sábado, 19 de setembro de 2020 - 15:56 h

TEMPO REAL

 

Capa / Destaque / Albertassi tem aval de Maércio para a anexação da Califórnia a Volta Redonda

Albertassi tem aval de Maércio para a anexação da Califórnia a Volta Redonda

Matéria publicada em 2 de agosto de 2015, 07:33 horas

 


albertassi

Volta Redonda e Barra do Piraí –  O deputado estadual Edson Albertassi (PMDB) informou que conversou recentemente, na Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) com o prefeito de Barra do Piraí, Maércio de Almeida (PMDB) sobre a lei que muda os limites entre Volta Redonda e Barra do Piraí, anexando à primeira o distrito da Califórnia. Segundo Albertassi, Maércio se comprometeu a não entrar na Justiça contra a lei, recentemente sancionada pela pelo presidente da Alerj, Jorge Picciani (PMDB).

Albertassi disse ainda que, logo depois do recesso parlamentar, que termina no início de agosto, vai trabalhar junto à Procuradoria do Estado para evitar que haja questionamento judicial contra a lei, sancionada em 19 de maio de 2015, depois que a Assembleia Legislativa derrubou veto de Pezão ao projeto. Mais de dois meses depois que a lei foi sancionada, ainda não houve manifestação da Procuradoria-Geral do governo do Estado do Rio sobre o caso.

Pela lei, que determina prazo de seis meses após a publicação (ocorrida no dia 20 de maio de 2015) para sua entrada em vigor, os bairros Boa Vista da Barra, Santa Teresinha, Cerâmica União, Recanto Feliz I e II, Morada do Vale, Califórnia, Bairro de Fátima, Estrela de Fátima, São Luís da Barra e São Francisco serão desmembrados de Barra do Piraí e anexados a Volta Redonda, sem, no entanto, criar um novo município.

O texto aprovado não prevê a realização de plebiscito e segue o parecer da Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional, onde foi aprovado com conclusão por substitutivo. Albertassi explica que a Comissão estava aguardando definição sobre o projeto de lei federal que regulamenta a criação, desmembramento e anexação de municípios. A proposta aprovada no Congresso daria embasamento ao projeto e facilitaria a realização de plebiscito, mas foi vetada. Por isso foi necessário alterar o texto.

– Entendemos que a realização de plebiscito seria a forma mais democrática de definir a questão, mas o veto deixou a situação mais difícil. Por isso optamos por apresentar o substitutivo, fazendo a anexação através da mudança dos limites territoriais. Os governos dos dois municípios, Volta Redonda e Barra do Piraí, já tinham se manifestado a favor. Os novos limites territoriais que estão sendo definidos são resultado de um meticuloso estudo feito por técnicos da Ceperj, que fizeram levantamento dos pontos geodésicos e definiram os novos pontos limítrofes – disse Albertassi.

As informações para a definição dos novos limites dos municípios de Volta Redonda e Barra do Piraí, incluindo o Complexo da Califórnia no território voltarredondense, foram levantadas por técnicos da Ceperj (Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro). Atendendo solicitação do deputado Albertassi, a fundação produziu um levantamento cartográfico, junto com um Estudo de Viabilidade, no qual foram expostas viabilidade econômica, financeira, sociopolítica e geográfica.

Vereadora inclui verbas para a Califórnia na Lei de Diretrizes Orçamentárias de VR

 

A vereadora América Tereza (PMDB) incluiu na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do município de Volta Redonda diversas emendas prevendo obras de esgotamento sanitário, abastecimento de água, construção de quadras, creches e uma passagem subterrânea para facilitar a travessia da BR-393.

— Tenho certeza de que o distrito da Califórnia vai passar a pertencer a Volta Redonda. Então, a cidade tem que estar preparada. Os seis meses de prazo para a transição terminam no dia 20 de novembro e até agora não há notícia de questionamento judicial da anexação — afirma Tereza.

Ela afirmou que as emendas que propôs se originaram de visitas que fez ao distrito e de consultas feitas à população.

