domingo, 21 de outubro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Colunas / Voto bairrista é bom para a região

Voto bairrista é bom para a região

Matéria publicada em 7 de outubro de 2018, 10:00 horas

 


Além de facilitar a cobrança sobre o candidato eleito, ter deputados locais ajuda o município na disputa por verbas

Seja qual for o candidato a presidente de sua preferência, é inteligente reservar o voto para deputado estadual e federal para candidatos locais

A eleição deste domingo vai ter uma disputa extremamente polarizada para a Presidência da República, mas o colunista vai fazer um apelo a todos os seus leitores, sejam eles de direita, de esquerda ou de centro: na hora de votar para deputado, escolha um candidato que se alinhe a suas preferências ideológicas e procure sempre votar em alguém que tenha domicílio eleitoral na região, de preferência na sua cidade.
Há pelo menos dois motivos para isso: em primeiro lugar, fica mais fácil cobrar do candidato, se ele for eleito, posições em votações e demais promessas em campanha. A maioria dos deputados estaduais e federais mantém algum tipo de gabinete em sua cidade natal , o que torna possível, por exemplo, procurar marcar uma audiência para apresentar uma solicitação ou esclarecer um posicionamento, sem ter que ir ao Rio ou a Brasília.
Outro motivo para se votar em candidatos da região é a possibilidade de eles trazerem verbas, na forma de emendas parlamentares aos orçamentos do Estado do Rio e da União, para o município. Nesse caso, o voto pode ir também para candidatos de municípios próximos, já que geralmente os deputados eleitos destinam verbas não apenas para sua cidade natal.
Não é necessário que o candidato seja do mesmo grupo político do prefeito para contribuir com emendas. No período em que cobre Política para o DIÁRIO DO VALE, este colunista já viu até adversários jurados de prefeitos trazerem verbas para o município.

Os ‘forasteiros’

Em período eleitoral, é comum as cidades da região receberem candidatos de outros municípios, principalmente do Rio. Eles estão exercendo um direito democrático: o de pedir votos. No entanto, é preciso verificar se eles são do tipo que só vem em época de eleição ou se são ligados a alguma liderança local.
Os que não têm ligação com ninguém no município, muito provavelmente, terão poucos votos na cidade e não deverão se lembrar dela na hora de destinarem uma verba. Também não será possível cobrar deles pelo posicionamento em alguma votação importante.
Já quando existe uma liderança local ligada ao candidato, é possível se pensar na possibilidade de votar nele, já que haverá um representante para ser cobrado. Mas, havendo um candidato local, ele deve merecer sua preferência.

E vamos brincar um pouco…

O colunista não acredita em horóscopo, mas achou que seria interessante apresentar as previsões do horóscopo publicado pelo DIÁRIO DO VALE para os três candidatos a presidente mais bem colocados nas pesquisas para este domingo:
ÁRIES – Confie em si mesmo procurando compreender o seu valor profissional, relacionando-o ao bem que poderá causar ao seu semelhante no futuro. Leia e tente entender as coisas para realmente melhorar e valorizar o seu intelecto e sua personalidade.
Esta é a previsão para Jair Bolsonaro (PSL).
AQUÁRIO – Os aspectos astrais indicam relações harmoniosas com o cônjuge, pessoas amigas, vizinhos e familiares. O êxito financeiro, profissional e social, também será evidente. Bom ao amor.
O candidato do PT, Fernando Haddad, é aquariano.
ESCORPIÃO – Fase em que receberá boas sugestões para solucionar de vez suas dificuldades financeiras. Bom também para iniciar negócios imobiliários e para solicitar a casa própria. Harmonia amorosa e familiar.
Essa é a previsão do candidato Ciro Gomes (PDT).
Analise, estude, reflita, e perceba que as previsões são absolutamente inúteis para ver quem tem mais chance. Talvez funcionem para vida pessoal, não para a política, né? De qualquer forma, vote de acordo com suas convicções e bom domingo!


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

16 comentários

  1. O voto bairrista é tão bom que elegeu o Albertassi. Essa coisa de voto bairrista para deputado tem que acabar. Temos que votar no melhor não importa de onde seja. O mesmo acontece para vereador que criaram a tolice de priorizar o voto em um amigo ou em alguém do bairro pensando nos interesses particulares com a troca de favores

  2. Bom para todas as regiões é o voto distrital, mas isso ia acabar com certos candidatos fachada e puxadores de votos.
    Voto distrital é a maior representação regional, e aproxima o eleitor de seu representante, ao mesmo tempo em que diminui os gastos de campanha.

    • Voto Distrital já existe para senador e deputado federal. Hoje eles só podem disputar dentro de um território, ou seja do estado.

      Só precisa ser ampliado para deputado estadual no estado e para vereador na cidade. Pode ser dividido em zona norte, sul, leste e oeste.

  3. Eu mandei um delegado para Brasília.
    Jogador veterano só serve para beber cerveja.

  4. É ISSO AI . ENTÃO VAMOS PENSAR NO NOSSO UMBIGO. DANE-SE A COLETIVIDADE.
    É POR ESSAS IDEIAS Q O PAÍS NUNCA SERÁ GRANDE.
    PARABÉNS……………..

    • Mais e isso que a maioria desses políticos de BAIRROS estão fazendo. Pensar so nos umbigos dele a comunidade que se lasque .

    • Quer dizer. Eu me dei bem, fod……o resto. Depois vestem camisinhas amarelas ou vermelhas, beijam bandeira, cantam hino nacional, se degladiam uns c os outros, bradando por um país melhor. Esbravejam q político A é isso, político B é aquilo. Mas não passam de seres mesquinhos iguais aos q criticam, quiçá até piores.
      Como já se falou muito tempo, é que : O mal do Brasil são os brasileiros, Os políticos não vieram de Marte nem de Saturno, são o nosso espelho, eles saíram das entranhas populares. Antes de postarem críticas a político A ou B, façam uma meaculpa, de que, como eu sou individualista, mesquinho, talvez corruptível, soberbo, enfim, não vamos transferir nossas mazelas p outrem, porque lá no fundo todos só olham p o seu umbigo, o outro é somente o outro……..

  5. Os caras tão aproveitando das suas candidaturas para fazerem favela nos bairros. Em vez de trazerem educação e segurança para o bairro como escolas para crianças de 4 a 7 anos. Estão invadindo terras e obras da prefeitura formando favela

  6. Gaúcho da Fronteira

    Teve um tal de Hermiton (parece nome de remédio, é em comprimidos ou em gotas?) que organizou passeata de manifestoches que sifu…

  7. Ja foi tempo hoje a ganância e que é BOA

  8. Ser de Volta Redonda é meu critério pétreo para decidir em quem votar. Depois desse é que vem os outros…

  9. Este ano os meus votos irão todos para fora da cidade. Não tem um que o mereça. Os vereadores que estão concorrendo foram todos contra a população votando com o prefeito e se abraçando a ele.

    Outros que não estão vereador são de coligação com Eduardo Paes/Pezão/Cabral.

  10. Volta Redonda pode eleger 2 deputados federais da cidade, porém a dificuldade fica por conta da possibilidade de haver concentração de muitos votos em um só candidato.

    • Paulão tu é foda em CARA tu deu a dica e foi certinho para bens ta melhor que os ibope qie esta rolando por aí.
      So concentraro no Furtado

    • Verdade! O Paulão foi certeiro na dica. Só acho que ele queria dizer BM no lugar de VR. kkkkkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document