sábado, 25 de maio de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Colunas / O cérebro dos vencedores

O cérebro dos vencedores

Matéria publicada em 5 de janeiro de 2019, 08:02 horas

 


Primeira coluna do ano traz como assunto a vitória, o sucesso e as conquistas

Feliz ano novo! O ano vai começar de verdade! Segunda é nosso grande dia!

Vamos falar sobre vitória? Sobre sucesso? Sobre conquistas?

Primeiramente, devemos ter claro em nossa mente o real significado acerca do sucesso, acerca do vencer, e sobre o quê, efetivamente, queremos conquistar. Pois se você não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve, não é verdade?

Sabe aqueles atletas de altíssimo nível que parecem ter uma resiliência e disciplina sobre-humanas? Sabe aqueles empreendedores que vêm do zero, do nada, assumem todos os riscos e transformam uma simples ideia em uma grande empresa de sucesso? O que podemos dizer ao analisar aqueles profissionais que possuem uma autoconfiança e uma capacidade de realização que os fazem chegar ao topo dentro da empresa? E os estudantes que conseguem focar nos estudos com disciplina e obter o sucesso esperado?

Temos a impressão que algumas pessoas são programadas para vencer, será mesmo? Parece que sim, pelo menos é o que afirma Carol Dweck, psicóloga e professora na Universidade Stanford, nos Estados Unidos, criadora do conceito de “mindset”, ou modelo mental.

A boa notícia é que a configuração do nosso cérebro não é imutável, isso mesmo, podemos treinar nosso melhor amigo, podemos reprogramá-lo e ainda desenvolver novas habilidades. Que tal?

Vamos criar uma situação hipotética, dois engenheiros são apresentados a um novo sistema de gestão das tarefas de campo, mas que roda em um programa de computador em um sistema inovador. Ambos iniciam bem, ouvem explicações e esclarecimentos para executar as primeiras tarefas. Todavia, ao tentar usar informações mais complexas, o cenário muda. Um deles, ao errar pela primeira vez, fica nervoso, estressado e volta a praticar o que já sabia e deixa o novo programa de lado. O outro, por sua vez, ao errar, tenta com mais afinco, tenta de outras maneiras e pede ajuda a quem já sabe, usa a internet e o telefone. O que teremos no final do dia daqueles dois profissionais? Certamente o segundo se encontrará muito mais bem preparado do que o primeiro. Concorda?

Qual a diferença entre os dois? Um sabe mais do que o outro? Será que um possui habilidades intelectuais melhores? Para Carol Dweck, autora do livro Mindset – a nova psicologia do sucesso. O que diferencia os dois profissionais não é a capacidade intelectual, mas a maneira como eles pensam e como encaram as novas experiências. E o melhor é que isso pode ser treinado. Se há como treinar, há como ensinar e como aprender. Está na Hora da Educação.

 

Como nós pensamos?

Mindset Estático – fixo

Acredita que a inteligência estática leva ao desejo de parecer inteligente. Parecer é mais importante que fazer.

Desafios

Evita os desafios, evita os conflitos oriundos dos desafios e evita os riscos.

 

Esforço

Enxerga o esforço como algo infrutífero, ou algo que cansa e pode gerar dor e frustração.

Obstáculos

Fica na defensiva, não quer mudanças, desiste com facilidade.

Crítica

Ignora feedbacks, acha que toda crítica é negativa, que as críticas vêm carregadas de inveja e outros problemas e, por sua vez, é muito crítico em relação às mudanças.

Sucesso dos outros

Sente-se ameaçado pelo sucesso dos outros, as conquistas dos outros o incomoda, uma vez que ele sempre, independente de posição, entende que o sucesso dos outros, principalmente dos conhecidos pode funcionar como uma ameaça à sua zona de conforto.

Resiliência

Tem baixa resiliência, prefere ficar na zona de conforto. Tentou, errou? Trata o erro como fracasso e não tenta novamente.

Mindset de crescimento – ativo

 

Tem o desejo de aprender, se desenvolver e evoluir sempre.

Desafios

Abraça novos desafios, gosta de novos desafios e de novas possibilidades.

Esforço

Acredita no esforço e vê que o esforço é o caminho para a excelência, crê ainda que o empenho sempre será compensado.

