segunda-feira, 16 de setembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Colunas / Os últimos dias da Dilma

Os últimos dias da Dilma

Matéria publicada em 20 de maio de 2016, 08:30 horas

 


Presidente foi derrubada por seus antigos aliados; a arrogância e a incapacidade de fazer alianças levaram Dilma à ruína 

wp-coluna-espaco-aberto-jorge-calife

 

E lá se foi a Dilma, de volta para Porto Alegre, deixando um tremendo abacaxi para o governo interino descascar. É interessante notar que a presidente afastada foi vítima de sua incapacidade de articular alianças e de seu talento extraordinário para fazer inimigos. É só olharmos para três personagens que tiveram grande influência no processo do impeachment. O deputado Eduardo Cunha, ex-líder da Câmara, o ex-senador Delcídio do Amaral, que foi líder do governo no Senado, e o vice-presidente Michel Temer. Todos começaram ao lado de Dilma Rousseff, trabalhando para ela com entusiasmo.

Eduardo Cunha chegou a arquivar sete pedidos de impeachment contra a presidente. Até o final do ano passado, quando soube que o PT ia votar contra ele no conselho de ética. Aí aprovou o oitavo pedido, que levou ao afastamento da presidente. Se Dilma tivesse “segurado a barra”, instruindo seu partido para ignorar Cunha, ela ainda estaria no palácio do Planalto.

Delcídio do Amaral era o defensor de Dilma no Senado até receber uma missão impossível. Ele deveria organizar a fuga do ex-diretor da Petrobrás, Nestor Serveró, para a Europa. Delcídio jura que a ordem veio do ex-presidente Lula e da própria presidente. O fato é que a trama foi descoberta e Delcídio ficou meses na prisão, sem qualquer apoio do governo. Quando saiu, delatou todo o mundo.

E por último, temos Michel Temer, a quem a própria Dilma escolheu para ser seu vice-presidente. Ao longo de todo o ano passado, ele se queixou de ser ignorado pela presidente. De ter virado uma figura decorativa. Dilma nem tentou uma reaproximação com ele. E assim, perdeu o apoio de Temer e do PMDB. E sem o PMDB não havia como deter o processo de impeachment. Todo político precisa saber negociar, fazer alianças, mas na sua arrogância, a presidente achava que não precisava de ninguém, só do Lula. Que sumiu de cena para desespero da militância.

Sexta-feira passada, um grupo de dez mulheres se acorrentou às grades do Palácio do Planalto. Elas prometeram “ficar lá até a Dilma voltar”. Tomara que tenham levado um banheirinho químico, porque vai levar muito tempo. Outro grupo saiu pelas ruas levando cartazes. Um deles dizia que “lugar de mulher é na revolução”. Tomara que seja, porque na cozinha não é não. A maioria das mulheres é um desastre na cozinha. Elas sabem fazer o básico e olhe lá. São os homens que transformam o preparo dos alimentos em arte. Basta ver que os melhores cozinheiros do mundo, os grandes chefes, são todos homens.

A turma ficou indignada porque no governo do Temer não tinha mulheres nem negros. Quer dizer que governo agora é como universidade? Tem que ter cota para negros, cota para mulheres? Temer ficou preocupado e nomeou a ex-diretora da CSN, Maria Silvia Bastos Marques, para o comando do BNDES. Maria Silvia é a anti-Dilma, competente, elegante, educada, discreta. Tudo que Dilma nunca foi e nem vai ser.

São esses detalhes da crise que deixam os estrangeiros boquiabertos com o nosso país. O correspondente da rede árabe Al Jazeera até sugeriu que o Brasil deveria mudar de lema. No lugar da “Ordem e Progresso” positivista seria “Brasil: Ninguém merece!”. Quanto à Dilma, não chorem por ela. Não importa o resultado do processo de impeachment, a presidente vai continuar ganhando seu salário de R$ 31 mil e com direito a segurança e todo tipo de benefícios. Tenham pena dos 11 milhões de brasileiros que perderam seus empregos por causa dela e estão vivendo de biscates.

Tenham pena dos doentes que procuram um leito de hospital. Nos cinco anos de governo Dilma, o Brasil perdeu 24 mil leitos hospitalares. Incluindo aqui, na região Sudeste. Pessoas estão morrendo deitadas em macas, enquanto esperam por cirurgias sempre desmarcadas.

