segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Colunas / O sinal analógico e a baixaria na TV

O sinal analógico e a baixaria na TV

Matéria publicada em 30 de novembro de 2018, 08:12 horas

 


Televisão ruim é uma herança dos tempos da ditadura militar

Claudia Leitte: Silvio ainda não viu esse clipe

Terça feira passada, sai de casa e vi o meu vizinho instalando uma antena esquisita no telhado. Era a tal antena para captar o sinal digital, outra novidade imposta pelo governo depois que a Anatel resolveu acabar com a TV analógica. De minha parte já resolvi que não vou perder tempo nem gastar dinheiro com isso. Tenho duas velhas TVs analógicas, de tubo, lá na minha casa. A maior nunca foi conectada a antena nenhuma, esta ligada ao aparelho de DVD e só uso para assistir filmes.

A pequena, que era usada para assistir aos telejornais da TV aberta, vai ser aposentada, já que todo o conteúdo dos telejornais está disponível na internet. Na telinha do computador eu posso passar os olhos nas manchetes do noticiário e escolher a notícia que quero ver em detalhe. É prático e poupa meu tempo. Na verdade todo o conteúdo da TV aberta esta disponível na internet, desde as notícias importantes até as maiores baixarias, como o famoso assédio do apresentador Silvio Santos em cima da cantora Claudia Leitte, que deu tanto o que falar.

O baixo nível da TV aberta é uma herança da ditadura militar, que se perpetua até hoje. No Brasil a televisão é uma concessão do estado. Que entregou os canais de TV para empresários de baixo nível cultural, que não estavam interessados em contestar nada, e mantinham o povo no estado de alienação. Tão importante para os políticos de ontem e de hoje.

A poderosa Rede Globo nasceu nas sombras da ditadura a quem apoiou com todo o entusiasmo. Depois, quando a esquerda assumiu o poder ela fez uma autocrítica e fingiu que tinha virado a casaca. O caso da SBT é outro exemplo notório, havia um canal de TV disponível no início dos anos 70. O Jornal do Brasil, que na época era um dos jornais mais importantes do Rio de Janeiro, queria colocar nesse canal a TV Jornal do Brasil. Com uma programação voltada para a cultura e o jornalismo. Os militares disseram não.

Eles preferiram entregar o canal para o senhor Silvio Santos. Um ex-camelô que também vivia bajulando os donos do poder. E o resultado são esses programas de baixo nível, onde os convidados são constrangidos e humilhados. Como no episódio do apresentador senil e patético assediando a musa da axé music.

Silvio Santos disse que ficou “excitado” com o vestido rosa, até discreto, usando pela loira. Ela ficou perplexa e custou a entender o que estava acontecendo. O gênero de música carnavalesca, da qual Claudia é uma interprete, se caracteriza pela sensualidade e pelo visual. Quem simplesmente ouve uma cantora do gênero esta perdendo 50% da performance, que inclui dança, movimentos coreografados e trajes reveladores. Ali, no palco, elas precisam representar a energia e a sensualidade do carnaval. Se tivesse assistido aos clipes das apresentações da Claudia Leitte, disponíveis no Youtube, o senhor Santos perceberia que ela costuma se apresentar num bodysuit cavadão que acentua sua plástica perfeita. No programa de TV ela até que usou um minivestido mais comportado.

Foi mais uma demonstração do baixo nível cultural dos homens que comandam nossa TV aberta e no final pegou mal para ele, não para ela. É por causa de coisas assim que eu só assistia ao telejornal da tarde, e às vezes ao da noite. Geralmente dava uma olhada rápida nos crimes e catástrofes diárias e ia ocupar meu tempo com um bom livro ou com um filme de qualidade.

Amanhã vou pegar minha TV analógica e colocar no depósito de lixo eletrônico lá no quintal.

