Alunos de Barra Mansa vão representar o Rio em desafio nacional de Ciência e Engenharia

by Diário do Vale
Escola Sesi: Jovens de Barra Mansa criaram uma balança para certificação e controle do consumo do gás de cozinha (Foto: Divulgação)

Escola Sesi: Jovens de Barra Mansa criaram uma balança para certificação e controle do consumo do gás de cozinha (Foto: Divulgação)

Barra Mansa – Projetos de iniciação científica e pesquisa investigativa criados por estudantes das escolas Sesi de Barra Mansa, Petrópolis e Jacarepaguá vão representar o Rio de Janeiro na etapa nacional da Mostra Sesi de Ciência e Engenharia, que acontecerá em Brasília, em novembro.

Os trabalhos foram escolhidos durante a disputa estadual, realizada em Petrópolis na última segunda-feira, quando avaliadores da Febrace – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – elegeram os três vencedores baseados nos quesitos criatividade, inovação e empreendedorismo.
A disputa envolveu 45 alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio das três unidades escolares. Os jovens foram desafiados a criar soluções inovadoras para situações que afetam o cotidiano e seu entorno social, propondo avanços para a sociedade. As pesquisas foram feitas nas áreas de ciências exatas e da terra, agrárias, biológicas, humanas, saúde, sociais aplicadas e engenharia.

Entre os vencedores, os jovens de Barra Mansa criaram uma balança para certificação e controle do consumo do gás de cozinha. O aparelho pode ser utilizado tanto para consumidores domésticos, que seriam informados sobre a quantidade de gás que ainda está dentro dos botijões, quanto para empresas distribuidoras do produto, para certificação e controle de fraudes.

Os representantes de Petrópolis apresentaram um estudo sobre a extração da essência do alho para produção de repelente natural contra serpentes, na tentativa de unir a cultura popular e ciência. Já os jovens de Jacarepaguá desenvolveram uma lâmpada capaz de consumir menor quantidade de energia se comparada às lâmpadas normais, através de um sistema para regulação automática da voltagem de acordo com a luz do ambiente. O objetivo é aprimorar a luminosidade das lâmpadas comuns para economizar mais energia.

Segundo a gerente de Educação Básica do Sesi Rio, Hozana Cavalcante, a participação dos estudantes no desenvolvimento de projetos científicos contribui para a criação de jovens atuantes e protagonistas, preocupados com as transformações do mundo.

– Com essa proposta, os estudantes são capazes de autoconduzir seu conhecimento, ou seja, a metacognição. As pesquisas desenvolvidas para estes trabalhos subsidiaram os projetos proporcionando maturidade acadêmica e profissional. É como colocar o conhecimento em ação, onde tudo o que se aprende pode ser utilizado para o desenvolvimento de um projeto ou inovação – afirmou.

A etapa nacional da Mostra de Ciências e Engenharia será realizada dentro das atividades da Olimpíada do Conhecimento, entre os dias 10 e 13 de novembro. O Rio de Janeiro irá competir com projetos de outros quatro estados: Alagoas, Bahia, Goiás e Minas Gerais. A competição tem parceria com Febrace, realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), associado da Escola Politécnica da USP.

O encontro em Petrópolis ainda contou com uma mesa redonda que debateu como a ciência, a inovação e a tecnologia, podem criar espaço para a construção e produção de sentidos que venham inspirar o jovem para solução dos aspectos imperativos da sociedade. O debate contou a mediação do professor e apresentador do programa Ciência em Movimento, Márcio Campos, das doutoras em Tecnologia, Sicília Judice e, em Biologia, Fernanda Retondaro e estudantes.

You may also like

2 comments

SEBASTIÃO 7 de outubro de 2016, 06:39h - 06:39

PARABÉNS AOS ALUNOS E ESCOLA SESI DE BARRA MANSA PELO EXCELENTE E EXPRESSIVO TRABALHO DE PROJEÇÃO NACIONAL. AS INDÚSTRIAS ESTÃO CARENTES DE PROFISSIONAIS QUALIFICADOS E ESPECIALISTAS. BARRA MANSA ESTÁ ENALTECIDA.

Flan 6 de outubro de 2016, 23:12h - 23:12

Escola Sesi Barra Mansa…Escola viva e em movimento! Orgulho em fazer parte dessa equipe!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996