Além disso, América Tereza – que foi uma das principais defensoras da anexação do distrito a Volta Redonda, pretende estar ao lado do deputado Edson Albertassi nas conversas que ele vai ter com o governo estadual para manter a anexação.

— Essa mudança é um desejo da população do distrito, já demonstrado diversas vezes. A alternativa encontrada pela Alerj ao fazer a mudança de limites sem o plebiscito foi motivada por uma questão legal, mas todos sabemos o que a população do distrito deseja e o que será melhor para eles afirmou.

Populares pediram que lei fosse sancionada

Em janeiro deste ano, cerca de 300 pessoas pediram agilidade no processo de anexação do bairro Califórnia, em Barra do Piraí, a Volta Redonda. Convocada pela associação de moradores, a manifestação foi realizada às margens da Rodovia Lúcio Meira (BR-393). Na éppoca, os moradores esperavam que o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) sancionasse o projeto de lei de Albertassi, que já havia sido aprovado na Alerj.

Na ocasião, o presidente da associação de moradores do distrito, Paulo César Nascimento, afirmou que caso se confirme, a anexação é a realização de um sonho de todos os moradores.

– Hoje podemos dormir moradores de Barra do Piraí e acordar voltarredondenses. Isso é mais que justo, pois Volta Redonda cuida da gente mas não recebe por isso. Enquanto Barra do Piraí, só recebe e nos abandona. A criança nasce em Volta Redonda, estuda em Volta Redonda, se precisa de um médico vai até Volta Redonda, então nos sentimos moradores de Volta Redonda – afirmou César.

Ainda segundo ele, o grande empecilho seria justamente a arrecadação de impostos.

— Volta Redonda tem totais condições de transformar todo o recurso que arrecadar na região em investimentos aqui. Já Barra do Piraí, precisa dos recursos daqui para investir em outras regiões do município. Por isso, a anexação a Volta Redonda será importante para o desenvolvimento da Califórnia — enfatizou César.

Morador do bairro de Fátima, Rogério Ferreira da Silva, era um dos que marcaram presença na manifestação. Ele disse que a distância entre o distrito da Califórnia e Barra do Piraí exemplifica bem a real situação: um distanciamento.

— Estamos a seis quilômetros de Volta Redonda e 40 quilômetros de Barra do Piraí. Sem contar que para irmos até a cidade temos que pagar pedágio para ir e para voltar. Ainda tem o fato de não conhecermos nada lá. Se por um acaso tivermos que resolver algo em Barra do Piraí, temos que tirar o dia inteiro só para fazer isso. Agora imagina quanto tempo perdemos? —disse Rogério.

Rogério ainda citou a saúde como um dos motivos que o local deve pertencer oficialmente a Volta Redonda.

— Ficamos dependentes de Volta Redonda. Esses dias estava passando mal, com pressão alta, aí fui no postinho de saúde e eles falaram que teria que procurar a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) – 24 horas do Santo Agostinho, que é a mais próxima. Isso é apenas um exemplo do quanto dependentes somos de Volta Redonda — destacou.

Irmã do ex-prefeito do Volta Redonda, Francisco Torres, e moradora do bairro São Luiz da Barra há 78 anos, Marlene Torres Vieira lembra do descaso que Barra do Piraí tem com a região.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

33 comentários

  1. Avatar

    Bom dia a todos! sou barrense amo minha Pérola do Vale, e não posso concordar com isto alguns de vocês gostam de perder e nós barrenses só perdemos não só em arrecadação e território não, porém tem muitos políticos ganhando e a especulação imobiliária no passado já pensaram nisto.

  2. Avatar

    Bom dia a todos! quero externar aqui meus sentimentos, sou Barrense amo minha pérola do vale e sei que perderemos e muito, em território em arrecadação em população, será que aqueles que são a favor gostam de perder?sabemos que a Califórnia foi criada com pessoas que vem de especulação imobiliária de Volta Redonda, então tem gente que vai levar muito dinheiro nesta história e nos Barrenses sempre perdemos.

