Os Jetsons: O futuro completou 60 anos

by Diário do Vale

No dia 23 de setembro passado o futuro completou 60 anos. Pelo menos o futuro imaginado na série de desenhos animados, “Os Jetsons” criada em 1962 pelo famoso estúdio Hanna-Barbera. A história da família que vivia no ano de 2062 fez tanto sucesso que continua a ser reprisada até hoje. Atualmente pode ser vista no HBOMax e todo fã que se preza tem a caixa de DVDs que saiu em 2005. E ao contrário de outras fantasias futuristas dos anos de 1960, a realidade levou mais tempo para alcançar as tecnologias criadas pelos roteiristas da série, a dupla William Hanna e Joseph Barbera.

É o caso do carro voador que leva a família para as compras, o trabalho e deixa as crianças na escola. Em formato de disco voador ele é capaz de se deslocar em velocidade supersônica. Pousa verticalmente e se transforma em uma maleta quando não esta sendo usado. Várias empresas estão desenvolvendo carros aéreos atualmente, mas não há nada que se compare a performance do carro dos Jetsons.

A família contava com os serviços da Rosie, uma empregada robô que cozinhava, fazia a faxina e ainda servia de babá para as crianças. Os japoneses já estão bem adiantados no desenvolvimento desta tecnologia, mas robôs como a Rosie ainda estão longe de se tornarem acessórios comuns em nossos lares. O mesmo pode se dizer da moradia dos nossos heróis. Os Jetsons viviam no SkipPad, uma torre sobre uma coluna com mais de um quilômetro de altura que podia ser elevada acima das nuvens quando estava chovendo. Segundo o desenhista de produção da série, Iwao Takamoto, o prédio foi inspirado na torre SpaceNeedle que estava sendo construída na cidade de Seattle, na costa oeste dos Estados Unidos, naquela época.

Uma tecnologia dos Jetsons que esta bem perto de virar realidade é a televisão holográfica. Já temos home theaters bem semelhantes aos mostrados na série. Mas quando estava interessado num detalhe particular da imagem, como uma apresentação de uma bela cantora, George Jetson podia destacar a imagem da tela e observa-la em terceira dimensão.

A série foi criada como um contraparte futurista de outro sucesso da Hanna-Barbera. “Os Flintstones” uma comédia sobre outra família classe média que vivia em uma Idade da Pedra estilizada. Nos Estados Unidos o mundo futurista dos Jetsons foi ao ar pela primeira vez no dia 23 de setembro de 1962. No Brasil a série chegou alguns meses depois, e era exibida em horário nobre pela extinta TV Excelsior. Na época não existia tv a cores no Brasil e o seriado passava nas tvs em preto e branco da época. Foi só dez anos depois, durante as reprises da década de 1970 é que os brasileiros puderam ver os desenhos no exuberante colorido original.

Hoje o seriado é um exemplo do otimismo em relação ao futuro e a tecnologia que dominou a década de 1960. Uma época marcada pela corrida espacial, pelos primeiros transplantes de coração e pelo início da tecnologia informática. Nem tudo eram flores naquela época. Em 1962, assim como hoje, vivíamos sob a ameaça das armas nucleares. Mas isso não impedia que as pessoas e os artistas sonhassem com um futuro melhor.

A abertura da série, ao som de uma música de jazz ainda não foi superada. E em matéria de pets of Jetsons também continuam muito a frente de nossa realidade. Astor, o cachorro da família, fala e tem uma antena de rádio no rabo. Para ajudar a localiza-lo.

 

Ótimo: A família e seu carro voador

You may also like

1 comment

Paulo Roberto 29 de setembro de 2022, 10:56h - 10:56

Calma, ainda faltam 40 anos para 2062 e muito pode acontecer.
Pena que pouquíssimos de nós, que éramos criança nos anos 1960, estaremos por aqui para conferir o que mais se aproximou das invenções d’Os Jetsons.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996