quinta-feira, 29 de outubro de 2020 - 10:53 h

TEMPO REAL

 

Capa / Colunas / Por mais escolas

Por mais escolas

Matéria publicada em 15 de fevereiro de 2020, 07:00 horas

 


Escolas são, muitas vezes, os redutos de aprendizado e construção das crianças, mas respondem aos anseios das famílias

Enquanto muitos defendem a possibilidade de educar os filhos em casa, outros tantos criticam ferrenhamente as escolas, eu gostaria de afirmar o meu respeito às divergências de pensamento, como também destacar o quanto acredito na extrema importância da escola no processo de socialização da primeira infância.
Segundo o pai da psicanálise, a primeira infância é fundamental para a construção de adultos saudáveis. Nesse viés, é evidente que, como destaca o ECA, a escola durante esse período é essencial para a formação das crianças brasileiras. No entanto, algumas perguntas devem ser feitas, será que as escolas, atualmente, cumprem seu real papel? Será que as escolas preparam as crianças para uma vida em sociedade? Vale destacar, todavia, que as escolas respondem às demandas das famílias. Toda e qualquer pergunta formulada à escola, deve, na verdade, ser formulada à família.
Não é raro, em uma entrevista familiar, que famílias indaguem às escolas sobre a preparação para o Enem. O problema é quando a criança a ser matriculada possui 3 anos. As escolas são, muitas vezes, os redutos de aprendizado e construção das crianças, mas respondem aos anseios das famílias.
A importância da escola durante o início da vida advém de seu caráter formador: é lá que a criança terá contato com seus primeiros deveres, responsabilidades e restrições; é onde aprenderá com maior ênfase o respeito à hierarquia e o que é social e eticamente certo ou errado. Portanto, é nesse ambiente que desenvolverá sua primeira consciência moral, uma vez que, segundo a teoria sobre a Tábula Rasa, a criança é como um livro em branco pronto para o seu preenchimento com suas experiências, que devem ser positivas a fim de formar um bom adulto.
Outrossim, o colégio é um ambiente que proporcionará o contrato do infante com cenários diferentes do familiar, nos quais será exposto a culturas, etnias tipos físicos e religiões diferentes. Dessa forma, com a percepção da diversidade que existe em diversos aspectos, será ensinado a respeitá-los – ou a menos tolerá-los, uma vez que haverá convívio quase diário com essas diferenças. Há, no entanto, uma grave defasagem na informação passada à família que, muitas vezes, não tem consciência da importância de levar crianças ainda muito pequenas à escola.
É perceptível, portanto, o quão importante é o convívio social no ambiente escolar na primeira infância e a necessidade de que seja mais valorizada e divulgada. Pois é na escola que viveremos momentos inesquecíveis, que construiremos nossas amizades, que encontraremos o primeiro amor, e aprenderemos brincando, ou seria brincaremos aprendendo?
Que as famílias permitam que as escolas sejam escolas; os colégios, colégios; e os cursos, cursos.
Aproveite o sábado,
TMJ!

Raphael Haussman. É professor, Coach, consultor e apaixonado por educação e desenvolvimento humano e, ainda, pai da Raphaela e do Theo.

Nosso dicionário:

*Socialização – Em Sociologia, socialização é o processo pelo qual o indivíduo é integrado numa sociedade, por meio da socialização o indivíduo desenvolve o sentimento coletivo da solidariedade social, adquirindo os hábitos que o capacitam para viver numa sociedade.

*Primeira infância – É o período compreendido entre a concepção do bebê e os seus seis anos de idade. É durante esse tempo que o cérebro humano desenvolve a maioria das ligações entre os neurônios, que a criança adquire os movimentos e desenvolve as capacidades de aprendizado, bem como de interação social e afetiva.

*Pai da psicanálise – Sigmund Schlomo Freud (Freiberg in Mähren, 6 de maio de 1856 – Londres, 23 de setembro de 1939) foi um médico considerado o “fundador” da psicanálise e foi responsável por popularizar o método de tratamento psicológico através do diálogo entre paciente e médico, tão comum hoje em dia.

*ECA – ECA é a sigla do Estatuto da Criança e do Adolescente, um documento formado por um conjunto de leis que garantem os direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil.

*Demandas – Nessa situação de uso, demanda apresenta o mesmo significado que “exigência” ou “expectativas”.

*Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio é considerado o maior vestibular do Brasil. Criado inicialmente para avaliar a qualidade do ensino, foi ganhando importância e hoje é o principal critério para classificar candidatos para entrar nas universidades públicas e privadas.

*Tábula Rasa – O argumento da tábula rasa foi usado pelo filósofo inglês John Locke, considerado como o protagonista do empirismo, para afirmar que todas as pessoas nascem sem conhecimento algum e todo o processo do conhecer, do saber e do agir é aprendido através da experiência.

*Colégio e Escola – Apesar de Escola e colégio serem considerados, muitas vezes, sinônimos, existe uma pequena distinção, uma vez que Escola é uma instituição de ensino com turmas até o 9º ano, e o Colégio deve apresentar turmas de ensino médio.

*Cursos – Um curso é um evento voltado à formação e/ou profissionalização das pessoas. O participante de um curso aprende conceitos de certo ramo de atuação e fica capacitado por meio dos conhecimentos adquiridos, a desempenhar alguma função relacionada ao que estudou.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Avatar

    Carissimo Raphael!! Escolas existem e Muitas !!
    Mas infelizmente a nova Geração não tem conseguido seguir uma doutrina de Bons Costumes, Respeito as pessoas em geral, e varios Pais se sentem Impotentes para conduzir Filhos e Netos aos Colegios! Fico muito preocupado quando temos, hoje, uma TV Globo Lixo , colocando em suas Grades de Programações, sem censura alguma, programas de Baixo Nível, e direcionadas aos novos Estudantes e adolescentes! Batendo de Frente com o atual Presidente que desde a sua campanha vem defendendo a Boa Educação e Direitos e Deveres do cidadão!! Nunca tivemos tantos cursos disponiveis ( Gratuitos) vejam SESI, SENAI, FAETEC, entre outros e os alunos não aparecem, não há interesse, mas todos esses alunos ja possuem um aparelho Celular e estão conectados com o Mundo, mas sem qualquer Orientação dos Pais ou até mesmo Professores. A Cultura do brasileiro ainda esta voltada a entrererimentos, como Shows, Carnaval, Futebol !! È a Triste Realidade! Nova Geração induzida ao Erro através da Midia do QUANTO PIOR, MELHOR !!!!!!

Untitled Document