domingo, 26 de janeiro de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Colunas / O eterno país do futuro

O eterno país do futuro

Matéria publicada em 25 de setembro de 2018, 08:00 horas

 


Brasileiros continuam a sonhar com um futuro que aqui não chega

Brasília: Construindo a cidade do futuro

“O Brasil é o país do futuro”. A frase era comum nos livros didáticos das nossas escolas, na época em que cursei o segundo grau. Tinha sido criada pelo escritor austríaco Stefan Zweig, que veio para cá fugindo do nazismo durante a Segunda Guerra Mundial. Foi na primeira viagem que fez ao Brasil, em 1940 que ele escreveu um ensaio intitulado “Brasil, país do futuro” que foi muito bem recebido por nossas autoridades. Em 1940, quando Zweig sonhou com um Brasil potência, o futuro era o ano 2000, o século 21. Quando o Brasil teria se industrializado e desenvolvido a agroindústria para se tornar “o celeiro do mundo” como eles gostavam de dizer na época.
Stefan Zweig já estava morto em 1960, quando Juscelino Kubitschek assumiu o governo e resolveu que o futuro ia chegar antes do ano 2000. E pra começar ele mudou a capital para Brasília, uma cidade construída como modelo de cidade futurista. Até hoje as pessoas que vão lá percebem que Brasília não é uma cidade construída para pedestres. As distancias são muito grandes e é preciso andar de carro ou de ônibus. O que esta de acordo com o projeto futurista do JK que queria desenvolver a indústria automobilística no Brasil.
Infelizmente desenvolver a indústria do automóvel significou, para os governos da época, sucatear as ferrovias e o transporte fluvial e costeiro. Que é muito mais econômico e eficiente. As consequências deste erro histórico só foram percebidas recentemente, quando uma greve de caminhoneiros parou o país. E mostrou o gargalo na infraestrutura do eterno país do futuro.
A euforia democrática dos anos 60 durou só quatro anos e acabou com o golpe militar de 1964. Os militares também acreditavam que o Brasil era o país do futuro. E iniciaram obras faraônicas para criar o que chamavam de “Brasil grande”. Abriram a rodovia transamazônica, que meu professor de geografia chamava de “estrada que liga o nada a coisa nenhuma”. E compraram três usinas nucleares, uma das quais não foi montada até hoje. Também começaram um programa espacial brasileiro que acabou com uma gigantesca explosão lá em Alcântara, no Maranhão, pouco depois do ano 2000. Quando já devíamos ter chegado ao tão esperado futuro.
O falso “milagre brasileiro”, criado pelo Delfim Neto e pelos generais presidentes, acabou com o país endividado e com uma inflação descontrolada. Foi aí, em 1984, que os militares resolveram entregar o abacaxi que tinham cultivado para os civis. A essa altura já tínhamos uma hiperinflação que só foi controlada no governo do Fernando Henrique Cardoso. Nessa época foi criada uma nova moeda, o Real, que substituiu os cruzeiros e cruzados do tempo do Sarney e da inflação. O Brasil começava a se recuperar quando Lula foi eleito presidente e iniciou uma nova euforia. O Brasil se desenvolvia finalmente e com a descoberta de petróleo na camada do pré-sal o país do futuro parecia pronto a sair da ficção para entrar na realidade.
Lula programou uma Copa do Mundo e uma Olimpíada no Rio de Janeiro. Para enfatizar a importância e a modernidade do Brasil no mundo do século 21. E sonhou em construir um trem bala, igual ao dos japoneses, para ligar o Rio de Janeiro a São Paulo.
O sonho acabou rapidinho e foi só a Dilma assumir para a crise, que seu mentor chamava de “marolinha” mostrar a sua verdadeira dimensão. E derrubar novamente nossos sonhos de prosperidade e riqueza.
Hoje vivemos a maior recessão de nossa história. Com 13 milhões de desempregados e tiroteios nas ruas das principais capitais. O povo continua sonhando com o Brasil do futuro, e apostando nos salvadores da Pátria que se apresentam nas épocas de eleições.
E a velha frase de Zweig hoje ganhou um pequeno acréscimo: “O Brasil é o país do futuro que não chega.”