  3. Avatar

    Deveria anexar Barra inteira ..

  4. Avatar

    É uma pena não anexar SAÕ JOSÉ DO TURVO a Volta Redonda também. Infelizmente quem lutava por isso já partiu… GRANDE HOMEM!!!

  5. Avatar

    O BARACK OBAMA SABE DESSA IDÉIA ? NÃO TEMOS FORÇAS ARMADAS P UM DESAFIO BÉLICO DESTA IMPORTÂNCIA, UM CONFLITO BELIGERANTE C O PAÍS EM CRISE É UMA INSENSATEZ. ANEXAR BUENOS AIRES, MONTIVIDÉU, CIUDAD DEL LESTE, ATÉ PODE SE TENTAR. MAS A CALIFÓRNIA. AÍ JÁ É DEMAIS.

  6. Avatar

    Como tem gente ignorante meu Deus!!! Aos moradores de Volta Redonda que são contra a anexação: Acordem! California fica geograficamente muito mais perto de Volta Redonda do que de Barra do Piraí, e NÃO vai sair de lá passando ou não pra Volta Redonda. Nós moradores da California já praticamente moramos em Volta Redonda, usamos a água de Volta Redonda, nossos filhos estudam nos colégios de Volta Redonda, usamos os hospitais de Volta Redonda, trabalhamos em Volta Redonda… Isso é só um pouquinho do Resumo… A única coisa que não acontece, é Volta Redonda receber os impostos arrecadados aqui no Complexo California, e que por sinal não é pouco, e Barra do Piraí nunca usa a nosso favor…

    • Avatar

      De certa forma Volta Redonda também recebe seus impostos, pois comprando no comércio de VR você está contribuindo com a arrecadação. Claro que é pouco, mas já é alguma coisa.

  7. Avatar

    A anexação do Complexo Califórnia é algo primordial para a população, deixando de lado essas pessoas que são manipuladas por um jogo político que passa ano e entra ano e tudo continua piorando, pois não choro por migalhas, e sim devemos creditar a educação, saúde, empregos, água, luz, telefone, tudo é provindo de Volta Redonda. Então Volta Redonda vai ser retribuída por algo que faz sem receber recursos, e Barra não vai perder nada porque nunca fez nada.

  8. Avatar

    Olha isso é inconstitucional e principalmente sem prebiscito.
    O Prefeito Máercio, não vai se opor pois o Presidente da ALERJ Jorge Piciani que sancionou a lei é seu padrinho político.

    • Avatar

      Sanque bom, o Maércio não vai dizer nada (duvido!) porque ele já está em situação ruim ! Pegue seu belo carro de grande cidadão Volta Redondense e entre no Bairro de Fátimae avalie a quantidade de serviços públicos que não são realizados pela Prefeitura de Barra, tire umas fotos do lixo nas ruas e depois venha escrever aqui ! Maércio não tá com moral para querer ou não querer nada ! Tem é vergonha !!

  9. Avatar

    Pessoal, vamos animar!
    Falta pouquinho pra anexação, agora só falta o saci cruzar as pernas …Kkkkkk.

  10. Avatar

    Se uma dona de casa com marido em condição financeira apenas razoável, socorrer todos os filhos dos vizinhos que estão em dificuldades, com certeza o casal também vai entrar na lista dos que estão com problemas por falta de dinheiro. No mínimo se espera que a esposa bondosa entre em acordo com o esposo. No caso da anexação se espera que os governantes consultem os eleitores de Volta Redonda.

  11. Avatar

    Quero dizer aos críticos do complexo e daqueles que não tem conhecimento da real situação das necessidades dessa população. Você sabia que os bairros santa Teresa, manibra ,são Francisco não tem água encanada, que dependem de caminhão pipa ,para ter água em casa?e que moram ao lado rio paraiba. Você sabia que a ambulância que ganhamos do estado foi rousada da nosso complexo. ?Você sabia que o colégio municipal está em péssimas condições de uso. ?Você sabia que o único ginásio do complexo está precisando de reforma .Você sabia que o posto de saúde está necessitando de tudo. ?Então se você não sabia ,fique atento e para de falar besteira. O melhor é a anexação. Vai aí meu recado aos amigos que confiam, um abraço.

