9ª edição do Festival CineMúsica será realizada entre os dias 4 e 7 de setembro, em Conservatória

by Diário do Vale

Cultura em Conservatória: CineMúsica conta com programação inteiramente gratuita (Foto: Divulgação)

Mais uma vez, a Cidade da Seresta, como é conhecida Conservatória, vai ser transformar na Cidade do Cinema. Já tem data marcada a 9ª edição do CineMúsica, único festival cinematográfico brasileiro dedicado ao universo do som. Será entre os dias 4 e 7 de setembro.
O Festival CineMúsica de Conservatória fortalece as tradições musicais da cidade e celebra os cinemas de rua, muito bem representados pelo Cine Centímetro, réplica do saudoso Metro Tijuca, que foi uma das principais salas de exibição de filmes de 1940 a 1970, no Rio de Janeiro. No ritmo dos 50 anos da Jovem Guarda, a edição 2015 contará com inúmeras atrações, que envolvem cinema, música e até gastronômica, através do Sabor CineMúsica, em parceria com o Senac Rio.
No clima da Jovem Guarda, o festival selecionou o aguardado “Eu Sou Carlos Imperial”, de Renato Terra e Ricardo Calil, como filme de abertura. O documentário conta a história do ícone cultural brasileiro conhecido por revelar talentos como Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Tim Maia e companhia. O longa será exibido na noite de sexta-feira, 4 de setembro, na Praça da Matriz.
Para o sábado, dia 5, o CineMúsica reservou uma homenagem especial ao cantor e ator Jerry Adriani, conhecido por canções clássicas como “Quem Não Quer”, “És Meu Amor” e “Doce Doce Amor”. Além de subir ao palco da Praça da Matriz para receber o “Troféu Grande Homenagem,” Jerry irá realizar um show que promete emocionar a população de Conservatória e região.
A programação cinematográfica do festival, que conta com curadoria do crítico Rodrigo Fonseca, traz ainda produções como “Mulheres no Poder”, de Gustavo Acioli; “Mais do que eu possa me reconhecer”, de Allan Ribeiro; “Nervos de Aço”, de Maurice Capovilla; “Dois casamentos”, de Luiz Rosemberg Filho; “Lov Film Festival”, de Manuela Dias; além de clássicos da Jovem Guarda como “Roberto Carlos e o Diamante Cor de Rosa”, de Roberto Faria. E ainda tem muito mais!

Mais cultura

Além de muito cinema, quem visitar Conservatória no período do CineMúsica poderá dançar e se divertir com muita música na Praça da Matriz, palco da Cultura Integrada. No domingo, dia 6, o evento irá apresentar um animado show de Lafayette & Os Tremendões.
Uma das joias do CineMúsica, o Programa Formacine incentiva e leva as crianças da rede de ensino da região aos cinemas. Em 2015, irá mais uma vez exibir uma série de produções voltadas para os públicos infantil, juvenil e deficientes visuais, com uma sessão de audiodescrição. As sessões acontecerão no Cine em Cena Brasil, sala de cinema itinerante patrocinada pelo Grupo CCR.
O Encontro Nacional de Profissionais de Som do Cinema Brasileiro, em parceria com o Sebrae/RJ, chega a sua terceira edição, sendo um dos principais diferenciais do festival, que se tornou um novo espaço para a reflexão e debate de questões referentes ao mercado de realização audiovisual, ao ensino e a pesquisa do som no cinema do Brasil. O encontro tem como objetivo principal contribuir para uma maior integração entre os profissionais do som. Este ano, III ENPSCB irá homenagear o profissional do som Victor Raposeiro, que trabalhou em produções marcantes do cinema nacional, como “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, “Bye Bye Brasil” e “Os Saltimbancos Trapalhões”. Outro destaque do encontro será a presença do convidado internacional Carlos Klachquin, que apresentará a palestra “Mixagem orientada a objetos e a implementação do sistema Atmos”. No domingo, o encontro contará com outra homenagem, ao pesquisador Hernani Heffner, curador das oito primeiras edições do CineMúsica e pessoa-chave no desenvolvimento e nascimento do ENPSCB.

Novidade

Uma das novidades da edição 2015 é a realização do prêmio Olhar Universitário, com seis curtas universitários sendo exibidos em caráter competitivo.
Com apresentação do Governo do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura, da Light e do Grupo CCR e do Ministério da Cultura, e patrocínio da Eletrobrás Furnas, do Sebrae/RJ e do Senac, o CineMúsica conta com programação inteiramente gratuita, utilizando recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.
O festival conta ainda com o importante apoio de CTAv, Rob Digital, Cine Show, Prefeitura de Valença, Delart e Canal Brasil.
Promovido pela Associação Cultural CineMúsica, o festival conta com quatro pontos de exibição: a Praça da Matriz, o Cine em Cena Brasil, o Cine Centímetro e o Cine Milímetro.
– O CineMúsica pode ser considerado um evento completo, pois reúne diversos segmentos culturais – o cinema, a cultura integrada, a gastronomia e a educação – afirma a diretora geral do Festival, Cleide Carvalho.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996