quarta-feira, 19 de junho de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Colunas / Show agita o final de semana no Teatro Municipal de Angra dos Reis

Show agita o final de semana no Teatro Municipal de Angra dos Reis

Matéria publicada em 13 de abril de 2016, 14:15 horas

 


‘Nu artístico’ será apresentado sexta-feira; produção é de SPASophia Cultura e Arte

wp-coluna-em-cena-joao-vitor-monteiro-novaes

 

A atriz e cantora Rafaela Maia, que vem se destacando entre os artistas de Angra dos Reis, dará mais um passo em sua trajetória artística. A jovem artista fará a estreia do show “Nu artístico” no dia 15 de abril, sexta-feira, às 20h, no Teatro Municipal Câmara Torres, Centro de Angra. O show é um encontro, que promete muitas emoções, entre Rafaela e Moreno Overá. A produção fica por conta de SPASophia Cultura e Arte.

O espetáculo “Nu Artístico” é um despir-se musical e poético onde os artistas cantam variadas canções de diversos estilos. Máscaras são descartadas e roupagens e adereços velhos são trocados por novos. A expressão idiomática “Nu” toma sentido ambíguo e expressa tanto a exclamação, quanto nudez. E aqui ela significa simplesmente uma musicalidade nua e crua, onde a qualidade é o único critério.

Rafaela relembra que a música surgiu muito cedo em sua minha vida e foi de forma informal, primeiro na igreja e na escola, onde participava de eventos.

– Depois montei uma banda de rock, uma de reggae e outra de axé, mas não foram adiante. Logo depois, tive o desafio de protagonizar a personagem “Sophia – A Pensadora”. Através das peças teatrais com Sophia, surgiu o CD “Ser Criança” e logo depois o musical “As Aventuras de Sophia em Era Uma Vez…” onde cantamos 11 músicas ao vivo. Participei do Enangra no primeiro ano e no segundo fui convidada pela produção para fazer parte da equipe. Nesse encontro, através das vivências e experiências com os artistas participantes, conheci instrumentos que não conhecia e ritmos que também nunca havia tido contato, como a música latino-americana e a música caipira, o que me ajudou muito – diz.

Foi em um encontro com o Grupo Amistad, em Angra, em novembro de 2015, que reencontrou Moreno Overá, que tinha vindo ao Enangra 2014.  Logo depois, surgiu o convite para que dividissem o palco com o “Nu artístico”.
Moreno Overá foi presidente da Associação Artístico Cultural Nhandeva em Paraty, é músico, natural de Campinas-SP, é intérprete e compositor com vida artística ativa, fazendo shows por todo o Brasil com parcerias importantes.

– Moreno é muito talentoso, tem muitos anos de carreira e isso está sendo de grande valor para mim e tenho certeza que o pouco é simples, mas é sincero e eu posso contribuir com ele. Hoje nós temos um trabalho que o vento trouxe, e o que o amanhã reserva para nosso caminho também está no vento.  Que o hoje possa nos ser realmente prazeroso, nos fazendo levar para o palco o que mais gostamos, que é cancionar – destacou a cantora.

Vamos então nos desnudar de velhos costumes e aproveitar uma música de qualidade.

Os ingressos estão à venda na Loja Vizzu Modas, no Centro de Angra dos Reis.

Rafaela Maia: Atriz vem se destacando entre os artistas de Angra dos Reis

Rafaela Maia: Atriz vem se destacando entre os artistas de Angra dos Reis

Novo nome e novos projetos

Coloca dois “i”, tira um “i”, e finalmente decide se usar a escrita da maneira que fala. Assim o Grupo Artêros, após mudanças de grafia, começa os trabalhos de 2016.

O grupo tem dois importantes compromissos ainda para esse mês, onde no dia 23 participará como convidado do Festival Nacional de Teatro em Araguari (MG) e no final de semana seguinte, dia 29, fará a estreia do espetáculo “Cabaça da Existência”, no Teatro Municipal Dr° Câmara Torres, Centro de Angra, às 20h, com ingressos a R$ 10, vendidos no dia da peça.

Após uma apresentação de sucesso na Feira Multi Cultural do CEFET no Parque Mambucaba, no dia 17 de março, Ramon Souza, diretor geral do grupo destaca.

– Apesar de ser uma escola técnica de formação na área de ciências exatas e tecnológicas, esse tato com a cultura foi muito bem recebida. A apresentação foi um sucesso e em breve estaremos novamente no Parque Mambucaba fazendo novas apresentações.

E os projetos não param, pois em breve começará a circulação Minha Raiz é Negra, projeto que foi contemplado no Edital MicroProjetos Favela Criativa, da Secretaria Estadual de Cultura, que foi destinado a jovens com idade entre 15 e 29 anos. O grupo de Angra estava entre os 102 projetos contemplados das 10 regiões do estado.

O núcleo irá realizar apresentações em escolas da Japuíba, bairro periférico da cidade, além de promover rodas de conversa e oficinas de iniciação musical e turbante.

O Edital de Microprojetos Favela Criativa integra o Programa Favela Criativa, que é resultado da parceria entre o poder público e a iniciativa privada e conta com recursos da própria Secretaria de Estado de Cultura, Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Caminho Melhor Jovem, Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, Light, Programa de Eficiência Energética da Aneel e Ministério da Cultura. O projeto, em andamento desde junho de 2014, é formado por um conjunto de iniciativas que oferecem formação artística e especialização em gestão cultural a jovens agentes culturais. Além disso, estabelecem também canais de diálogo entre esses jovens, possíveis parceiros e patrocinadores potenciais.

Em breve divulgaremos essas datas.

 Grupo Artêros: Após mudanças de grafia, trabalhos de 2016 terão início


Grupo Artêros: Após mudanças de grafia, trabalhos de 2016 terão início

JOÃO VITOR MONTEIRO NOVAES  | joao.vitor@diariodovale.com.br


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document