A TV aberta não me fará falta.  Não terei saudades do Silvio Santos, nem do Faustão com suas vídeocassetadas grotescas, das novelas ridículas ou dos jogos de futebol sempre iguais. Com a internet eu tenho o mundo ao meu alcance.

E quanto ao Silvio Santos, eu recomendo que ele assista ao clipe “This is carnaval” onde a Claudinha aparece vestida só de purpurina (https://www.youtube.com/watch?v=YSY0iuRWiVY.  Ele vai correr para o banheiro mais próximo!


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

34 comentários

  1. o que ninguém fala, é que o governo mudou o sinal para digital, para poder liberar a faixa do sinal analógico para ser usado na telefonia; interessante que ne mesmo os meios de comunicação informa isto para o povo,

  2. O tempo é o senhor da razão

    Ao final do governo bolso veremos quem terá crença em defender seu legado,possivelmente haverá o suicídio digital em massa.

  3. Mais um bobao, que quer entrar na moda do politicamente correto.
    Silvio Santos nao assediou, nem humilhou ninguém.
    Foi uma brincadeira (um pouco sem graça), só isso

  4. O teto de gastos para os militares não haverá,disse o Mito, continuará para saude , educação e demais.Brasil para poucos privilegiados.

  5. Anderson dos Santos Costa

    Um bom sinal dos novos tempos é que os petistas estão envergonhados de admitir sua crença no partido do Lula. Deve dar uma vergonha danada mesmo

  6. Memória de elefante

    As concessões de tv e rádio foram utilizadas de maneira política pela ditabranda, como sempre o puxa saco ao invés do mérito.

  7. O psicopata tem fixação pelo PT,se tivesse para trabalhar não teria tempo para bostejar sandices ignóbeis.

  8. De fato, o conteúdo da TV aberta é de uma baixaria monumental. É escandalosa a presença da Claúdia Leitte, que é uma “artista” medíocre e sem carisma, em um programa lotado de crianças. Já a Globo, convenhamos, dispensa comentários mais profundos. Basta sintonizar no canal, de manhã, para assistir ao programinha da senhora Fátima Bernardes.

  9. Anderson dos Santos Costa

    Consertar a destruição de 13 anos vai levar muito tempo. Depois dos dois maiores escândalos de corrupção da história do ocidente (petrolão e mensalão) e da maior crise econômica da história do Brasil, só alguém muito idiota para achar que passados 2 anos tudo deveria estar uma maravilha.

    • como se o governo fosse o dono da Globo, do Sbt, da Record… pára com isso ! O conteúdo baixo é de responsabilidade das emissoras e nao de governo, não é TV estatal nao sua anta ! Ao invés disso temos a TV brasil do governo ( que o candidato eleito ja disse que nao quer), que tenho certeza que vc nunca sintonizou para assistir…

    • Impressiona o “tratamento”. O Aécio, é um gênio.
      Não dá para prever até quando estará ativo. por enquanto…

  10. Quantos idiotas de plantão.
    O Aécio é gênio. Não tenham dúvidas.

  11. Há pessoas que possuem um pensamento tão obtuso que se forem contrariadas em suas ideias já lhe tacham de um possível adversário no campo político. Ainda estamos em uma democracia, é salutar a pruralidade de conceitos.

  12. Quanta fanfarronice,vamos ter visão de país e não de tolas subjetividades.

  13. Anderson dos Santos Costa

    Quem financiou com dinheiro público roubado a esgosfera da internet composta de blogs sujos, trolls militantes virtuais e pseudojornalistas?
    O PT e seus filhotes da esquerda.

    • E os bolsonaristas continuam com suas notícias falsas. A campanha eleitoral já acabou. Pensar num plano de governo, nem eles e nem mesmo o seu líder conseguem. Tudo indica que Bolsonaro não vai se comportar como estadista e por isso fica criando confusão nas redes sociais em assuntos que não têm prioridade, para o povo não ver que não conhece o que é governar. Ficar falando eternamente dos esquerdistas, que já saíram do governo há quase 3 anos, já parece desculpa para os possíveis fracassos no futuro.

