Venha morrer no Rio de Janeiro

by Diário do Vale

wp-coluna-espaco-aberto-jorge-calife

Um dos destaques no noticiário da semana passada foi a morte da turista espanhola Maria Esperanza Ruiz Jimenez, de 67 anos, na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro. Ela foi atingida no pescoço por um disparo feito pela Polícia Militar. Dizem que a van com os turistas furou um bloqueio da polícia. Para este que vos escreve já é difícil entender como é que uma pessoa sai da Europa, gasta dinheiro com passagem de avião e hotel, para conhecer uma favela no Rio de Janeiro. Há tantos lugares mais bonitos e mais seguros neste nosso planeta Terra.

Outra coisa difícil de entender é como uma empresa de turismo, credenciada e tudo, leva estrangeiros para uma região de conflito, onde acontecem tiroteios quase todo dia. No dia em que a espanhola morreu já tinha sido registada uma troca de tiros pela manhã. Para mim isso se chama irresponsabilidade. Só este ano a lista de turistas estrangeiros que sofreram violência ou morreram aqui no nosso Estado já é bem significativa. Em março um turista argentino foi morto ao sair de uma casa noturna. Em julho um turista polonês foi esfaqueado na trilha que leva ao Cristo Redentor.

Depois, em agosto, teve aquela inglesa que foi morta por traficantes em Angra dos Reis. Ela queria comprar água mineral e entrou por engano em uma favela. No Rio um italiano sofreu violência ao entrar por engano no morro dos Prazeres. E agora, na segunda-feira da semana passada, a espanhola perdeu a vida na Rocinha. Essas tragédias acontecem devido a propaganda enganosa que o governo (que só pensa no lucro), faz pelo mundo afora. No início do ano lançaram um novo plano para incentivar o turismo no Rio de Janeiro, como meio de tirar a cidade da crise deixada pelo Sérgio Cabral.

Lembro de ter lido a matéria na revista Veja. O governo federal anunciava uma verba de 200 milhões de reais para promover o turismo no Rio. Previa-se a criação de 170 mil empregos. Só esqueceram de pedir a cooperação dos traficantes e da Polícia Militar. O Brasil, de um modo geral, já é um destino perigoso. Vide o caso da inglesa Emma Kelty que pretendia praticar canoagem no Rio Solimões. Depois de postar várias mensagens na internet, falando na paz e na beleza da floresta, ela foi morta a tiros de espingarda por um bando de sete bandidos, incluindo dois adolescentes. O corpo foi jogado no rio e encontrado dias depois, no início de setembro.

Sem noção

O governo, e as agências de turismo que vendem uma falsa imagem do Brasil, deviam ser processados pela família de todas essas vítimas. É claro que tem gente que gosta de arriscar a vida e vai para lugares como o Afeganistão e a Síria, mas no caso da inglesa e da turista espanhola, fica evidente que não sabiam o perigo que estavam correndo.

Foi o caso da cantora Madona. Na terça-feira passada a popstar foi visitar um projeto social no Morro da Providência, no Rio de Janeiro, poucas horas depois de um tiroteio. Só este ano já foram registrados 45 tiroteios naquele morro e oito pessoas morreram baleadas por lá. Mas a Madona ignorou o perigo e até tirou foto ao lado de policiais armados de fuzil. É a falta de informação.

Felizmente a maioria dos turistas não é como a Madona e se informa antes de viajar. E o número de visitantes tem diminuído. Dados da Confederação Nacional de Comércio, Serviços e Turismo mostram uma queda de 320 milhões de reais em receitas na área do turismo, só no Rio de Janeiro, nos primeiros quatro meses do ano de 2017. É bem mais do que o governo federal pretende injetar no estado em seu plano de incentivo ao turismo. Antes de chamar pessoas para nos visitar é preciso arrumar a casa. E no caso do Brasil, e particularmente do Rio de Janeiro, não se pode continuar sacrificando vidas humanas em prol da geração de empregos.

O Rio é hoje uma zona de guerra. E não é a foto da Madona na Providência que vai mudar isso.

Crime: Levar turista para área de risco é irresponsabilidade (Fotos Públicas)

Crime: Levar turista para área de risco é irresponsabilidade (Fotos Públicas)

 

JORGE LUIZ CALIFE | [email protected]

You may also like

20 comments

Filipe74 6 de novembro de 2017, 23:42h - 23:42

Também não consigo entender o que leva uma pessoa a querer conhecer uma favela.
Ver de perto a miséria e tirar foto? Isso é tratar o povo como animal, parece um safári urbano, onde os animais são as crianças maltrapilhas e pessoas assustadas como as presas de uma savana.

E o ponto alto de um passeio desse deve ser fotografar um traficante armado. A sensação deve ser a mesma de observar um leão ou tigre prestes a atacar.

Bolsonaro presidente 4 de novembro de 2017, 12:56h - 12:56

Resumindo, Bolsonaro presidente, povo brasileiro, vocês estão com a chance nas mãos,, coloquem um nacionalista digno na presidência da República, PMDB, PT, PSDB, devem ser extintos, são um câncer nacional, hoje vejo vídeos do dr Enéias, um grande brasileiro, inteligente, megafone preparado, brilhante, o povo em sua maioria o achava engraçado e mais nada. Vamos acordar, esses partidos políticos são o cancro nacional, Bolsonaro presidente!!!!!!!

VIRA LATA 4 de novembro de 2017, 10:01h - 10:01

A CULPA É DO PT.

