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Em crescente expansão nos últimos anos, o mercado pet faturou cerca de R$ 77,3 bilhões no Brasil em 2024 – um avanço de 12,6% na comparação com o ano anterior e um recorde para o setor. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) e do Instituto Pet Brasil (IPB), que elencaram as áreas de maior faturamento: o pet food (venda de alimentos industrializados para animais de estimação) representou 55,1% do total desse lucro; seguido da venda de animais por criadores, que atingiu um total de R$ 8,1 bilhões; dos produtos veterinários, com R$ 8 bilhões; e serviços veterinários com R$ 7,6 bilhões de lucro. Destacaram-se também o e-commerce: os pet shops virtuais representaram 40,6% do faturamento digital, atingindo a marca de R$ 2,6 bilhões; seguidos das lojas virtuais das megastores, com um total de 26,8% (R$ 1,6 bilhão); e as lojas virtuais de pequenos e médios pet shops, representando 21,5% (R$ 1,3 bilhão).
E com essa crescente expansão, o mercado Pet se transformou em uma grande oportunidade para empreender, como explica o especialista em gestão e professor da Estácio, Flávio Guimarães, apontando esta opção como uma das certeiras de lucro e sucesso em 2025, ao lado também das áreas de alimentação por meio de delivery, estética e negócios circulares. Ele explica que o empreendedorismo na área Pet vem crescendo desde 2023 e deve se consolidar neste ano. Já o consumo alimentício por meio de delivery ainda é um reflexo da pandemia em que muitos se concentraram no home office. O público masculino deve aquecer o consumo de cosmética e estética e os negócios circulares surgem como revelação de novos negócios.
“O mercado Pet conta com crescimento ano após ano, devido a facilidade de trabalhar com este tipo de investimento. Por isso, ele se torna uma aposta interessante para quem vai para o mercado empreendedor.
Flávio Guimarães explica que é necessário ter afinidade e conhecer bem o produto ou negócio antes de iniciar a empreender. “Faz toda a diferença ter afinidades com a área escolhida para trabalhar, além do público, concorrência e quanto de investimento poderá ser destinado. Além disso, cursos de liderança, processos e mercado podem ser essenciais para garantir a estabilidade do novo negócio”, conclui o especialista.