Quando a discordância vira guerra

Por Paulo Moreira

O ator José de Abreu, ao comentar a atitude da colega de trabalho Regina Duarte, que aceitou ser Secretária da Cultura no governo federal, disse que “vagina não transforma fascista em ser humano”. O terrível dessa afirmação não está na referência ao fato de Regina Duarte ser do sexo feminino: está no fato de dizer que fascistas não são seres humanos.
Não se trata, neste momento, nem de discutir se o atual governo é ou não fascista, ou se fascistas são ou não gente má. Independente de qualquer “atenuante” que se pudesse atribuir a um estado de paixão ideológica, a frase do ator mostra que ele chegou ao nível mais baixo a que se pode chegar em um confronto: negar a humanidade do “inimigo”. Quando alguém com um pensamento semelhante chega ao comando, as consequências costumam ser terríveis: os nazistas fizeram isso.
Eles afirmavam que todas as outras raças eram inferiores aos arianos, e acreditavam que isso lhes dava uma espécie de “direito” de subjugá-las. Os “inferiores” não concordaram e deu no que deu.
Achar que quem pensa ou age diferente de você é menos que humano é o primeiro passo para se sentir “autorizado” a cometer homicídios, agindo como indivíduo, ou genocídios, agindo como grupo.
Assim foi com inúmeros serial killers, agindo como indivíduos, e, no que toca a genocídios, alguns exemplos são nazistas e judeus, o exército de Saddam Hussein e os curdos e o Império Romano e os bárbaros (estes últimos não gostaram da história e deram o troco).

Posicionamento político da atriz é mais uma prova de sua condição humana (Foto: Fotos Públicas)

Um ‘ponto fora da curva’

A desumanização do inimigo não é, felizmente, a atitude dominante entre os militantes de esquerda – e nem entre os de direita. Isto posto, é preciso deixar claro que a atitude de José de Abreu é um “ponto fora da curva”
O ódio demonstrado por ele é um fato isolado, embora esquerda e direita, por motivos óbvios, não sejam exatamente grupos a se convidar para cantar “Kumbaiá” juntos em volta da fogueira.
A imensa maioria das pessoas de esquerda assume essa ideologia movida por um profundo humanismo. A direita não precisa concordar com as ideias de forte presença do Estado na economia, nem com os exageros dos discursos identitaristas de raça e gênero, mas é preciso admitir que esquerdistas gostam de gente.
E antes que o colunista se esqueça, não é porque direitistas acreditam em pouca presença do Estado na economia e na livre regulação do mercado que eles acham que “pobre tem que passar fome”. Ao contrário, a crença direitista é que a liberdade de iniciativa torna os países mais produtivos e ricos e, com isso, todas as pessoas prosperam.
Se esquerdistas são humanistas, só é possível explicar de duas formas o destempero verbal do ator : a primeira é que ele não é um ser humano ruim, mas exagerou no discurso; a segunda é que, sim, ele acredita que quem é ou pensa diferente dele é menos que humano.
O mais terrível é que, como ele não recua da barbaridade que disse, e continua negando à colega de trabalho reconhecimento da condição humana, parece se tratar, sim, de uma pessoa de má índole.

O extremo da polarização

Há sete anos, em 2013, o Brasil entrou no caminho da polarização ideológica com as passeatas que se espalharam pelo país. Eram “coxinhas” contra “mortadelas”. No ano seguinte, houve a eleição geral mais polarizada até então, com Dilma Rousseff contra Aécio.
Seguiu-se o impeachment, o mandato-tampão de Michel Temer, e a eleição 2018, quando a polarização atingiu níveis nunca vistos.
O problema é que as eleições acabaram, mas nem por isso a tensão desapareceu.
Ao contrário: com um presidente que continua a agir como se estivesse em campanha e uma oposição que se comporta como a eleição presidencial fosse no mês que vem, tudo vira motivo de discussão política, do desastre de Brumadinho à epidemia do coronavírus, que por enquanto ainda não tem caso confirmado no Brasil – só mimimi nas redes sociais.

O perigo na região

Em eleições municipais, vamos escolher prefeitos e vereadores. São pessoas que estarão “logo ali”, sendo que é bem provável que o leitor conheça pessoalmente algum deles.
As questões que serão discutidas não vão estar ligadas à taxa referencial de juros ou ao tempo que quem está começando a trabalhar vai demorar para se aposentar, mas ao kit de material escolar que os alunos da rede pública recebem, à qualidade do transporte público, ao atendimento no postinho de saúde da esquina ou no hospital para onde você vai se sofrer um acidente.
Isso torna o processo eleitoral ainda mais emocional, e pode acirrar ainda mais a polarização. E nunca é demais lembrar que todos temos direito a ter uma opinião e a expressá-la, assim como a criticar as ideias do outro lado, mas as eleições vão chegar e passar.
Depois disso, tenhamos ou não ficado do lado vencedor, vamos ter que conviver com quem pensava diferente da gente. Você tem certeza de que quer fazer inimigos pelos próximos quatro anos, pelo menos?

