segunda-feira, 24 de junho de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Colunas / Procura-se um ditador para a Previdência

Procura-se um ditador para a Previdência

Matéria publicada em 7 de abril de 2019, 05:54 horas

 


Questão da reforma seria melhor resolvida se o assunto ficasse nas mãos de técnicos e bem longe dos políticos

Guedes tem o perfil ideal para conduzir a Reforma da Previdência; políticos só atrapalham – Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Há questões que precisam ser vistas como assunto de Estado e devem ser deixadas fora da disputa política. A reforma da Previdência é uma delas. É provavelmente a questão mais importante no Brasil: uma bomba-relógio que vem sendo “empurrada com a barriga” há tempo demais. É coisa tão séria que deveria ser solucionada por quem entende do assunto, sem que os políticos façam dela um espetáculo na defesa de suas ideologias. É nesse sentido que precisamos de um ditador. Não o ditador que esmaga a democracia sob as botas dos militares, mas o ditador original, que nos tempos de Roma era convocado pelo Senado para resolver uma emergência.
A questão da Reforma da Previdência é uma dessas emergências. Ela é importante demais para ficar nas mãos de um congresso eleito numa das disputas mais polarizadas da história deste país, um colegiado dividido entre grupos que desejam mais destruir uns aos outros do que construir um país decente.
A direita que está no Congresso Nacional quer a reforma e a defende com base em argumentos técnicos, mas, no fundo, quer mesmo é impingir mais uma derrota aos “petralhas”.
A esquerda só quer marcar posição e colocar na “conta” do governo uma medida aparentemente impopular, arvorando-se em defensora dos pobres.
Enquanto isso, uma parcela considerável de “não-esquerdistas” – o famoso “Centrão”, que na verdade é quem manda no Congresso – quer apenas negociar cargos e verbas em troca de seu voto.
Em resumo, sem reforma não teremos Brasil por muito tempo. E mais: com esse assunto nas mãos desse congresso que se afoga entre disputas ideológicas e negociações de interesses, não teremos reforma nenhuma.
Se depender desse Congresso Nacional, não haverá reforma que preste, e se não houver reforma que preste, o Brasil quebra em poucas décadas.
Mas os maus políticos – seja de esquerda ou de direita – não estão preocupados com a viabilidade do Brasil em vinte ou trinta anos. Para eles, só importa o resultado das próximas eleições.
Para eles, não importa que a Nova Previdência vai liberar recursos para serem aplicados em todas as áreas, permitindo a execução de obras e até a criação de novos programas sociais.
O congresso representa o povo, mas não é o povo. Um Zeca Dirceu custa aproximadamente a mesma coisa que duzentos dos trabalhadores que ele diz defender – aliás, sendo muito bem pago para isso.
Zeca Dirceu, ao inviabilizar a discussão da proposta do governo para a Reforma da Previdência, não defendeu o povo: apenas “jogou para a plateia”.
Os parlamentares de oposição, ao se recusarem a aprovar uma medida indispensável para que o Brasil seja minimamente viável – sem apresentarem uma proposta decente para substituí-la – mostram que podem ter sido eleitos pelo povo, mas não defendem os reais interesses da população.

Guedes: um ditador necessário

O Brasil já tem um excelente candidato a “ditador “ da Previdência: Paulo Guedes. Trata-se de um dos brasileiros que melhor conhecem o mercado financeiro – o que inclui a previdência, que, queiram os políticos de esquerda ou não, é uma operação financeira e não um ato de “caridade” do governo com quem já não pode trabalhar, à custa das pessoas que estão trabalhando.
O atual ministro da Economia entende mais de sua pasta que a grande maioria dos que o antecederam, e deveria ser deixado em paz para fazer o que é necessário.