Chorem por elas.

 

Ocaso: Estilo pitt-bull foi a ruína da presidente (Foto: Lula Marques - Agência PT)

Ocaso: Estilo pitt-bull foi a ruína da presidente (Foto: Lula Marques – Agência PT)

JORGE LUIZ CALIFE | jorge.calife@diariodovale.com.br

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

29 comentários

  1. Avatar

    Quero ver se o Donald Trump do brejo vai falar dos “Primeiros dias de Temer” (o Jucá mandou um abraço) ou vai voltar a fazer o que nunca deveria deixar de fazer: escrever aquelas resenhas colegiais sobre o espaço sideral.

  2. Avatar

    Parabéns pelo texto.

  3. Avatar

    Nossa que testo mais inútil escrito por um jornalista que a meu ver também é inútil. O cara chamar Maria Silvia daquilo tudo se era tão boa porque o Benjamim meteu o pé na bunda dela.

    • Avatar

      Quero ver falar da gravação do JUCA confesando o golpe do impeachment, TO VENDO UM MONTE DE COXINHA TUDO QUIETO AGORA VOCÊ PERGUNTA, E ELES RESPONDEM QUERO MAIS SABER DE POLÍTICA NÃO ,SRRSRSR

  4. Avatar

    Haha,parabéns pelo texto Calife,não falou nenhuma mentira.

    Ver as viúvas do PT destilando ressentimento não tem preço.

    • Avatar

      Não tem preço é ver as viúvas do PT rolarem de rir dos coxinhas que estão com a batata assando e já começaram a espernear com o governo maravilhoso que colocaram no país, e agora começou a cortar as mangas dos coxinhas também. kkkkkkkkkkkkk

    • Avatar

      Surpreso, com certeza você é mais um idiota coxinha… E aí, depois das gravações do Juca ainda vai ter coragem de manter essa opinião?

  5. Avatar

    O que Donald Trump do brejo vai comentar com as velhinhas pensionistas e os aposentados que andam com ele no cata-corno lotado para a vibrante Pinheiral, quando começarem a vigorar os cortes preparados por Temer e seus asseclas? E quando um desses pobres-coitados descobrir-se, do nada, demitido e terceirizado?
    Uma sugestão: aplique a metáfora do franguinho da Sadia, tão adequada ao pobre de direita, pois está ali, sempre pronto, a sorrir servil para quem está prestes a abatê-lo sem dó.

  6. Avatar

    Parabéns pelo texto e espero que o colunista Califa receba mais espaço no Diário do Vale.
    Concordo com sua opinião sobre as “cotas” no governo e que os chefs de cozinha hoje são maioria do sexo masculino.
    Quanto a Pinheiral sabemos que o prefeito se elegeu pelo PT e teve todos seus aliados no palanque e agora que desmoronou a corrupção sistemática do PT e seus aliados o Arimateia abandonou o barco na esperança de se reeleger.
    Isso é que a população municipal tem que discutir. Dilma, Lula e PT já não fazem mais parteda política nacional.
    Os petistas vão continuar fazendo críticas atépor um alfinete fora do lugar e esquecem da roubalheira por conveniência.
    Espero ter meu comentário publicado já que é de praxe a censura no DV.

  7. Avatar

    E por acaso escreveu alguma mentira?

    • Avatar

      Ele só leu o titulo de um livro e achou que era inteligente o bastante para dar a opinião sobre o conteúdo, coisas de pessoas que pensam que são intelectuais,conhecemos um que já foi presidente do Brasil e pagava uma pessoa para ler livros e fazer um resumo pra ele, depois curtia com todo mundo que era um intelectual. Bobinhos de quem acredita.

  8. Avatar

    Então Calife só esta na terra a 5 anos, ele não tem a menor ideia do que acontecia antes do PT e acha que o Brasil só começou com a Dilma, então esta explicado tanta idiotice, e pior é que ele acredita mesmo que é intelectual e finge que se preocupa com pessoas doentes em filas de hospitais etc etc.

  9. Avatar

    muito bom este seu texto. mostrando em poucas palavras algumas das monstruosidades do pt e seus satélites impetrados ao povo Brasileiro, não de ouvidos a esses que reclamaram , são idiotas úteis ou defensores de bandidos. que sem argumentos partem para baixaria querendo lhe censurar pedindo sua saída do DV.bem característico dessa turma que de democráticos não tem nada. parabéns por sua coragem em mostrar as mazelas desse governo da presidanta que já foi tarde.