 

VOCÊ PODE GOSTAR

35 Comentários

Kiko 29 de fevereiro de 2020, 09:04h - 09:04

O Brasil tem o pior vírus infectando pessoas, é o bolsovírus , ele ataca o cérebro destruindo a capacidade de raciocinar e transforma as pessoas em zumbis.

REGINA 21 de fevereiro de 2020, 11:29h - 11:29

CONCORDO COM VOCÊ FERNANDO, O RISCO BRASIL MELHORANDO , INFLAÇÃO BAIXA , JUROS BAIXO, A BOLSA DE VALORES EM ALTA, AS RODOVIAS SENDO REFORMADAS PELO EXÉRCITO, INVESTIDORES RETORNANDO AO PAIS , UM BELÍSSIMO TRABALHO REALIZADOS PELA EQUIPE DO PRESIDENTE , E O MAIS IMPORTANTE, SEM CORRUPÇÃO NO GOVERNO, SEM PRECISAR DAR PROPINA PARA DEPUTADOS E SENADORES, PETROBRAS TEVE UMA LUCRATIVIDADE ACIMA DOS ANOS ANTERIORES, OU SEJA O BRASIL SE RECUPERANDO , MAIS PARA A ESQUERDA E A EXTREMA IMPRENSA ESQUERDISTA ISSO NÃO IMPORTA, POIS FORAM ACOSTUMADOS COM A CORRUPÇÃO, COM BENEFÍCIOS A CUSTA DO POVO, LAMENTAMOS MUITO POR ISSO.

fernando 22 de fevereiro de 2020, 12:49h - 12:49

Ola carissima Regina!! Obrigado por também reforçar minha posição para uma melhor qualidade de vida para todos os Brasileiros!! Ja tivemos dias melhores, e tenho esperança de retornar aos bons costumes em familia e amigos! Oremos para que todos sem exceção, sejam contemplados com Boa Saúde,Educação e Trabalho! Bom Carnaval !!

fernando 20 de fevereiro de 2020, 09:48h - 09:48

Ola Bom dia Carissimo Paulo Moreira e também para todos que aqui escrevem algum comentário!!
Parabéns Paulo pela Materia publicada! Excelente !! Agora ficarmos aqui debatendo sobre Lula e Bolsonaro, e perder nosso precioso tempo! Respeito todas as opiniões e comentarios descritos aqui! Mas prefiro torcer a favor do que contra, votei no atual Presidente e até então, votaria novamente pois estou vendo melhoras em varios segmentos da sociedade, principalmente na Corrupção desenfreada dos governos passados! Sou de Volta Redonda, tenho 63 anos de idade, e acompanho desde os governos chamados de Militares ou Ditadura e governos Petistas! Ainda bem que nós através de nossa unica arma que é o VOTO, conseguimos não acabar totalmente com o PT, mas nos livrar desses Petistas Covardes, Oportunistas e que se lixam para o Pais!! Oremos pelo Brasil, eu torço mesmo de coração para uma melhora na qualidade de vida para todos !

Charlie Urso 20 de fevereiro de 2020, 15:43h - 15:43

Mais um Tiozão do Zap, viúva da Ditadura e compatilhador de Mamadeira de Piroca…
Pobre de direita tinha que ser congelado pra estudo.

chocoólatra inveterado 16 de fevereiro de 2020, 11:32h - 11:32

Seria bom esse colunista comentar também sobre grilagens de terras e recebimento de pensões vitalícias pelas filhas de militares, benefícios vergonhosos e imorais auferidos pela namoradinha do Brasil, a noivinha do mito , a rainha da atual tragicomédia brasileira. E também explicar como se formam quadrilhas de milicianos dentro de gabinetes de políticos e como o dinheiro ganho por eles são lavados com imóveis e lojas de chocolates. E , finalmente, fazer a gente entender como um pobre de direita pode apoiar um governo que o prejudica, caso semelhante ao de uma barata apoiar um inseticida. Isso vai ser difícil de se entender.