Para concluir

Alguém que ocupou o Planalto disse a seu ministro da Casa Civil que não há “coelho na cartola” para a economia, mas prometeu “encarar” a reforma da Previdência e defendeu a aprovação da CPMF como fundamental, inclusive para que estados como o Rio de Janeiro consigam superar a crise na Saúde.
Se vocês estão achando que foi um empedernido direitista quem deu essa declaração, surpreenda-se: foi a ex-presidente Dilma Rousseff.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

26 comentários

  1. Avatar

    Muito lúcida a explanação. E o governo deveria vir em rede nacional de rádio e televisão dizer, de forma clara e objetiva, o que é a previdência, o que pretende fazer e quem a está atravancando…

  2. Avatar

    Parabéns Paulo pelo seu artigo.A maioria dos Estados estão pagando o funcionalismo com atrasos colossais.Estão quebrados. E a Previdência social vai para o mesmo caminho.Sou favorável à reforma desde que incluam os Funcionários Públicos Municipais Estaduais e Federais.Dos Três Poderes..É inacreditável que tenha aposentado ganhando 80 mil por mês. E tem . Principalmente no Poder Judiciário.

  3. Avatar

    Quando havia alguma entrevista ao ser indagado sobre os problemas na área da saúde, segurança e educação,dizia o minto: Vai ter dinheiro porque vai parar de roubar ,o que dirão os apoiadores bozossauros com as desculpas da falta de dinheiro atual.

  4. Avatar

    Pergunta que não quer calar: Os nossos salários também serão reajustados como o dos militares para nós suportarmos e concordarmos com a reforma?

    • Avatar
      Pagador de impostos

      Não. Mas as nossas aposentadorias também serão iguaisl às dos parlamentares, ou seja, após 8 longos anos de árduo trabalho, poderemos gozar o dolce far niente.

  5. Avatar

    Muito bom o texto: e os comentários de quem é contra, mostra o grau de desinformação e de domínio de uma esquerda sem escrúpulos. Infelizmente só irão “reclamar” que é o que sabem fazer, quando o Brasil se transformar em uma Venezuela.
    Zé pequeno por exemplo, fala do Chile como já estivesse ido a aquele pais dezenas de vezes, mas mostra que é um papagaio e só repete o que os “pastores” de esquerda repetem .

    • Avatar

      Sr Luiz, partindo deste princípio a revolução francesa não aconteceu, a queda do muro de Berlim também não, isto porque o sr com certeza não estava lá para testemunhar, os livros meu amigo, os livros.

    • Avatar

      Todos os que teem um mínimo de informação sabem a M. que aconteceu com os aposentados do Chile, vc por exemplo também critica a Venezuela, e se eu lhe der um mapa acredito que vc não será capaz de me dizer onde fica a Venezuela.

  6. Avatar

    O seu ídolo tem é q explicar os tombos nos fundos de pensões na sua gestão, fantasma q ronda Paulinho Tcutchuca…..

  7. Avatar

    O mais impressionante disso tudo que existe pobre defendendo a tal reforma. A cada dia que passa a pobreza só aumenta nesse pais. Porém tem gente que insiste em não vê.

    • Avatar

      Vê sim . É q o revanchismo, a histeria, os faknews incitando o ódio, idiotizou e robotizou esses elementos q perderam a capacidade de raciocinar, alguns escrevendo aberrações baseados em mídias fake sem qualquer embasamento, se achando donos da verdade absoluta. Não são, a coisa está indo de mau p pior, só se ouve discursos fanfarronicos, duvidosos e demonizando quem não compartilha c c essas sandices. Vamos descer do palanque e cair na realidade, o povo não q saber desses discursinhos, idiotas, de direita, esquerda, do meio, da esquina. A população não quer saber de ditador p fazer engolir benesses p empresários de grande porte e banqueiros, apoiados por uma parte da classe média idiota q está servindo de escada p os poderosos, sendo iludida a pensar q faz parte da classe dominante, são meros assalariados, q quer queira quer não, faz parte da Senzala.

