Sarnas em cães e gatos

by Diário do Vale

5 - wp-coluna-animal-glayce-cassaro-pereira
Os cães, assim como os demais animais e até mesmo o homem, podem ter diversas doenças de pele. Essas doenças podem ser causadas por vários fatores como alergias, ácaros, bactérias, fungos e problemas hormonais, entre outros. No caso de cães e gatos, uma doença de pele muito comum é a sarna, que é causada por um ectoparasita, o ácaro.
Os agentes da sarna estão por toda parte, no ambiente, na pele dos humanos e também na pele dos animais, contudo, alguns tipos podem ou não desencadear reações em cada um deles. Basta a imunidade do animal ser afetada, para que a reprodução dos ácaros saia do controle e desencadeie os sintomas, que por sinal incomodam muito.
Existem três tipos diferentes desta doença que atinge os cães e gatos, e cada um deles é causado por um ácaro diferente, possuindo suas próprias características:
– Escabiose: também conhecida como Sarna Sarcópitica nos cães e Sarna Notoédrica nos gatos. São causadas pela ação dos ácaros Sarcoptes scabei nos cães e pelo Notoedres cati nos gatos. Ela é altamente contagiosa, mas apesar disso, é uma doença curável. Pode, através do contato direto, atingir outros cães, seres humanos e gatos. Já a sarna no gato é de difícil transmissão entre espécies diferentes. Essa doença causa uma coceira intensa na pele do animal, fazendo com que ele se coce, lamba e até morda a região afetada. Os indícios mais comuns desse tipo de sarna são pele avermelhada, borbulhas, queda de pelo, crostas e escoriações.
– Sarna de Otodécica: Também conhecida como Sarna de Ouvido, uma vez que ela afeta preferencialmente essa parte do corpo do cão e gato. Mas pode ser encontrada em outra parte do corpo, pelo fato do animal se coçar. É causada pelo ácaro Otodectes cynotis e é transmissível entre cães e gatos. Causa coceira intensa na orelha infectada, fazendo que possam surgir feridas mais graves por conta de o animal se coçar demais. Outro sintoma aparente é o acúmulo de cerúmen (cera) dentro do ouvido, e este pode desencadear uma futura otite. O cão deve ser tratado e suas orelhas devem ser mantidas limpas mesmo após o desaparecimento da sarna, para que ele não a contraia novamente.
– Sarna Demodécia: Também conhecida como sarna negra, causada pelo ácaro Dermodex canis nos cães e Demodex cati ou Demodex gatoi nos gatos. Nos cães, ao contrário das outras, esta não é contagiosa; existe uma predisposição genética para obtê-la. A particularidade deste tipo de sarna é que o seu agente está presente em todos os cães e é inofensivo, podendo se manifestar nocivamente apenas em animais que possuam uma deficiência imunológica determinada. Ao invés da coceira, a sarna negra causa feridas com secreções e cheiro forte. Ela não tem cura, mas pode ser controlada. Nos gatos, essa sarna costuma causar lesões mais localizadas na região da cabeça. A demodécica causada pelo D.cati é mais comum em gatos com imunidade comprometida (p.ex. FIV, FeLV, neoplasias) e não é contagiosa. A coceira ocorre mais na região das orelhas. A demodécica causada pelo D. gatoi causa bastante coceira e é contagiosa. O ácaro fica bem escondido na pele e, é difícil de localizar nos exames de raspado de pele.
Cuidado! Como vimos, existe mais de um tipo de sarna, e para cada um, existe um tratamento específico. É importante que o animalzinho com sarna passe pela avaliação de um médico veterinário, para que este sugira a melhor alternativa de tratamento, que pode ser feito através de banhos com produtos acaricidas, aplicação de loções tópicas, remédios de aplicação mensal sobre a pele, comprimidos específicos e medicações injetáveis. O importante é nunca automedicar o animal, principalmente porque alguns dos remédios são tóxicos, e jamais fazer uso de receitas caseiras indicadas por conhecidos e pela internet, como uso de óleo queimado, enxofre, entre outros. Muita das vezes além de ser uma crueldade com o bichinho, ainda pode colocar sua vida em risco.
Nas próximas semanas falaremos mais sobre cada um desses tipos de sarnas, para que possamos saber como agir no caso dessa doença vir aparecer no seu bichinho.

Preciso de um lar

A Matilda e a Nala têm oito meses. Elas são mansinhas e adoram brincar. Vamos ajudá-las a encontrarem um lar.
foto 1

Cantinho do leitor

Essa é a família de Yorkshire da Priscilla Mirella. Ela é apaixonada pela raça. “Eles são muitíssimo amados, são meus filhos”, disse. Tem a Dudinha de três anos, a Babi e Vicky de um ano e o Dudu de dois anos.
foto 2

Esses são o Pimentinha e o Bob, da Caroline Oliveira da Costa, do bairro Boa Sorte, em Barra Mansa. Muita fofura!
foto 3

Quer ver o seu bichinho de estimação aqui também? Basta enviar uma foto dele para o e-mail ([email protected]). Sugestões e dúvidas também são bem vindas.

 

GLAYCE CASSARO PEREIRA | [email protected]

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996