segunda-feira, 18 de novembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Alunos do 7º ano do Sistema Firjan Sesi visitam a redação do DIÁRIO DO VALE

Alunos do 7º ano do Sistema Firjan Sesi visitam a redação do DIÁRIO DO VALE

Matéria publicada em 5 de setembro de 2019, 15:55 horas

 


Ao todo, 50 alunos e duas professoras conheceram a redação e tiraram dúvidas

Estudantes do 7º ano em visita a redação do DIÁRIO DO VALE (Foto: Pollyanna Moura)


Volta Redonda – 
Alunos do 7º ano A e B, do Sistema Firjan Sesi-VR, visitaram na tarde desta quinta-feira (05), a redação do DIÁRIO DO VALE. Ao todo, 50 alunos entre 13 e 14 anos, acompanhados de duas professoras, ouviram de jornalistas, a história da empresa e como os textos jornalísticos são produzidos. Os alunos conheceram o acervo do DIÁRIO DO VALE, com as primeiras edições impressas e receberam informações sobre o processo de apuração, escrita, edição e publicação da notícia no conteúdo impresso, site e redes sociais.

Para a professora de língua portuguesa, Maria Piedade, o saldo da visita foi positivo. Ela ressalta que os alunos estavam ansiosos em conhecer a redação.

– Eles estavam curiosos, inclusive por causa do assunto. Já que estão aprendendo atualmente, dentro da língua portuguesa, os diversos gêneros textuais, o gênero jornalístico, onde abordamos a notícia e a reportagem, está em pauta nesse momento. Quando mencionamos a possibilidade de virmos à redação, eles ficaram eufóricos porque iam conhecer na prática, o que estão aprendendo na teoria, e a própria criação do jornal da escola, produzidos por eles, aconteceu nesse período – comentou.

Sarah de Oliveira Monteiro Lima, é uma das visitantes e responsável pelo jornal escolar “Sesi Informa” há aproximadamente quatro meses. Segundo Sarah, a ideia de criar um jornal informativo surgiu através dos próprios alunos no início do segundo semestre.

– Gosto de produzir as matérias e todo conteúdo é baseado em assuntos que envolvem a própria instituição. Conversamos bastante e sempre discutimos assuntos muito importantes como: sustentabilidade, projetos desenvolvidos pelos próprios alunos, com o auxílio dos professores, retirada de lixo no pátio, entre outros – comentou.

André Hiorrhas, outro aluno que também faz parte do grupo, também é um dos responsáveis pela criação e manutenção do jornal. Ele destaca a importância e a interação que acontece entre os alunos e os pais, através da atividade.

– Temos o costume de visitar as salas e ouvir os alunos, sempre atrás de novas ideias e conteúdos. E no jornal, a gente informa os pais também, sempre com conteúdos relacionados à escola – disse.

O aluno reforça que, como um dos projetos desenvolvidos dentro da unidade escolar é destacar a importância da prática sustentável em todos os ambientes. Para que todo conteúdo desenvolvido seja divulgado através do jornal informativo, um aplicativo está sendo criado por uma professora, a fim de reduzir a quantidade de papel no meio ambiente.

– Estamos desenvolvendo esse aplicativo e com isso, queremos expandir esses conteúdos para todos. Até pela questão da sustentabilidade. Temos o auxílio de uma professora, que está desenvolvendo um App e com isso, reduziremos o uso de papel na escola – comentou.

Segundo a professora de geografia Nathália Machado, os alunos estão realizando uma série de visitas a diversos pontos históricos de Volta Redonda, e ao final, todos os alunos deverão produzir um texto contendo relatos das experiências vivenciadas e que também servirão para a prática de uma boa produção textual para cada aluno.

– Acho que essa visita vai ajudá-los bastante. Além da redação, eles irão visitar alguns pontos considerados importantes na cidade. Nossa intenção é fazer com que eles aprendam também, na prática, o que ensinamos na sala de aula. Ao final de todas as visitas, eles terão que escrever um texto, respeitando as normas linguísticas e expressando as experiências vividas em todas as visitas – finalizou.

 

 

 

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

2 comentários

  1. Avatar
    Gabriela Leonel Ferreira

    Eu sou estudante do Sesi e gostei muito de visitar sua sede. Mas a única foto que foi postada foi do 7A, eu gostaria de que eu e meus amigos aparecessimos na reportagem também. Eu falo em nome de todos os meus amigos de turma

Untitled Document