PEDAGOGO 4 de novembro de 2017, 01:48h - 01:48

bem, não entendi porque eu vi uma reportagem que exatamente no dia anterior a morte da turista no Rio várias pessoas já estavam realizando passeios na Rocinha, turistas que disseram não temer o local e confiam plenamente no agente que os levava. Bem, infelizmente sabemos que essa turista morreu, algo que não é inédito pois morrem crianças, adultos, policiais e muitas pessoas diariamente nas trocas de tiros nas favelas do Rio de Janeiro e o último caso foi do menino de 3 anos sentado na sala assistindo tv que passou por cirurgia mas faleceu com morte cerebral. Mas isso não é notícia para rodar o mundo, não é? O que mereceu notícia mesmo, não somente aqui nessa página são os turistas que gostam de se arriscar nas favelas visitando enquanto o povo não tem alternativa e mora lá correndo riscos todos os dias………..INTERESSANTE COMO É MAIS PREOCUPANTE QUANDO É O TURISTA DO QUE TODAS AS PESSOAS QUE MORREM LÁ TODOS OS DIAS…..Ah, esqueci, é notícia no mundo! O resto é estatística mesmo

Universitário 2 de novembro de 2017, 01:29h - 01:29

a capital está muito violenta, vou estudar na UBM, na tranquilidade da vida no campo…

De Novo 1 de novembro de 2017, 17:42h - 17:42

Mais um:

Só falta um abestado aí dizer que é culpa do PT!

O carioca, povo mais otário do Brasil, acha que a cidade é maravilhosa. A grande massa mora mal, ganha mal e tem a auto-estima lá em cima.
O grande problema que é uma cidade permissiva, onde tudo pode e é tolerado.
A PM, mais corrupta do país, realmente é sócia desta lambança moral que é o Rio.
Cidade calorenta, violenta e fedorenta.
Pronto, falei!

Centro Cultural Alexandre Frota 1 de novembro de 2017, 18:48h - 18:48

Ainda bem que existe o próspero e pacífico interior do estado do Rio para contrabalancear…

monteiro 1 de novembro de 2017, 09:37h - 09:37

Jorge …Volta Redonda mata mais que na rocinha !
vai cuidar e falar da sua cidade !!!

الفتح - الوغد 1 de novembro de 2017, 10:20h - 10:20

Vc tem estatísticas comprovando isso?… Ademais, Calife mora em Pinheiral, que não pertence a VR, diga-se de passagem…

Vovó de Três Poços 1 de novembro de 2017, 11:55h - 11:55

A Dona Florinda então é praticamente minha vizinha. Aqui é uma tranquilidade, que só vendo…

Anderson 1 de novembro de 2017, 08:29h - 08:29

Após décadas de ideologia do coitadismo o resultado não poderia ser diferente. Políticos e intelectuais de esquerda conseguiram disseminar a ideia de que o bandido é uma vítima da sociedade e que prender não resolve; que a única função de todo o sistema prisional é “socializar” o preso. Depois da lei de execução penal, reforma do Código Penal nos anos 80, lei dos crimes de menor potencial ofensivo, inconstitucionalidade da lei de crimes hediondos, nova lei de drogas, estatuto do desarmamento, audiência de custódia, e outras insanidades criadas pelas políticas de esquerda e ativismo judicial, qual foi, sem nenhuma surpresa o resultado? Explosão nos índices de violência!

liberdade e propriedade 1 de novembro de 2017, 14:25h - 14:25

Excelente comentário. Brizola foi o grande disseminador dessa ideologia macabra no RJ.

Anderson 1 de novembro de 2017, 15:01h - 15:01

Concordo, e o Marcelo Freixo o seu sucessor tardio. Se este for governador um dia, salve-se quem puder!

Maniac 4 de novembro de 2017, 16:14h - 16:14

Muito bem!

Indignado 1 de novembro de 2017, 02:46h - 02:46

Sai da Espanha, gasta dinheiro e vai conhecer favela no Rio, tá querendo o que ?

Alexandre Frota 31 de outubro de 2017, 23:48h - 23:48

Dona Florinda, imagine um turista baleado aí na sua vila em Piraí
Aliás, imagine algum turista em Piraí.

الفتح - الوغد 1 de novembro de 2017, 10:21h - 10:21

O cara mora em PINHEIRAL, abestado!…

Alex Muralha 31 de outubro de 2017, 22:51h - 22:51

Saudades dos Militares. Em 1969, saia da casa de minha namorada, Rua Dias da Cruz no Meier, por volta de 23 hs. de ônibus, e descia na Presidente Vargas, altura do Campo de Santana, e embarcava em outro ônibus rumo a Lagoa. NUNCA sofri um assalto. As vezes era interpelado por um CARRO choque da PE (Policia do Exército )ou da PA ( Policia da Aeronáutica). Mostrava meus documentos e ia embora. HOJE dizem que temos DEMOCRACIA, mas em compensação podemos ser mortos por vagabundos (tá lotado deles, inclusive os DI MENOR ) matando a vontade, para levar uma bosta de um celular.

guto 31 de outubro de 2017, 20:19h - 20:19

O Rio de Janeiro está dominado pelo crime em todos os lugares! É guerra!! As facções criminosas trabalham junto com máfias, com a política e com grupos terroristas… O crime cresceu com a conivência e a participação direta de autoridades… O tráfico tem mais dinheiro, tem mais armas, a boa polícia não dá conta! A má polícia se corrompeu, é sócia! O monstro cresceu demais e as Forças Armadas já foram chamadas, blindados estão lá, homens treinados estão lá tentando segurar a ação dos bandidos, mas é apagar gelo, tentar estancar uma sangria! O problema está longe de ser resolvido, o Rio está em Guerra! Tem que ser tratado como zona de guerra!!!

Joana banana 31 de outubro de 2017, 11:31h - 11:31

Tirando o caso do turista argentino, o resto sabia muito bem o risco q estava correndo.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996