  8. Avatar
    Mustafá Abud Mohammed

    Texto tendencioso e SEM NENHUM FUNDAMENTO TÉCNICO! O autor no mínimo deveria ser PROCESSADO! Esse mantra de que “sem a reforma o Brasil quebra”, usado desde q eu me entendo por gente, trata-se somente de uma falácia, uma mentira! Isso porque a seguridade social é SUPERAVITÁRIA, e vários estudos técnicos sérios já demonstraram isso. Uma CPI concluída em 2017 também chegou à mesma conclusão. O que se apresenta como “reforma” da previdência é na verdade o FIM dela! A proposta de introdução de um sistema de CAPITALIZAÇÃO é nada menos do que o FIM da previdência Pública no Brasil. Isso pq ela pega o dinheiro dos trabalhadores e joga na ESPECULAÇÃO FINANCEIRA do mercado. Só quem vai ganhar com isso são os BANQUEIROS!! Estamos diante de uma espécie de confisco mais cruel, mais vil e mais canalha do que aquele feito por FERNANDO COLLOR, na década de 90, quando este confiscou a poupança dos brasileiros!
    Isso pq na capitalização o trabalhador “contribui” não mais para o regime geral , de repartição, e sim para um BANCO PRIVADO que não dará garantia nenhuma pro trabalhador. Ou seja, vc pode contribuir a vida inteira, e na velhice receber uma merreca que poderá inclusive ser MENOR do que o salário mínimo, ou simplesmente não receber NADA! Isso pq o valor da sua “aposentadoria privada” dependerá do “comportamento do mercado financeiro”. E o trabalhador ainda tem q torcer para o fundo de pensão administrado pelo banco não FALIR!
    Pq foi exatamente isso que aconteceu no Chile, onde esse modelo foi tentado , e fracassou. Lá, os idosos QUE CONSEGUEM SE APOSENTAR recebem em média MEIO salário mínimo local. É o país recordista em suicídio de idosos!

    • Avatar

      Bom dia caro mancebo.
      A falencia não é para agora pequeno jovem aistein e sim daqui a 5 anos, ela ira quebrar pois não esta arrecando mais do que gasta.
      Não é so aposentadoria e sim beneficios como aux doença dentre outras coisas.
      Então jovem gorila pdawai tente estudar veja os calculos no site do governo querido idiota.

    • Avatar

      Rodrigo : Falou tudo economista de porta de buteco, bonequinho da bolha da internet fake.
      São verdadeiros Burros q se sentem importante por carregar a cangalha maior kkkkkkkkk

    • Avatar
      Mustafá Abud Mohammed

      Ao Sr “Rodrigo”, que comentou acima: Não costumo debater com quem só sabe RELINCHAR, mas dada a importância do tema, vamos lá: Segundo dados do Senado Federal, em 2017, a SEGURIDADE SOCIAL apresentou um SUPERÁVIT de cerca de 110 BILHÕES de reais! Isso já descontado os 150 BILHÕES concedidos sob a forma de renúncias fiscais e desonerações!
      A seguridade social é um tripé da qual fazem parte não só a previdência, mas tb a saúde e a assistência social. Logo, as contas da previdência não podem ser desassociadas do conjunto da seguridade (artigo 194 da Constituição Federal). E o artigo 195 da Constituição estabelece a base de financiamento da Seguridade, a qual abarca inclusive a contribuição patronal, contribuição sobre o lucro líquido (CSLL), e até mesmo a receita oriunda de concursos de prognósticos, entre outros. Portanto, prezado imbecil, até mesmo numa BALA q vc compra no buteco da esquina, há contribuição para a seguridade. Porém, esse desgoverno neoliberal amigo de banqueiros e inimigo dos trabalhadores, de forma proposital, dissocia a previdência da seguridade e a toma de forma isolada para dizer que há um déficit. E também ignora o quanto se desperdiça com sonegação. Daí porque quer fazer “reforma” apenas em cima dos trabalhadores que ganham pouco e não vai atrás dos grandes devedores. E ainda tem pobre otário defendendo esse absurdo! Conselho: Leia a PEC 06/2019 (Pec da DEFORMA da Previdência), e veja os absurdos ali contidos, antes de falar asneiras na internet.

