Votou na Dilma? Agora aguenta!

by Diário do Vale

wp-coluna-espaco-aberto-jorge-calife

Economia: Dilma tenta minimizar o problema dizendo que os reajustes nas contas de luz e água são passageiros  (Foto: Arquivo)

Economia: Dilma tenta minimizar o problema dizendo que os reajustes nas contas de luz e água são passageiros
(Foto: Arquivo)

O título dessa coluna já foi ouvido dezenas de vezes por este cronista. Geralmente nos supermercados, quando as pessoas olham os aumentos de preços nas prateleiras. Ou nos ônibus superlotados, quando volto para casa no início da noite. Sempre tem alguém que reclama da vida e ouve imediatamente um: “Votou na Dilma? Agora aguenta!”. E não faz muita diferença se a gente votou ou não na atual Presidente da República. Temos que aguentar a pressão.

Na verdade não acredito que a situação atual seria diferente se a oposição tivesse vencido as últimas eleições. A crise atual é o resultado de uma bomba relógio que foi armada pelo Partido dos Trabalhadores ao longo dos últimos quatorze anos. Ia estourar agora, não importa quem fosse o Presidente da República. Foi até melhor a candidata do PT ter ganhado as eleições, do contrário a oposição receberia o “abacaxi” de presente e seria responsabilizada pela catástrofe que se avizinha.
Foram décadas de corrupção, roubalheira e falta de investimento na infraestrutura. E o resultado é um futuro negro. Literalmente negro. Todo mês o governo autoriza um novo aumento nas contas de luz. Estamos chegando a um ponto em que as pessoas que ganham salário mínimo, os aposentados, não vão mais poder ter luz elétrica em suas casas. Em pleno século XXI vamos voltar ao tempo das lamparinas e das velas. Enquanto isso o governo, com a insensibilidade de costume, quer fornecer conversores de TV digital para o pessoal do Bolsa Família.
Se esquecem de um detalhe: Sem eletricidade não tem televisão, nem computador ou internet. Só vai funcionar o telefone celular, que usa baterias. Toda uma parte da população voltará a viver nas trevas, como no século XVIII, antes da invenção da luz elétrica. Enquanto o resto do mundo caminha para o futuro, com a diversificação das fontes de energia, o Brasil anda para trás, de volta aos tempos anteriores a revolução industrial da rainha Vitória.
A conta da água também vive sofrendo reajustes e a desculpa é a mesma dos aumentos na conta de luz. A crise hídrica que atinge o país. Em entrevistas recentes dona Dilma tenta minimizar o problema dizendo que são reajustes passageiros. As bandeiras vermelhas e amarelas serão retiradas quando os reservatórios encherem de novo. Ela não percebe que a escassez de chuvas no Brasil não é um fenômeno passageiro, que aconteceu apenas no ano passado e não vai se repetir no ano que vem. Na verdade todos os indícios apontam para uma mudança climática permanente, que veio para ficar.
Em São Paulo a hidrovia Paraná-Tietê, que servia para o escoamento da produção de soja está paralisada. O nível dos rios baixou tanto que as barcaças estão virando peças de museu. Começam a enferrujar encostadas nos portos. As pessoas que trabalhavam nelas foram demitidas. Centenas de trabalhadores. No Rio São Francisco, aquele aonde o Luís Inácio queria fazer a transposição a situação é ainda pior. A represa de Sobradinho está reduzida a 20% de sua vazão normal. Na represa de Xingó a vazão está reduzida a 13%. E o rio só não secou ainda porque as represas estão segurando a água.
Agora estamos entrando no inverno, que os meteorologistas afirmam que vai ser mais seco do que costume. Sem água estaremos em uma situação crítica no ano que vem. Será que a culpa é só da natureza? Não, foi do governo, que incentivou o desmatamento e não investiu em fontes alternativas como a energia nuclear, eólica e solar.
E agora é tarde demais. Mesmo que houvesse dinheiro sobrando para novos investimentos, levaria uma década para recuperar o nosso sistema energético. Não adianta chorar ou ranger os dentes. Preparem suas lamparinas.

