa Futebol Clube na primeira divisão do Campeonato Brasileiro e ao final dizer que é o pior time do país (não que não esteja muito longe disso, mas…)…

  12. Avatar

    Não dê crédito ao que leu, quem conhece outros povos percebe nitidamente que em termos de capacidade e conhecimento estamos até mesmo acima deles, o que nos falta é dinheiro e investimentos para expormos nossa inteligência e capacidade, não somos mais ignorantes que eles de forma alguma, quem conhece outros países sabe, há muito vimos sendo saqueados, tentam tomar o feito de Santos Dumont, conhece a história do Uber, pesquise Thales Carangola mg, já que o assunto é conhecimento leia a história também de César Lattes, outro roubo histórico, nossos institutos deveriam tomar frente fazendo pesquisas interna e também no exterior, somos vítimas dos que se consideram uma raça superior se dando títulos de melhores em tudo como no Oscar, Nobel entre outros, lá fora você conversa com pessoas totalmente desinformadas, não sabem sequer que o Brasil fica na América do Sul, isso sim é ignorância, existe burro pra tudo até para dar crédito à imbecilidade.

    • Avatar

      Guilherme: Se você for brasileiro, confirma o resultado da pesquisa.
      Confúcio disse que “cometer um erro e não o corrigir é outro erro”. Seguindo este raciocínio, deixamos de aprender com os nossos erros ao negá-los.

  13. Avatar

    Pelos comentários de algumas malas somente corrobora a pesquisa acima,na teoria a prática é outra,sabem nada de tudo ou tudo de nada. São seres cegos ,angustiados e andarilhos das agruras psíquicas.

Untitled Document