O teatro na infância

Por Diário do Vale

O teatro está presente o tempo todo em nossas vidas, somos seres atuantes e utilizamos dessa ferramenta cênica para nos relacionarmos com as outras pessoas. Temos a necessidade de atuar.
Atuamos em casa, na escola, no trabalho, no mercado, na academia. Estamos o tempo todo construindo e assumindo diferentes papéis sociais e essa atitude de fazer teatro foi criada para ajudar e facilitar a comunicação visando desenvolver habilidades e capacidades para existir.
O Teatro Infantil vêm ganhando cada vez mais e mais espaço, tanto nas brincadeiras infantis do faz de conta, quanto na pedagogia das escolas a partir da aprovação dos Parâmetros Curriculares Nacionais que estabelece que o teatro na aprendizagem básica deve focar no desenvolvimento de um maior domínio do corpo, fazendo desse um mecanismo expressivo para um melhor desempenho na verbalização e melhorar assim a capacidade de responder às situações cotidianas.
Hoje, o mundo da tecnologia tem avançado muito, fazendo com que as relações se percam. Logo, entre tantas opções o teatro surge como um diferencial na vida dos pequenos, pois além de aprimorar o desenvolvimento, ajuda a explorar a imaginação e a relação para o convívio social com os colegas, permitindo desenvolver a autoconfiança e sentimentos.

Teatro feito para crianças, com crianças
O Curso de Teatro Articulando Produção & Arte que acontece em Angra dos Reis, vem caminhando e direcionando seu olhar para o universo infanto-juvenil. Idealizado por Márcia Small Brasil que é professora, atriz, diretora e produtora, e pela estudante de pedagogia Gabriella Small, que também é Produtora de Cultura Pop e Gestora Ambiental, o curso surge da vontade de montar uma oficina de teatro com um número menor de participantes para que assim haja uma dedicação mais verticalizada, explorando os mecanismos da atuação cênica como a postura corporal, respiração, fala, leitura, criação, improvisação e outros.
Márcia ressalta que o teatro deve ser utilizado como uma ferramenta para vida toda e para qualquer área de atuação.
– Nossa missão é através do Teatro proporcionar aos nossos alunos a entrarem em contato com todas as formas de arte, seja através da interpretação, da dança, da literatura, da música, do circo e das artes visuais. O Teatro é uma arte completa – diz.
O curso está funcionando desde o ano passado e nesse curto período já foram realizados 03 espetáculos. E com a repercussão dessas primeiras turmas, este ano o curso mudou de endereço e recebeu um número maior de participantes que irão fazer sua estreia nos palcos no próximo dia 20 de Julho, às 19h, no palco do Teatro Municipal de Angra dos Reis. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro no dia do evento ou antecipadamente na Loja DedalModas pelo valor de R$ 5,00 (meia) e R$ 10,00 (inteira).
Essa turma que é composta por 8 crianças de faixas etárias diferentes a diretora Márcia preparou a adaptação do texto “A Comunidade do Arco Íris” de Caio Fernando Abreu, que fala sobre a importância do respeito com as diferenças do nosso mundo.

SINOPSE
“A Comunidade do Arco-Íris” é um pacato recanto da natureza, cheio de harmonia, e bem distante do Reino dos Homens, onde as fábricas e indústrias poluem os rios, as pessoas são apressadas, brigam, fazem guerras… Mas a paz na Comunidade do Arco-Íris é ameaçada quando seus moradores — a Sereia, o Mágico, o músico Roque, o Soldadinho e a Bailarina — perdem seus pertences mais valiosos. Quem será que roubou? A Bruxa de Pano ou algum intruso na comunidade? Esse é o mistério divertido que Caio Fernando Abreu escreveu para as crianças assistirem no teatro.

ELENCO: Laura Syrio, Manu Soares, Davi Klayn, Maria Antônia Rabha Borges, Anna Rabha Botelho, Caio Maia, Mariah Moura e Dan Oliver.

Direção/adaptação: Márcia Small Brasil
Assistente de direção: Gabriella Small
Contrarregra: Isabella Martins
Maquiagem: Monique Eucário
Duração do Espetáculo: 50 minutos
Realização: Articulando Produção e Arte
Parceria: Pisa Studio de Dança, Dedal Modas e Quintal do Circo

VOCÊ PODE GOSTAR

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996