Que tal ter um chinchila de estimação

by Diário do Vale

wp-coluna-animal-glayce-cassaro-pereira

 

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Esse bichinho peludinho e encantador venceu a extinção e hoje ocupa o lar e o coração de muitas pessoas. Tem sido uma boa opção por ser limpinho e de fácil cuidado, além de ser bastante longevo (10 a 20 anos) e não apresentar muitos problemas de saúde.

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o correto é chamar esse bichinho sempre pelo masculino, o chinchila, que se refere ao roedor, e não a chinchila.

Muitos acreditam que o chinchila é um misto de coelho com porquinho da Índia, e, na realidade, apesar de haver semelhanças, o chinchila não é um produto do cruzamento desses dois bichinhos. Ele também pertence à classe dos roedores, mas é de uma família diferente.

Os chinchilas são animais de hábitos noturnos, e esse é o melhor momento para interagir e brincar com o bichinho, mas isso não significa que não possam ficar bastante ativos durante o dia. Por esse motivo é uma ótima opção para quem passa o dia todo fora de casa, pois a maior parte do dia eles estarão dormindo e quando chegar de noite em casa, ele estará disposto e o receberá com muitas brincadeiras e carinho.

Esses peludos são surpreendentemente inteligentes e travessos, bastante sociais e precisam de carinho e atenção. Esses bichinhos não se importam de serem manipulados ou acariciados. Na verdade, eles gostam bastante e costumam escalar o dono em busca de afeto e atenção. Costumam dar pequenas mordidinhas em seus dedos ou mesmo no lóbulo de sua orelha, que é um sinal de afeto.

São encontrados em cores diferentes, variando entre o preto, bege, branco, cinza e malhado. São carinhosos e com um custo baixo para a criação, mas o investimento inicial com a compra do animal mais o kit com gaiola, banheira, comedouros e bebedouros, pedaço de madeira, roda de exercícios, serragem para forro e rodinha de exercícios, que pode sair mais caro.

Esses bichinhos costumam ser bem silenciosos, ocasionalmente soltam uns guinchos, uns gritinhos, que podem denotar alegria e excitação, mas a maior parte dos sons que vêm com um chinchila está ligado ao ato de roer ou à organização constante que realizam em suas gaiolas.

Cuidados

As gaiolas são o ambiente ideal para o chinchila. Se criado solto, rói tudo o que estiver pela frente, como móveis, fios e tomadas.

A gaiola deve ser feita de arame, do contrário o chinchila vai roer todo o material e conseguir escapar em pouco tempo. Ela também não deve ter nenhum tipo de revestimento, pois eles podem ingerir o material e isso não fazer bem. Gaiolas de vidro não são indicadas, pois o espaço pode se tornar uma verdadeira estufa e o bichinho pode morrer pelo calor. É importante saber que os chinchilas são muito sensíveis ao calor, sendo assim deixe a gaiola em um local bastante arejado. Eles apreciam de brisas leves que lhes alivie o calor em dias de verão.

A gaiola deve ser grande o suficiente para permitir que eles se exercitem, afinal, eles adoram correr e brincar. Um chinchila que não corre e nem brinca certamente ficará infeliz!

Coloque nas gaiolas, escadinhas e esteiras, assim o animal poderá treinar outra de suas habilidades características, o salto. Eles têm patinhas como as de um canguru, por isso pulam bastante. Coloque também um pedaço de madeira na gaiola, para que ele possa roer. Se não tiver o que roer, seus dentes crescem muito e acabará sendo necessário uma visita a um dentista veterinário.

Outro entretenimento bem interessante é o papelão, por exemplo, faz a alegria desses roedores, eles vão picar e roer, e podem até ingerir, o que em pequenas quantidades não representa perigo algum.

A alimentação do chinchila deve ser rica em grãos, sementes e folhas. Já é possível encontrar em pet shops rações de altíssima qualidade, especial para chinchilas, e combiná-la com algumas folhas e até cenouras, isso é o suficiente para deixá-lo satisfeito e saudável. Os restos de alimento devem ser retirados diariamente, pois azedam e mofam rapidamente, podendo ser a causa de múltiplas enfermidades.

A água deve ser limpa e fresca e estar à disposição do animal. Existe no mercado bicos para bebedouros automáticos através do qual o chinchila suga a água, assim, está sempre limpa e evita a contaminação e molhar a gaiola.

Quanto à higiene do seu bichinho, isso vai dar ainda menos trabalho. Chinchilas são livres de quaisquer tipos de odor.  A higiene do chinchila é feita com banho a seco, uma substância semelhante a areia. Esta medida é necessária, pois contribui para a limpeza do pelo e pele e é desengordurante e refrescante. O banho deve ser feito diariamente pela manhã, por um espaço de 10 minutos. Nenhum roedor deve ser molhado, os pelos, extremamente finos, demoram a secar, e, com o corpo molhado, o animal pode contrair doenças graves.

Os chinchilas requerem poucos cuidados, o básico é que a bandeja da gaiola seja limpa uma vez por semana. Se utilizar jornal na gaiola, troque-o todos os dias. Uma vez por mês, a gaiola deve ser totalmente limpa e desinfetada. Durante essa grande faxina, o chinchila deve ser relocado! Se mantida limpa, a gaiola do chinchila exalará pouquíssimo cheiro.  Na hora da higiene, preste atenção aos cantinhos da gaiola, pois são nesses lugares que eles costumam fazer xixi.

Criar chinchila não é uma atividade difícil mas requer dedicação, paciência e, sobretudo, amor.

No entanto, antes de comprar ou adotar um chinchila, certifique-se de que você tenha um veterinário apto a cuidar desse bichinho tão especial.

Cantinho do leitor

Essa é a Pietra, uma Shih-tzu da Fabíola Ribeiro, de Volta Redonda.
foto 1

Esse fofo é o Didi. Ele é um Poodle Toy e tem cinco anos. Sua dona é a Bárbara Mansur, de Volta Redonda.
foto 3

Essa calopsita é o Chiquinho, da Cláudia Motta, de Volta Redonda.
foto 4

Precisa-se de um lar

Essa é a Pequena, ela tem quatro anos, é castrada, de porte pequeno, dócil e brincalhona. Vamos ajudá-la a encontrar um lar.
foto 2

Quer ver o seu bichinho de estimação aqui também? Basta enviar uma foto dele para o e-mail ([email protected]). Sugestões e dúvidas também são bem vindas.

 

GLAYCE CASSARO PEREIRA | [email protected]

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996