  10. Avatar

    Perai. É serio mesmo que este senhor falou que a Dilma deveria ter refrescado o Cunha no conselho de ética? Que ética este senhor tem? O que este cara deve conhecer de política é o que ele vê no JN durante um “gelobol” que ele toma em um buteco qualquer e nada mais.Um governo não tem que ter cotas, mas tem que ter representatividade. Este cidadão só continua escrevendo neste jornal porque na realidade ele é um porta voz do pensamento das pessoas que dirigem este jornal.

  11. Avatar

    >>>>>>> CALIFE…. PARABENS PELA MATRIA…. MAS SERA MESMO O FIM???? OUuuuuuuuuu…………….. NESTES CASOS ninguem some ou desaparece…. INFELIZMENTE

  12. Avatar

    CALIFE FALA DE PINHEIRAL E A M. DO PREFEITO.

  13. Avatar

    Meu Deus, que texto é esse …
    DV não dá para seguir com este colunista. Raso, fraco, sem nexo … Se querem colocar alguém para falar de política com viés crítico ao PT e a turma da esquerda, ao menos selecionem um colunista qualificado para tal. Cada vez que leio os textos deste senhor fico assustando com sua mediocridade intelectual. E para piorar é machista, preconceituoso, enfim, nada de se surpreender com alguém que escreve como ele. Mas sim de se surpreender como o DV mantém este senhor escrevendo neste espaço…

  14. Avatar

    Ai, ai e eu ainda perguntei porque ele não estava comentando política,rsrsrs. Juro que não pergunto mais.
    Agora falando serio achei que o texto esta Muito machista , além de que um governo tem que ter diversidade sim senhor Calife . E a Maria Silvia Bastos Marques, nada mais e que o olho da FIESP ( Benjamin Steinbruch) la dentro.

  15. Avatar

    desse jeito parece que o senhor não gosta das mulheres.

  16. Avatar
    Espero que não apaguem meus comentário como fizeram com outros

    Totalmente sem ética, homem que já mostrou que tem horror de mulheres e jovens, sempre procura em seus textos sem sentido colocar o seu desprezo pelas pessoas, como se ele fosse alguém extremamente importante. Preocupante que o DV se preste a isso. Espero que não apague meu comentário pois toda vez que escrevo o meu repudio a esses textos o jornal apaga, mas o texto continua. DV não há necessidade dessa apelação. Tenham respeito pelo menos pelas mulheres que trabalham aí.

    • Avatar
      Espero que não apaguem meus comentário como fizeram com outros

      Espero que não apaguem meus comentários como fizeram com outros

  17. Avatar

    Que matéria mais medíocre!!!! Nem eu que não voltei em Dilma…Achei esta matéria muito ridícula e sem embasamento contextual politico… digamos: ” a chamada imparcialidade da imprensa aqui ficou claro… digo parcialidade total do colunista… nem sei o nome dele…. kkkk …. Diretoria do DV, por favor !!! avalie e veja quantos comentários negativos estão aqui!!!

  18. Avatar

    Pinheiral também tem um maluco no pedaço.

  19. Avatar

    Esse home é doido. kkkkkkkkk

  20. Avatar

    Muito bem, entendi!!! Vejo que o senhor colunista está muito bem informado assistindo ao Jornal Nacional todas as noites! Ah!!! Já ia me esquecendo, com certeza também deve ser assinante da revista Veja… Agora, o que eu não entendo, é como uma pessoa com suas ideias pode ter espaço num jornal conceituado como esse? MISTEEEERIOOO…

  21. Avatar

    Não sou petista nem gosto muito do governo Dilma, mas cá pra nós o texto acima é para ser levado a sério mesmo?

  22. Avatar

    Ô senhor, ficar na lua deve ser maravilhoso mesmo, porque ficar tanto tempo lá e quando volta o excelentíssimo escreve umas coisas estranhas, parece criança quando assisti jornal nacional (enganação total)e depois não fala coisa com coisa, ai ai meu Deus eu tô chorando de rir, que engraçado. O senhor é um piadista mesmo, agora eu percebi, quando leio seus textos penso que é sério, mas depois de um tempinho entendo que é só uma brincadeirinha hilária. Beijinhos.

Untitled Document