terça-feira, 23 de julho de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Colunas / O Brasil vai sobreviver até 2022

O Brasil vai sobreviver até 2022

Matéria publicada em 30 de setembro de 2018, 10:00 horas

 


País já passou por coisa pior; todos vamos sofrer, independente de quem ganhar, mas talvez aprendamos algo

Brasil vai continuar existindo apesar de Haddad ou Bolsonaro

A decisão sobre quem vai dirigir o Brasil pelos próximos quatro anos vai ser tomada, muito provavelmente, no dia 28 de outubro, que é a data do segundo turno das eleições presidencial e de governadores. No que diz respeito aos candidatos a presidente, tudo continua a apontar para um segundo turno entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT). São duas opções ruins, na opinião deste colunista. A notícia boa é que o Brasil é forte o suficiente para sobreviver a quatro anos de qualquer um desses dois no poder.
O motivo para essa crença não é um otimismo ufanista, com base em versos do Hino Nacional, do tipo “nossos bosques têm mais vida”. É que o Brasil é muito mais do que o seu governo. Vamos lembrar rapidamente o que aconteceu desde meados da década de sessenta:

Abaixo o biquíni

Um presidente despreparado, Jânio Quadros, proibiu o uso do biquíni, o que irritou muita gente, mas não conseguiu levar adiante o plano para anexar a Guiana Francesa, o que resultaria em uma guerra contra uma superpotência. Seu governo acabou quando ele renunciou à presidência por causa das chamadas “forças ocultas” – que ninguém sabe exatamente o que eram, ou mesmo se existiram de verdade. As “maluquices” de Jânio incomodaram o povo, mas nem arranharam o país.

Ligas camponesas, golpe militar e décadas perdidas

O sucessor de Jânio, João Goulart, estava fazendo um governo que preocupou setores mais conservadores da sociedade, que viam nele uma “ameaça comunista”. Jango caiu com o golpe militar de 1964, uma ditadura foi implantada, correu sangue, teve crescimento econômico baseado em crédito externo, teve o famoso “dívida não se paga, dívida se rola”, de Delfim Netto.
Resumo: as trapalhadas econômicas dos dois últimos presidentes da ditadura militar e dos dois primeiros da Nova República (dando nome aos bois: Ernesto Geisel, João Figueiredo, José Sarney e Fernando Collor) levaram o país a praticamente vinte anos de inflação alta e crescimento baixo, mas nem naquela época o país parou.

Economia estável, mas sem crescimento

Fernando Henrique Cardoso, que assumiu o Brasil com a inflação domada pelo Plano Real do governo Itamar, exerceu seus dois mandatos com um medo claro do retorno da inflação pré-real, e adotou uma ortodoxia econômica que impediu que o país deslanchasse. Mas o país resistiu e, mesmo caindo no ranking das maiores economias, nunca deixou de estar entre os vinte maiores PIBs do mundo.

O roubo generalizado

Mais recentemente, os bilhões (talvez trilhões) de reais que sumiram no ralo da corrupção que atinge o Brasil fizeram falta, sim, e os responsáveis têm que ser punidos, sim.
As grandes empreiteiras, que dependem do governo para seus contratos e participaram desses esquemas, levaram um tranco, mas continuam a ser empresas de grande qualidade e capazes inclusive de competir no mercado internacional. Se a Construtora Norberto Odebrecht sobreviveu à Lava-Jato, qualquer empresa de grande porte consegue sobreviver a quatro anos de governo ruim.

Vantagens

O Brasil tem empresas privadas poderosas, que não precisam manter laços estreitos com o Estado, como a Embraer, a Vale, o Bradesco, o Itaú, a CSN, a Usiminas e a Ambev. O Brasil tem um baita mercado interno: são mais de duzentos milhões de pessoas comprando de chicletes a apartamentos, passando por automóveis, calçados e roupas.

Futuro sombrio

Um presidente, por mais imbecil que seja, não vai conseguir forçar as empresas a fazerem bobagem e quebrarem. Claro, uma política fiscal equivocada e leis trabalhistas mal feitas podem dificultar a vida de patrões e empregados, mas os mais fortes dos patrões e os mais competentes dos trabalhadores vão sobreviver.
Na opinião do colunista, nem Bolsonaro nem Haddad chegam sequer perto de representar o que há de melhor em termos de proposta e de biografia. Um governo de qualquer deles tem tudo para ser ruim – por motivos diferentes e opostos.

