domingo, 12 de julho de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Colunas / Um povo que brinca com a morte

Um povo que brinca com a morte

Matéria publicada em 17 de junho de 2020, 18:13 horas

 


No Brasil, a ignorância é o maior obstáculo ao controle da pandemia

No início do ano o mundo do cinema perdeu o grande ator sueco, Max Von Sydow, um dos grandes nomes do cinema. Sua morte, de causas naturais, passou despercebida em meio a desgraça global de mais uma epidemia made in China, mas sua obra fica.  Sydow trabalhou em uma das obras primas do mestre Ingmar Bergman, O Sétimo Selo, que, por coincidência, tem muito a ver com o momento atual. No “Sétimo Selo” Sydow é um cavaleiro medieval que foge da peste negra com um grupo de amigos. Até que a morte em pessoa vem visitá-lo. E o herói consegue adiar sua morte desafiando “a ceifadora” para uma partida de xadrez.

É claro que o povão, aqui do Brasil, nunca ouviu falar nesse tal de Ingmar Bergman, quanto mais no Max Von Sydow. E nem tem cultura suficiente para uma boa partida de xadrez. Mas, a minha impressão é de que os brasileiros estão desafiando a morte. Não para um jogo de xadrez, mas talvez um pique esconde ou uma amarelinha.

Aqui em Pinheiral, na cidade onde vivo, foi preciso o prefeito ameaçar com uma multa para que as pessoas passassem a usar máscaras quando saem nas ruas. Mesmo assim metade não usa, ou usa incorretamente. Tem gente andando com a máscara pendurada no pescoço, ou tapando só a boca e deixando o nariz descoberto o que não oferece proteção alguma. Algumas mulheres, quando encontram as amigas na rua, tiram a máscara e começam a bater papo a menos de um metro uma da outra.

Os bancos estão entre os lugares mais perigosos. Como só podem entrar uma ou duas pessoas de cada vez, formam-se filas enormes em frente. Todo mundo um em cima do outro. É a medida para evitar aglomeração provocando a aglomeração. Basta olhar as calçadas em frentes as loterias e as agências da Caixa Econômica nas duas primeiras semanas de cada mês. Quando o povo vai buscar os auxílios e benefícios pagos pelo governo. É um formigueiro de gente.

Além disso, espalhou-se entre as camadas menos informadas da população (maioria no Brasil), a ideia de que a Covid-19 só ataca os idosos. Seria uma “doença de velho”. O que aumentou ainda mais a discriminação que os idosos sofrem neste pobre país. Teve idoso sendo agredido verbalmente nas ruas, acusado de “estar na rua espalhando a peste”. Quando na verdade o idoso é vítima da pandemia, não vetor. As pessoas acima dos 60 anos geralmente tem doenças crônicas como hipertensão, diabetes, bronquite, problemas cardíacos e por isso são especialmente vulneráveis ao ataque do vírus. Mas isso não significa que os jovens sejam imunes a doença.

O problema do jovem é que ele pega o vírus, muitas vezes não apresenta sintomas, mas vira um transmissor da pandemia. Que se propaga através das gotículas microscópicas de saliva que as pessoas emitem quando falam. Aqui na minha cidade teve o caso de uma idosa que não saía de casa, mas pegou o vírus do filho que veio visitá-la depois de uma viagem a São Paulo. Mesmo assim o povo não acredita e o que vemos são crianças e jovens andando na rua sem máscara e sem proteção alguma. Pegam o vírus e depois levam para os pais e avós que estão em casa. E aí o velho é que é o culpado.

É por essas e outras que o Brasil, que gosta de ser campeão em tudo, já é um dos campeões da pandemia. A doença que o presidente da República disse que não passava de “uma gripezinha” já matou mais de 42 mil brasileiros até agora. Entre jovens e velhos. No Brasil a Covid-19 encontrou o ambiente ideal para prosperar apoiado no tripé: miséria, povo ignorante e governo incompetente.