Jorge Luiz Calife[email protected]

You may also like

60 comments

Adriana 22 de junho de 2015, 22:01h - 22:01

O PT não governa mais pq o dinheiro da roubalheira foi revelado e por isso diminuiu. Com o esquema de corrupção das estatais escancarado, o PT perdeu sua mina de ouro que financiava a compra de políticos e partidos. O que temos hoje é uma presidente fraca e um partido isolado. O congresso espertamente tenta se distanciar da encrenca chamada PT afinal as eleições para prefeitos estão próximas. Assim, toca as votações sem as rédeas do PT, que eram subsidiadas, é claro, pelo dinheiro sujo da corrupção e aparelhamento das estatais. Aliás, dinheiro dos pagadores de impostos. O próximo passo, como tiro de misericórdia, esperemos a podridão do BNDES vir a público. O mensalão vai perecer roubo de criancinha. O PT se autodestruiu. Quem acredita nessa cretinisse ou é um idiota útil por escolha, ou é um dependente de esmolas que através do medo e do terror imposto pelo governo, deixa esses cidadãos-escravos cada vez mais dependente do governo.

Nico 23 de junho de 2015, 09:56h - 09:56

Digo mais: quem apoia o PT, mesmo diante de tantas evidências inequívocas que o PT montou uma quadrilha para saquear o Brasil, se não é ignorante e carente do mínimo de discernimento, é cúmplice dessa corja e moralmente deveria fazer companhia a eles na cadeia.

Dilma Rousseff 22 de junho de 2015, 21:51h - 21:51

Calem a boca todos! Eu sou presidenta, rainha da nação… se vocês não calarem a boca vou mandar prender todo mundo. E olhem que no socialismo quem some nunca mais volta

Sou poderosa sim, e vou aumentar tudo que puder! Lembrem-se, trouxas, em 2018 quero vocês votando no lula de novo!

Eduardo 22 de junho de 2015, 20:16h - 20:16

sinceramente, a algum tempo eu achava o DV um jornal responsável, que se preocupava de fato em mostrar os fatos como eles realmente são, agora vejo que ele não passa de mais uma arma política da direita que forma opiniões tendenciosas para as massas.
saudades do jornalismo responsável.

Nico 23 de junho de 2015, 10:16h - 10:16

Para esses militontos PTistas, que se julgam donos do povo, o opinião das “massas” (e da mídia) somente é consciente e válida quando está de acordo com os interesses do PT. Por exemplo, para escolher a Dilma o povo é consciente, mas quando o povo apoia a redução da maioridade penal, ele está sendo manipulado pela mídia golpista…

Cidadã 22 de junho de 2015, 17:03h - 17:03

A corrupção acontece somente no PT? Não levanto nenhuma bandeira partidária, penso que devemos nos unir e lutar pelo bem comum e cobrar impunidade estes bandidos independente do lado que eles estejam.

Cidadã 22 de junho de 2015, 17:03h - 17:03

A corrupção acontece somente no PT? Não levanto nenhuma bandeira partidária, penso que devemos nos unir e lutar pelo bem comum e cobrar impunidade estes bandidos independente do lado que eles estejam.

severo 22 de junho de 2015, 16:56h - 16:56

O tema é ótimo mas o autor é partidarista claro,meu a.igo você faz duras críticas a presidente Dilma,creio que se omite a falar que todos governos anteriores tem as suas parcelas de culpas,ou você não era nascido ou não tinha idade bastante para entender de administração Federal durante o governo FHC,você não lembra do que passamos durante aquele governo. ? O povo todos os dias pediam que ele saísse porque não dava mais para suportar as as demissões,oras bolas,seu texto é bom para os omissos como você !

Carla 22 de junho de 2015, 14:55h - 14:55

Sou uma leitora crítica, mas neste momento venho agradecer a matéria que publicaram, com realismo e qualidade de informação. É isto que eu e a grande maioria dos leitores do Sul do estado esperamos de vocês! Parabéns e obrigada, mais uma vez.