We will survive

O Brasil não vai cair num buraco porque é maior do que qualquer buraco. O país possivelmente vai sofrer, mas chega a 2022 com seu território intacto e sem grandes baixas entre os principais agentes econômicos.
Além disso, o Brasil terá uma grande oportunidade com um governo muito ruim: aprender que um país não é seu presidente. Os Estados Unidos, por exemplo, estão crescendo não por causa do Donald Trump, mas porque as empresas e o povo americano não ficam esperando medidas governamentais. Arregaçam as mangas e fazem.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

31 comentários

  1. Avatar

    Quer dizer que Bradesco, Itaú, Ambev,CSN e Usiminas conseguem viver sem o estado brasileiro? Em que país o digníssimo colunista vive? Sem a máquina de fazer dinheiro chamada dívida pública esses bancos mencionados já teriam quebrado. Não produzem absolutamente nada, vivem da exploração dos juros, Ambev sem os subsídios estaduais para construir suas fábricas e seu cartel de cervejas de milho já teria quebrado. CSN é privada mas busca seus créditos no BNDES como ainda fosse estatal. De onde tirou essa conversa que sem estado , o empresariado tupiniquim sobrevive? Por isso que a Mirian Leitão do DV deita e rola nos comentários absurdos acima. Vão ler a historia do nosso país e das principais potências mundiais. Sem o estado fomentador não seriam nada.

  2. Avatar
    Carlos Magno de Oliveira

    Caro editor, muito constrangedor não publicar mais meus comentários, a divulgação do livre pensamento que não é ofensivo a sociedade e sim esclarecedor do porque o Brasil passa por esta divisão e tendências para proliferação da violência tem muito haver com o apoio que a imprensa em geral divulga para alienar nossa população apoiando candidatos que nada poderão acrescentar para modificar a estrutura podre da política nacional.

  3. Avatar
    Carlos Magno de Oliveira

    Senhor perdoai estes que votam e apoiam a candidatura de Bolsonaro porque eles não imaginam o mal que vão fazer ao Brasil e a todo o seu povo!
    Votam na ilusão que estarão destruindo um mal e na realidade estarão criando um pior!

  4. Avatar
    Carlos Magno de Oliveira

    O grande mal de nosso pais se chama povo brasileiro, somos um povo maria vai com as outras, somos um povo sem personalidade e que se deixa envolver com facilidade e ser encaminhado a contribuir para a desgraça de uma nação inteira.
    Diversos videos e mensagens bem elaboradas de apoio ao Bolsonaro mostram muito bem como é fácil utilizar o nosso frágil povo para a disseminação e destruição da possibilidade de alcançarmos um país com dignidade para todos e futuro para as próximas gerações.
    Votar em Bolsonaro para destruir o PT estarão destruindo a possibilidade de sonharmos com um futuro melhor.
    Se as pessoas que pensam em votar em Bolsonaro tivessem consciência e bom senso iriam perceber que ele é o candidato com maior rejeição e isto comprova que ele não é unanimidade e estará dividindo nosso país e causará muita dor no futuro.
    Bolsonaro não possui propostas para administrar nossa nação e é simplesmente um falastrão sem responsabilidade com um discurso enganador e violento que trará prejuízos incalculáveis para o povo brasileiro e só está liderando realmente por culpa do PT que também com a ilusão dos brasileiros que deixaram de votar em bons candidatos em 1989 criaram este monstro e agora querem criar outro muito PIOR.
    Tenho muita consciência política e da história de exploração que vive nosso país a mais de 54 anos e hoje nossa melhor opção é CIRO GOMES.
    Sem nenhuma dúvida não podemos mais continuar sendo colônia dos interesses dos investidores agiotas internacionais que dominam nossa política desde o golpe militar em 1964.
    Lembrem-se que o guro econômico de Bolsonaro é Paulo Guedes que faz parte dos banqueiros e investidores exploradores dos juros extorsivos praticados no Brasil.
    Que Deus possa perdoar esta ingratidão que nosso povo poderá cometer votando em Bolsonaro ou no PT mas aí será tarde demais.

  5. Avatar

    Acho interessante as pessoas colocarem a fé total ou em Bolnosaro que parece Janio Quadros com seu moralismo exarcebado, conhecido em charges por carregar uma vassoura pois seu slogan era: varrer a imoralidade do país, em que proibiu os biquínis, rinhas de galo e outras besteiras bem menos importantes do que um país precisa. Parece que Bolsonaro quer fazer do Brasil seu quartel, como Janio quer fazer do Brasil seu quintal, em que vizinhos tidos como estranhos os incomodam. Hadad é uma fórmula repetida de um paritido político há desgastado moralmente pelo acúmulo de pessoas envolvidas em Lava jato, impeachament e prisões. Um partido que teve seu auge há 12 anos e agora é um fracasso. Parece que a História repete todas essas aniquilações, como uma escolha seletiva natural: um dia a Igreja Católica, por exemplo, era uma das únicas religiões praticadas e endeusadas, agora encontra-se falida moralmente e desacreditada. Assim, comparando é o PT. Politicamente o novo presidente, que desejo e espero que não seja Bolsonaro nem Hadad, pois o caso aqui nem é votar no melhor é no menos pior. O que O Brasil sempre faz mesmo é após as burradas desses presidentes é trabalhar arduamente. É isso que mantém o país. Mas não esqueçamos que por mais que o Brasil fique de pé, em rankings mundiais, ou não, há algo mais terrível a ser levado em consideração: que podíamos ser mais que isso, que podemos ser mais que isso, que depende de todos ser mais do que isso e que nossas escolhas sim é que dirão se ficaremos de pé com orgulho ou de pé cabisbaixos, derrotados porque ainda as pessoas são tão IRRESPONSÁVEIS com suas escolhas começando pela eleição. E não somente ela!

