quinta-feira, 28 de outubro de 2021 - 11:36 h

TEMPO REAL

 

Capa / Colunas / Pocket Live  

Pocket Live  

Matéria publicada em 23 de setembro de 2021, 08:53 horas

 


Túnel Do Tempo
* O presidente do Brasil, Nilo Peçanha, criou os Liceus de Artes e Ofícios no país e esta data será referenciada para a comemoração do Dia do Técnico Industrial (1909).
* Roland Garros efetua a primeira travessia do Mediterrâneo em um avião (1913).
* Independência da Arábia Saudita (1932).
* Morre Sigmund Freud, psiquiatra austríaco, fundador da psicanálise (1939)
* Roosevelt faz seu famoso Discurso de Fala (1944).
* 18 anos após sua deposição, Juan Domingo Perón retorna à presidência da Argentina. Ele é eleito com 62% dos votos, mas permanece no poder durante menos de dez meses (1973).
* Morre Pablo Neruda, poeta chileno (1973).
* Inaugurado o primeiro trecho de linha férrea do TGV francês, ligando Paris a Lyon (1981).

Zig – Zag
* Hoje: Dia da Ikebana Sanguetsu, Dia do Técnico Industrial.
* O marco inicial de mais uma luta pelo desenvolvimento econômico da cidade de Barra Mansa e da região.
* Assim foi definida no início do mês a I Reunião para Reativação da ligação férrea BM x Porto de Angra, evento promovido pela ACIAP-BM (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa), que contou com a presença de empresários, autoridades políticas e representantes de várias entidades dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais a fim de conhecer o projeto e definir as próximas ações para transformá-lo em realidade.
*Em processo para a renovação da concessão da ferrovia, a VLI, concessionária da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), pretende devolver para a União milhares de quilômetros de linha férrea, entre eles o trecho que liga Barra Mansa a Angra dos Reis, que tem cerca de 105 quilômetros.
*A concessionária já se comprometeu a restabelecer o trecho ferroviário entre Varginha e Barra Mansa, mas sem a inclusão do trajeto até Angra.
* Dessa forma, haveria a necessidade de transporte da carga pela Via Dutra ou utilização de outras ferrovias, aumentando o custo logístico, o que motivou a mobilização.
*Segundo o presidente da ACIAP-BM, Matheus Gattás, a casa abraçou a iniciativa por entender a importância dessa reativação para a economia da região, uma vez que vai ligá-la a outras partes do país por mais uma via de mobilidade. *“Nossa localização é privilegiada no eixo Rio-São Paulo pela rodovia e reativar a essa ligação férrea com o porto de Angra criará mais oportunidades de negócios e crescimento para nossa cidade e nossa região.
*A ACIAP é uma entidade que luta pelo desenvolvimento de Barra Mansa, a obra do Pátio de Manobras é um exemplo atual, entre tantos outros, e não será diferente nesse caso”, ressaltou ele.
*Entre os benefícios da reativação citados pelos participantes do encontro está redução de custo logístico, principalmente para a produção agrícola.
* A iniciativa também beneficiaria o Cluster Automotivo Sul Fluminense, que reúne seis montadoras e mais de 100 empresas fornecedoras da produção automotiva, além de ajudar a desafogar outros portos do Sudeste, como o de Santos.
* O ganho ambiental e a melhoria da mobilidade também foram questões ressaltadas, bem como a oportunidade de atração de novas empresas e geração de empregos.
*Além da mobilização dos empresários e entidades, foi destacada na reunião a importância do apoio político ao movimento pela volta da ligação férrea entre Barra Mansa e Angra dos Reis. *Estiveram presentes no encontro lideranças como o vice-prefeito e o secretário de Desenvolvimento Econômico de Angra dos Reis, Cristiano Alvernaz e Aurélio Marques, respectivamente, e os deputados estaduais Noel de Carvalho, Célia Jordão e Marcelo Borges.
* As apresentações sobre o projeto foram feitas pelo consultor da Firjan, Delmo Pinho, e pelos representantes do Porto Seco Sul de Minas, Cleber Marques, e do TPAR (Terminal Portuário de Angra dos Reis – operado pelo grupo Splenda Port), Paulo Narcélio e Leandro Cariello.

Pocket Live
*No próximo dia 7 de outubro acontecerá o UniFOA Pocket Live, totalmente on-line e gratuito.
*As atividades do dia serão: dicas de redação; oficinas, bate-papo sobre orientação financeira e profissional, tour virtual ao campus e outras novidades imperdíveis.
Inscreva-se pelo site unifoa.edu.br/pocketlive

Sala Vip
* Que os personagens de Walt Disney são uma paixão mundial, isto é fato.
* Buscando este filão é que a dupla Saviolo, adquiriram os personagens originais fabricados pela Disney.
* E colocaram a disposição da clientela que está aproveitando para fechar as encantadoras festas que eles realizam tão bem.
* Neste sábado eles estarão fazendo, através de uma linda festa, o début desta turma encantada do mundo de Walt Disney.
* Aniversariantes do dia: o empresário imobiliário José Francisco Medeiros; Tatiana Falcão; Diego Cyrne; Patrícia Poiani; Henerson Luiz; Maria Lúcia Bornickel; o corretor imobiliário Emil Savelli; João Vicente Correa.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document