    • Avatar

      Quero comunicar aos meios de comunicação ,inclusive o jornal diário do vale. Que o sr Paulo César. ,não é o presidente do complexo Califórnia, e sim do bairro Califórnia. E que ele não é a favor da anexação através desse projeto.

  12. Avatar

    Isso fere a constituição, portanto, não vai dar em nada.

  13. Avatar
    e os concursaudos da pmvr 2014

    Não tenho nada contra , pelo contrário sou até a favor mais acho que deveria ter um plebiscito para todos expressarem seus desejos

  14. Avatar
    Oldayr Pereira Filho

    O Governador , não é a favor e a questão do Deputado é política ,mas se a população quer e for feito pela lei , que seje o melhor para a população da Califórnia.

  15. Avatar
    luiz fernando volta redonda

    receberemos vcs de bracos abertos

    • Avatar

      Fale por vc, e só por vc.

    • Avatar

      para muquirana… 25 mil moradores mais de 100 empresas sendo pelo menos 3 médias para grande, bairro que equivale a mais de 30% de arrecadação de imposto de barra do piraí… antes essas 25 mil pessoas eram atendidas por volta redonda sem volta redonda receber nada por isso agora volta redonda receberá o merecido pagamento sendo a california oficialmente parte do município por que extra oficialmente já é a muito tempo…

  16. Avatar

    Espertalhão,kkkkkkkkkkkkkk

  17. Avatar

    “Estamos a seis quilômetros de VR e 40 de BP”… Quanto exagero! Do centro da Califórnia até a Amaral Peixoto dá uns 8 km, e do mesmo ponto até o centro de BP (Praça Nilo Peçanha) dá uns 25 km. Também dizem que o distrito tem 25 mil habitantes, quando o IBGE contou 13 mil há cinco anos As pessoas tendem a exagerar números para enfatizar seus argumentos…

    Maércio pode até não ligar, mas isso não quer dizer nada. O Joaquim da rua de baixo pode ajuizar ação de inconstitucionalidade perante a Justiça…

    • Avatar

      25 mil moradores sim (13 mil só no bairro da Califórnia não se esqueça que o complexo tem muito mais bairros) mais de 100 empresas sendo pelo menos 3 médias para grande, bairro que equivale a mais de 30% de arrecadação de imposto de barra do piraí… antes essas 25 mil pessoas eram atendidas por volta redonda sem volta redonda receber nada por isso agora volta redonda receberá o merecido pagamento sendo a california oficialmente parte do município por que extra oficialmente já é a muito tempo…

    • Avatar

      Não, Marcel. Eu tenho o arquivo em PDF do censo de 2010, baixado do site do IBGE, e lá está o distrito da Califórnia da Barra com 12.664 habitantes. Hoje não deve ter muito mais que isso, no máximo uns 2 mil a mais, considerando a média de crescimento vegetativo, mas imagino ser até menos…

      Só para efeito de comparação, Pinheiral é muito maior (basta olhar em qualquer mapa) e acusou somente 22 mil habitantes, isso incluindo tudo, de três Poços até o Km 9 e o limite com Vargem Alegre. A Califórnia é do porte de Quatis…

  18. Avatar

    Os políticos estão mirando como sempre, ou na maioria das vezes, o ganho pessoal para as suas carreiras. Não estão muito preocupados com a viabilidade técnica e econômica desse projeto de anexação. O prefeito de Barra, se livra de um problema e VR ganha um, sem a contra partida das receitas para manter os novos bairros, que ao que consta são carentes de praticamente toda a infra estrutura.

