sábado, 25 de maio de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Colunas / Pinheiral está um lixo

Pinheiral está um lixo

Matéria publicada em 18 de março de 2016, 15:16 horas

 


Deterioração é mais preocupante na área da saúde pública; cidadão se sente um lixo, tratado como uma coisa descartável

wp-coluna-espaco-aberto-jorge-calife

 
Terça-feira entrei no ônibus e por acaso sentei ao lado de uma antiga moradora de Pinheiral. Ela deixou a cidade há décadas e foi morar em Minas Gerais. Quando voltou para uma visita, semana passada, ficou chocada. “Pinheiral está um lixo!”, ela disse para mim. Imagino o choque que ela deve ter sentido quando esteve na Praça Brasil e na Teixeira Campos, que perderam quase todo o gramado e viraram uma área cimentada, que fica escorregadia nos dias de chuva. Uma verdadeira armadilha para idosos.

Nem comentei com ela sobre o casarão dos Breves. Que ela conheceu em todo o seu esplendor. E hoje é um monte de ruínas cobertas de capim. Já escrevi, em outras crônicas, sobre o cheiro de eucalipto que sentíamos percorrendo a rua onde hoje fica o Pronto Socorro. Ou sobre o lago com peixes coloridos que tinha na praça, em frente ao Banco do Brasil (os peixes morreram e o lago foi soterrado).

Mas a pior parte da decadência de Pinheiral a visitante mineira não viu. É a deterioração do sistema de saúde pública. Que já foi muito bom, uma exceção ao que se vê no Brasil. E hoje repete todos os problemas das áreas mais carentes do nosso triste país. Não se pode dizer que a falta de medicamentos básicos ou a dificuldade em agendar uma consulta sejam uma consequência do crescimento da população. Pinheiral é uma cidade pequena e não cresceu tanto assim em uma década. E não dá para entender porque não tem dinheiro para saúde e tem para construir coisas supérfluas como prefeitura nova e parque fluvial.

Para explicar melhor essa deterioração esta crônica fará uma pequena viagem no tempo. Vamos imaginar o que aconteceria com um cidadão de Pinheiral, sofrendo com uma dor nas costas em 1999, em 2010 e em 2016. Nosso morador de Pinheiral acorda de manhã com uma tremenda dor nas costas. Estamos no dia 14 de março de 1999. Ele toma um café e vai ao Pronto Socorro Municipal. Fala com a atendente, senta e espera. Depois de uma hora ele é chamado pelo médico de plantão, um clínico geral. O médico receita um analgésico e recomenda que o nosso cidadão faça uma consulta com o ortopedista. Ele dá ao paciente um pedido anotado em um papel.

O paciente vai ao ambulatório, que fica ao lado do Pronto Socorro, entrega o papel com a assinatura do médico e marca uma consulta para dali a uma semana. Simples, prático e sem burocracia. Agora vamos saltar dez anos no tempo. Estamos no dia 14 de março de 2010, o prefeito é um médico, mas o serviço de saúde piorou no lugar de melhorar. Nosso cidadão imaginário acorda com a dor nas costas e vai ao pronto-socorro. Depois de esperar duas horas ele é atendido por um clínico geral que só pode receitar um analgésico. Ele não pode mais encaminhar o paciente para o ortopedista. Para isso o cidadão tem que acordar bem cedo e ir ao Posto de Saúde mais próximo de sua casa. No posto de saúde ele marca consulta com o clínico do posto de saúde. Para dali a uma semana. E só o clínico do posto de saúde é que pode encaminhá-lo para o ortopedista. O que leva de um a dois meses, em média.

Agora saltemos para o dia 14 de março de 2016. O prefeito agora é do PT. E para marcar uma consulta no posto de saúde é preciso acordar de madrugada e pegar uma senha. Que se esgota por volta das seis e meia da manhã. Nosso cidadão imaginário, que é idoso, tem que acordar as cinco horas e ir para a fila na porta do posto de saúde. Do contrário não consegue senha para marcar consulta.

O cidadão se sente um lixo, tratado pelos políticos como se fosse uma coisa descartável. Ano passado uma menina morreu em Pinheiral, picada por um escorpião, porque não tinha soro contra escorpião no PS da cidade. Deixar faltar soro contra picada de cobra e escorpião em uma cidade do interior é o que eu chamo de homicídio doloso (quando se assume o risco de matar).

Mas este ano tem eleição minha gente. E é hora de varrermos para o lixo da história esses políticos que nos tratam como lixo.

