ÔĽŅ Rio das Flores busca experi√™ncia em BM sobre programas de meio ambiente - Di√°rio do Vale
terça-feira, 14 de agosto de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Rio das Flores busca experiência em BM sobre programas de meio ambiente

Rio das Flores busca experiência em BM sobre programas de meio ambiente

Matéria publicada em 9 de agosto de 2018, 17:23 horas

 


Barra Mansa – O secret√°rio de Meio Ambiente de Barra Mansa, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, recebeu na manh√£ de quarta-feira (08), a visita do secret√°rio da mesma Pasta de Rio Das Flores, Guilherme Silva Guedes. Acompanhado do diretor de projetos do √≥rg√£o do munic√≠pio, Tiago Mota, e do representante da empresa respons√°vel pela coleta de res√≠duos s√≥lidos, Jorge Amado, a equipe veio conhecer as diversas a√ß√Ķes desenvolvidas no munic√≠pio voltadas √† preserva√ß√£o ambiental, como o Programa de Coleta, as Unidades de Conserva√ß√£o –¬†espa√ßos territoriais, incluindo seus recursos ambientais, com caracter√≠sticas naturais relevantes, que t√™m a fun√ß√£o de assegurar a representatividade de amostras significativas e ecologicamente vi√°veis das diferentes popula√ß√Ķes, habitats e ecossistemas, al√©m do PSA (Pagamento por Servi√ßos Ambientais).
Na avalia√ß√£o do secret√°rio de Barra Mansa, o encontro √© uma oportunidade para estreitar as rela√ß√Ķes e trocar experi√™ncia.
-Fico feliz em receber a equipe e repassar informa√ß√Ķes que v√£o auxiliar Rio das Flores na sua gest√£o ambiental, contribuindo para a redu√ß√£o da quantidade de res√≠duo s√≥lido encaminhado para o Cons√≥rcio Intermunicipal de Gest√£o de Res√≠duos S√≥lidos do Vale do Caf√©, em Vassouras, entre outras a√ß√Ķes – comentou Beleza.
De acordo com Guilherme Guedes, atualmente a produção de resíduos sólidos de Rio das Flores chega a 5,5 toneladas/dia, para uma população de aproximadamente 8,5 mil habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
-Nossa perspectiva é implantar a coleta seletiva ainda este ano, reduzir em torno de 40%/ano a quantidade de resíduo sólido e ainda gerar trabalho e renda por meio da criação de cooperativas de recicláveis Рdestacou o secretário de Meio Ambiente de Rio das Flores.
Ainda durante a reuni√£o, Beleza comentou acerca das sete Unidades de Conserva√ß√£o Ambiental de Barra Mansa – a √Ārea de Prote√ß√£o Ambiental Floresta do Cafund√≥, em Rialto; APA Entorno da Cicuta, na Regi√£o Leste; APA Serra do Rio Bonito, em Amparo; a √Ārea de Relevante Interesse Ecol√≥gico (ARIE) Ilhas do Para√≠ba do Sul; o Parque Natural Municipal (PNM) Centen√°rio, o Jardim das Pregui√ßas; o PNM de Saudade e o PNM Carlos Roberto Firmino de Castro, o Horto Municipal, situado na √Āgua Comprida. Em seguida a equipe foi conhecer de perto a Coopcat (Cooperativa de Catadores de Barra Mansa), situada no bairro Ano Bom, e as Unidades de Conserva√ß√£o Ambiental da √Āgua Comprida e de Saudade.

Encontro: Beleza mostra para secret√°rio de Rio das Flores projetos da √°rea de meio ambiente
Credito: (Chico de Assis)

Um coment√°rio

  1. Gostaria de saber do atual secret√°rio, se as obras das esta√ß√Ķes de tratamento de esgoto v√£o ser retomadas???
    Pois, até agora, só gerou buracos nas ruas da cidade e ainda não recebemos nenhum centavo de ICMS Verde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document