quinta-feira, 20 de setembro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Colunas / Os benefícios dos banhos de sol

Os benefícios dos banhos de sol

Matéria publicada em 15 de agosto de 2018, 08:00 horas

 


Mas assim como em nós humanos, exposição em excesso pode trazer malefícios

Quem tem um peludinho em casa já deve ter observado como eles gostam de tomar um solzinho. Além de ser muito prazeroso, eles fazem isso por puro instinto. Isso porque, assim como para nós humanos, o sol trás inúmeros benefícios para a saúde deles, entre eles a absorção de vitamina D, eliminar organismos indesejados, reforçar o sistema imunológico e bem-estar.
De fato o calor proveniente dos raios de sol é muito reconfortante para os animais, especialmente nos dias mais frios do ano. Mas o sol é de fato muito importante para os animais, devendo ser tomado todos os dias, por uma série de motivos:
– para absorção de vitamina D: o corpo dos animais, assim como o nosso, também consegue absorver os raios do sol e transformar em vitamina D, que é muito é importante por participar no aproveitamento de fósforo e cálcio, deixando os ossos mais fortes e ajudando no crescimento dos ossos nos casos de filhotes ou então de animas que tiveram algum tipo de lesão;
– para estimular o sistema imunológico: a Vitamina D por ser um pré-hormônio, que percorre todas as células do organismo, tendo papel fundamental na prevenção a doenças autoimunes, problemas cardiovasculares, diabete, depressão, infecções respiratórias e cerca de 20 tipos de câncer;
– para estimulo de Serotonina: os raios de sol estimulam a produção da serotonina e isso ajuda a melhorar o humor e até combater depressão. Também chamado de “hormônio da felicidade”, esse neurotransmissor facilita no relaxamento do animal, evitando o estresse e mantendo estável o estado de ânimo dele;
– para melhorar o sono: tomar banho de sol diário também ajuda a melhorar o sono do animal, o que irá interferir significativamente no bem-estar mental e físico não apenas dos humanos, mas dos animais também;
– para eliminar organismos indesejáveis: os animais buscam os raios solares também para eliminar os organismos indesejados, como por exemplo os ácaros e fungos. Ou seja, ao deixar que seu animalzinho tome banho de sol diariamente, isso fará com que o calor dos raios elimine o excesso desses seres indesejáveis do corpo, evitando assim uma série de doenças;
Então, como vimos tomar sol é bom pra todo mundo. Porém a exposição ao sol de forma errada pode trazer alguns riscos à saúde. Pois assim como para nós humanos, a incidência dos raios solares de forma errada pode provocar malefícios no organismo do animal. E entre os possíveis problemas estão as queimaduras e até mesmo o câncer de pele.
Sendo assim, para evitar esses e outros possíveis problemas cometidos pelo banho de sol, é preciso seguir algumas orientações e cuidados como:
– escolha pelo horário dos banhos de sol apropriados, nesse caso, é recomendado evitar horários entre 10h e 16h. Isso porque, são os picos dos raios ultravioletas que podem prejudicar a pele do seu bichinho.
– se seu animalzinho é branco ou albino o ideal é mantê-lo dentro de casa o resto dia, protegido do sol, e se for animal que dê para levar para passear, procure fazer isso então à noite evitando assim o sol.
– outro cuidado muito importante é hidratar bastante seu cão, afinal a grande exposição ao sol também pode causar insolação. Em todos os dias, principalmente nos períodos mais quentes, o animal deve ter acesso a água fresca e de boa qualidade.
– uma medida preventiva para cães que gostam de tomar banho de sol é o uso de protetor solar, encontrado em mercado pet. O protetor solar deve ser usado em lugares que não são protegidos pelo pelo, como: focinho, o interior das orelhas e na parte da barriga do cão.
– já é possível encontrar também, roupinhas com proteção contra os raios solares, o que ajuda bastante na hora de proteger seu animalzinho;
Enfim, todas essas medidas, somadas ao horário correto dos banhos de sol, podem ajudar a evitar problemas na pele como as queimaduras e o câncer de pele. Além disso, vale ressaltar que o uso de roupinhas, acessórios ou protetores solares deve ser orientado por um médico veterinário.
E lembre-se, alimentação saudável, exercícios e alguns minutos de sol por dia são fundamentais para qualidade de vida em qualquer fase da vida do seu pet.

Um comentário

  1. O estranho é que minha dermatologista disse que vir d , tenho que tomar sol de 11 as 13 h , por 15 min, pois a assimilação se dá com sol forte….

Untitled Document