quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Colunas / Você passa mais tempo na internet ou com sua família e amigos?

Você passa mais tempo na internet ou com sua família e amigos?

Matéria publicada em 10 de novembro de 2019, 06:00 horas

 


Redes sociais transformaram muito o comportamento das pessoas; a vida passa muito rápido

O contato entre as pessoas tem diminuído drasticamente com a internet. Em casa, as famílias não conversam mais como antes, as crianças não brincam tanto na rua com os amigos, agora, é o famoso PC Gamer. Já nos restaurantes e bares, os casais quase não se olham e ficam a maior parte do tempo conectados, no máximo é uma selfie para continuar provando em suas redes sociais, que o relacionamento vai muito bem obrigado.
Uma vez eu fui com meu filho na Serrinha do Alambari, em Resende/RJ, e ele, que na época tinha uns 11 anos, fez um comentário que eu nunca esqueci.
Estava um pouco frio, mas todos resolveram ir para a sauna e cachoeira, e eu preocupada, como sempre, em fazer mil fotos e descobrir a senha do Wi-Fi mais próximo. Deitei nas pedras, fiz selfie, tirei foto de tudo, enquanto eles morriam de rir com o frio que estavam sentindo, com os saltos na água, até que quis tirar uma foto com ele e fui surpreendida com a seguinte frase: “Mãe, você é a única que não está se divertindo, esquece lá fora, vive aqui com a gente, esse momento é único. Quando a gente for embora, a gente tira uma foto”. Pahhhhh, com a cara no chão! Desliguei o celular e só fiz a foto com ele no final para marcar aquele dia, principalmente, aquela aula que ele me deu.
Se você tivesse que escolher de 1 a 10, o quanto você fica conectado, mesmo quando está no seu momento de lazer, qual ponto você daria para você?
As redes sociais transformaram muito o comportamento das pessoas. São muitas opções para dividir nosso tempo: o Facebook, Instagram, Snapchat, Google+, Tinder e muitas outras opções. Com isso, mudamos nossas formas de nos relacionar, nos informar e nos expressar.
O telefone mostra quanto tempo você fica conectado, e é assustador o resultado. Como já era de se esperar, o Facebook continua sendo a rede social mais popular entre os brasileiros: 94% dos internautas possuem conta na rede de Mark Zuckerberg. 57% são usuários do Instagram, 50% utilizam o Google+ e 35% possuem conta no Twitter. As redes menos utilizadas são Linkedin (23%), Pinterest (20%), Snapchat (18%) e Tinder (6%).
Uma pesquisa mostrou que a noite é o período preferido para se acessar as redes sociais, onde 77% costumam estar conectados, 61% acessam a tarde e 57% conectam-se de manhã.
Os assuntos mais populares nas redes sociais dos brasileiros são notícias em geral e humor. Além disso, os internautas também gostam de postar ou acompanhar postagens sobre filmes e séries, cultura e entretenimento, culinária e gastronomia, saúde e vida saudável. Outros assuntos, como esportes, tecnologia e religião, cerca de 40% das pessoas têm interesse.
A vida passa muito rápido, então, vamos aproveitar o momento primeiro, guardar sim cada instante com fotos, vídeos, mas saber as prioridades e valores. Comecei a utilizar uma estratégia que tem dado muito certo e sei que se vocês tentarem vão gostar. Quando saio nos finais de semana com a família, evito usar muito o celular, faço alguns registros (até porque trabalho com isso), e só posto quando volto para casa. O máximo que faço são stories, que na maioria das vezes eu também os salvo para publicar depois. Primeiro que você preserva sua localização, o que está fazendo, e quando as pessoas visualizarem, você já está no seu lar, você já aproveitou o passeio com quem verdadeiramente importa, e ainda vai poder interagir com as pessoas que estão lá curtindo e comentando seus posts. Até a próxima!

Lição: Vamos aproveitar o momento primeiro e saber as prioridades e valores (Foto: Reprodução)

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

4 comentários

  1. Avatar

    As duas coisas iguais pq a internet é os meus amigos.

  2. Avatar

    É necessário fazer as refeições em família sem aparelhos eletronicos por perto, pois a refeição é momento de agradecer a Deus pelo alimento, rezando em família e abençoando aquilo que Deus nos deu!
    Além do mais na hora de dormir, a família tem que rezar junto o Santo Rosário, que possui quatro terços! O Segredo é rezar os primeiros três terços juntos e depois rezar o último terço deitado!
    Família que reza unida permanece unida!

    • Avatar

      Bom pra vc.
      Mas não há regras.
      É oração, ou seja orar e agir…
      Precisamos agir, ter atitudes.
      Existe muita pregação e pouca ação.
      Conheço muita família unida que não prega, assim como muita desunida que só fica orando.
      Devemos ajudar, fazer o bem sem olhar a quem.

  3. Avatar

    Nem uma coisa nem outra. Eu fico na empurrança.

Untitled Document