domingo, 26 de janeiro de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Colunas / O colapso moral brasileiro

O colapso moral brasileiro

Matéria publicada em 2 de outubro de 2018, 08:30 horas

 


Agressões em escolas é apenas um sintoma da falência moral da nação

Caos: A insegurança chegou às salas de aula.

Há algumas semanas a televisão e as redes sociais exibiram imagens chocantes de professores sendo agredidos por alunos. Uma coisa comum em nosso país, o que leva muitos mestres a pedirem licença para tratamento psicológico. Enquanto outros desistem da carreira. Infelizmente o desprestígio e as agressões aos mestres são apenas um sintoma de um problema muito maior. A falência moral da nação brasileira, que se agrava a cada dia que passa.
As crises econômica e política, embora ocupe muito mais espaço nos noticiários, são muito mais fáceis de resolver. Já o colapso moral brasileiro é um problema que vai levar gerações para ser revertido. Os alunos que agridem professores não tem educação porque os pais deles também não tiveram. E a tendência é que eles passem sua agressividade e desrespeito pelo próximo, aos seus filhos, que formarão uma nova geração de menores infratores e criminosos.
Tudo começou quando criaram um Estatuto da Criança e do Adolescente que transformou os menores de idade em seres intocáveis. Que acreditam que podem tudo e não tem nenhum dever para com a sociedade. E os professores ficaram indefesos, incapazes de se defenderam das agressões que sofrem.
E o problema não é só nas escolas. Outro dia meu irmão estava caminhando por uma rua do bairro Vale do Sol, que é uma área nobre lá de Pinheiral, onde as pessoas de mais alta renda constroem suas casas luxuosas. No caminho ele encontrou um senhor de idade que também fazia sua caminhada armado com um porrete. Meu irmão achou estranho, o velhinho com aquele cassetete na mão e perguntou: – É pra se defender dos cachorros?”
O idoso explicou: “Não, é para me proteger dos moleques. Eles cercam a gente e dizem: “Me dá dinheiro velho, senão a gente te mete a porrada!”. E isso numa cidade do interior, que já foi um lugar pacato. Eu já sabia de outros ataques de menores infratores contra idosos em Pinheiral mas não sabia que tinha chegado a esse ponto, dos idosos precisarem carregar porretes e cassetetes para se defenderem dos ataque. E essa é a nossa juventude, o futuro do Brasil.
As instituições do estado brasileiro estão minadas pela corrupção, que está em toda a parte. Na semana passada descobriram uma “milícia marítima” formada por policiais que cobravam altas somas de pescadores ilegais para permitir que eles pescassem na época do defeso e operassem barcos sem licença. A polícia, que deveria ser a defensora do estado de direito e do cidadão está cheia de bandidos fardados. Lá no Rio de Janeiro, capital do estado, prenderam elementos de outra milícia, essa terrestre, que extorquia dinheiro de comerciantes e cidadãos. Com apoio de delegados e policiais militares. Nem dá mais para falar em “banda podre” da polícia. A podridão já tomou conta de todas as instituições, está no executivo, no legislativo, no judiciário, corrompeu toda a sociedade brasileira.
A mídia tenta nos convencer que tudo será resolvido com uma eleição. Onde mais uma vez o povo ignorante será coagido a votar (Direito que é facultativo nos países sérios) nos partidos de sempre. Achando que um novo presidente vai resolver tudo com um passe de mágica. Não dá, o Brasil chegou a esse estado de podridão atual depois de décadas de descaso, corrupção, falta de investimento na educação, de falência moral. E não vai sair das trevas com alguma lâmpada mágica e milagrosa.
O problema não é só dos políticos que podem ser punidos, podem ser denunciados e destituídos. O problema é a decadência moral de um povo inteiro. Que teria que ser reeducado para buscar novos valores, para pensar no coletivo, valorizar a cultura e a educação, e abandonar a busca pelo dinheiro a qualquer custo.
E isso não se faz da noite para o dia.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

12 comentários

  1. Avatar

    Senão votar no bolsonaro os professores continuarão apanhando de aluno, Brasil do pt largou e roubou o país, Brasil está sem leis e sem moral em todos os níveis.