Rubão 22 de junho de 2015, 12:08h - 12:08

Parabéns ao repórter pela escolha do tema e a forma como foi abordado, infelizmente nosso povo tem ainda muito o que aprender sobre o sistema político e as consequências que ele pode na prática trazer para o dia-a-dia de cada um de nós. Temos um grande legado histórico de mal feitos e injustiças que ainda estamos colhendo os frutos e não consigo vislumbrar em um futuro próximo um horizonte de “céu de brigadeiro”. Nosso país passa por uma pobreza em muitas áreas como ética, moral, social, cultural, educacional entre outras. Precisamos reagir exigindo e cobrando daqueles que não cumprem seu papel e também acabar de uma vez por todas essa cultura estúpida que infecta nossa sociedade de levar “vantagem em tudo”. Não podemos esquecer que para que um leve vantagem um ou mais terão que perder. Temos que ser uma nação e não um bando de gente egoísta que só pensa no seu umbigo.

Jorge Guedes 22 de junho de 2015, 11:54h - 11:54

Governo tira dinheiro da saúde, educação, segurança e transporte. E injeta mais dinheiro no bolsa família, porque, este programa social ajuda e muito a eleger presidente da república,

Vanise 22 de junho de 2015, 14:36h - 14:36

No PT nos podemos matar e roubar…
Voto PT nunca mais..tenho deficiencia auditiva e desempregada, esta maluca Dilma enche dinheiro no bolso aumentou mais 8% desempregado. Gente eu preciso trabalhar ter uma vaga para deficiente. O PT nao esta ajudando ninguem, tenho 2 filhos pequenos e nao posso perder a casa. Sos alguem me ajuda, tenho medo minha familias ficar doentes ja fiqueiem 3x….

Fernando 22 de junho de 2015, 07:07h - 07:07

Estou cansado de ouvir tantas tolices….Alguém crê verdadeiramente que o outro candidato faria milagres?
Seria ele, o “Salvador da Pátria”?
Volta Redonda é o exemplo das políticas do partido derrotado.
Tá! A empresa passou a faturar mais e a população o que ganhou?
O país é ainda majoritariamente uma economia agrária exportadora e de commodities logo em uma crise mundial, a maioria deles desvaloriza pela retração do consumo e consequentemente da produção.
Alguém ouve falar em apoio aos segmentos exportadores de produtos com maior valor agregado e com novas tecnologias?
Alguma reforma estrutural foi feita no período das vacas gordas? Por que a imprensa brasileira que antes gritava que era contra a “ditadura” agora a quer de volta?
O mais engraçado é que os problemas reais do país são secundários e não são discutidos como devem ser e principalmente não são resolvidos.
Alguém ouviu falar em reformas no Sistema Pena e Judiciário, no Código Penal, no Sistema Tributário, etc?
Vão contar histórias da “Carochinha” para outros!

Nico 22 de junho de 2015, 13:58h - 13:58

Se a CSN não tivesse sido privatizada por certo estaria falida ou sobrevivendo às custas do tesouro nacional (dinheiro do povo) em meio a escândalos de corrupção. Com a privatização da CSN o povo ganha em impostos e com a oferta de empregos. Você diz estar cansado de ouvir tolices, mas é o primeiro a dizê-las: defende a intervenção estatal na economia ao mesmo tempo em que clama pelo aumento da produção de produtos de maior valor agregado. A intervenção estatal na economia nunca resulta em inovação; ao contrário somente engessa o processo produtivo. A cultura da livre iniciativa, do empreendedorismo, isso sim, impulsiona o desenvolvimento de um País. Além disso você tira a responsabilidade do PT, há 12 anos no poder, pelo caos atual. Agora, você acha que é possível termos uma indústria de tecnologia desenvolvida sob o governo do PT, um partido de viés socialista que até há pouco defendia a revolução do proletariado? O PSDB é indiscutivelmente melhor que o PT, mas a solução do Brasil, ao meu ver, é ainda mais à direita do espectro político.

ÊTA POVINHO desprovido de discernimento 22 de junho de 2015, 22:22h - 22:22

Aprenda a votar que resolve. Se Vc votar nos partidos A, B, C, D, E ou F e eles estiverem aliados ao PT, o seu voto vai para o PT tbm.

Não adianta falar que não votou no PT.