    • Quantos idiotas de plantão.
      O Aécio é gênio. Não tenham dúvidas.

    • Por onde eu ando o clima é de otimismo: o brasileiro estava cansado de ficar nesse clima pra baixo, porque o PT não despertava esperança nenhuma! O governo Temer que foi o prolongamento do fim da era PT, também não permitia que os brasileiros fossem otimistas! Mas, agora, só com a ausência do PT, talvez o mais importante do que a gente vai fazer, é o que a gente vai desfazer!!!
      Repito: Talvez mais importante do que a gente vai fazer, é o que a gente vai desfazer! Só esse afastamento do PT, com o fim da corrupção ou redução a níveis mínimos!… Tudo isso faz com que o clima não seja favorável para a turma do quanto pior melhor!!!
      Lembremos um provérbio americano muito antigo, que, no entanto, serve para os brasileiros: “Those who fail to learn from the past are doomed to repeat it”, cuja tradução é : “Aquels que falham em aprender do passado estão condenados a repeti-lo!”….

    • PEDRO PAULO SALAZAR SANCHES

      fazem 10 anos que não assisto estas TVs Por entendermos que SÃO apátridas não atendem ao NOSSO interesse nacional.
      ESTES CANAIS E QUE SÃO FINANCIADOS. OS BLOGS SÃO UMA FONTE RIQUÍSSIMA DE INFORMAÇÕES E OUTRA COISA ELES NÃO SÃO PATROCINADOS POR GOVERNOS. NOS SOMOS UNS DOS PATROCINADORES.

  14. Quase Morrendo de Rir

    Quem acredita nas fake news divulgadas no zap e FB da internet, financiadas ilegalmente (crime eleitoral)?
    Quem votou no PSL nas últimas eleições presidenciais.
    Mas não é tão simples assim, afinal foram 57 milhões de eleitores do Bolsonaro no segundo turno, 39% do total de 147 milhões de eleitores inscritos. Os outros 61% (90 milhões) não votaram em ninguém, ou não compareceram ou votaram no candidato derrotado. E tenho certeza que a grande maioria deles recebe muito mais informações do que as divulgadas pela TV de sinal aberto, analógico ou não e das redes sociais também.

    • Anderson dos Santos Costa

      Para cada boato de WhatsApp beneficiando o Bolsonaro tem no mínimo umas 100 beneficiando o PT. Tem muita gente que está chateada porque perdeu o monopólio da mentira.

  15. Quem assiste televisão no Brasil porque não tem computador e Internet?!
    Quem votou no PT nas últimas eleições presidenciais!
    Como diria o ex-Senador Mão Santa: “A ignorância é audaciosa!”…

  16. No mais, concordo em tudo…

  17. Vou comentar sem ter terminado de ler a crônica: Calife, um cara tão moderno, antenado, em sintonia com o passado e o presente, sendo conservador na hora de fazer uma das coisas que mais gosta!… Coloca esse DVD numa LED TV e assista seus filmes com outros olhos. Não seja avesso a essa tecnologia por simples birra ideológica!

  18. Fui ver o clipe do link, achei que era Janifer Lopez ! Assim como vááários “artistas” fazem Ctrl C e Ctrl V das mídias lá de fora. Falta de originalidade cultural por todos os lados: música nacional, cinema nacional, tv nacional…

  19. Concordo plenamente

  20. Anderson dos Santos Costa

    Mais uma conseqüência da economia fechada e estatista do Brasil, o país onde a palavra liberal é xingamento e socialista é elogio. E muitos ainda vão ter a cara de pau de dizer que é culpa do capitalismo e do livre mercado, coisas que nossa terra ainda não viu.

  21. Excelente cronista. Daqui da Bahia leio as crônicas e constato a total realidade nos seus textos. Acho que já passou da hora da família Abravanel tomar as rédeas da emissora antes que ela vá pro vinagre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document