    • Avatar

      25 mil moradores mais de 100 empresas sendo pelo menos 3 médias para grande, bairro que equivale a mais de 30% de arrecadação de imposto de barra do piraí… antes essas 25 mil pessoas eram atendidas por volta redonda sem volta redonda receber nada por isso agora volta redonda receberá o merecido pagamento sendo a california oficialmente parte do município por que extra oficialmente já é a muito tempo… e falta de infraestrutura barra do piraí não cuida nem do centro da cidade imagina se preocupar com bairros que estão a 40Km do centro e ja atendidos por volta redonda?

  19. Avatar

    Mas não se interessara em conseguir o aval do contribuinte de V. Redonda. Os políticos só estão interessados nos votos do Complexo da Califórnia, mas esqueceram que o eleitor volta redondense pode ficar revoltado por não ter sido consultado, principalmente quando descobrirem que as verbas estão curtas e tem que tirar de um bairro para passar para outro. E delegacia, conseguiu mais uma só para atender a Califórnia, Dom Bosco e arredores, pois agora vai ter muito trabalho para uma DP só?

  20. Avatar

    Claro que o Maercio não vai entrar na justiça! Está doido pra se livrar daquelas favelas problemáticas ali. E os políticos bobões de VR estão achando que isso faz bem ao município. Mas favelas é sinônimo de mais crimes, mais pobreza, mais miséria, mais tudo de ruim.

    • Avatar

      Apesar de eu também achar que VR mais perde do que ganha com a anexação, vc falou bobagem na última oração. A Califórnia não é pior (em matéria de IDH) do que sua vizinha São Luís, apesar de ter déficit notório em infraestrutura urbana (escolas, creches, praças, saneamento, serviços públicos, transporte coletivo urbano). Aliás, as casas mais feias (típicas de favela mesmo) estão na beira da 393 do lado volta-redondense…

      Para ser sincero, VR está cercada de feiura. Quase todas as entradas da cidade são feias, com apinhados de casebres e lixos nas ruas. É assim pela 393 (a pior de todas), por Três Poços, 207, Belmonte… A coisa só melhora entrando pela Ponte Alta e pela Metalúrgicos, esta última pelo menos até dar de cara com as favelinhas do São Geraldo e do Monte Castelo, totalmente dissonantes do entorno. Esta aliás será a paisagem que se descortinará a partir do novo shopping. Resta saber se é menos pior que a vista da praça de alimentação do Sider…

    • Avatar

      Caro Maxuel, que porcaria tú e sua família devem ser. Realmente a maior parte da favela, visível, e favelas em beira do Paraiba, estão realmente em VR. Queria te conhecer para lhe convidar para você desfrutar da minha casa (Isto se você não for um mané !), pois lá só entra gente decente, e que nem todo mundo lá tem casa ruim e estilosa como “favela”, como você cita e deve ser a sua ! Aliás, não sei como é uma casa em favela, pois não tenho experiência nisto ! Melhora um pouquinho suas palavras, pois vc está precisando “se achar” !!

    • Avatar

      problemático é sua falta de informação e preconceito, para muquirana… são 25 mil moradores mais de 100 empresas sendo pelo menos 3 médias para grande, bairro que equivale a mais de 30% de arrecadação de imposto de barra do piraí… antes essas 25 mil pessoas eram atendidas por volta redonda sem volta redonda receber nada por isso agora volta redonda receberá o merecido pagamento sendo a california oficialmente parte do município por que extra oficialmente já é a muito tempo…

  21. Avatar

    Esse DEPUTADO ALBERTASSI juntamente com a vereadora TEREZA estão jogando com o pessoal da Califórnia. FALANDO CLARAMENTE ESTÃO FAZENDO POLITICAGEM. Essa Lei inventada pelo Deputado é absolutamente inconstitucional e ele e a vereadora sabem disto. Na hora que o governador arguir a inconstitucionalidade desta lei, ela será declarada inconstitucional E MORREU O ASSUNTO. O que ele deve estar tentando é empurrar com a barriga até as próximas eleições….

Untitled Document