segunda-feira, 26 de agosto de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Colunas / Russos rodam filme épico sobre passeio espacial de Leonov

Russos rodam filme épico sobre passeio espacial de Leonov

Matéria publicada em 15 de março de 2016, 07:15 horas

 


Produção em 3D conta com técnicos do longa Homem-Aranha; aventura começou no início da década de 1960

wp-coluna-espaco-aberto-jorge-calife

 
Há mais de dois anos, em fevereiro de 2014, comentei aqui, nesta coluna, sobre o cosmonauta russo Alexei Leonov. Que quase morreu, em 1965, ao se tornar o primeiro homem a passear no espaço. Na ocasião terminei a crônica dizendo que a história de Leonov daria um belo filme. Sem saber este colunista estava sendo profético. Ainda este ano o cineasta russo Yuri Bykov vai levar aos cinemas “First Time” (A primeira vez) um filme em 3D, com efeitos especiais de última geração, contando o drama do cosmonauta russo que entrou para a história. A produção contará com a participação de técnicos americanos, incluindo o especialista em 3D Josh Fritts, que trabalhou nos filmes do Homem-Aranha e do Planeta dos Macacos.

A aventura de Alexei Leonov começou no início da década de 1960. Quando os soviéticos dominavam o espaço com suas naves Vostok. Deixados para trás os americanos reagiram rapidamente. O presidente John Kennedy estabeleceu como meta o envio de homens à Lua antes do final da década de 1960 e liberou uma verba bilionária para a agência espacial Nasa. Com esse dinheiro a indústria americana criou a nave Gemini, que era muito mais moderna e versátil do que as primeiras Vostok russas. Para tentar se manter na dianteira os soviéticos recorreram a medidas desesperadas. Eles adaptaram a nave Vostok para levar mais de um tripulante e desenvolveram uma câmara de ar inflável, a Volga, para permitir que um tripulante saísse da nave no espaço.

A Nasa planejava fazer isso com a Gemini 4, em junho de 1965, mas no dia 18 de março os russos tentaram passar na frente. Eles colocaram em órbita a nave Voskhod 2 tripulada pelos cosmonautas Alexei Leonov e Pavel  Belyayev. A televisão estatal mostrou imagens dos dois dentro da nave, mas quando Leonov saiu da cabine para o espaço as transmissões foram interrompidas subitamente.

Susto

Preso por um cabo Leonov flutuou mais ou menos sem controle durante 12 minutos. Mas quando voltou para a nave, descobriu que seu traje espacial, o Berkut, tinha inflado como um balão e não passava mais pela comporta inflável. Transpirando e exausto Leonov recorreu a uma medida extrema. Deixou escapar a pressão do traje até a roupa murchar e ele conseguir entrar de novo dentro da nave. Arriscando-se a sofrer uma embolia fatal com isso. Depois de muito esforço ele conseguiu se reunir ao seu colega de voo, mas os problemas estavam apenas começando.

O sistema de retorno falhou e a nave caiu em uma floresta remota da Sibéria. Onde os dois homens enfrentaram temperaturas de 30 graus negativos durante uma noite inteira, até serem salvos no dia seguinte. Reproduzir essa aventura no cinema exigiu um esforço de produção raro no cinema russo de hoje em dia. A parte espacial do filme foi rodada nos estúdios de Moscou onde uma réplica perfeita da nave Voskhod 2 foi construída sob a supervisão dos técnicos da divisão espacial Energia. Já as cenas do pouso descontrolado da nave, na Sibéria, foram filmadas em locação perto de Perm. O ator Evgeny Mironov faz o papel do cosmonauta e é um dos produtores do filme.

O diretor já declarou que quer o máximo de realismo. E diz que “First Time” não é um filme de ficção como o “Gravidade” americano. Alexei Leonov, que está vivo e hoje é um general aposentado, atua como consultor do filme. Ele dá seu depoimento no trailer, que pode ser visto no YouTube.

As cenas do passeio espacial, mostradas no trailer, não ficam devendo nada a produções de Hollywood, como “Perdido em Marte” e “Gravidade”. A diferença aqui é que se trata de uma história real. Semana passada comentei sobre o modesto documentário que os americanos fizeram sobre o astronauta Eugene Cernan. O último homem a caminhar na Lua. O que mostra que a corrida espacial pode ter acabado na vida real, mas continua no cinema.

Ator: Evgeny Mironov interpreta Leonov no filme

Ator: Evgeny Mironov interpreta Leonov no filme

Beleza: Produção reconstitui o primeiro passeio espacial

Beleza: Produção reconstitui o primeiro passeio espacial

JORGE LUIZ CALIFE | jorge.calife@diariodovale.com.br


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Avatar

    O pessoal da Terra Plana até chora quando alguém lembra eles que a Rússia tb mandou gente pro espaço e outras coisinhas mais.

Untitled Document