Combate às queimadas é intensificado em Barra Mansa

by Diário do Vale

Barra Mansa– A secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável está intensificando as ações de prevenção a queimadas. Somente na última semana, foram registrados dez atendimentos contra queimadas em diversos bairros do município.

Desde o início mês, a prefeitura lançou uma campanha de prevenção às queimadas. Foram implantadas placas, em áreas de grande vegetação, contendo informações sobre os prejuízos ambientais, além de divulgar o número do disque-denúncia para relatos do crime, através do número 193.

De acordo com Glécio Fabiano de Moura, Chefe de Divisão da Guarda Ambiental, as queimadas estão previstas como crime contra a flora.

– A pena e multa variam de acordo com a gravidade, mas o autor poderá ficar recluso de um a quatro anos e a multa pode variar de R$ 5 mil podendo chegar a R$ 50 milhões – informou, confirmando o decreto de número 6.580/2018, que fundamenta a multa.

Moura ainda fez um apelo para que a população mantenha informada quando presenciar alguém cometendo o crime.

– Pedimos para que as pessoas nos liguem informando sobre esses casos, precisamos presenciar o ato, pois só assim podemos pegar a pessoa em flagrante e conduzi-lo a delegacia – completou, acrescentando que em caso de incêndio descontrolado, o mais indicado é ligar para o Corpo de Bombeiros.

A queimada sem licença do órgão ambiental é tida como incêndio criminoso e é punida pela Lei de Crimes Ambientais. Denúncias ou dúvidas também podem ser relatadas através do telefone da secretaria: (24) 2106-3406.

You may also like

2 comments

VAI VENDO 29 de julho de 2019, 21:13h - 21:13

É muito fácil descobrir os incendiários. É só monitorar o local. Dica: são ELEITORES DE BANDIDOS do PMDB que agora em peso votarão no DEM. kkk

VAI VENDO Aí o que dá votar em candidatos que NÃO CONHECEM a Administração Pública e NÃO ENTENDEM de Gestão Pública.
Eles acham que os incendiários irão ler o DV para saber que queimadas é crime e que existe multa pesadíssima.

Mesmo que eles peguem o jornal só servirá para acender o fogo.

FranciscoJFLacerda 29 de julho de 2019, 18:32h - 18:32

Enquanto isso em Volta Redonda não vemos NADA de ações de prevenção e punição, continua tudo igual, os morros desta cidade já com ar pesado, com carência de vegetação preservada e boa parte com solos já degradados por consecutivas queimadas a imensa maioria provocada por mão humana, criminosas e ninguém faz nada para pelo menos inibir;

Multas pesadas previstas na recente lei ambiental, até prisões são necessárias inclusive para os donos das terras que se utilizam para pastagem de animais pois eles muitas vezes são os responsáveis pois sai mais barato do que roçar.

Um exemplo entre vários: Há uma criação de gado no entorno dos bairros Brasilândia, Caieira, Parque do Contorno e Nova Primavera na denominada área da antiga fazenda dos Cajueiros na zona leste de VR zona urbana,

É comum nesta época os próprios funcionários que tomam conta, colocarem fogo no pasto todo ano produzindo muita fumaça dentro destes bairros, matando animais silvestres, empobrecendo o solo e prejudicando as pessoas e seus pulmões!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996