E o governo não ajuda nem um pouco. Estamos no topo da curva, no pico da pandemia, e o que fazem as nossas autoridades? Mandam abrir o comércio e falam em liberar os cultos nas igrejas e o nos templos. O que só vai facilitar a propagação do vírus e provocar uma disparada nos números.

Nosso jogo com a morte esta só no final do primeiro tempo, para usarmos uma analogia que os brasileiros entendem muito bem. Tudo indica que esta crise vai continuar até a final do ano. Por isso é preciso redobrar os cuidados para não morrer na praia. Ou ser derrotado no final do jogo.

Países como a China, a Inglaterra e a França estão na liderança de outra competição. A corrida para obter a vacina contra a Covid -19. E só então o joguinho de pique com a morte terá terminado. Em tempo, no filme do Bergman, a Morte vence o jogo de xadrez e leva o herói e seus amigos.

 

Max Von Sydow: Jogando xadrez com a morte

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

23 comentários

  1. Avatar

    É sim esse povo brinca com a morte, levantando ás 5:00 da manhã para trabalhar. Após aguarda vários minutos nos pontos nessas manhãs gélidas, chega então o Busão, lotado. E ninguém intercede nem o poder público empresarios ou os Arautos da verdade.
    Aqui na conhecemos o Max, mas conhecemos o sofrimento e o descaso, não jogamos xadrez, fazemos roleta russa, para permanecer o status quo.
    Aos críticos sugiro acordarem as 4:30 e irem aos pontos de ônibus e perguntem: pq. Brincam com a morte

    • Avatar

      Vc está citando aqueles que estão se expondo por necessidade,completamente diferente dos citados no texto, os sem noção,que abusam nas ruas e põe a vida dos outros em risco.

  2. Avatar

    Realmente a população não colabora muito com a erradicação do vírus, há falta de educação básica, pois essa mesma população não teve boa escola nos últimos 30 anos, o Brasil se destacou nas últimas décadas como tendo o pior sistema de ensino médio do mundo, pois nos exames internacionais do PISA o Brasil sempre se destacou como um dos últimos colocados, isso porque a esquerda adotou o método Paulo Freire, verdadeiro desastre nacional para a educação dos brasileiros!
    Mas não são apenas os pobres e ignorantes que desprezam as máscaras e a quarentena, pois há duas semanas atrás políticos ricos do PT e do PSol chamaram a população às ruas para protestar contra o “facista” Bolsonaro, ou seja, se importando apenas com seus projetos políticos de derrubada do poder de um governo eleito democraticamente por mais de trinta milhões de habitantes, eles querem o impeachment do Bolsonaro, mesmo à custa da morte das pessoas que foram nessas passeatas!
    O que dizer da esquerda que chama às pessoas para as ruas, esquecendo que isso pode levar à morte centenas de manifestantes?!
    Como diria o jornalista Boris Casoy: “Isso é uma vergonha!”…

    • Avatar

      É óbvio que a população não colabora, seu imbecil

      Já viu o presidente da república levar a sério essa pandemia ? Quando qu deveria liderar deixa a coisa correr frouxa qual o resultado ???

      Somente idiotas como você não conseguem enxergar o óbvio

    • Avatar

      Gilmar Osiris, você está completamente mal informado, pois você escreveu que o presidente da república “deveria liderar deixa a coisa correr frouxa…”. Você está mal informado, pois o STF proibiu qualquer decisão do presidente da República, colocando a responsabilidade nos governadores e nos prefeitos! O presidente se limitou em liberar o dinheiro, pois não podia intervir nos estados, nem nas cidades brasileiras!
      O que dizer do Gilmar Osiris que usa esse espaço democrático para divulgar fake news?!
      Como diria o jornalista Boris Casoy: “Isso é uma vergonha!”…

  3. Avatar

    O povão deixou a globolixo, mas entrou para o WhatsApp (ZAP para os analfabetos funcionais), e quem se informa por este aplicativo aprende sobre saúde pública e politicagem com outros que sabem menos do que eles. Os governos tbm entram para o mesmo aplicativo e não fazem a parte deles desviando o povo para o local certo de informações. Até hoje ainda não me convenceram que as informações devem estar onde o povo está. Esses casos de novos contágios e pessoas não usando máscaras em VR são provas de que isto não funciona. Já pensou se os colunistas do DV, cada um colocar o seus textos nas redes sociais? Certamente, está página deixara de existir, ou ninguém aqui virá. O mesmo deve ser pensado pelos governos: Atrair o povo para a sua página.