Bartolomeu Nobre 22 de junho de 2015, 01:30h - 01:30

Aurélio Paiva, bom dia! Como você, politizado que é, pode deixar um idiota desses escrever um texto PiGniano que está aí publicado. Calife deve ser a alcunha de idiota ou PiG Facista desses paulistano. Poxa, Aurélio, tanta merda acontecendo no judiciário e esse idiota querendo “cultivar” fascismo altruísta. O Jô Soares sendo ameaçado de morte e esse idiota aí escrevendo essas merdas. O DV e você já fizeram coisas melhores do que deixar imbecis propagarem o ódio em jornal. Cuidado, como disse um grande Jornalista Brasileiro: quando se quer uma idéia só, Adolf e Goebels são imbatíveis.

Nico 22 de junho de 2015, 16:13h - 16:13

Típico militonto PTista; para tipos como esse argumentos não adiantam de nada. Talvez seja necessário um clínica REHAB para desintoxicação do vício em PT. Ou, quem sabe, ele tenha uma boquinha no governo ou em alguma frima que presta “serviços” ao Governo? Estaria explicado…

ÊTA POVINHO corrupto 22 de junho de 2015, 22:26h - 22:26

Bartolomeu comentou bem ao estilo dos bandeiras vermelhas. Está reagindo fielmente ao pedido do PT para alavancar o partido.

Só faltou ele listar a CC para ganhar R$ 50,00 desviado da Petrobrás diretamente no banco.

leitor 21 de junho de 2015, 18:00h - 18:00

Sugiro que aqueles que recebem qualquer tipo de bolsa não tenha direito a voto. Quem sustenta o país é quem tem direito de decidir seu futuro. Manda quem paga a conta. Quem está de carona não decide nada. Países quem pegam dinheiro no FMI recebe suas ordens.

raquel 21 de junho de 2015, 20:54h - 20:54

concordo totalmente!!!!!

leitor 21 de junho de 2015, 22:15h - 22:15

Para complementar: Se as pessoas que recebem bolsa podem votar, isso configura compra indireta de voto formalizada. Creio que isso seja escandaloso.

Adriano 22 de junho de 2015, 18:21h - 18:21

Hum… deixe-me ver então as pessoas que não poderiam votar:

– Estudantes que recebem bolsas de estudos (mestrado, doutorado, auxílio-deslocamento, auxílio alimentação);
– Pesquisadores de todas as áreas, pois recebem bolsas de pesquisa;
– Os médicos que estão em residência, pois o que recebem é bolsa também,
– ….

Ou seja…. muita gente! Vai continuar a falar bobagens?

leitor 22 de junho de 2015, 21:22h - 21:22

Se num condomínio os inadimplentes não tem direito a voto em assembléias, imagina então se recebessem bolsas ridículas dos demais moradores. Contínuo afirmando, decide o cardápio aquele que para a conta, aqueles que comem de graça, mesmo que sejam muitos, ficam quietos.

jose 21 de junho de 2015, 15:32h - 15:32

Você tem mesmo alguma informação digna de um jornalista para escrever essa materia?? Com essa frase: Foram décadas de corrupção, roubalheira e falta de investimento na infraestrutura. Tenho certeza que não!!!!

Verdade seja dita 21 de junho de 2015, 10:50h - 10:50

E quem não votou faz o que?? Aguenta a Dilma ou aguenta alguns preguiçosos que não gostam de trabalhar e vivem de “bolsa esmola” “bolsa massa de manobra”?!?! Infelizmente moramos em um país que a minoria pensa e trabalha, a media que trabalham e não pensam… E a terceira categoria predominante: não trabalham e não pensam, logo… Não existem, fora nas eleições!!!

Julio 21 de junho de 2015, 10:14h - 10:14

Corrupção no Brasil já vem de décadas, desde que entendo por gente com certeza todos os partidos estão envolvidos, agora culpar a Dilma por falta de chuva é o cúmulo do absurdo.

ÊTA POVINHO 21 de junho de 2015, 21:51h - 21:51

Depois dos eleitores corruptos simpatizantes dos bandeiras vermelhas, é ela a SEGUNDA principal responsável pela falta de chuvas. É ela que permite o desmatamento na Amazônia e dá ajuda para os bolsas famílias comerem carne diariamente. Consumindo carnes há a necessidade de criar pastos, destruindo as florestas.