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

12 comentários

  1. Avatar

    De acordo com a proposta de governo do PT que eu li, o Brasil continuará sendo “o país do futuro!”.
    Eu li, horrorizado, a proposta de governo do PT chamada: “O Brasil feliz de Novo”.
    Eu li alguns ítens, no ítem 1 chamado “Soberania Nacional e Popular na Refundação Democrática do Brasil”, está cheio de conceitos bolivarianos, especialmente da Venezuela no período Chavez, por exemplo, diz logo na página 10 que “a cada dia que passa vai aparecendo o principal objetivo da coalisão golpista: inverter as políticas que valorizam nos governos Lula-Dilma o trabalho diante do capital; a nação diante do Império; as maiorias e minorias discriminadas diante de uma elite misógina, racista, autoritária e excludente.” O que eu não entendo é que quando o PT governava ele estava abraçado com essa elite!

    Quando eles falam “Nação diante do Império”, Império é sinônimo dos Estados Unidos, isso é uma clara linguagem do campo bolivariano, e não da tradição que se falava antigamente: Imperialismo Norte-Americano. Ainda nos detalhes desse ítem, os petistas falam “em crise do capitalismo”, o que é absolutamente inexistente, pois nunca o mundo cresceu em tempos recentes tanto como no séc. XXI, e mesmo nessa década já se recuperaram da crise do final de 2008, basta ver o crescimento médio mundial nesse ano, que vai ser maior que 3%!…

    O que dizer da ignorância daquelas pessoas que querem votar no PT e deixar o Brasil eternamente com a marca de “país do futuro”?!

    Como diria o ex-Senador Mão Santa: “A ignorância é audaciosa!”…

  2. Avatar
    Cidadão de bem, defensor da moral e dos bons costumes.

    Esse “guto” é alguma espécie de comédia involuntária. Quando não está tomando fake news como verdade, está fazendo “corte e cola” do Google. Sem falar nos erros crassos de português.

  3. Avatar
    Cidadão de bem, defensor da moral e dos bons costumes.

    É esse o futuro que a geração a Vovó Mafalda de Pinheiral nos legou…

  4. Avatar

    Tem petralha que se acha “intelectual”,faz textão e se esquece que acredita em ladrão cachaceiro.

  5. Avatar

    NÃO SE ILUDAM POIS PROBLEMA ESTÁ NO CORAÇÃO DOS HOMENS INDEPENDENTEMENTE DE SER AZUL OU VERMELHO.NÃO VAI MUDAR NADA 513 DEPUTADOS 80 SENADORES SEM CONTAR OS INÚMEROS DEPUTADOS ESTADUAIS, PREFEITOS E VEREADORES ISSO TUDO À DÉCADAS E ESSA MERDA NAO MUDA NUNCA O CARA QUE É ELEITO E FRUTO DESSA CULTURA PODRE E EGOCÊNTRICA QUE TEMOS NO BRASIL.

  6. Avatar

    Quando a Alemanha expulsou os comunistas do país, com a queda do Muro do Berlim, a Alemanha se tornou a terceira maior potência do mundo!
    Quando a Polônia expulsou os comunistas do país, com a ajuda do Papa João Paulo II, o PIB do país foi crescendo, crescendo, crescendo, e hoje, é um dos países mais prósperos do mundo!
    O Brasil não vai ter futuro se votar no PT, que tem como vice o partido comunista!
    Como diria Mão Santa:” A gente faz apenas uma vez na vida: nascer, morrer e votar no PT!”…