Pinheiral: Vida ficou cada vez mais difícil (Foto: Arquivo)

Pinheiral: Vida ficou cada vez mais difícil (Foto: Arquivo)

 

JORGE LUIZ CALIFE | jorge.calife@diariodovale.com.br


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

32 comentários

  1. Avatar

    Sr. JORGE CALIFE não entendo a sua postura, o senhor só fala mal da sua própria cidade, um espaço que podeira ser bem mais aproveitado, ao invés de elevar a cidade, o senhor tenta detoná-la o tempo todo, não está satisfeito, muda de cidade. A Cidade, aos poucos está sendo arrumada, o atual Prefeito da a cara a bater, sai nas ruas, coisas que a gestão anterior não fazia, aí vem falar de política aqui? nos poupe, se não puder ajudar a reergue sua própria cidade, então não atrapalha, a difamando aqui.

    • Avatar

      Boa tarde ,
      acho senhora ,que este colunista são uns dos poucos moradores que ainda enxerga ,e o fato deste estimado e inteligente colunista “DETONAR” a cidade onde mora ,mostra que ele gostaria de uma cidade um pouco melhor ,e se mudar seria perder a esperança na melhora desta cidade, vivi 19 anos no bairro parque mayra e me lembro que quando precisar de medico minha mãe caminhava ate ao hospital de madrugada, para marcar exames então pra mim nada mudou.

    • Avatar

      Boa tarde ,
      acho senhora ,que este colunista são uns dos poucos moradores que ainda enxerga ,e o fato deste estimado e inteligente colunista “DETONAR” a cidade onde mora ,mostra que ele gostaria de uma cidade um pouco melhor ,e se mudar seria perder a esperança na melhora desta cidade, vivi 19 anos no bairro parque mayra e me lembro que quando precisar de medico minha mãe caminhava ate ao hospital de madrugada, para marcar exames então pra mim nada mudou.

  2. Avatar

    O orçamento de 2016 é de R$ 94.000.000,00, bem superior aos anteriores. Defender esse governo incompetente é tarefa dos novos contratados via RPA, procuradores do Teteia que estão defendendo a boquinha, tão incompetentes quanto o prefeito e sua equipe. Que diga-se de passagem já estão com o tempo contado.

  3. Avatar

    O que se trata hoje, ATUALMENTE, é que o governo de Pinheiral é incompetente em todas as áreas. Não faz o básico, dizer que PSF funciona é piada de mal gosto. O que se vê é um prefeito perdido, sem apoio, sem planejamento, etc. Quem não fez, perde a vez. Fora PT, não digo fora Teteia porque ele já é de fora, não é de Pinheiral e não não tem compromisso com Pinheiral. Ele representa um RETROCESSO para a população de NOSSA CIDADE.

  4. Avatar
    Bruno Victor Santos

    Eu até entendo seu ponto de vista, mais as oportunidades são únicas! As pessoas têm o direito de falar oq quiserem, só não pode olhar apenas pra um lado. Ninguém fala do viaduto da MRS que o governo anterior não entregou, não quem fala da creche Maria Isabel que foi construída num brejo é sempre que chovia alagava, tendo q sair das pressas com as crianças, ninguém fala do estado deplorável dos módulos de saúde, que hj estão ganhando prédios próprios e num padrão elevadíssimo, ninguém fala da maternidade que foi interditada pela vigilância sanitária estadual no início do mandato do atual prefeito! Apontar o dedo é fácil, quero ver assumir seu próprios erros e enxergar que não somos perfeitos!

  5. Avatar

    Para que o governo federal ou estadual repassem os recursos para a obra da quadra do Vale do Sol, primeiro a Prefeitura tem que prestar contas do que já foi feito. Se não há repasse é porque a gestão atual não prestou contas, portanto a obra não é concluída por incompetência do governo atual. Governo de Ptralhas.

    • Avatar
      Bruno Victor Santos

      Vc é inconsequente meu amigo, não sabe oq fiz. Deveria se informar melhor é assim quem sabe teria argumentos para discutir uma coisa dessas! Não estão repassando simplesmente pq estão sem dinheiro e o pouco que tem estão segurando para pagar o funcionalismo e ainda assim dividindo o salário em partes! Antes de criticar, procure saber oq esta dizendo amigo. Não trabalho na PMP mais estou sempre cobrando as respostas na própria prefeitura e sempre as recebo.