Sem florestas e vegetação não há chuvas, meu caro! Eu naõ acredito que Vc ache que no deserto chova.

FRANCISCO 21 de junho de 2015, 09:40h - 09:40

O PT DE LULA, DILMA E ALGUNS MILHÕES DE IGNORANTES DESINFORMADOS, DESPROVIDOS DE VALORES MORAIS, IRÃO TRANSFORMAR O BRASIL EM UMA VENEZUELA, MAS COM CERTEZA OS ELEITORES DO PT NÃO SABEM O QUE O CHAVES E O MADURO, EM PARCERIA COM LULA E DILMA, TRANSFORMARAM A VENEZUELA… PROCUREM SE INFORMAR PETISTAS, E DECIDAM SE É ISTO MESMO QUE DESEJAM PARA SUAS FAMÍLIAS. SE É QUE VOCÊS TEM FAMÍLIA.

ÊTA POVINHO 21 de junho de 2015, 21:55h - 21:55

Petistas são corruptos, meu caro! Eles não entendem que precisam se informar conforme o seu desejo. Se informar para eles é para descobrirem como roubar mais.

leitor 20 de junho de 2015, 14:16h - 14:16

Sim, discordo das medidas econômicas atuais, do Joaquim da direita, de aumento de impostos que inibem ainda mais a já combalida economia e o excesso de socialismo. No entanto chuveu menos agora que em 2001 e sofremos bem menos agora, mesmo com uma demanda muito maior, graças a construção pelo PT de uma infinidade de termoelétricas e pequenas hidrelétricas e está investindo e gigantes hidrelétricas no norte. Já o governo paulista tucano nada fez e não trata esgoto para utilizar a água do Tietê e foi pedir dinheiro ao governo federal para transpôr água do Paraíba. Nunca vi tantos investimentos e conservação de rodovias como agora, no FHC eram todas esburacadas. Privatizou a Dutra sem exigir melhoria nenhuma, como a serra. O PT já duplicou a BR 101 da Bahia até Natal, nem o governo militar fez obra tão faraônica. Resgatou a industria naval. Posso ficar aqui o dia inteiro enumerando grandes obras e incentivos da gestão do PT e dizendo tudo o que o FHC não fez.

Nico 21 de junho de 2015, 12:35h - 12:35

Vou enumerar para você as duas grandes “obras” do PT no governo: o Mensalão e o Petrolão…

eleitor consciente 21 de junho de 2015, 17:26h - 17:26

Concordo plenamente com o que você escreveu. E acho que o colunista devia deixar para escrever somente sobre astronomia que é, ao que parece, o que ele verdadeiramente entende. Racionamento em 20% no fornecimento de energia enfiado pela goela abaixo dos brasileiros perpetrado pelos Tucanos NUNCA MAIS!!!

Adriano 22 de junho de 2015, 18:23h - 18:23

Mesagem para o Nico:

– Quem ensinou o mensalão ao PT? Provavelmente o teu candidato e to Calife, que escreveu esta bosta de peça jornalistica, pois um jornalista tem que se ater mais aos fatos (de preferência aos que conhece e estuda) do que emitir opiniões.

Petrolão? Faz-me rir filho…. Então a corrupção no Brasil tem apenas 12 anos? AH AH AH AH AH AH AH

Pára de ser idiota!

Nico 22 de junho de 2015, 23:40h - 23:40

Mensagem para Adriano:

O PT não inventou a corrupção, mas ele a institucionalizou para financiar o seu projeto bolivariano de poder. E, sinceramente, não sei do que você está rindo: o dinheiro que o PT e os seus aliados roubaram poderiam ter salvo incontáveis vidas de brasileiros se tivesse sido investidos em saúde e segurança. Isso não é engraçado… Se, mesmo diante de tantas evidências inequívocas, você 1) realmente desconhece que o PT é uma quadrilha,então você é apenas um ignorante que precisa abrir os olhos para a realidade 2) sabe que o PT é uma quadrilha e o apoia assim mesmo, então você é cúmplice dessa corja e moralmente deveria fazer companhia a eles na cadeia. Em ambos os caso, você não importa para mim; estamos assistindo a morte lenta do PT. Só falta chegarmos ao Lula, o rei dos ladrões e estamos quase lá…Você é um passado que no futuro (presente?) será motivo de escárnio.

