Se eu pudesse te dar um conselho…

by Diário do Vale

wp-coluna-um-papo-com-a-vida-aline-stteel

 
Bem, parece que o outro sempre sabe o que fazer com as nossas incertezas e dúvidas. Alguns com muito boa intenção, mas, nem todos. Muita gente sabe administrar a vida alheia com muita facilidade, mas em se tratando da própria… aí complica.

Se eu puder te dar um conselho, avalie sempre os conselhos que lhe dão. Escuta seu coração. Não julgue nunca, nunquinha mesmo. Tem uma música que diz que cada um sabe a delícia e a dor de ser quem se é. É verdade. Essa história de o jardim do vizinho ser mais verde, não é. Nunca é. O que todos temos que aprender é nunca tirar conclusões precipitadas. Aprender a lidar com nossa própria realidade. Às vezes dá medo viver, escolher e tomar atitudes. Todos nós temos medos, acredite.

Acompanho muitas pessoas sofrendo em dobro por não saberem lidar com sua realidade e com alguns momentos específicos, principalmente os de confusão, tristeza e solidão. Aliás, como é ruim a solidão né? Nem sempre… A solidão pode ser uma ótima oportunidade de pensar sobre tudo, de encaixar as pecinhas da vida, de ter a certeza de que se deve fazer alguma coisa ou não. De enxergar-se por dentro e todo processo de conhecimento pode ser doído, é mesmo somente para os que têm coragem e são atrevidos. Atrevidos talvez porque querem viver e não simplesmente constar no mundo.  Assumir a responsabilidade de si, de seu próprio caminho e destino, uau, é realmente de admirar.

Muito mais fácil culpar a fase da lua, o signo, o astral, a mãe, enfim… Muito mais fácil de fato enxergar os obstáculos e desistir, desistir e não tentar não dá trabalho, não causa frustração, não causa arrependimento, não causa nada né? Bem mais cômodo é, com certeza. Assumir para si suas atitudes e consequências faz parte da vida, mas, para quem quer viver, aí entra a solidão como amiga, como companheira de crescimento e amadurecimento. Acredite, você nunca estará sozinho se descobrir em você mesmo seu maior amigo, seu maior aliado e companheiro.

Quem não tem dúvidas? Quem não tem incertezas? Talvez quem não arrisca ou não se permite viver… Nem sempre serão flores e quando não forem vai lá na floricultura e se presenteie com um lindo buquê. Se sentir frio à noite, coloca uma música e toma um banho quentinho e começa a eleger os momentos bons ao longo de sua vida, quando você se sentiu aceito e acarinhado. Um afago na alma faz bem e quando é de si mesmo é muito gratificante.

Somos mesmo limitados ao enxergar até determinado ponto só, mas, sempre tem mais, sempre tem mais caminhos, novas chances, novas pessoas… O mundo é enorme, já reparou? Quantas pessoas existem e quantas podem te ensinar coisas maravilhosas se você não tiver medo de ouvir, de calar e dependendo para quem, de falar. A vida pode nos surpreender fazendo das nossas melhores expectativas, expectativas muito pequenas. Sabe aqueles sonhos? Então… eles podem ser ainda melhores e te surpreender! Mas você tem que querer enxergar, querer ver a cor da vida e o sabor das coisas.

Chegar lá

Em tempos de crise financeira e desempregos, entendo que acreditar se torna bem mais difícil, mas, qual opção que temos senão essa? Talvez desistir e assumir um papel de pena de si mesmo? Não sei… Mas pensando aqui desistir nunca é legal e a única diferença de quem “chega lá” e chegar lá é muito subjetivo, é a perseverança, é um querer profundo. Chegar lá depende de cada um, pois cada um de nós tem um sonho pessoal, pode ser na profissão, no amor, com os filhos, construir uma família, superar uma doença, viver bastante até os cem anos, por que não? Quando se quer, tudo é possível e quando não é, torna-se para quem acredita.

