sexta-feira, 23 de agosto de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Colunas / O Brasil, Trump e o acordo do clima

O Brasil, Trump e o acordo do clima

Matéria publicada em 9 de junho de 2017, 07:00 horas

 


Com o apoio do Brasil e o boicote americano o clima só vai piorar; chuvas deste mês têm ultrapassado todas as expectativas

wp-coluna-espaco-aberto-jorge-calife

O clima continua a castigar o nosso já castigado Brasil. Enquanto escrevo essas linhas os rios inundam cidades no sul e no nordeste. Onde quando não chove de menos, chove de mais. As chuvas deste mês de junho têm ultrapassado todas as expectativas. Afinal o inverno é época de tempo seco. E a tendência é o tempo ficar ainda pior, a medida em que o nosso planeta vai ficando cada vez mais quente. Semana passada o presidente americano Donald Trump abandonou o acordo de Paris, que busca limitar o aquecimento do planeta, impedindo que passe de dois graus em 2030.
Trump quer estimular a indústria do carvão nos Estados Unidos. Um dos combustíveis fósseis mais poluidores do planeta. Em seu pronunciamento ele diz que foi eleito para cuidar dos interesses do povo de Pittsburg, não de Paris. O que foi rejeitado pelo prefeito da famosa cidade industrial norte-americana. Trump já entrou para a história como o presidente norte-americano mais desmoralizado de todos os tempos. Tudo o que ele faz ou diz é contrariado pelo povo que julga representar.
Uma semana depois de Trump abandonar o acordo do clima o presidente brasileiro, Michel Temer assinou o compromisso do Brasil com o mesmo acordo de Paris. O que também não é motivo de festa. O Brasil é aquele país que promete mais não cumpre. Uma das metas seria zerar o desmatamento na Amazônia, desmatamento que vai bem obrigado. Estatísticas recentes mostram que apesar de todo o falatório das nossas autoridades as florestas continuam diminuindo.
Como a América do Trump, o Brasil andou sonhando com a riqueza e a prosperidade vindas do combustível fóssil. Durante o governo Lula, a descoberta do óleo na camada do pré-sal levou as autoridades de Brasília a prometerem que íamos virar xeques do petróleo. Nossa região sudeste seria como um emirado árabe, com os municípios nadando em dinheiro. Foi nesse clima que o governo petista colocou o Rio de Janeiro como sede da Copa do Mundo e das Olimpíadas para alegria de seus amigos empreiteiros.
Na época a Petrobrás tinha uns anúncios na televisão falando em “energia verde”, na busca de fontes alternativas de energia. Com a descoberta do pré-sal os anúncios sumiram. O negócio era ficar rico com o ouro negro e dane-se o meio ambiente. Mas a alegria durou pouco. O preço do petróleo despencou nos mercados internacionais, tornando inviável a exploração do badalado pré-sal. E no lugar de virar Arábia Saudita nossa região sudeste anda parecendo cada vez mais com o Haiti.
O prometido “legado olímpico” virou um “largado olímpico” como disse um jornal carioca. Obras abandonadas, estádios superfaturados que não trouxeram benefício algum para o país. E que agora levam para a cadeia os políticos que se beneficiaram com sua construção. Teria sido melhor se todo esse dinheiro jogado fora tivesse sido investido na melhoria de nossas estradas e em fontes de energia alternativa. Como a energia eólica, que ainda é muito mal explorada aqui no Brasil.
Enquanto os Estados Unidos e o Brasil andam para trás a Europa e a Ásia olham para o futuro. A China, que é o país mais poluído do mundo, anunciou que vai respeitar o acordo de Paris e investir em fontes modernas de energia. Como fazendas solares e eólicas e energia das marés.
Esse é o futuro. O combustível fóssil, o carvão e o petróleo fizeram seu papel na época vitoriana, movendo a revolução industrial do século dezenove. Mas já percebemos que nosso planeta não suporta o consumo contínuo desses combustíveis oitocentistas. E como lembrou o Secretário Geral das Nações Unidas não existe um plano B. Porque não temos um planeta B para morar quando o meio ambiente da Terra entrar em colapso.

Donald-Trump

EUA: Donald Trump abandonou o acordo de Paris que busca limitar o aquecimento do planeta
(Foto: Arquivo)


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

32 comentários

  1. Avatar

    Conselho aos petistas dos comentários: pensem em outro candidato para 2018, pois Lula provavelmente estará preso até até lá e detentos não podem concorrer ao cargo de presidente. Não que ele tivesse alguma chance. Ia ser uma derrota vergonhosa para o partido que se auto-intitulava o “Partido da Ética” e hoje quer apenas provar que é tão corrupto quanto os outros.

  2. Avatar

    Aos petistas xucros um recado: sem baixarias e palavras de baixo calão, pois senão o Diário do Vale vai barrar o comentário. Tentem argumentar racionalmente, mas para isso é preciso ler e estudar um pouquinho (blogs sujos como o Brasil 171 não adicionam nada).

