domingo, 18 de agosto de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Colunas / O presidente, o empresário e a mala de dinheiro

O presidente, o empresário e a mala de dinheiro

Matéria publicada em 23 de junho de 2017, 07:00 horas

 


Duelo de acusações deixa duas perguntas sem resposta; cada vez que o presidente tenta se explicar ele se enrola ainda mais

wp-coluna-espaco-aberto-jorge-calife

A semana começou com mais um round do duelo entre o presidente da república e aquele empresário da carne que tinha nome. Na semana passada Temer disse que Joesley Batista, um dos donos da JBS (leia-se Friboi) é, nas palavras do presidente, “bandido notório, de maior sucesso na história brasileira”. Por sua vez, em entrevista para a revista Época o rei da carne confiável classificou o presidente como “chefe da maior organização criminosa desse país”. É algo que não se vê todo dia.
Indignado o presidente mandou processar o empresário por “difamação, calúnia, injúria e crimes contra a honra.” Mas têm duas coisas que não foram explicadas ainda. Se o senhor Joesley Batista é um “bandido notório” porque o presidente o recebeu no palácio do Jaburu, altas horas da noite. Será que é costume da Presidência da República receber bandidos para conversas não agendadas no meio da noite? É algo que os comunicados oficiais de Brasília ainda não explicaram para nossa opinião pública perplexa.
Outra pergunta que não quer calar é sobre aquela mala de dinheiro, com quinhentos mil reais, que o deputado Rodrigo Rocha Loures, homem de confiança do presidente, carregou as carreiras sob o olhar atento das câmeras da Polícia Federal. Se tudo o que Joesley Batista disse é “calúnia e injúria” como fica essa mala com 500 mil reais. Era uma ilusão de ótica? Uma miragem, uma trucagem cinematográfica?
Cada vez que o presidente tenta se explicar ele se enrola ainda mais. Primeiro ele diz que não conhecia o empresário a quem chama de bandido. Depois ficamos sabendo que ele e a atual primeira dama viajaram no jatinho do “bandido notório” rumo a um resort de luxo na Bahia. A explicação oficial é de que o então vice-presidente da República não sabia de quem era o luxuoso General Dynamics Gulfstream IV no qual viajou.
E aqui fica outra pergunta. É normal vice-presidentes da República aceitarem caronas em jatos particulares de desconhecidos? Ainda não vi uma resposta satisfatória para essa pergunta. Tudo bem que esse pessoal do planalto é um bocado distraído. Quando Temer viajou para a Rússia na segunda feira passada a assessoria da presidência divulgou uma nota dizendo que ele ia para a “república soviética”! Depois corrigiram. Só mesmo no Brasil.
Enquanto isso o país fica parado esperando uma solução para a crise. Que não vai vir tão cedo. Depois de vencer no “julgamento do avestruz” lá no TSE o governo agora aposta na sua maioria no Congresso para engavetar as investigações da Polícia Federal. Como fizeram aqueles juízes do TSE, os deputados do PMDB e do PSDB fecharão os olhos para a famosa gravação do empresário, para a mala de dinheiro e tudo terminará na famosa pizza.
Mas tem um probleminha nesse plano perfeito. Como é que um presidente totalmente desmoralizado vai conseguir aprovar as famosas reformas da Previdência e das leis trabalhistas com que o governo conta para “salvar o Brasil”?
E o homem da mala de dinheiro? Vai concordar em ficar na prisão indefinidamente, mantendo seu silêncio que nem o Eduardo Cunha? É outra incógnita nesse plano perfeito. O panorama brasileiro neste ano de 2017 é tão ruim que muita gente já está apelando para a velha saída do aeroporto. Afinal o exemplo vem de cima. Joesley Batista pegou seu Gulfstream 4 e voou para Nova York. Temer se mandou para a Rússia, e foi pedir ao Putin para financiar a ferrovia Norte-Sul.
No caso do empresário ele pode ficar lá com sua esposa, ex-garota do tempo da TV, para sempre. Mas Temer terá que voltar e enfrentar a tormenta.
Que está apenas começando.
Vivemos tempos muito interessantes.

JORGE LUIZ CALIFE | jorge.calife@diariodovale.com.br


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

20 comentários

  1. Avatar

    Leio um artigo , quando vou ver os comentários , lá está este imbecil eleitor do Aécio falando besteiras, não perco o meu tempo. Tchau.

    • Avatar

      Me diz aí que é esse eleitor do Aécio que eu vou chamar ele de imbecil também junto com os eleitores do Lula e os petistas!