  2. Avatar

    Não entendo como pegam fatos isolados para generalizar tudo. Aluno que agride professor, sim, sabemos que existe, assim como tem professor que agride aluno. Interessante como quem não vive dentro de escola e não sabe de nada repete o que ouviu na mídia para fazer essa reportagem. A falência moral não é só de alunos, de pais e da sociedade em geral. Pessoas cada vez mais intolerantes, que não respeitam o próximo, que não se importam com as mulheres e crianças, que julgam alunos por um. Uma sociedade há muito tempo falida e ficará cada vez mais, até que entendamos que tudo que se faz ou não pelo nosso irmão até hoje apenas se reflete em tudo que criamos. O pobre na miséria, a criança que cresce na violência e próxima ao tráfico, uma educação caótica e sem qualidade, escolas públicas caindo aos pedaços. Mas é problema nosso? Veremos então se total essa falta de compromisso com o próximo, com a política e tudo que se permitiram fazer não volta contra a gente mesmo. Criado o caos, está!

  3. Avatar

    Perfeito! Enquanto não se investir no planejamento familiar isso só vai piorar… mas parece que esse é um assunto proibido! Os casais que conheço também não aceitam a mínima frustração que possa afetar seus príncipes e princesas. No último final de semana, sentado em um restaurante minha sobrinha atirou em mim uma lata de Coca Cola aberta e cheia; sua mãe disse: “o gênio dela é difícil, temperamento forte”… ela tem quatro anos e não pode ser admoestada. Pensei com meus botões… não dou mais quatro anos está batendo na cara da mãe!

  4. Avatar

    O problema do Brasil é mais profundo e só o Administrador Público formado em 5 anos é capaz de ver. Ele é capaz de interligar os conhecimentos de várias áreas e ver a solução. Nós temos os professores especialistas em INSTRUÇÃO, temos os economistas especialistas em economês, temos os advogados especialistas em leis, temos os jornalistas especialistas em garimpar e noticiar assuntos do dia a dia, temos os…temos os…, MAS nenhum deles capaz de entender bem todas as áreas e suas ligações. O Administrador de Empresas conhece a floresta e seu potencial de lucro, de exploração (suga tudo enquanto tiver uma única árvore em pé); se pensa o contrário é bom mudar de profissão. O Administrador Público conhece a floresta e seu potencial de sustentabilidade, levando em consideração o Meio Ambiente. Sem cuidar do Meio Ambiente não temos floresta e muito menos água que nos mantém vivos. A crise hídrica em SP está lá para provar, novamente dois anos após a última crise. O Administrado de Empresas (SABESP) só pensou em lucrar e não quis investir na contenção ou redução das perdas pelo caminho (cerca de 30%) tirado das fontes sem chegar ao consumidor. O governo não sabe disso.

    Quanto aos professores apanhando nas escolas é fruto da decisão deles mesmos. PRIMEIRA DECISÃO: tratar a INSTRUÇÃO como educação. Educação vem dos pais. É diferente. SEGUNDA DECISÃO: não se valorizar. Dias desses estive na festa de uma escola. Os professores se tratam como tios, tias. Eles não têm qualquer constrangimento em se desprezar. Quem induz o estudante a respeitar os professores são os pais conscientes. Os filhos chegam na escola e encontram só as tias, tios. TERCEIRA DECISÃO: votam nos mesmos que lhes deram chibatadas e os humilham. Veja pelas redes sociais quais são os candidatos que eles estão apoiando. Muitos deles vão votar SEM SABER no Eduardo Paes/Pezão/Cabral/Neto.

    Falando em professores, quando eles entrarão em greve? Estamos em ano de eleições? O SEPE está errando a data?