    O Brasil sempre será o campeão em quase tudo de ruim pq somos um país continental. Comparar Brasil com Itália, com Japão é coisa de analfabeto geográfico e econômico.

    • Avatar

      Com a palavra, o esperto ( na verdade desempregado ) que passa o dia inteiro lendo antagonista e artigos de terceira divisão sobre administração pública e vem aqui vomitar suas sandices.

      Não conhece nem a história do próprio país, como a revolta da vacina, e quer posar de bastião da intelectualidade

      Isso sem contar que é o maior pé frio eleitoral dos últimos 56338 anos

      Diz ele que Benevenuto ( QUEM ???! ) é o melhor nome para o executivo municipal

      Bem, eu e todos os leitores já podemos saber que entre os 6 primeiros ele não aparece , hehehehehe

  4. Avatar
    Genro do Queiróz, o vinte continhos.

    Max Von Sidow. Lembro, do filme ” O Exorcista”. Parabéns pelo texto. Nada mais correto e, infelizmente, muito triste : miséria, povo ignorante e governo incompetente. Ambiente altamente propício para o vírus se propagar. Por infeliz coincidência, ou não coincidência, o vírus nos atingiu num período em que elegemos os piores políticos para nos governar : um presidente inútil, despreparado, omisso, boçal , que, em vez de presidir a nação, fica querendo desviar a atenção, provocando intrigas, e protegendo filhos bandidos; um governador fanfarrão, também despreparado, incompetente, que já como juiz,dava golpes nas finanças públicas; um senador miliciano e chefe de quadrilha de desvio e lavagem de dinheiro ( o Queiróz que o diga); deputados idiotas , que só fazem leis inócuas, e votam contra o povo, como esse delegadozinho que a região elegeu; um prefeito submisso aos capitalistas da região; vereadores politicamente insignificantes, que estão lá só para receberem salários no fim do mês e que se elegeram .por conta principalmente do gado evangélico . E esse triste quadro se repete em todo o país. Dória, em São Paulo; Zema em Minas, ambos gestores de merda nenhuma que o povão engoliu. E também um poder judiciário a serviço do capital, embora tenhamos ainda alguns membros dignos que tentam proteger a sociedade como um todo.

    • Avatar
      CARLOS MAGNO DE OLIVEIRA

      Falou tudo e assino em baixo!

      Parabéns, quem sabe um dia as gerações futuras poderão acordar para tentarem reverter este estado de colonialismo, dependência econômica e corrupção que contaminou muitos brasileiros frutos da ditadura militar que desgraçou esta nação.

  5. Avatar

    Lembrem-se que od primeirod a dizerem “gripezinha” foram a turma da Globo, um no domingão do Faustão e depois o Drauzio Careca, o Bozo só replicou, mais uma “reportagem” travestida de militância, lembre-se também que a gestão sobre a pandemia é 100% gerida por Governadores e Prefeitos, o Bozo foi destituído desta gestão pela corte suprema, (STF), então vamos também cobrar o judiciário pela catástrofe da gestão.

  6. Avatar

    Meu caro, não a toa somos um país que via de regra não cumpre leis, o indivíduo é vaidoso no sentido do meu direito valer mais que o seu, hipócrita e arrogante. Que acha normal jogar lixo nas ruas, que lei de trânsito só serve para os outros. Esperar oq de um pais assim? De fato, nem diante de uma pandemia mortal tomamos jeito. Isso aqui não tem conserto.