    • Avatar
      Carlos Magno de Oliveira

      Guto, me perdoe, mas você é um grande filho da ditadura, se você ler bem o texto verá que toda esta desgraça que vivemos hoje teve seu início com o irresponsável golpe militar orquestrado pela direita raivosa e com o auxilio dos investidores internacionais (Banqueiros agiotas que exploram o mundo ocidental) não aceitavam estarem sempre perdendo as eleições para eleger um presidente fantoche.
      Sendo assim, depois do golpe de 1964 o que vimos foi o domínio dos corruptos e corruptores que dominaram as instituições públicas e empresas estatais, CSN é um exemplo de empresa que foi entregue para membros apoiadores do golpe e virou fonte de renda para enriquecimento de muitos e quebradeira desta empresa, e assim foi no Brasil inteiro sendo administrado politicamente e causando o grande endividamento da nação brasileira devido os empréstimos recebidos dos agiotas internacionais e pelas irresponsabilidades com obras faraônicas e superfaturadas.
      Quando os governantes militares viram a merda que criaram resolveram transferir a administração do país para os civis e escolheram outro golpista que era Tancredo Neves, que morreu antes e assumiu o outro golpista Sarney. Neste momento já existia o PT, partido idealizado e tendo como principal finalidade nas eleições de 1989 tirar votos do único candidato que era Leonel Brizola que poderia brecar as ambições de domínio dos especuladores financeiros que exploram o Brasil, o candidato do PT ordinariamente e ambiciosamente tirou do povo brasileiro o direito de recuperarmos nossa dignidade e almejar o sonho de sermos um país do futuro.
      Collor ganhou as eleições de 1989, o vice Itamar assumiu, FHC amigo antigo de Lula foi presidente, Lula ganhou as eleições, Dilma substituiu Lula, Temer tomou seu lugar e com certeza desde 1964 nunca tivemos governos de esquerda neste país, somente pessoas intituladas de esquerda que sempre obedeceram os financiadores que estão extorquindo nossa nação a mais de 54 anos.
      Neste momento de eleições novamente grande parte do nosso povo que por sinal é totalmente analfabeto político esta iludido com um militar capitão do exército que foi para a reserva aos 33 anos por ser considerado esquerdista agitador na corporação, ganhou publicidade na mídia da época, foi eleito em 1988 e fez da política seu ganho de vida, não possui nenhuma experiência administrativa, não possui nenhum projeto para benefício da nação e agora esta pleiteando ser presidente como seu colega militar da Venezuela Hugo Chávez que foi eleito presidente.
      Hoje temos boas opções de voto, cabe ao nosso eleitor procurar fazer sua parte e tentarmos resgatar o direito das próximas gerações terem orgulho do nosso querido BRASIL.

    • Avatar

      Não foi “irresponsável golpe militar orquestrado pela direita raivosa”, foi o necessário golpe militar orquestado pela direita raivosa, pois se ela não tivesse tomado o poder seriam os pais e tios de todos esses esquerdistas que comandaram o país nos últimos anos que assumiriam o poder, e hoje, já seríamos uma Grande Venezuela, que o PDT, partido que você apoia, defende como caminho para o Brasil seguir!
      Se os militares não tivessem tomado o poder, quem tomaria o poder seria os comunistas, que não queriam a democracia, mas implantar a ditadura do proletariado, que tanto mal fez aos países da Europa Oriental, e que levou à queda do Mudo de Berlim em 1989 e a declaração das nações que o Comunismo é o pior dos sistemas políticos, mesmo o capitalismo não sendo perfeito!
      O que dizer daqueles que defendem Ciro Gomes, que disse que o “Lula é um merda!”
      Quanto a dizer que “Lula é um merda!”, eu concordo com o Ciro Gomes, contudo não votaria nunca no Ciro Gomes, pois ele é da esquerda e como Haddad defende o regime ditatorial de Maduro na Venezuela, que massacra os pobres e enriquece cada vez mais os poucos ricos da Venezuela!
      Como diria o ex-Senador Mão Santa: “A gente faz apenas uma vez na vida: nascer, morrer e votar no PT!”…

    • Avatar

      Mirian Leitão do DV, você leu o que escreveu antes de enviar? Há erros cronológicos elementares, que somente uma falta de leitura de dados da história justifica tais absurdos. Após inúmeros comentários , acho que você tira sarro da cara de tudos que se apresentam para responder aos seus comentários. Acho que você é igual ao Bolsonaro, um personagem, uma caricatura que nos aparece para sacudir nossa monotonia.

    • Avatar

      Esse Guto é uma caricatura criada pra encobrir a idéia dos acéfalos eleitores de bolsonaro.
      Devido, também ser uma criatura acéfala. Usa idéias medíocres, ditas por outros como exemplo: mão santa.

  7. Avatar

    De certa forma, a profecia se cumpriu. O Brasil se industrializou e se tornou um dos maiores produtores de alimentos do mundo. Ele só não adivinhou Dilma…

Untitled Document