terça-feira, 16 de outubro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Rio das Flores busca experiência em BM sobre programas de meio ambiente

Rio das Flores busca experiência em BM sobre programas de meio ambiente

Matéria publicada em 9 de agosto de 2018, 17:23 horas

 


Barra Mansa – O secretário de Meio Ambiente de Barra Mansa, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, recebeu na manhã de quarta-feira (08), a visita do secretário da mesma Pasta de Rio Das Flores, Guilherme Silva Guedes. Acompanhado do diretor de projetos do órgão do município, Tiago Mota, e do representante da empresa responsável pela coleta de resíduos sólidos, Jorge Amado, a equipe veio conhecer as diversas ações desenvolvidas no município voltadas à preservação ambiental, como o Programa de Coleta, as Unidades de Conservação – espaços territoriais, incluindo seus recursos ambientais, com características naturais relevantes, que têm a função de assegurar a representatividade de amostras significativas e ecologicamente viáveis das diferentes populações, habitats e ecossistemas, além do PSA (Pagamento por Serviços Ambientais).
Na avaliação do secretário de Barra Mansa, o encontro é uma oportunidade para estreitar as relações e trocar experiência.
-Fico feliz em receber a equipe e repassar informações que vão auxiliar Rio das Flores na sua gestão ambiental, contribuindo para a redução da quantidade de resíduo sólido encaminhado para o Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos do Vale do Café, em Vassouras, entre outras ações – comentou Beleza.
De acordo com Guilherme Guedes, atualmente a produção de resíduos sólidos de Rio das Flores chega a 5,5 toneladas/dia, para uma população de aproximadamente 8,5 mil habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
-Nossa perspectiva é implantar a coleta seletiva ainda este ano, reduzir em torno de 40%/ano a quantidade de resíduo sólido e ainda gerar trabalho e renda por meio da criação de cooperativas de recicláveis – destacou o secretário de Meio Ambiente de Rio das Flores.
Ainda durante a reunião, Beleza comentou acerca das sete Unidades de Conservação Ambiental de Barra Mansa – a Área de Proteção Ambiental Floresta do Cafundó, em Rialto; APA Entorno da Cicuta, na Região Leste; APA Serra do Rio Bonito, em Amparo; a Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Ilhas do Paraíba do Sul; o Parque Natural Municipal (PNM) Centenário, o Jardim das Preguiças; o PNM de Saudade e o PNM Carlos Roberto Firmino de Castro, o Horto Municipal, situado na Água Comprida. Em seguida a equipe foi conhecer de perto a Coopcat (Cooperativa de Catadores de Barra Mansa), situada no bairro Ano Bom, e as Unidades de Conservação Ambiental da Água Comprida e de Saudade.

Encontro: Beleza mostra para secretário de Rio das Flores projetos da área de meio ambiente
Credito: (Chico de Assis)


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Gostaria de saber do atual secretário, se as obras das estações de tratamento de esgoto vão ser retomadas???
    Pois, até agora, só gerou buracos nas ruas da cidade e ainda não recebemos nenhum centavo de ICMS Verde.

Untitled Document