    • Avatar

      Belíssimo texto.
      Agora faça o seguinte: Acorde ás 4:30 da manhã e venha para o ponto do ônibus. E leia esse belo texto. Escreva a experiência, não deixe de mencionar as condições do coletivo. Então encontrará elementos para um outro texto. EMPRESÁRIOS DE TRANSPORTE E PODER PUBLICO OS MENSAGEIROS DA MORTE.

  7. Avatar
    Pagador de impostos

    Quando começou esse negócio por aqui, grandes nomes da medicina diziam que se tratava de mais um caso clássico de virose, onde a imensa maioria dos infectados teriam sintomas muito leves ou sequer sentiriam alguma coisa. Depois, mudaram um pouco de opinião, embora ainda continuem afirmando mais ou menos isso. Mas, aqui in terra brasilis, o assunto virou política e oportunidade pra turma da ladroagem voltar a atuar. Afff…….

  8. Avatar
    Ninguém sabe de nada

    Todo mundo em casa! Já! O governo tem dinheiro para distribuir para todos, até que acabe. Depois e só criar mais uns trezentos impostos e tudo se resolve. Não sei porque esses motoboys ficam circulando pra lá e pra cá . Também não consigo entender o porque dos empregados de supermercados ficarem de bobeira, dando chance pro azar, indo trabalhar todos os dias. E os motoristas de ônibus então ? Todos loucos……….Meu Deus………..

  9. Avatar

    A morte é a pior e definitiva situação, mas não gostaria nem de passar 14 dias internato em enfermaria e muito menos UTI. É extremamente desagradável falta de ar. Mesmo que algum remédio um dia funcione é melhor prevenir e acho que só a vacina ou a mutação do vírus dará jeito.
    E já que alguns só pensam na economia, além da morte, licenças médicas e internações em hospital, mesmo para quem se recupera, dão prejuízos econômicos.
    Em tempo: mais novos conhecem o Max von Sidow de Guerra nas Estrelas e do filme do menino bruxo e do Exorcista talvez de ouvir falar.
    Quanto ao Sétimo Selo, ainda pode ser interessante, mesmo contando o final do filme.

  10. Avatar

    Com a palavra os profetas da Cloroquina, apoiadores do Bozzovirus. Quero ver vcs continuarem a debochar da verdade. A morte está chegando perto de vcs, continuem se solidarizando c patrões q querem mais q vcs se fu…..em detrimento dos seus lucros. Vai gado, rezem p ter uma UPA p atendê-los ou uma vaga no cemitério

    • Avatar

      Talvez você já deve ser um aposentado, quero a hora que começar a quebradeira geral e o Governo não ter dinheiro para pagar você, aí Bolzovirus vai mandar você comer capim.

  11. Avatar
    Ricardo Zaki Francisco

    Artigo muito bem escrito, pois descreve o descaso do povo e do governo frente a uma doença extremamente virulenta.
    Parabéns.

  12. Avatar

    Calife, quem disse primeiro que a Covid era uma gripezinha foi o Drauzio Varella. O Bozo apenas deu uma de papagaio.

    • Avatar

      Gado detectado !

    • Avatar

      Hahahahahahaha

      Começaram a passar flanela, esse gado é uma belezura !!

    • Avatar

      Com a pandemia as passagens aéreas para Inglaterra e China estão bem mais baratas, e o aeroporto internacional fica logo ali, basta descer a serra. Se não se sente confortável no país e acha o povo tão ignorante assim a porta da rua é serventia da casa.

  13. Avatar

    A melhor analogia até agora sobre o descaso da população com a doença foi essa de tratar como pique esconde.
    Até agora eu não entendi a reclamação de que precisa liberar o povo para trabalhar, porque ninguém está recebendo, o povo está na miséria. Daí abre o comércio e tem filas enormes nas portas das lojas e dos restaurantes. A noite, todo mundo sem máscara, como se tivesse tudo de volta ao normal.

    Normal é não estar morrendo mais de 1.000 brasileiros todos os dias de covid-19.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document