  6. Avatar

    O Donald Trump do brejo abriu a campanha para a eleição municipal… deveria se limitar àqueles “Control c Control v” sobre as imensidões intergalácticas.

    • Avatar

      Lixo é elogio, esse governo não faz o mínimo, um descalabro!! Uma população pobre que não tem pra onde correr. Não tem algodão no PS, uma vergonha!!!!

    • Avatar

      Vc deve ser um cara espetacular, de fino trato, que todo mundo gosta!… Bem, esse “Donald Trump” é mais notável que vc em muitas coisas, principalmente na humildade, diferente da sua bazófia, despeito e atitude arrogante ao tentar desmerecer um dos melhores colunistas do jornal… Percebo que Calife é saudosista e só quer que Pinheiral volte a ser o lugar tranquilo e aconchegante de outrora, ele sente que a qualidade de vida da cidade se deteriorou com o “progresso”… Não é questão de certo ou errado, é meramente um sentimento pessoal…

  7. Avatar

    O problema é o mesmo do país inteiro, durante as eleições as pessoas votam por troca de bolsa família, cesta básica, areia, cimento… colocam esses pilantras lá e depois ficam chorando… Vamos nos unir e ajudar a conscientizar as pessoas para que após mas essa decepção possamos renovar nossos governantes com responsabilidade.

    • Avatar
      Bruno Victor Santos

      Agora eu tido o chapéu pra vc Silas….se esses governantes estão no poder foi oq nós os colocamos lá! Fazer diferente pode ser a solução sim, mas precisamos de pessoas que tenham plano de governo e não plano de Poder…. A crise política está agravando ainda mais a crise econômica e isso prejudica mto mais os pequenos municípios! Os servidores do estado estão recebendo seus salários quase no meio do mês por causa disso, mas eu duvido que salário dos deputados atrasa um dia!!! Eles têm o poder amigo e o sistema hj é falido, Qnd não é corrupto. Todo mundo pensando só em si msm!

  8. Avatar

    VOCÊ SÓ FALA BESTEIRA CALIFA

  9. Avatar
    Cidadão decepcionado

    Mas que matéria escrota. Quem tiver meio neurônio vai perceber que esse cidadão tem o único objetivo político ao escrever essas idiotices. Imprensa marrom. Tenha compromisso com a verdade é não julgue ninguém pela cor, religião, raça, gênero nem partido político. Larga de ser ridículo.

    • Avatar

      Onde que Calife desqualificou alguém? Vc não está dizendo nada com nada, rapaz, só um monte de achismos!… Acho que a redação do DV deveria ser mais criteriosa na hora de publicar comentários, assim como acontece em outros jornais…

  10. Avatar

    Sabe porque Carolina, porque o governo do dr Toninho foi o melhor governo de todos os tempos de pinheiral, a justiça tarda mas não falha, parabéns calife você mostrou humildade e sabedoria.

    • Avatar

      Me desculpe, mas parece que vc ganhava algo do Dr. Toninho, pois o mesmo acabou com os PSF’S em sua gestão! e olha que era médico! #semnoção

    • Avatar
      Bruno Victor Santos

      Pinheiral tem 20 anos amigo, dos quais ele governou por oito anos! Cadê a história nisso? Contra fatos não há argumento e seu prefeito está inelegível. Será que vc sabe pq? Ser o melhor prefiro de uma cidade que só tinha 8 ano é mole….quero ver fazer a diferença agora! Seu prefeito governou com uma base de 68 milhões ao ano, a prefeito atual governa com quase 20 milhões a menos, mas aposto que vc tmb não sabe disso, pelo visto é um pobre coitado que se manifesta onde tiver espaço! Falar até papagaio fala irmão, que ver ter provas a argumentos….

  11. Avatar

    Como assim ficar em fila de manhã cedo??
    Sinceramento vc esta equivocado nas suas datas… Isso acontecia sim mas em anos passados… Que eu me lembre no governo do dr antonio ja n era assim.
    Pq somente especificar o partido do Arimathea?
    Pq julga-lo pelo partido???

    Confesso que existem varias obras paradas ma cidade, porém por falta de repasse de recursos.

    Agora vamos olhar as melhorias feitas em nossa cidade: construção de novos módulos de saude
    Medico 40 horas em alguns modulos
    Educaçao integral
    Reforma da maternidade
    Cobertura de quadras
    Melhorias em bairrros devido a escolha da populaçao atraves do orçamento participativo
    Reforma da maternidade que em breve sera reinaugurada atendendo aos padrões da vigilancia sanitaria do estado.