  6. Avatar

    O Brasil é um circo. Cristão votando em defensor de torturador sanguinário. Instituições de Estado como as Forças Armadas e o Poder Judiciário (pagas com dinheiro público para estarem acima de governos) estão emitindo opinião política. E ninguém vê que nossa democracia acabou e que o futuro da Nação será entregue a um dos candidatos mais rejeitados e que tomará posse rejeitado e um novo processo de impeachment se desenha.

    • Avatar

      Realmente Eleitor, concordo com você, é um absurdo que tem gente votando no posto do Lula, Haddad, que defende Maduro, enquanto a OEA e a ONU estão querendo prendê-lo por crimes contra a Humanidade, pois Maduro manda prender a oposição, mata os mais perigosos para o regime ditatorial e tem 2000000 de venezuelanos buscando refúgio no Peru, na Colômbia e no Brasil, fugindo da fome e da peste!

      Sim, Eleitor, tem a ameaça do “futuro da Nação será entregue a um dos candidatos mais rejeitados e um novo processo de impeachment se desenha” … É só observar que a rejeição à Haddad, o poste de Lula, está aumentando, pois estão vendo nele uma Dilma com calças, e logo há a lembrança de um novo impeachment!

      Como diria o ex-Senador Mão Santa: “A gente faz apenas 1 vez na vida: nascer, morrer e votar no PT!”.

    • Avatar

      A rejeição é dupla Guto. Hadaad e Bozo são a escória da política programados por marketeiros para se degladiarem. Qualquer um que vencer enfrentará rejeição, repulsa e descrédito da metade do país. Por isso não voto nesses trastes no primeiro turno.

    • Avatar

      Concordo eleitor. Não voto em nenhum dos dois nesse segundo turno, prefiro ficar em cada. É que esse Guto é cedo, idolatra o Bolsonaro e não consegue alcançar tudo que você falou.

  7. Avatar
    Nem um e nem outro

    Não voto em Bolsonaro porque é um desequilibrado, um petista enrustido.
    Não voto em Haddad porque eu não sou desequilibrado.

    Voto em João Amoêdo.
    Quem assiste a uma entrevista dele sabe que opção pra votar tem.

    • Avatar

      Toma o remedinho… você tá precisando!

    • Avatar

      Manfre. De um lado a ditadura baseada nos vermelhinhos da Venezuela, do outro a ditadura do Coronel Ustra, que é guru do ocioso deputado que até hoje não conseguiu mostrar nada de útil e inclusive esteve na coligação da Dilma em 2014. Se você defende um destes você é masoquista ou precisa é de internação num sanatório…

  8. Avatar

    Na minha época quando o bandido entrava em nossa casa, nós torcíamos para que ele fosse preso e condenado. Hoje, o bandido entra em nossa casa, é julgado, preso e condenado MAS, muitos pedem sua liberdade e torcem para que ele seja presidente do BRASIL. E tem gente que diz que não há nada de errado com o brasileiro.

  9. Avatar

    Brasil não resiste a um outro governo petista.Se no ambiente econômico favorável de uma década atrás conseguiram quebrar o país com seu populismo associado à roubalheira,imagine agora que estamos atolados até o pescoço com uma dívida pública impagável.
    Bolsonaro está longe de ser o candidato dos sonhos,mas é o que temos pra hoje para deter a sanha socialista dos sindicatos tupiniquins.

    • Avatar
      Cidadão de bem, defensor da moral e dos bons costumes.

      Pois é, bolsominion. A culpa não é do pobre de direita; ele votou no Aécio.

  10. Avatar

    UMA DAS MELHORES MATÉRIAS QUE LI NESTE JORNAL…

  11. Avatar

    Sou homem, casado, pai de família, cristão. E digo #elenão. Bolsonaro não tem condição de governar um pais. Fala muito mas não é equilibrado.

    • Avatar

      aposto que recebe algum beneficio politico por isso escreveu isso, senao estaria pensando no futuro do seus filhos e netos e saberia que bolsonaro e o mais indicado que o brasil precisa nesse momento.