Obstáculos

Enfrenta as dificuldades e persiste nas dificuldades.

Crítica

Aprende com a crítica, sempre que existe uma crítica consegue dar um passo atrás e ver o que daquela crítica é pertinente para o seu desenvolvimento.

 

Sucesso dos outros

Encontra lições e inspirações no sucesso dos outros, acredita que as vitórias dos outros podem servir como caminho para o próprio sucesso.

Resiliência

É resiliente, acredita na resiliência.

 

Resultados:

Resultado mindset fixo – As pessoas se acomodam mais cedo e conquistam menos do que seu potencial permite, porque buscam viver na zona de conforto.

Resultado mindset crescimento – Tem um alto nível de conquista. Pois não param, os indivíduos com mindset de crescimento querem conquistar cada vez mais.

Se temos como aprender, que tal olharmos para o mindset de crescimento e para o mindset fixo e, que tal, tentarmos aplicar o mindset de crescimento para os nossos funcionários, colaboradores, alunos e para os nossos filhos? E, principalmente, para nós mesmos.

Será que é possível mudar o nosso mindset? Que tal começarmos agora? Basta pensarmos como é nossa postura.

 

Feliz ano novo!

TMJ!!!

Raphael Haussman. É professor, Coach, consultor e apaixonado por educação e desenvolvimento humano e, ainda, pai da Raphaela e do Theo.

 

 

Nosso dicionário:

Sucesso – Significa ter êxito em alguma coisa; Ter um resultado feliz em algo; Conseguir chegar ao fim de uma empreitada.

Resiliência – É a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas.

Disciplina – É o ato de se controlar a alguém ou a si próprio.

Empreendedor – É aquele que toma a iniciativa de empreender, de ter um negócio próprio. É aquele que sabe identificar as oportunidades e transformá-las em uma organização lucrativa. O empreendedor é aquele indivíduo que é criativo, inovador, arrojado, que estabelece estratégias que vão delinear seu futuro.

Carol Dweck – Carol S. Dweck é a professora de psicologia de Lewis e Virginia Eaton na Universidade de Stanford. Dweck é conhecido por seu trabalho no traço psicológico da mentalidade.

Mindset – O mindset não é um mero traço de personalidade, é a explicação de por que somos otimistas ou pessimistas, bem-sucedidos ou não. Ele define nossa relação com o trabalho e com as pessoas e a maneira como educamos nossos filhos. É um fator decisivo para que todo o nosso potencial seja explorado.

 

Dica de leitura

Livro Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso de Carol Dweck

 

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

5 comentários

  1. Avatar

    O que diria de alguém que cita como exemplo o primeiro governador cassado
    Por corrupção,que cristão é esse que semeia o ódio, vá se tratar seu doente!!!!!!

  2. Avatar

    Não dá Ibope para este retardado,deixa ele até o final do governo Rachid mudando o foco das besteiras ,uma hora ele vai cair na real ou vai se internar em uma clínica tarja preta.

  3. Avatar

    É guto , quando eu leio um comentário seu eu percebo o quanto vc é seletivo e desatualizado com os atuais acontecimentos no Brasil. Talvez vc deva morar em outro país. Ou seja um grande capitalista milionário que perdeu alguns milhões na crise de 2014 no Brasil.

  4. Avatar

    Quem teve maior sucesso na vida?! Jesus Cristo ressuscitou, venceu a própria morte…
    Enquanto o comunista morre e vai para o inferno, que representa o fracasso final, o cristão morre e ressuscita e vai para o Céu, que representa o sucesso final!
    No cérebro do cristão “servir é reinar”, enquanto no cérebro do comunista servir é acumular propriedades, sítios, tripléx, fortunas, etc…, todas roubadas do erário público, como vimos nos últimos 14 anos no Brasil de Lula…
    Até pouco tempo atrás, com a gestão do PT, os cristãos tinham até que se calar (é só lembrar do padre da Canção Nova, que Dilma Roussef mandou calar senão fecharia a emissora)… Hoje, os cristão podem falar à vontade e encontramos vários deles até nos Ministérios de Bolsonaro!
    O que dizer da pessoa que se diz cristã e vota no PT?!
    Como diria o ex-Senador Mão Santa: “A ignorância é audaciosa!”…

Untitled Document