Fábio 20 de junho de 2015, 14:11h - 14:11

Excelente artigo! Parabéns!

Adriana 20 de junho de 2015, 08:03h - 08:03

Muito bom e isso mesmo. Quem criou o problema agora resolva.O Brasil esta engessado, e assim como nos, as futuras gerações pagarão pela incompetência desse governo hipócrita e corrupto.

ÊTA POVINHO 20 de junho de 2015, 11:57h - 11:57

Não, minha querida! Quem criou o problema não sabe nada; como poderão resolver? Compete a nós cobrar correção do governo incompetente e corrupto elegido por eleitores, tbm, incompetentes e corruptos.

Só em VR há 95 mil deles que adoram reeleger corruptos.

..I.. 20 de junho de 2015, 12:47h - 12:47

Criticar o voto dos outros não é ser democrático.
Cada um tem sua opção.
Quem chama o eleitor de corrupto é um tremendo de um ignorante.
Por falar nisso roubar sinal de TV também é crime e pelo que sei tem muita gente de direita que faz isso.

ÊTA POVINHO 21 de junho de 2015, 21:59h - 21:59

Não pode ser inteligente um eleitor que reelege um corrupto declarado por 6 X 0 (unanimidade) pelo TRE-RJ e confirmado pelo TSE. Eu compreendo assim que esses eleitores são corruptos porque apoiam corruptos.

Danni 20 de junho de 2015, 01:13h - 01:13

Que colunista patético! Mas é bem o nível da direita no Brasil, vide os gurus Reinaldo Azevedo, Rodrigo Constantino, Diogo Mainard….Do jeito que está dá ate pra sentir saudades do tempo em que tínhamos uma direita letrada.

Tolerância Zer0 19 de junho de 2015, 18:45h - 18:45

No 1º turno votei no Pastor Everaldo, que tinha como uma de suas propostas a “PRIVATIZAÇÃO” de empresas como o CORREIO e a PETROBRÁS… Coisa que concordo TOTALMENTE. Pois o Governo Federal tem de CUIDAR de SAÚDE, EDUCAÇÃO e SEGURANÇA PÚBLICA… Essas empresas que citei e outras como BANCO do BRASIL e CEF, tem de ter um ÓRGÃO FEDERAL para REGULAMENTAR e FISCALIZAR… Seria uma maneira de economizar com MÃO de OBRA, CONCURSOS, CARGOS por INDICAÇÕES, VEÍCULOS, INSTALAÇÕES, ETC… E PARA o POVO sobraria o fato de que em na MAIORIA das vezes que o CONTRIBUINTE precisa é tratado como PEDINTE…

ricardo 19 de junho de 2015, 23:03h - 23:03

Quer dizer que tu tá satisfeito com as privatizações das rodovias (Dutra), como exemplo, telecomunicações, ferrovias, etc, etc ? Amigo, as grandes empresas envolvidas na corrupção LAVA JATO são empresas privadas que subornavam empresas do governo, funcionários públicos. A corrupção, o lucro a qualquer custo em empresas privadas é assustador e maior ainda porque a maior parte delas tem como donos os não brasileiros.
Na época da monarquia tiravam de nós o ouro, o pau Brasil e toda riqueza de subsistência. Hoje nos tiram o orgulho de sermos brasileiros.

ÊTA POVINHO 20 de junho de 2015, 12:03h - 12:03

Exatamente, ricardo!

Não esqueça que são os eleitores corruptos que escolhem os governantes selecionados e apoiados pelas empreiteiras. Os eleitores corruptos esperam o debate na TV para escolher seus corruptos.

Só em VR há 95 mil deles que adoram votar nesses corruptos que recebem fortunas dessas empresas.

