Você tem sido carrasco de si?

by Diário do Vale

wp-coluna-um-papo-com-a-vida-aline-stteel

Quando eu pergunto isso algumas pessoas se assustam com a pergunta. Fato é que essa agitação, a competição que se instala hoje no mundo corporativo e também certas comparações que nós mesmos fazemos contribuem para que sejamos nossos maiores inimigos. Nos culpamos por não conseguir dar conta de tantas coisas em um dia, por não ter conseguido alcançar determinada meta, por ainda não ter estabilidade financeira, por ficarmos exaustos e cansados achando que deveríamos ter conseguido fazer ainda mais. Bem, que mais é esse?

Dizem que temos inimigos por aí, sim podemos de fato ter pessoas que nos prejudiquem ou não nos queiram tão bem, mas, ainda assim, já imaginaram que somos nós mesmos que muitas vezes alimentamos um inimigo cruel dentro de nós, o criamos e alimentamos com exigências extremas, culpas, agindo como verdadeiros carrascos. Não nos perdoamos por errar e por não saber todas as respostas para a vida. Não aceitamos a ansiedade e a insegurança sendo que não somos super-heróis de histórias em quadrinhos, aliás não existem ok?

Se um inimigo de fora pode conseguir nos fazer muito mal, imaginem o mal que nosso inimigo interior pode nos fazer? Nós o criamos, inventamos e enaltecemos, nós damos poder a ele quando não acreditamos em nós, quando nos exigimos além de todas as expectativas reais, quando nos maltratamos lembrando somente do que não conseguimos e ainda não conquistamos. Mas, como tem sido até aqui sua vida? Quais as lutas que você já venceu? Quais os traumas que já superou e seguiu em frente? O que já conquistou? Quantas vezes você levantou de um tombo? Você foi capaz! Você venceu muitas vezes! Você superou muitas coisas! Mas o inimigo interno insiste em lembrar e enaltecer o que falta, as falhas e ignorar as vitórias e acertos.

É realmente um caminho de passo a passo e, muitas vezes, tentativa e erro. Por outro lado também acertamos, não temos manual de instruções para viver e por qual motivo então, quando acertamos não nos valorizamos como heróis diante das adversidades da vida? Por que devemos nos diminuir ou desmerecer?

Já pensou se você fosse com as pessoas ao seu redor tão exigente como é consigo? Já pensou se fosse com todos ao redor tão carrasco e impiedoso? Não é justo definitivamente sermos solidários e compreensivos com o próximo, e não sermos assim conosco. A pessoa mais próxima de nós somos nós mesmos, o ser que existe dentro de nós. Devemos, lógico, nos aprimorar e buscar sempre o caminho de crescimento pessoal e profissional, as metas e sonhos são subjetivos, cada um sabe o que alcançar e faz escolhas para trilhar o melhor caminho possível e quando eu digo possível, quero enfatizar que muitas vezes a calma e paciência são exigidas de nós. Simplesmente em certos momentos, você fez o melhor possível, ou seja, fez o melhor dentro das possibilidades que existiam naquele momento.

Às vezes, temos que saber o momento de parar e esperar, nem sempre é momento de avançar e não por isso, estaremos fracassando ou estagnados. Quando sabemos esperar o momento certo de agir e sem cobranças exageradas de si mesmo, naturalmente a vida se abre e apresenta novos caminhos e novas pessoas. É preciso parar de se maltratar, aceitar suas imperfeições e limitações, pois todos nós temos, alguns apenas falam abertamente sobre isso e pedem orientação e conselhos por aí e outros, preferem ignorar, deixar de lado e fingir que não sentem inseguranças e não se cobram tanto, acham normais suas próprias cobranças, preferem viver como carrascos de si e adoecem. Enfim, quando queremos ter qualidade de vida, ir em busca do equilíbrio, ter saúde mental e física e viver a experiência que é a vida da melhor maneira possível, nós buscamos caminhos e meios.

Nessa busca, precisamos parar de alimentar nosso inimigo interno, fazer as pazes consigo mesmo e sermos nosso melhor e grande amigo! Devemos alimentar dentro de nós o amigo que nos impulsiona e nos motiva, que reconhece que a vida não foi fácil, mas você está aqui. Já venceu muitas batalhas e pode estar vivendo outras e provavelmente esse ciclo não cessará por completo já que a vida não é linear. Esse ciclo de batalhas não cessará se esperarmos que a paz venha de fora. A paz já está dentro de nós, principalmente quando soltamos nosso chicote e paramos de nos maltratar!

Quando abraçamos e reconhecemos nosso maior amigo dentro de nós sentimos paz, a paz de saber que você está em busca, em evolução e amadurecimento, tentando acertar e assim sendo, confiamos mais na vida e alimentamos mais nossa crença no melhor, naquilo que estamos para receber de mais maravilhoso, temos mais fé! Aliás, reconhecemos o melhor que recebemos todos os dias mesmo nas pequenas coisas e percebemos que juntas, são grandes feitos e grandes presentes da vida! Olhe direitinho para seu caminho, suas batalhas e conquistas. Olhe e abrace seu maior aliado, seu melhor amigo, você mesmo!

ALINE STTEEL  | [email protected]

You may also like

6 comments

Ariane Pereira 28 de março de 2016, 08:52h - 08:52

Que ótima matéria. Precisava mesmo dessas palavras! Abraços!

Fernando 26 de março de 2016, 07:03h - 07:03

Aline! Eu gostaria, por favor, saber se “ansiedade” é um comportamento aprendido na infância ou é congênito?

Aline Stteel 27 de março de 2016, 16:25h - 16:25

Pode ser pelos dois caminhos. Cada caso é um pois somos únicos e diferentes. A ansiedade tem a sua parte genética e também comportamental aprendida na infância. Espero tê-lo ajudado.

Fernando 28 de março de 2016, 18:19h - 18:19

Muito obrigado!

Fernando 26 de março de 2016, 07:01h - 07:01

Eu gostaria de saber se “ansiedade” é um comportamento aprendido ou congênito?

lila 25 de março de 2016, 14:09h - 14:09

Já passei por essa fase e graças a Deus hoje eu procuro guardar na minha mente o melhor de tudo, e vida que segue. Obrigada Aline.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996