sábado, 14 de dezembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Destaque / AF-3 volta a operar no fim da semana com capacidade total

AF-3 volta a operar no fim da semana com capacidade total

Matéria publicada em 23 de outubro de 2019, 14:13 horas

 


Equipamento vai gerar cerca de nove mil toneladas de aço por dia até repor estoque de placas da siderúrgica, que está muito baixo

Alto-forno é o principal equipamento da CSN

Volta Redonda – A CSN vai retomar a operação de seu Alto-Forno 3 (AF-3) partir deste sábado (26/10). O equipamento, que teve a capacidade produtiva ampliada para 3,3 milhões de toneladas por ano, vai operar com 100% da capacidade nos primeiros dias, segundo fontes.

O objetivo é repor o estoque de placas da Companhia, que está muito abaixo do normal, exatamente por causa da parada. A CSN usa essas placas para produzir produtos laminados, que têm maior valor de mercado.

Depois que o estoque de placas for recomposto, o uso completo ou parcial da capacidade de produção do AF-3 vai ser definido pela demanda do mercado.

A CSN também tem em operação do AF-2, que tem caqpacidade de produção um pouco menor que seu “irmão” mais novo. O AF-1 já foi desativado há vários anos.

 

A reforma

 

Após quase 20 anos de campanha, o Alto-Forno 3 da CSN passou por uma reforma que começou em 29 de junho.  O objetivo da obra foi trazer mais eficiência operacional e ambiental para a Companhia. Os principais equipamentos que formam o alto-forno foram substituídos por novos. Isso inclui: o cadinho e staves, sala elétrica dos motossopradores, além da substituição dos equipamentos de topo e periféricos, e a reforma da CBR#4 (Casa de Bomba de Recirculação).

O investimento da Companhia foi estimado em R$ 250 milhões. Além desse valor, a empresa também vai investir cerca de 200 milhões em melhorias em outras áreas da empresa como Aciaria, Carboquímicos, Sinterização, Utilidades e Central Termo Elétrica 01 e 02 e Laminações, que terão suas atividades reduzidas durante dois meses.

As manutenções terão como um dos seus principais focos a eficiência ambiental, principalmente na redução nas emissões de material particulado, o “chamado pó preto”. A empresa reitera, porém, que a solução definitiva do problema acontecerá a partir da reforma total das Sinterizações, um dos itens do TAC assinado pela CSN em 2018 no valor de mais de 300 milhões de reais, que prevê uma série de investimentos durante os próximos anos. Todos estes investimentos estão sendo realizados dentro do cronograma firmado entre a CSN e o órgão ambiental.

Serão gerados durante a obra cerca de 4.500 empregos temporários. Os investimentos são especialmente relevantes em um momento que o Brasil enfrenta uma grande crise econômica e demonstram o compromisso da empresa em melhorar continuamente seus processos.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

12 comentários

  1. Avatar

    Csn cada vez crescendo mais…e os direitos trabalhistas cada vez diminuindo..é a nova política…parabéns MITO

    • Avatar

      Mito não tem culpa é só os trabalhadores pararem de trabalhar 2 dias para ver se eles não aumentam salário, problema que o brasileiro não é unido e o povão não mostra a força que tem

  2. Avatar
    Avante volta Redonda

    Caro Francisco Lacerda. Perfeito, minha colocação é objetivamente alertar e acordar está gestão no qual foi eleita para transformar volta Redonda em realizações para todos nós. E que até agora, apesar na minha opinião houve projetos interessantes nada saiu do blá blá blá!!! E agora temos novamente uma oportunidade ímpar de entrar nos eixos com trabalho e gestão bandeira do samuca que ainda não saiu da teoria. Citei somente o que é real e como cidadão cobro uma volta Redonda mais ativa. Por exemplo somos polos em siderúrgia, centros de distribuição, saúde, educação, comércio e serviços. O potencial é enorme e além da privilegiada localização volta Redonda é o epicentro de 600 mil habitantes uma das 80 maiores economias do país e neste momento de retomada tem que largar na frente…

  3. Avatar
    Divino José dos Reis Junior

    Degradante

  4. Avatar

    Fiquem de olho na CBS PREV peões!!

  5. Avatar

    Lá vem poluição !!!
    Dá-lhe pó preto !!!

    • Avatar

      Estava caindo mais pó com ele desligado, meu caro. Isso só vai ser minimizado com as outras reformas previstas no TAC, principalmente na sinterização.

  6. Avatar

    Bando de puxa saco, Reparo mal feito – porcaria -Deus olhe por nós para quando ligar não explodir.

  7. Avatar

    Cidade está zerada de poluentes emitidos pela CSN, totalmente limpa. Esperamos que com a retomada da produção, agora com a munutenção concluida seja sentido e percebido a eliminação do pó preto

    • Avatar
      Avante volta Redonda

      Prefeito tá contigo agora.
      Csn a pleno vapor,
      Itaipava, polo metalmecanico, coca cola, Excelsior, e 80 milhões em caixa.. É so colocar sua capacidade de gestor para funcionar de uma vez e acertar o rumo da Cidade. Novos condomínios, novo hiper, expansão da Unimed , rodovia do contorno pronta e aguardando investimentos. Vamos lá. Tá na hora chega de blá blá bla

    • Avatar

      Avante Volta Redonda, comemoração só depois de se tornar realidade pois esta cidade já a anos políticos tem levado o povo na conversa dizendo que vão gerar novos empregos efetivos de maior vulto e nunca agiram de verdade para atrair e abrir novas empresas de destaque uma das únicos municípios se não ele próprio que nem o governo federal, nem do estado nem a prefeitura ofereceram incentivos fiscais….menos, menos por enquanto!

    • Avatar

      Estava poluído do mesmo jeito. Na minha casa, a vassoura e a pá não notaram diferença, mesmo morando longe da usina, logo se vê que muita gente não sente a poluição, vai na base do achismo. Mas ela ali esteve, igual antes…

Untitled Document