  5. Avatar

    Apoiado, Dona Florinda de Pinheiral. Vamos voltar aos tempos da ditadura, protagonizados pela sua geração, que nos legou isso aí…

  6. Avatar

    Um dos textos mais lúcidos que já li em coluna de jornal… Eu sempre digo isso para as pessoas com quem interajo: nossa crise não é só política e econômica, mas também e principalmente MORAL. Dela decorrem todas as outras, e o poder público pode e DEVE usar o seu poder moderador para atenuar os efeitos deletérios dessa anarquia social institucionalizada que vivemos hoje. Por isso, já defini quem eu quero para presidente…

  7. Avatar
    Carlos Magno de Oliveira

    O povo brasileiro em sua maioria é um grande destruidor da pátria e dos valores que se apresentam para contribuir na melhoria das condições de vida de nosso povo.
    Em 1989 este mesmo PT se apresentou para tirar votos de Leonel Brizola que com toda a certeza trabalharia com sua experiência e capacidade para defender os interesses do povo e da nação brasileira, ganhou o caçador de marajás apoiado pela Rede Globo.
    Este ano a história parece a mesma, temos o Ciro Gomes super capacitado, honesto e experiente e novamente aparece o PT para dividir e contribuir para a nossa desgraça novamente.
    Somando tudo isto, temos o novo instrumento da extrema direita Bolsonaro intitulado O MITO que com total despreparo e sendo assessorado pelo banqueiro Paulo Guedes se apresenta para enganar novamente nosso ingrato povo que se deixa iludir por voto de protesto para este momento de total entreguismo de nossa nação.
    Quem irá sofrer as consequências no futuro são os jovens desta nação devido a total falta de conhecimento e bom senso de grande parte dos eleitores brasileiros que se iludem facilmente por aqueles que a mídia lhes impõe como salvadores da pátria falida.

  8. Avatar

    Quando o MITO for eleito esse tipo de comportamento irá ser extirpado de nossas escolas, o respeito aos professores será restabelecido assim como as condições de trabalho. Aqueles professores ligados a movimento políticos (PSOL) também devem ser excluídos, pois eles deturpam a cabeça das nossas crianças. Os ajustem virão mais cedo do que pensamos, Bolsonaro vai acabar com essa vagabundagem.

    • Avatar

      Quando o mito for eleito é bem provável que vc não veja notícias de alunos desrespeitando professores, mas isto não significará que isto não esteja acontecendo, apenas que a lei da mordaça já estará em vigor como tempos atrás.

  9. Avatar

    Excelente matéria, contudo falta a solução: E Onde Está a Redenção?
    A Redenção está em aceitar a Jesus como Senhor e Deus! No entanto, o que vemos nos políticos atuais, pensemos no último escândalo de corrupção denunciado pelo ex-Ministro Antônio Palocci: os políticos do PT tem certo complexo de inquestionabilidade. Diante de qualquer crítica, o PT fica mal, desqualifica a pessoa ou jornal que a faz, procura aniquilar toda autoridade moral que o possa questionar, recorre ao sofisma e ao equilibrismo ideológico para se justificar (os fins justificam os meios!), desvaloriza os outros e arremete com o insulto contra quem pensa diferente.

    No entanto, agora, não dá mais para desqualificar o Antônio Palocci, pois ele estava no grupo fundador do PT, e durante mais de doze anos Lula só tecia elogios para Palocci, dizendo ser ele o mais competente, o mais equilibrado, o mais importante Ministro que ele já teve!

    Como diria o ex-Senador Mão Santa: “A gente faz apenas uma vez na vida: nascer, morrer e votar no PT!”…

  10. Avatar

    O PSL não é um partido de sempre que estão nos convencendo a votar e a punição que existia a tempos remotos ( no meu tempo) por não respeitar as regras na escola não exite mais, tudo isso com base no socialismo incutido na cabeça dos menos avisados .muda Brasil.

  11. Avatar
    Pagador de impostos

    Muito bom Calife ! Parabéns ! Estamos ainda em queda livre, em direção ao fundo do poço, que me parece, ainda está bem longe. Deus no ajude.

Untitled Document