  2. Avatar

    Pior do que o vice que hoje é presidente, só mesmo o candidato derrotado nas urnas e que hoje ti representa. Pelo visto voce é tão nobre quanto ele.

    • Avatar

      Outro petista. Mais um caso de dissonância cognitiva. Mesma dica: um pouco mais de leitura e um psicólogo (além de ler as postagens para poder se inteirar do assunto antes de entrar em nosso diálogo tão civilizado e de alto nível).

    • Avatar
      Aiatolá na Sinagoga

      Estou pra ver bicho mais folclórico que pobre de direita. Ainda mais com essa obsessão. Suspeito que algum Big Richard andou atuando no ninho desse maluco aí…

    • Avatar

      Você acredita no PT e eu que sou o maluco? O “Big Richard” andou atuando foi na sua cabeça, só assim para explicar o fato de você ter umas ideias imbecis destas. Vai estudar!

    • Avatar

      (Brasil 171 e demais blogs sujos não contam)

    • Avatar
      Aiatolá na Sinagoga

      Ahá, parece que fui na ferida aí, hein, patinho? Foi mal…

  3. Avatar
    Aiatolá na Sinagoga

    Apesar dos habituais erros elementares de português, finalmente um texto que aparentemente denota certa coerência no que tange ao moribundo e golpista governo.

    • Avatar

      Quem gosta de termos como “golpista”, “presidenta” e outros afins ao vocabulário esquerdista entrega sua simpatia pelo PT e certifica a própria burrice.

    • Avatar

      Eu entendo o curto-circuito em seus parcos neurônios: ver a máscara de seus ídolos golpistas (Aécio, Temer, Jucá, Geddel, Cunha e outros) a desabar em série não deve ser fácil para você. O agravante é que quanto mais investigam o objeto de sua fixação, Lula, mais descobrem coisas dos seus ídolos. O escape é espernear e dar chilique nas redes sociais.
      É sintomática essa atitude tal qual a do sorridente e servil franguinho da Sadia, que jamais dá a asa a torcer.

    • Avatar

      Igual ao petista que até hoje acha que o Lula é honesto e o PT é o partido da moralidade. Quanto mais se investiga, mais se encontram crimes do Aécio, Temer, Jucá, Geddel, Cunha e outros.. e do Lula! Vai estudar e ler um pouco, de preferência algo fora do Brasil 247 e do mundo imaginário da esquerdolândia.

    • Avatar

      Está para nascer coxinha papagaio de telejornal capaz de me sugerir estudo e leitura. A nossa diferença intelectual é abissal, vc é muito limitado. O efeito “Lulinha Dono da Friboi” não lhe fez bem. Mas como a medicina recomenda não contrariar elementos obcecados como você, prefiro não agravar o seu quadro.

    • Avatar

      Vou dar outra sugestão então: além de mais leitura, procure um psicólogo. Você demonstra um quadro claro de dissonância cognitiva, problema muito comum entre esquerdistas em geral e petistas em particular.

    • Avatar

      Esqueci de falar algo: nossa diferença intelectual é realmente abissal, pois defender o Lula e o PT depois da Lava Jato é uma demonstração de burrice e ignorância gigantescas. Então siga o meu conselho e vá estudar e ler um pouquinho.

  4. Avatar

    Quem votou no Aécio merece respeito, afinal hoje quer ver ele preso, pois reconhece que ele é corrupto. Pior são os petistas, que votaram no Lula e na Dilma, acham até hoje que eles são honestos e ainda querem o Lula presidente novamente! Nenhum governo foi mais corrupto que o do PT na história do Brasil – nem o do Temer.

    • Avatar
      Aiatolá na Sinagoga

      Vai repetir esse mantra de papagaio de telejornal até morrer

    • Avatar

      Para um petista entender é necessário que se repita muitas vezes, pois vocês tem muita dificuldade em entender o óbvio. Mas não o culpo, pois sua única fonte de informação deve ser o Brasil 247 e outros blogs sujos.

  5. Avatar

    E dava para esperar muita coisa do vice de uma presidente do PT? Não, não dava. O que eu acho engraçado é que todo mundo estava junto na roubalheira há menos de dois anos atrás e agora vem um notório chefe de organização criminosa, que já responde a 5 processos na Justiça Federal, dizer com a maior cara de pau que o Brasil nunca precisou tanto do PT! Que vão todos dividir uma cela na Papuda, mas que não esqueçamos de quem comandou tudo por 13 anos e fez Joesley Batista um bilionário com o dinheiro público do BNDES.

Untitled Document