    • Avatar

      Ih, acho que fui na ferida e o suíno mordeu a isca… foi mal aí…

    • Avatar

      Sr Anderson,
      em qual candidato o sr votou no segundo turno das eleições presidenciais de 2014?

    • Avatar

      Votei na Dilma e terei o resto da minha vida para me arrepender. Como eu era imbecil nesta época…
      Em minha defesa eu pelo menos posso dizer que acordei para a realidade. Pior alguns petistas aí dos comentários que até hoje acham que Lula e Dilma são honestos e que o PT é o partido da ética. Melhor errar uma vez em 2014 do que errar a vida toda.

  3. Avatar

    Petistas dos comentários, o problema de vocês é de dissonância cognitiva.
    Achavam que o Lula era o político mais honesto do Brasil e que o PT era o partido da ética, aí veio a Operação Lava-Jato e acabou com a fantasia. Então acharam mais fácil negar a realidade do que aceitar os fatos. Gosto de vocês e tenho vários amigos petistas, então aceitem um conselho: procurem um psicólogo!
    Abraços!

    • Avatar

      Do jeito que vc demonstra essa fixação mórbida nas besteiras fascistoides que escreve aqui, duvido que vc tenha amigos, sejam petistas ou não.
      O mais provável é que algum Big Richard petista tenha atuado em sua humilde residência de pobre de direita, daí a raivinha.

    • Avatar

      Calma, meu amigo petista. Sem ódio. Como sugeri acima, um bom psicólogo pode curar a sua doença. Ela se chama dissonância cognitiva e vem da não aceitação da realidade, e, no seu caso, foi causada pelo fanatismo ideológico de esquerda.

  4. Avatar

    Mais um sim, em 2014 fomos 54.501.118, em 2018 com LULA seremos muito mais. A concorrência é fraca.

    • Avatar

      E que todos os deuses tenham piedade de um país sem futuro onde Lula é o primeiro colocado nas pesquisas para presidente…

  5. Avatar

    E temos que ler “…país que promete MAIS não cumpre.” Num texto de um sujeito que volta e meia comete a expressão “… no meu tempo a Educação era isso, era aquilo…”
    Chove chuva.

  6. Avatar
    الفتح - الوغد

    Antes a chuva que a seca atípica de alguns anos atrás… Sempre fomos um país úmido, chuvas aqui sempre trouxeram problemas. A natureza não funciona como um relógio, nada acontece na medida exata… Que continue chovendo e arriem a bandeira vermelha de nossas contas de luz…

    A chuva nos manterá mais verde que qualquer outro país. Não reclame do irreclamável!!…

  7. Avatar

    O Planalto está um mar de bosta e agora eles não tocam nem no assunto, viviam a criticar o governo federal em todos os seus artigos, depois que conseguiram seu intento, fizeram como o Alexandre Garcia, esqueceram dos bastidores do planalto. E digo mais, só prendendo LULA e o tornando inelegível ele não será eleito presidente do Brasil, eu não tenho dúvidas que eles condenarão o LULA, diga_se de passagem sem provas materiais, baseado apenas em delações negociadas para reduzir pena. O caçador de pedalinhos fez vista grossa e já absolveu a mulher do Cunha , que gastou milhões com roupas e jóias no exterior com dinheiro “comprovadamente”” oriundo de propina, e ele estava preocupado em provar que os pedalinhos comprados por 2 mil reais pela Dona Marisa era dinheiro de corrupção. LULA é igual massa de bolo,quanto mais bate mais cresce, segundo últimas pesquisas já seria eleito presidente com mais de 50% dos votos já no primeiro tutno.

    • Avatar

      Acorda para a realidade, petista! Lula já responde a 5 processos na Justiça, uma denúncia aguardando para virar ação penal, e é investigado em pelo menos uns 10 inquéritos. Não há provas? Onde você esteve nos últimos 15 anos? Há montanhas de provas! Mas para os petistas Lula é o homem mais honesto do Brasil é o PT é o partido da ética. É muita ignorância ou má fé.

    • Avatar
      Aiatolá na Sinagoga

      Pois é. O sujeito fica a vida toda repetindo que Lula é ladrão e aí descobre que o ladrão é o Aécio. O cara fica com raiva de quem? Do Lula. A NASA precisa estudar o pobre de direita.

    • Avatar

      Lula e Aécio são bandidos. A diferença é eu quero ver os dois presos e vocês querem o Lula presidente novamente. Mais um petista…
      Quanto a ser de direita, duvido que vocês petistas saibam sequer definir a diferença entre esquerda e direita. VAI ESTUDAR!

    • Avatar
      A César o que é de César

      Provas documentadas realmente não existem até agora, o que existe são delações obtidas de réus em acordos para redução de pena, eu não tenho dúvidas que o LULA será processado, agora ignorante também é aquele que acha que o PT inventou a corrupção , o seu candidato derrotado (Aécio) está aí para não deixar ninguém mentir.
      O LULA realmente está disparado nas pesquisas, aí vc vai dizer : só ignorantes votam no LULA, porque para pessoas como vc são ignorantes e agem de má fé todos os que não pensam igual a vc.