  12. Avatar

    Meu voto é 13

  13. Avatar

    O Brasil está em rota de quebrar, isso é fato contábil e não mera opinião. A previdência, tecnicamente já está quebrada pois JÁ é deficitária, a questão é o quanto ela continuará subindo e o quanto aguentaremos ainda de déficits atrás de déficits. Agora, se haverá um colapso, isso já não acredito (há uma diferença abismal entre quebrar e colapsar).

    O que é inegável é que há sim um pessimismo absurdo quanto a plataforma do PT por motivos óbvios! Eles não escondem que são a favor de revogar reformas como PEC do teto, trabalhista e ainda tem ressalvas quanto a uma reforma da previdência, e que se for feita será extremamente amena e que não chegará nem próximo de resolver o problema. O PT também tem um fetiche em regular a internet e a mídia (falam nomes bonitinhos como regulamentar, democratizar… mas, traduzindo é censura mesmo).

    Já a plataforma de governo de Bolsonaro é algo mais liberal, de mais reformas, de buscar sempre desburocratizar, desregulamentar, descentralizar poder (muito importante!), privatizar, enxugar a máquina pública e com isso fomentar o empreendedorismo.
    Colocar pessoas técnicas nos ministérios e acabar com o “toma lá dá cá”, e sabe porque isso será possível? Pois o congresso virá com mais liberais e conservadores do que antes, e as pautas são para o Brasil e não partidárias.

  14. Avatar

    Gente, bom ou não, saberemos só depois. Mas a vitória do Hadad é certa. Meu candidato é o Daciolo, mas infelizmente ele não tem chance. Não adianta gritar esse tal 17 que é o 13 que ta vencendo de cabo a rabo. Já me conformei.,

  15. Avatar

    É óbvio mas mereces o meus parabéns!….talvez o povo precise de mais 4 anos sob a batuta do petismo para compreender que quem manda no país é o capital/ investimento, o povo pode até reclamar mas aí vem os 14 milhoes de desempregados e juros estratosféricos……..sou pobre e votarei no Meirelles, sonho com um presidente bom para o Brasil, não para mim.

  16. Avatar
    Cidadão de bem, defensor da moral e dos bons costumes.

    A culpa não é do manifestoches. Eles votaram no Aécio.

  17. Avatar

    Depende. Se o Bolsa ganhar, o q não vai acontecer, kkkkkkkk, desculpa, O Brasil sucumbe em doze meses.
    Ah, eu ia esquecendo: Aceita querida. Dói menos kkkkkkkkkk

    • Avatar

      Geninha, espero que você mude de voto, pois teu candidato transformou a cela/sala de um preso em comitê eleitoral, como diria o jornalista Boris Casoy: “Isso é uma vergonha!”. Além do mais teu candidato está usando a mentira de que a Maior Crise Econômica que eles criaram no Brasil, foi culpa da Operação Lava-Jato, ou seja, é a mesma coisa de um bandido ser preso roubando dentro de um supermercado e dizer que a culpa é da polícia! Como diria o ex-Senador Mão Santa: “A gente faz apenas uma vez na vida: nascer, morrer e votar no PT!”

    • Avatar

      Titia guto, Casoy foi X9 da ditadura e pedófilo voraz. Vide suas viagens à Índia e outros países do Oriente para pegar rapazes dimenor. Vai estudar, tia guta.

  18. Avatar

    O Brasil pode até sobreviver, mas se votar no partido do PT a população estará cometendo o grave pecado do escândalo, pois esse partido deu bilhões de reais para ditaduras na América Latina e na África, dinheiro esse que a população brasileira nunca mais vair ver! No ano passado a Venezuela deu calote na dívida, ou seja, não pagou!!!

    • Avatar

      Pois vc , vovó, só confirmou o que o Partido dos Trabalhadores realmente pensa e faz. Ajudar os mais pobres. A senhora não queria q eles ajudassem os EUA ou a Europa, né ? Kkkkkkkk. Por isso q sairam vitoriosos no pleito de Outubro.
      Pode falar c o seu médico, do SUS, p receitar o Izordil p por em baixo da língua.
      No Brasil só há dois penta campeões: a Seleção Brasileira e, claro, o PT (2002, 2006, 2010, 2014 e agora, 2018).
      Hiiiii, agora a vovó sucube kkkkkkkkkll

    • Avatar

      Quando o Lula emprestou os bilhões para o Hugo Chavez na Venezuela, não havia crise econômica na Venezuela, o país estava muito bem, pois o preço do petróleo estava elevado!
      O que dizer da ignorância da Geninha, que escreve sem pensar?!
      Como diria o ex-Senador Mão Santa: “A ignorância é audaciosa!”…

    • Avatar

      Guto. O choro é livre. Hadad já é o novo presidente do Brasil. Não por ser o melhor, mas o Bolsonaro é totalmente desequilibrado, e a maioria da população já entendeu isso.

Untitled Document