    • Avatar

      O sr Mustafá Abud Mohammed está coberto de razão.
      Na verdade o que querem com a reforma da previdência é um aumento de impostos, já disse isto aqui no DV. Tipo assim “Vocês querem crescimento do Brasil? Pois nos deem dinheiro que o faremos crescer.” Esse dinheiro é o suor do trabalhador que terá que aguardar dez anos para se aposentar.

  9. Avatar

    PARA MIM FICOU BEM CLARO, QUE DEPOIS DESSA MATERIA , ESSE JORNAL PERDEU O MEU INTERESSE! NÃO CONCORDO EM NADA COM ESTE TEXTO! PAULO GUEDES É UM ECONOMISTA RENOMADO, NÃO PRECISA DE SALÁRIO DE POLITICO PARA VIVER! VOCÊ ACHA QUE ELE NÃO É TÉCNICO? REVEJAM ANTES DE ESCREVER ALGUMA COISA! PAULO GUEDES É MUITO PREPARADO PARA A FUNÇÃO DE ECONOMISTA! PRESTEM ATENÇÃO NO QUE VOCÊS ESCREVEM!

    • Avatar

      Concordo c vc apartir do momento q Paulinho Tcutchuca explicar os tombos nos fundos de pensões administrado por ele, fantasma q Paulinho não consegue explicar.

  10. Avatar

    Faço minhas as suas palavras!

  11. Avatar

    Esse materia paga não merece nem comentarios ja que aquele(a) que a escreveu não teve a coragem de assinar o artigo. Isso prova o quanto a imprensa e seus asseclas não admitem a soberania das urnas e a ordem e o progresso do Brasil.
    Brasil Acima de Tudo!

    • Paulo Moreira

      Acho que você está enganado. O nome do autor está bem claro.

    • Avatar
      Meu nome é Zé Pequeno!

      Se a Previdência está quebrada e uma reforma é necessária porque o Governo Federal não executa a dívida dos grandes devedores e ainda perdoa grande parte dela?
      Afinal! Nunca vi alguém perdoar uma dívida quando se está falido ou com pouco dinheiro.
      Como o dinheiro arrecado é gasto?
      Como são combatidos os desvios?
      Esta história de que vai financiar a Educação, a Saúde,etc já é velha e a realidade está aí para quem quiser ver…
      Capitalização!? O povo chileno pode contar bem o que ocorreu lá.
      E outra! Se o banco quebrar, o dono vai ser perdoado e o aposentado que se vire.
      Qualquer problema começa uma vida nova em outra nação do Primeiro Mundo porque o “herói” merece uma recompensa depois de tanto trabalho.
      Deve ser a mesma história da “tal” montanha de escória inócua
      Por que ela não é justa com todos, isto é, dos mais pobres aos mais ricos?
      Por estes motivos a mídia tradicional não consegue mais “empurrar” goela abaixo o que desejam porque o advento da Internet abriu os olhos da população e criou a “Primavera Árabe”simplesmente pela discussão dos problemas e a construção do conhecimento coletivo dificultando a sua manipulação.

  12. Avatar

    Excelente texto! Mostra a infeliz realidade que vivemos!

    Parabéns ao autor!

    • Avatar

      Já falaram que tinha que privatizar para ter dinheiro para saúde, educação e segurança.Reforma trabalhista para proliferação de empregos!!!!!!!! Teto de gastos para resolver a situação do país!!!!!!!! Previdência se não passar a reforma quebra o país!!!!!!! Dá para acreditar nesses palhaços?

Untitled Document