      VIVA A DEMOCRACIA – LULA 2018, OU MELHOR, LULA JÁ!

    • Avatar
      Aiatolá na Sinagoga

      Pobre de direita, papagaio de telejornal, pare de passar vergonha. Viveu destilando recalque e chamando Lula de ladrão, votou no Aécio, defendeu o Mineirinho o tempo todo.
      E quando aparecem contra Aécio as provas irrefutaveis que vc sonhava aparecessem contra Lula, o reacinha fica com raivinha de quem? Do Lula.
      Assuma que agiu como boi tangido, pobre de direita; é menos ridículo.

    • Avatar

      Viva o estado democrático de direito! Lula já na cadeia!

  8. Avatar

    Antes e depois desses 13 anos não há registro de corrupção. Eu não sei porque quanto mais investigam Lula, mais descobrem Aécio e Temer.

    • Avatar

      O PT não inventou a corrupção, apenas fez dela um modo de governar e levou a robalheira a níveis jamais vistos.
      Lula já é réu em 5 processos (mais a caminho) e é investigado em outros tantos inquéritos. Já está mais do que claro para qualquer um que não seja um debilóide que ele era o comandante do esquema do petrolão (palavras do MPF). Quanto ao Temer, não dava para esperar muita coisa do vice de um presidente do PT. Em um país sério Lula, Dilma, Aécio, Temer e tantos outros já estariam presos com menos de 1% do que já foi descoberto.

    • Avatar

      Que provas, gênio? Envie-as ao juizeco seletivo caçador de pedalinhos? Mais um da boiada paneleira mugindo ao Efeito Lulinha-dono-da-Friboi.

  9. Avatar

    No estudo da economia existem as chamadas externalidades negativas, que são basicamente os resultados indesejados da atividade econômica que não são contabilizados nos custos – como a poluição por exemplo. Em um mundo em que os prejuízos à sociedade como um todo causados pela degeneração ambiental se tornam cada vez mais evidentes, uma mudança será inevitável para o futuro da humanidade.

  10. Avatar

    O couro comendo no Planalto e o cara vem falar da década passada, desdenhando do Pré-sal (diferentemente das ávidas petroleiros internacionais), com a habitual linha textual chocha. Por que não volta àqueles corte-e-cola ginasiaisbsobre a Via Láctea, já que falar de tucano e de Temer não consegue?
    A culpa não é do autor do texto: ele votou no “Tem que ser um que a gente mata ele antes de delatar”.
    A culpa é minha: eu deveria ter parado de ler o texto ao me deparar com o trecho: “…país que promete MAIS (sic) não cumpre.”

    • Avatar

      Levando em conta que os petistas assistiram por 13 anos aos maiores esquemas de corrupção da história do ocidente sem falar nada ou negando tudo, que moral que resta para reclamar de corrupção?

    • Avatar

      Antes e depois desses 13 anos não há registro de corrupção. Eu não sei porque quanto mais investigam Lula, mais descobrem Aécio e Temer.

    • Avatar

      Sr Anderson, me parece que o Sr tem memória seletiva, então vou refrescar sua memória, só no caso Banestado levantado e enterrado no final do governo FHC, a soma do montante envolvido era da ordem de pouco mais de 130 BILHÕES DE DÓLARES, e diga-se de passagem enterrado pq um dos primeiros nomes a aparecer foi o do presidente do banco central do governo FHC. Naquela época FHC também contava com o bom serviço do Sr Geraldo Brindeiro , mais conhecido como o ENGAVETADOR GERAL DA REPÚBLICA.

    • Avatar

      Mais um petista. A corrupção nos governos anteriores ao PT foi brincadeira de criança perto do que vimos nos últimos 14 anos. Banestado? E o Petrolão? E o mensalão? E o Eletrolão? E a JBS? E a Odebrecht? E a OAS? Você esteve dormindo nestes últimos 14 anos? Ou só lê notícias dos blogs sujos como o Brasil 171? ACORDA PRA REALIDADE!

    • Avatar

      Anderson,
      então 130 BILHÕES DE DÓLARES ou QUASE MEIO TRILHÃO DE REAIS p vc é brincadeira né, no dos outros é refresco. Já vi que vc é mais um contra o PT e não contra a corrupção.

    • Avatar

      130 Bilhões? Meio trilhão? Você, como bom petista, está delirando. Mas para achar que o Lula é o político mais honesto do Brasil e que o PT é o partido da ética, aí nenhum delírio é grande o suficiente.

    • Avatar

      130 bilhões de dólares sim, foi realmente este o montante apurado no caso Banestado durante governo FHC,
      quem quer tapar o sol com a peneira diz que não, mas é só pesquisar na internet que qualquer um pode ver em publicações idôneas que o valor de dinheiro envolvido no caso Banestado foi da ordem de 130 bilhões de dólares, algumas publicações dizem ter chegado na 134 bilhões.

    • Avatar

      Petista, procure a Casa de Saúde Dr. Eiras, ali em Paracambi. Lá tem tratamento psiquiátrico. Você está delirando (aliás só de insistir em defender o PT, você já devia ter procurado ajuda).

Untitled Document