Nico 21 de junho de 2015, 10:05h - 10:05

Não é possível! Ainda tem gente que acredita que o mega esquema de corrupção na Petrobrás se resumiu à empresários malvados que subornaram meia dúzia de funcionários públicos desonestos…É muita inocência, ignorância ou mesmo uma vontade doentia de acreditar no PT!!! Claro como a luz do sol, a corrupção na Petrobrás foi um esquema montado pelo PT para desviar dinheiro público com os seguintes objetivos: 1) enriquecimento pessoal; 2) Se perpetuar no poder, pagando pelo o apoio da base aliada (vide o PP) e financiando a campanha de seus candidatos. O PT aplicou um golpe na democracia, simples assim…Mas, como eu sempre digo: depois que o PT for retirado do poder, será necessário a implantação de centros de reabilitação para militontos PTistas. Tipo um REHAB para recuperar viciados em PT…

êta hater idiota 21 de junho de 2015, 18:07h - 18:07

Caro ÊTA POVINHO, que adora reclamar de tudo e todos. Você, que está de fora, tem solução para tudo. É igual aos grandes “técnicos” de futebol que ficam em casa tomando cerveja e falando de soluções para o seu time, soluções para a “firma” onde trabalham e no dia seguinte vão apertar parafuso e fazer turno.
Não estou defendendo nenhum político, mas os seus comentários são típicos de frustrados que acham que sabem tudo mas, só na teoria. Cresça e viva um mundo real!

ÊTA POVINHO 21 de junho de 2015, 22:04h - 22:04

Vai que eu acredito, hein?!

Eu tenho ótimas informações aqui pelo Diário do Vale, por isso o meu entendimento de quase tudo.

Preste mais atenção ao DV e poderá se igualar a mim (se posso dizer assim)

Nilton Linhares 19 de junho de 2015, 18:43h - 18:43

Somente uma correção: Os milhões de telefones celulares também precisam de energia elétrica para funcionar, tanto para carregar as baterias como também para manter os sistemas operando.

GUEVARA 19 de junho de 2015, 18:22h - 18:22

Estamos batendo nas mesmas teclas. Estamos reclamando demais, e só reclamar não está fazendo qualquer efeito. Na verdade, diante de toda a bandalheira que acontece atualmente, e ante a infeliz expectativa de, mais uma vez, tudo ficar como está, para ver como é que fica, a minha opinião é de que devemos abandonar o conceito de que somos um povo pacífico e educado (pois, não passamos de um bando de bobalhões!) encarar a situação com mais realidade e reagir, de fato.

Cantinflas 19 de junho de 2015, 16:33h - 16:33

O senhor até está correto em algumas coisas.. Deus até protegeu Aécio Neves impedindo-o que ele vencesse a eleição e amargurasse as terríveis consequencias dos 13 anos de péssima gestão PT. Mas não adianta tentar mudar o bordão: “Votou na Dilma ? Agora aguenta !” Ele é verdadeiro sim.

Tolerância Zer0 19 de junho de 2015, 18:32h - 18:32

Deus protegeu foi o Brasil de ter o “ALIADO” de um “TRAFICANTE” e de um “DEFENSOR da LIBERAÇÃO da MACONHA”, como Presidente…

ÊTA POVINHO desmiolado 19 de junho de 2015, 16:12h - 16:12

Qualquer candidato que ganhasse a eleição diferente do PT (bandeiras vermelhas) teria de mexer nos impostos para mais, claro!

O certo é que iríamos mudar de direção, e ficar livre dos petistas e simpatizantes dos bandeiras vermelhas.

A crise começada pelos americanos (diga-se de passagem) em 2008 e agravada no Brasil pela Dilma em meados de 2012 forçando a baixa da SELIC para ganhar as prefeituras TERIA DE SER ENFRENTADA.

Se o Brasil não fosse uma democracia certamente os eleitores bandeiras vermelhas estariam sendo enforcados agora em praça pública. kkkkkkk Como somos uma democracia temos de aguentar tbm e pagar as contas criados pelos desajustados e controlados como marionetes.

E não adianta se fingirem de mortos. Agora temos tudo gravado pela internet afora. Tenho muitos Print Scrn aqui para comprovar.