Operário 14 de fevereiro de 2020, 10:35h - 10:35

Em quarenta anos já uma de tudo na política desse pais, mais até então nunca vi uma esquerda tão covarde, má, estupida, antidemocrática, hipócritas, falam tanto em direitos humanos, direito a minoria, a mulheres, gays , mais não há respeitam. Se a minoria estiver ligado as ideologias do PT, Psol, Partido comunista, Pdt, aí tudo bem. Não adianta chorar, hoje quem governa o pais é a direita que a maioria do povo escolheu, vocês tiveram treze anos no governo , se quiserem mudar tentam novamente em 2022, mais pelo o que estou vendo vai dar novamente a direita, mais mesmo assim podem tentar , afinal, estamos em um país democrático.

Micheque Queiroz 14 de fevereiro de 2020, 11:16h - 11:16

Choro muito é de rir de formiga que aplaude o tamanduá, que é o pobre de direita. Bolsominion é gado demais desse desgoverno miliciano.

Jair 14 de fevereiro de 2020, 05:11h - 05:11

Mandei queimar o Adriano, agora posso ficar mais tranquilo. ta ok? O dolar tá um pouquinho alto, mais pra mim que tenho muitos tá bom. ta ok?

Sr. Jair 12 de fevereiro de 2020, 18:52h - 18:52

Ursão atirando pra todo lado…
Au au aí…
Calma Ursão pega leve, assim mamãe não gosta.
Vovó vai ligar o ventilador para você soltar pipa tá bom coisinha linda.
Me divirto com esses ptralhas.
Ui ui ui

Carluxo Bozonaro 14 de fevereiro de 2020, 11:12h - 11:12

Papai, Hélio Negão te mandou um beijo enorme!

Otug 11 de fevereiro de 2020, 18:36h - 18:36

Enquanto os expoentes da esquerda são atacados pela extrema direita (e permanecem em silêncio), o José de Abreu exerce um papel que não havia na balança da nossa democracia que é contra atacar a extrema direita com as mesmas armas. Reconheço que qualquer artista prega a liberdade e as amarras da estética. Por isso é compreensível a fúria do Abreu com a Regina Duarte que mantém a politização da cultura.

POMBO 11 de fevereiro de 2020, 11:58h - 11:58

A ESQUERDA ACABOU, JUNTO COM OS PETRALHAS E PETRAS, AGORA O BRASIL É CONSERVADOR, CHORA NO COLO DO MOLUSCO CACHACEIRO ZUMBIS.

Micheque Queiroz 11 de fevereiro de 2020, 18:06h - 18:06

Tou chorando muito é de rir de pobre de direita que fez sinal de arminha, e que agora tá levando no forévis e comemorando os desmandos da quadrilha de milicianos comandada por Bozo.
Pobre de direita é suíno que festeja o abatedouro.

Gilmar Osiris 12 de fevereiro de 2020, 07:16h - 07:16

Acabou sim , bobo

Por isso que o noticiário tem até caganeira nervosa quando escuta que o Lula está articulando alguma coisa

Hehehehehe

Chora mais neném, o tempo está a nossa favor, e ficar p….tinho é pior.

Américo Prepúcio 12 de fevereiro de 2020, 10:36h - 10:36

O QI de Pombo comemora o conservadorismo. Pobre de direita quer conservar o quê? Conservar o próprio perrengue em que vive?

Capeta da grota do Santa cruz 11 de fevereiro de 2020, 10:03h - 10:03

Será que o Sr GUTO confundiu Regina Duarte com Elza Soares kkkk não tá puro nao

Jair 12 de fevereiro de 2020, 18:42h - 18:42

Esse Zé de Abreu é ridículo.
Lula é ridículo.
PT e PSOL são ridículos.
Até hoje essa corja não entendeu ou finge entender que o nosso presidente é Bolsonaro, doa a quem doer.
Aceita que dói menos.
Turma de mané.

guto 10 de fevereiro de 2020, 21:46h - 21:46

O canalha do Jose de Abreu cuspiu numa mulher no restaurante e no dia seguinte foi homenageado num programa da Globo!
Se algum homem da direita tivesse cuspido numa mulher, a Globo teria demitido na hora e as feministas estariam xingando ele ainda hoje em dia…

Charlie Urso 10 de fevereiro de 2020, 23:26h - 23:26

Gutinho, bastardinho demente de Satã, em fascista não se cospe, se escarra. Faz dancinha do Bozo e sinal de arminha pra ver se melhora, que pelo jeito o remedinho que estão lhe entregando na Farmácia Popular já não fazem efeito. É caso de internação.

