sábado, 17 de agosto de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Colunas / O sorvete de framboesa

O sorvete de framboesa

Matéria publicada em 13 de agosto de 2019, 07:00 horas

 


Típica noite de sábado na praça pública da pequena cidade. Crianças alegres, saltitantes e ardidas se esbaldando nos balanços e se esfolando nos enferrujados escorregadores do antigo parquinho, absortas em seu mundo mágico. Bexigas vermelhas disputam com o algodão doce azul a luta pelo mesmo espaço aéreo. Carpas douradas seguem sua sina nadatória, alheias aos furtivos arremessos de pipoca que não lhe servem de dieta.
O chafariz não chafara nada, porque não é ano eleitoral e ninguém se dignou ainda a consertá-lo.
Em frente à Praça, do outro lado da rua, alguém tomba feito um pacote flácido agitando o sábado e inicia um processo convulsivo, bem ao lado da sorveteria vazia. O episódio atrai uma pequena multidão de curiosos, passivos, pois o encardido maltrapilho não parece ser merecedor de sujar o banco do carro de ninguém.
Alguém chama o SAMU, a sorveteria lota.
O centro de gravidade da cidade se inverte, atraído pelo magnetismo fatídico do sujeito desmaiado no calçadão atrapalhando o tráfego. O vendedor de bexigas, atento às mudanças de mercado, atravessa a rua e vai vender suas alegres bexigas coloridas para a multidão que se forma ao redor do infeliz. Pessoas se acotovelam para conseguir um espaço de visão privilegiado no meio da muyuca.
Para tristeza do dono da sorveteria, a ambulância chega em menos de 20 minutos, um recorde. Imobilizam o sujeito espumante. Os expectadores assistem a tudo atentos, como a um reality show sem telas. Uma quase morte passando ao vivo, sem cortes ou censura.
O sujeito entra na ambulância. A multidão se dispersa. A sorveteria esvazia.
Resta apenas um último curioso a observar o zig zag escandaloso da van vermelha, enquanto saboreia avidamente seu delicioso sorvete de framboesa.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document