Infelizmente pelo FACEBOSTA perdi por não ter gravado tbm. Os bandeiras vermelhas (safados como são) apagaram tudo, né?! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Felizmente tive tempo de deletar metade de meus “supostos” amigos com as suas postagem defendendo a Dilma/Lula. Ao menos por lá eu estou livre desses desajustados.

Al Fatah 19 de junho de 2015, 15:50h - 15:50

Tudo o que vc falou está correto com relação aos fatos, mas culpar a Dilma ou mesmo o PT por mazelas que vem de décadas, quiçá séculos, é uma temeridade…

Dilma não tem culpa pela falta de chuvas, que é um fenômeno climático com implicação global. Se a China e os EUA poluem, sentimos os efeitos aqui… Desmata-se proporcionalmente hoje menos no Brasil do que nos governos passados do regime militar e dos anos 80/90… Bem ou mal, hoje existe uma segurança alimentar, o brasileiro está comendo melhor. Carne já não é artigo de luxo igual antigamente, frutas e verduras a substituíram nessa condição…

Por outro lado, Dilma (e o PT) tem culpa pela política assistencialista que seu governo promove, dando o peixe em vez de ensinar a pescar. Tem culpa por atos demagógicos e populistas como a redução da tarifa de energia antes das eleições, visando sua própria vitória e, após esta assegurada, não só liberou o reajuste como o fez de forma escorchante. Tem culpa por permitir que amizades e alianças políticas estejam acima dos interesses da nação, vide os escândalos de corrupção… Enfim, nada do que já não tivéssemos visto antes, mas também tudo o que não queríamos mais ver e confiamos no partido para que não voltasse a acontecer!!…

Enfim, tem culpa o povo, não por votar nela, mas por esperar por quatro anos para que tudo mude. Eleição é igual casamento: você escolhe, mas se não der certo, divorcia, mesmo que o casamento dure só alguns dias…

Nico 21 de junho de 2015, 12:28h - 12:28

Concordo que os últimos governos, e não somente o do PT, são responsáveis pela crise energética atual – de fato, grande parte de nossa capacidade energética atual foi instalada durante o regime militar. Mas, penso que seria um erro igualar o governo do PT com os outros que o antecederam…O PT por certo não inventou a corrupção, mas ele a institucionalizou em prol de seu projeto bolivariano de poder, aparelhando o Estado e enfraquecendo instituições como o Legislativo – compra de votos – e o Judiciário – nomeando ministros como o Toffoli – cuja maior credencial foi ter sido advogado do PT…A própria mídia tem sido alvo de assédio por parte dos companheiros, seja pela tentiva de “regulamentar” sua ação, seja pelo financiamento de blogs/revistas favoráveis ao governo. Enfim, o PT é um câncer que deve ser extirpado da vida pública brasileira…

Paulão 19 de junho de 2015, 14:45h - 14:45

Ainda bem que a oposição ao PT pode se manifestar abertamente no Brasil, mesmo com certo exagero nos argumentos. Já os que apenas são contra ao golpismo, como o caso do Jô Soares, estão sendo perseguidos por fascistas ensandecidos. Para estes nem o PSDB de Aécio, FHC, Serra e Alckmin serve mais e não vão ficar satisfeitos só com a saída de Dilma e companhia.

nando 19 de junho de 2015, 14:13h - 14:13

reportagem de coxinha.

tranquilotranquilot 19 de junho de 2015, 13:18h - 13:18

eu nasci numa casa sem luz elétrica no ano de 1945,na zona rural da cidade do rio de janeiro
na época capital da republica ,e estou vendo que vou voltar àquela situação outra vez.
por favor publique o meu comentário, pois ele não é repetido.

Alex 19 de junho de 2015, 12:00h - 12:00

Perfeito !

Lucas 19 de junho de 2015, 10:44h - 10:44

Parabéns, ótima matéria, infelizmente isso é Brasil.

ÊTA POVINHO desmiolado 19 de junho de 2015, 15:49h - 15:49

Jogar a culpa no POVO, nos POLÍTICOS e no MEU BRasil é fácil, né?! Difícil mesmo é trocar de voto.

Fernando 19 de junho de 2015, 10:44h - 10:44

Ótima reportagem, Calife! Você disse tudo.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996