    Entre outras obras!!

    Acorda Pinheiral… So n ve quem nao quer!

  12. Avatar
    Bruno Victor Santos

    Pra quem pensa que estou defendendo o prefeito, não estou não! Sei que existem erros no governo dele,sei tmb que no governo do Dr toninho, nem módulo de saúde tinha mais, oq ele sendo médico, acabou com os módulos! Agora aceitar que o senhor venha falar que pinheiral está um lixo, só se for começando pela sua casa, aquilo lá sim é um lixo! E oq eu estou dizendo eu provo, quem tiver dúvidas que venha a pinheiral e confira!

    #facasuapartecalife

  13. Avatar

    Aí em Pinheiral tem também petistas “mulheres feministas de grelo duro” como disse o LULA?

    • Avatar
      Bruno Victor Santos

      Vc deveria respeitar mais o povo de pinheiral amigo! Aqui somos todos trabalhadores em sua grande maioria! Não nos ofenda com seus comentários idiotas!

    • Avatar

      Você precisa cobrar é do seu lider para respeitar mais as nossas mulheres brasileiras, sendo elas petistas feministas ou não.

      Se não está satisfeito eu sugiro que volte para Cuba e deixe o Brasil em paz. Lá é que é lugar de comunista.

    • Avatar
      Bruno Victor Santos

      Não tenho como cobrar amigo, o candidato que eu votaria morreu antes das eleições! Agora antes de falar de pinheiral, tenha mais respeito pelo povo que mora aqui!

  14. Avatar

    Nobre jornalista este problema não é exclusividade de Pinheiral esta acontecendo em toda região e no pais. Falar mau do prefeito só porque o homem é do PT. Olha a saúde de VR que também não esta muito diferente e olha que o prefeito é do partido bananeira PMDB. Pra quem não sabe bananeira tem a folha que vai pra onde o vento vai.

  15. Avatar

    Lamentável esses políticos incompetentes, só sabem ajudar suas famílias e falar palavrões , suas especialidades. (veja os corruptos lula, dilma , eduardo paes , aquele que humilhou o povo de Maricá ,o gostosão wagner -office boy do lula )e os prefeitinhos ‘nada realizam para as cidades.Esse caso de Pinheiral é uma vergonha,assim como também o de Barra do Pirai. Oportunistas de plantão. A população tem de colaborar e nas eleições , varrê-los para a lata do lixo.

    • Avatar
      Bruno Victor Santos

      Pela forma que vc falou da pra saber que é de barra do pirai neh amigo! Quem és tu servo de Deus pra falar da minha cidade. Pra dizer que o prefeito fez ou não deveria no mínimo morar em pinheiral, esse não deve ser o seu caso! Reforma total no colégio Roberto Silveira, reforma parcial em todas as unidades escolares e creches, construção de 8 módulos de saúde do padrão do ministério da saúde, inocentação de médicos 40hrs nos módulos, cobertura de 4 quadra de esporte, reforma, climatização e reformulação do pronto socorro municipal, reforma da maternidade ( esse ocorreu pq a vigilância sanitário do estado determinou que fosse feita no início do mandato pq era considerado por eles um lixo) e olha que o ex prefeito era médico! Deu dignidade aos morados da área rural dando a eles o título de posse das terras, uma luta deles que durou décadas. Então não me venha vc falar que ele não fez nada, quer criticar então o faça dignamente! Ou então fale só por barro do pirai .

  16. Avatar

    Quando vai acabar a cobertura da quadra do vale do sol.Prefeitinho ruim,governo pior.

    • Avatar
      Bruno Victor Santos

      Quando o governo federal/ estadual terminarem de repassar oq é devido. Se vc não sabe, isso é uma obra dos governos federal/ estadual em conjunto com a a PMP. Andes de criticar procure saber a realidade das coisas, quer usar o espaço do jornal pra fazer política!

    • Avatar

      Falta de planejamento, Bruno! Falta de competência, Bruno! Após 2008 o mundo em crise e os governantes incompetentes criando obras e mais obras. Não viram a crise lá fora que um dia atingiria o País, conclusão: as consequências são essas, falta de repasses.

      Você por acaso faria obras na sua casa pegando empréstimos sabendo que poderia perder o emprego? Os governos fizeram e passaram a conta para os filhos que somos nós.

Untitled Document