O mistério da estrela KIC 8462852

by Diário do Vale

wp-cabeca-ciencia

Um mistério agitou o mundo científico na semana passada. Astrônomos que trabalham com o telescópio espacial Kepler, da Nasa, detectaram uma estrutura misteriosa em torno da estrela KIC 8462852. A estrela fica a 1800 anos-luz da Terra, na constelação do Cisne, e é um antigo sol amarelo, com magnitude 12. Análises da curva de luz da estrela mostram que existe alguma coisa enorme em órbita daquele astro, que faz a sua luz diminuir até 20% por períodos de tempo que chegam a quatro semanas.
Tentando resolver o mistério os cientistas da equipe da astrônoma Tabetha Boyajian, da Universidade de Yale, examinaram os fenômenos naturais que poderiam explicar esses eclipses. Primeiro eles examinaram a possibilidade da estrela estar cercada por um disco de poeira cósmica, provocado pela desintegração de algum planeta. Mas a equipe não encontrou sinais de radiação infravermelha, que seria produzida por um anel de poeira, e descartou essa possibilidade.
Outra hipótese investigada foi a da desintegração de cometas. Esse é um evento bem improvável, mas seria possível que cometas tenham se aproximado demais da estrela. E seus núcleos destruídos estariam orbitando a KIC 8462852, e eclipsando sua luz periodicamente. Mas as flutuações observadas são bem mais irregulares do que os eclipses provocados por uma nuvem de cometas.
Esgotadas as hipóteses naturais os cientistas foram forçados a pensar em estruturas artificiais. Talvez a KIC 8462852 seja o lar de uma civilização extraterrestre mais avançada do que a nossa. Eles poderiam ter construído uma série de coletores solares gigantes, orbitando seu sol, para captar sua energia. Essa hipótese foi investigada recentemente por outra equipe de cientistas dos Estados Unidos e da Holanda que não encontrou nada parecido. Parece que eles olharam as estrelas erradas.
A ideia de uma estrutura alienígena, orbitando a estrela distante, levou a equipe de Yale a se associar aos pesquisadores do projeto SETI, de busca por civilizações extraterrestres. Jason Wright e Andrew Siemion, da Universidade da Califórnia, em Berkeley, vão usar as antenas parabólicas do Very Large Array, que aparece no filme “Contato”, de 1996, para verificar se a estrela está emitindo sinais de rádio. Se existem alienígenas por lá eles podem estar transmitindo na faixa do rádio e da TV.
Por enquanto é só uma hipótese, mas a Associação Americana de Estrelas Variáveis pediu aos observadores que fiquem de olho na estrela misteriosa. O artigo científico descrevendo a descoberta foi publicado na edição de 19 de outubro do Notices of the Royal Astronomical Society.
Esse é um dos casos em que a realidade imita a ficção. Um dos maiores sucessos da ficção científica no século passado foi o romance “Ringworld” (Mundo Anel) do americano Larry Niven. No livro Niven descreve a descoberta de uma imensa estrutura artificial, um mundo em forma de anel orbitando uma estrela azul. A história se passa em um futuro distante, quando os seres humanos já possuem tecnologia para viajar pela nossa galáxia. E um grupo de aventureiros embarca em uma espaçonave para explorar o exótico mundo anel, vivendo muitas aventuras.
“Ringworld” ganhou os maiores prêmios da ficção científica. E foi transformado em jogo de computador e graphic novel. A maioria dos astrônomos acredita que ainda vamos encontrar uma explicação natural para a misteriosa estrela do Cisne. Mas a hipótese de uma megaestrutura alienígena, como os Halos da série de games ainda não foi descartada.

Ficção: Mundo alienígena poderia envolver a estrela

Ficção: Mundo alienígena poderia envolver a estrela

Descartada: Hipótese do anel de poeira não foi confirmada

Descartada: Hipótese do anel de poeira não foi confirmada

 

JORGE LUIZ CALIFE | [email protected]

You may also like

4 comments

ENTÃO TÁ ADORO ESSE TEMA 3 de novembro de 2015, 13:48h - 13:48

Roberto , sabemos sim inclusive tá até no Google Earht.

Roberto 1 de novembro de 2015, 20:04h - 20:04

Acho dificil ter uma ideia de algo que está há 1800 anos luz. Não sabemos ao certo o que tem no lado escuro da lua. Ou sabem, e não falam.

ENTÃO TÁ ADORO ESSE TEMA 30 de outubro de 2015, 09:46h - 09:46

Calife passa uma lista de alguns bons livros de ficção científica, como esse citado.

ENTÃO TÁ ADORO ESSE TEMA 30 de outubro de 2015, 09:44h - 09:44

Suspeita – se que seja uma esfera de Dyson que é uma megaestrutura hipotética originalmente descrita por Freeman Dyson, a qual orbitaria uma estrela de modo a rodeá-la e caputura sua energia.Seria impresionante se chegassemos a comprovar tal fato, porem fale lembra r que estamos olhando uma imagem do passado ja que a estrela esta 1800 anos-luz da Terra isto hoje pode nem existr mais.
Se mais alguem gosta deste tema se pronucie vamos criar um clube regional pra discutir tais assuntos

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996