Muita gente fica incomodada de não ter o controle de tudo, mas já parou para pensar que justamente a vida nos surpreende porque não temos o controle de tudo? Se tivéssemos talvez tomaríamos caminhos menores, faríamos escolhas pequenas, viveríamos experiências rasas e talvez o bom da falta de controle esteja exatamente aí, na surpresa que a vida te apresenta. Podem ser ruins, mas também podem ser muito boas e fazê-lo se elevar mais do que você um dia imaginou.

A impaciência, nosso imediatismo, teimosia atrapalham. Cada coisa tem sua hora e muitas vezes, a fase da espera é necessária para te construir pra essa nova e espetacular experiência que a vida lhe reserva. Mas teimamos nós como humanos em sermos “crianças birrentas” que queremos aquilo e agora. Quem nos garante que o que é nosso já está preparado para vir agora?

Precisamos desacelerar, reaprender a esperar, respirar e acreditar que de fato, tudo acontece sempre com um propósito maior e no tempo melhor para nós. Talvez se viesse antes, você pudesse deixar escapar… ou nem reparasse…

E se eu puder te dar um conselho, um bom conselho seria para que você se conheça, se ame, se acaricie, perceba quem você é e não siga conselhos, siga o seu coração e nunca se esqueça de ter a razão como aliada para que se possa tomar decisões das quais não vá se arrepender. Ainda que você se apresente para alguém, fale de si ao máximo, apenas você se conhece por completo. Apenas você pode ser seu grande e sábio conselheiro.

ALINE STTEEL  | [email protected]

You may also like

5 comments

LUIZ MOREIRA 27 de fevereiro de 2016, 20:26h - 20:26

>>>>>>> TALVEZ TU NAO SABES……. MAS AINDA EXISTEM PESSOAS QUE SE PREOCUPAM COM OS SEUS SEMELHANTES OUTROS SE PREOCUPAM COM SIGO MESMO E O RESTO QUE SE EXPLODAM….OUTROS NAO SE PREOCUPAM EM TER SAUDE DEIXANDO A CARGO AOS PROFICIONAIS DA AREA MAS EXISTEM OS MISANTROPICOS QUE ODEIAM OS SEUS SEMELHANTES EXALANDO ODIO PRA TODOS OS LADOS ESTES RADICAIS AGRESCIVOS POR INCRIVEL QUE PAREÇA EXISTEM MESMO E VIVEM DE IDEIAS FIXAS EM ALGO…. MAS PARABENS JOVEM PELAS SUAS IDEIAS DO BEM E TOME MUITO CUIDADO PORQUE PESSOAS IGUAIS A VOCE SAO ODIADAS E PESEGUIDAS PELOS QUE TEM A MISANTROPIA COMO IDEAL DE PERSEGUIÇAO!!!!!!!!!

Joel 28 de fevereiro de 2016, 08:16h - 08:16

LUIZ MOREIRA, me desculpa, mas achei seu comentário no minimo estranho.

Joel 27 de fevereiro de 2016, 09:03h - 09:03

Aline, texto ótimo, como todos, te admiro e leio tudo que escreve, você não faz ideia de como tem ajudado várias pessoas. Parabéns e obrigado.

Tales 26 de fevereiro de 2016, 21:33h - 21:33

Inteligente e linda! Linda demais.

lila 26 de fevereiro de 2016, 09:15h - 09:15

Aline, é o que nós estamos precisando, seus textos são como setas no caminho, indicando; sempre caminhe pra frente, pra frente, pra frente, seja feliz e espalhe essa felicidade com todos que encontrar pelo caminho. Aline, um outro assunto que eu observo e tenho curiosidade, são aquelas pessoas que apontam o dedo pro outro e fala você é isso, é aquilo e descreve vários defeitos, mas na realidade quem aponta o dedo é que tem aqueles defeitos, certamente eu já devo ter feito isto, será que essa atitude é inconsciente? será é que temos medo de ver quem somos realmente? Obrigada.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996