Rio das Flores busca experiência em BM sobre programas de meio ambiente

by Diário do Vale

Barra Mansa – O secretário de Meio Ambiente de Barra Mansa, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, recebeu na manhã de quarta-feira (08), a visita do secretário da mesma Pasta de Rio Das Flores, Guilherme Silva Guedes. Acompanhado do diretor de projetos do órgão do município, Tiago Mota, e do representante da empresa responsável pela coleta de resíduos sólidos, Jorge Amado, a equipe veio conhecer as diversas ações desenvolvidas no município voltadas à preservação ambiental, como o Programa de Coleta, as Unidades de Conservação – espaços territoriais, incluindo seus recursos ambientais, com características naturais relevantes, que têm a função de assegurar a representatividade de amostras significativas e ecologicamente viáveis das diferentes populações, habitats e ecossistemas, além do PSA (Pagamento por Serviços Ambientais).
Na avaliação do secretário de Barra Mansa, o encontro é uma oportunidade para estreitar as relações e trocar experiência.
-Fico feliz em receber a equipe e repassar informações que vão auxiliar Rio das Flores na sua gestão ambiental, contribuindo para a redução da quantidade de resíduo sólido encaminhado para o Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos do Vale do Café, em Vassouras, entre outras ações – comentou Beleza.
De acordo com Guilherme Guedes, atualmente a produção de resíduos sólidos de Rio das Flores chega a 5,5 toneladas/dia, para uma população de aproximadamente 8,5 mil habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
-Nossa perspectiva é implantar a coleta seletiva ainda este ano, reduzir em torno de 40%/ano a quantidade de resíduo sólido e ainda gerar trabalho e renda por meio da criação de cooperativas de recicláveis – destacou o secretário de Meio Ambiente de Rio das Flores.
Ainda durante a reunião, Beleza comentou acerca das sete Unidades de Conservação Ambiental de Barra Mansa – a Área de Proteção Ambiental Floresta do Cafundó, em Rialto; APA Entorno da Cicuta, na Região Leste; APA Serra do Rio Bonito, em Amparo; a Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Ilhas do Paraíba do Sul; o Parque Natural Municipal (PNM) Centenário, o Jardim das Preguiças; o PNM de Saudade e o PNM Carlos Roberto Firmino de Castro, o Horto Municipal, situado na Água Comprida. Em seguida a equipe foi conhecer de perto a Coopcat (Cooperativa de Catadores de Barra Mansa), situada no bairro Ano Bom, e as Unidades de Conservação Ambiental da Água Comprida e de Saudade.

Encontro: Beleza mostra para secretário de Rio das Flores projetos da área de meio ambiente
Credito: (Chico de Assis)

You may also like

1 comment

BM Verde 9 de agosto de 2018, 18:43h - 18:43

Gostaria de saber do atual secretário, se as obras das estações de tratamento de esgoto vão ser retomadas???
Pois, até agora, só gerou buracos nas ruas da cidade e ainda não recebemos nenhum centavo de ICMS Verde.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996