Prisão de ventre: Você sabia que os gatos também têm?

by Diário do Vale

wp-coluna-animal-glayce-cassaro-pereira

Os gatos, diferente dos cães, por natureza bebem pouca água. Esse hábito associado com uma dieta exclusiva de rações seca podem trazer problemas na hora de defecar. Estes fatores, somados à formação de bolas de pelo e falta de atividade física, podem predispor o seu gatinho a ter problemas intestinais como, por exemplo, a prisão de ventre ou constipação, da qual falaremos hoje.

A constipação é um termo usado para descrever a ausência ou pouca passagem das fezes e a dificuldade em evacuar. É muito comum acometer gatos idosos, mas pode ocorrer em qualquer idade.

Isso se dá quando as fezes permanecem no intestino por muito tempo, o intestino acaba absorvendo a água presente nas fezes e deixa as fezes no cólon e reto compactadas e difícil de sair (defecar).

Animais com constipação podem apresentar sinais de dor ao tentar defecar sem resultados, e isso pode ser acompanhado por esforço excessivo para eliminar as fezes. Se houver constipação prolongada, as fezes podem ficar severamente compactadas no cólon e reto, e isso é conhecido também como obstipação. Com repetidas crises de prisão de ventre ou obstipação o cólon pode tornar-se distendido e perder sua capacidade de contrair e empurrar as fezes para o reto, uma condição chamada megacólon. Essa dilatação excessiva da porção final do seu intestino (megacólon) é muito dolorosa e exige tratamento cirúrgico. Pode ocorrer também a formação de fecaloma, onde as fezes ficam tão endurecidas que precisam ser retiradas cirurgicamente.

Mas porque isso acontece? São vários os fatores que podem causar a constipação, como dieta deficiente com pouca fibra, desidratação por falta de água (muitos gatos não bebem água parada no bebedouro o que facilita a desidratação), diabetes ou insuficiência renal, caixa de areia suja (muitos gatos não gostam de usar caixa com areia suja, ficam com vontade de evacuar mas não fazem), bolas de pelo, dor articular que dificulte o animal a se posicionar para defecar, doenças neuromusculares e estresse, entre outros, são fatores que levam à constipação.

Sinais

Os sinais de constipação do gato são geralmente fáceis de detectar, e incluem idas frequentes à caixa de areia sem sucesso; esforço e dificuldade de passagem das fezes (tenesmo), dor ao evacuar, representada por gritos. Em casos graves gatos também podem perder o apetite e podem vomitar. Quando conseguem evacuar podem apresentar fezes ressecadas, duras e em pequenos volumes, ou ocasionalmente, o gato pode ter fezes com fluidos em vez de sólidas, o que leva o dono a pensar que o gato tem diarreia. Isso pode acontecer porque as fezes retidas irrita a mucosa do cólon e estimula a secreção de algum fluido. Em casos graves gatos também podem perder o apetite e podem vomitar.

Devido a diversidade de fatores que podem causar ou contribuir para constipação, o médico veterinário pode ter que fazer uma série de investigações, bem como examinar seu gato através de palpação do abdômen que indica um acúmulo anormal de fezes impactadas no cólon. Exames de imagem podem ajudar, como a radiografia abdominal, da bacia e da coluna. Exames de sangue avaliam o nível de desidratação e uma possível causa primária.

O tratamento de constipação em qualquer gato dependerá da causa subjacente da doença, da sua gravidade e da sua duração. Embora os casos mais leves muitas vezes possam ser resolvidos com sucesso com o tratamento médico (hidratação, laxantes, lubrificantes, entre outros), algumas mudanças como água em movimento, higiene da bandeja e uma boa dieta ajudam alguns gatos. Há casos mais severamente afetados, que podem, eventualmente, precisar de cirurgia.

Para prevenir essa situação, é importante, por parte dos donos, que prestem atenção ao consumo de água e forneçam alguns alimentos com maior teor de umidade, como os patês, misturados à ração seca pelo menos uma vez por dia.
Consulte um veterinário para saber qual é a melhor opção para o seu gato, pois cada gato tem uma necessidade diferente: gatos castrados e idosos devem receber alimentação diferenciada.

Se o gato tem tendência à formação de bolas de pelo, muito mais frequentes entre as raças de pelagem longa, como os siameses, vale a pena consultar também sobre o uso de pastas comestíveis: suplementos alimentares que ajudam na eliminação de bolas de pelo, evitando constipações e possíveis obstruções intestinais.

Tomando esses cuidados, as chances do seu gatinho ter constipação reduzirá muito e você terá seu bichinho sempre alegre e livre desse incômodo.

Precisa-se de um lar

Essa é a Suria de um aninho. Ela é castrada, meiga e medrosa. Interessados em adotá-la podem enviar e-mail para a coluna.
foto 2

Cantinho do leitor

Essa fofa é a Bela, uma Lhasa apso, da Cintia Teixeira, de Barra Mansa.
foto 3

Essa Yorkshire é a Nina, da Talita Caulo, de Valença.
foto 4

O Thor tem dois anos e sete meses. Ele é da Marluze Chaves, de Pinheiral.
foto 5

Quer ver o seu bichinho de estimação aqui também? Basta enviar uma foto dele para o e-mail ([email protected]). Sugestões e dúvidas também são bem vindas.

 

GLAYCE CASSARO PEREIRA | [email protected]

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996