Gilmar Osiris 12 de fevereiro de 2020, 07:18h - 07:18

Alguém do PT currou a esposa desse sujeito, pode anotar aí

guto 10 de fevereiro de 2020, 11:52h - 11:52

O ataque contra Regina Duarte foi baixo e leviano falando em vagina, dizendo que ela nao e humana… Muito baixo…
O que me espanta e a ausencia da Globo e do movimento feminista, pois recentemente eles fizeram uma grande campanha contra o Ze Maya…
No Brasil tem feminismo seletivo, pois se o agressor esquerdista destroi uma mulher… nenhum movimento feminista fala nada, deixa passar, pois eles tem um feminismo seletivo….
Por que a rede Globo nao demite o agressor Jose de Abreu…

Charlie Urso 10 de fevereiro de 2020, 17:18h - 17:18

Gutinho, se continuar a tomar tarja-preta falsificado vai acabar internado num manicômio ou sendo nomeado ministro do Bozo.

Gilmar Osiris 10 de fevereiro de 2020, 20:21h - 20:21

Tá chateadinho com a Globo tá?

Mas na época que o JN dedicava a falar mal do Lula por 48 minutos todo dia você tinha frêmitos anais, aposto eu

Sua raivinha é seletiva e ridícula

Dr. Amaral 10 de fevereiro de 2020, 21:20h - 21:20

Esse bosta José de Abreu é um ator coadjuvante. Na sua carreira, rs, sempre foi um MEDÍOCRE . A Globo nem precisa fazer nada pois o público irá fazer.Quanto ao SILÊNCIO das atrizes que mamavam na Lei Rouanet é compreensível kkkk

Bozo 10 de fevereiro de 2020, 22:55h - 22:55

O Guto tá carente!!!! Não sei de quê, mas tá. Ele tá terrivelmente…

Capeta da grota do Santa cruz 9 de fevereiro de 2020, 20:31h - 20:31

…..isso faz milagre meu chefe…

Hitler 9 de fevereiro de 2020, 17:11h - 17:11

O zé de abreu não é o problema, ele não comanda coisa alguma, o problema é o bolsonaro que comanda a destruição do país junto com os outros fascistas

VAI VENDO 11 de fevereiro de 2020, 12:30h - 12:30

O Bozo reduziu o preço da gasolina três vezes e o dono do posto que Vc abastece o seu carro preferiu faturar. Bozo fez o mesmo com o preço do gás de cozinha nesta semana e o distribuidor até agora nada de reduzir.

Quem está destruindo o país?

guto 9 de fevereiro de 2020, 16:03h - 16:03

O canalha ataca a Regina Soares ,pois tem inveja da mesma…. Regina sempre foi protagonista em todas as novelas, enquanto ele sempre fez papel secundario.
Ele sempre fez papel secundario, pois tem talento apenas para ser ele mesmo, um canalha… Quando ele entra em cena os diretores das novelas mandam ele ser ele mesmo, ou seja, um canalha.
Por que os petistas tem inveja das pessoas competentes que trabalham no mesmo trabalho deles…

Ari Toledo 9 de fevereiro de 2020, 22:32h - 22:32

kkkkkkkkkkkk Regina Soares Guto? Toma seu remedinho pra melhorar. kkkkkkkkkkkkkkkkkk tô dizendo bolsominion não bate bem mesmo.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Gilmar Osiris 10 de fevereiro de 2020, 20:22h - 20:22

Soares kkkkkkkkkkkk

Demência chegou

Osmar Madeira 9 de fevereiro de 2020, 10:29h - 10:29

José de Abreu pegou leve com a Rainha da Suástica, a grileira sonegadora, conhecida como Fascistinha do Brasil.
No mais, que texto tosco, primário, pródigo em tentar passar o pano em fascistoides da Quadrilha Bozo! Mimimi de reacinha. Como “não importa se e fascista”? Importa e muito. Tudo o que flerta com a linha discursiva do fascismo tem que ser combatido, guerreado, sim. Falar em “vagina”, como fez Abreu, é pouco.
Por conta de textos como esses, é possível imaginar que Goebbels teria menos trabalho aqui do que teve na Alemanha nos anos 1930: aqui tem pobre fascista, gay fascista, preto fascista, mulher fascista. Bastaria os ideólogos do fascismo requentarem o “Ainn, mas e o PT?”

Severino 10 de fevereiro de 2020, 21:23h - 21:23

Kkkk Acabou a boquinha né? Vai trabalhar seu petistas de merda.

Charlie Urso 10 de fevereiro de 2020, 23:22h - 23:22

Seu Severino, quem fala muito de boquinha é porque vive de uma. A propósito, roedor de rapadura, sabe como o Bozo costuma se referir a gente de sua terra, né, pobre de direita?

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996